Hoje, 12 de junho, é comemorado o Dia dos Namorados, mais uma invenção comercial brasileira. Em alguns países a comemoração ocorre em outra data, 14 de fevereiro, e se chama Dia de São Valentim. Diz a lenda que o bispo Valentim desobedeceu as ordens do imperador romano Cláudio II de não mais realizar casamentos para não prejudicar o desempenho bélico dos soldados nas guerras, o que lhe custou a perda da vida, executado covardemente.
Em um país machista, homofóbico, preconceituoso e violento como o nosso, em que homossexuais e mulheres, solteiras ou casadas, são agredidas, espancadas, violentadas e até assassinadas covardemente, não temos muito o que comemorar. Mas nunca é ruim celebrar o amor e a união entre pessoas que se gostam.
Muitos especiais compositores tiveram luz, brilho e inspiração para criarem canções que tratam desse sentimento lindo e maravilhoso de ter imenso amor por alguém. Dois deles que mostro aqui são mineiros. o belo-horizontino Vander Lee (03/03/1966 - 05/08/2016), que compôs "Românticos", e o pontense Elthomar Santoro Júnior (1958 - 29/09/2014), que criou esta maravilha que é a canção "Como na Lenda de uma Linda Canção".
Que o verdadeiro AMOR consiga se instalar com sucesso e sofreguidão nos corações de todos os seres humanos, vencendo o ódio, a violência, a hipocrisia e a ganância! E que as pessoas se amem realmente, com respeito, carinho e cumplicidade, sempre! Viva os eternos enamorados!
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário