Hoje, dia 19 de junho de 2024, um dos maiores gênios da Arte e da Cultura brasileiras está celebrando seus 80 anos de existência. O senhor agora octogenário, Francisco Buarque de Hollanda, nascido aos 19 de junho de 1944 na capital do Estado do Rio de Janeiro é, sem a mínima dúvida, um das personalidades mais cultas, inteligentes e carismáticas de toda a nossa história tupiniquim.
Chico Buarque é filho da senhora Maria Amélia Buarque de Hollanda e do senhor Sérgio Buarque de Hollanda, ambos já falecidos, e irmão das garotas Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina Buarque. Chico foi casado com a atriz Marieta Severo e atualmente vive com a jurista Caroline Proner. Tem três filhas da união com Marieta: Sílvia, Helena e Luísa. E tem dois netos, o Brown e a Clara Buarque.
Chico é amante do futebol, torcedor apaixonado do Fluminense. E é ícone da música, do teatro, da literatura, com dezenas de álbuns e centenas de canções maravilhosas lançadas. Também criou peças de teatro e escreveu livros de sucesso, tendo até participado de filmes como ator e criador da trilha sonora. É um gênio da Arte e da Cultura, respeitado e premiado.
Por jamais ter se acovardado em defender a Democracia e a Justiça Social, combatendo firmemente a maldita ditadura que golpeou o país com ódio, sangue, violência e tortura por longos 21 anos, até os dias atuais ele é alvo de ataques sistemáticos e covardes de radicais extremistas da direita. Fanáticos político-religiosos, prenhes de ignorância e rancor, tentam a todo custo depreciar e desvalorizar sua enorme e qualificada obra construída em mais de 60 anos de carreira prolífera e reverenciada em todo o mundo.
Chico é um gigante da Arte e da Cultura, sempre na defesa da Democracia, da Arte, da Cultura, da Justiça Social e da Paz e do Amor. Que continue recebendo as dádivas divinas, especialmente saúde e criatividade para continuar nos brindando com tantas e tantas obras-primas na música, no teatro e na literatura.
Vida longa e saúde para o senhor Francisco Buarque de Hollanda! Viva Chico!
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário