O bicho homem, com sua inteligência privilegiada, consegue criar e construir maravilhas para o bem comum, porém ao mesmo tempo pode transformá-las em negatividades de alcance desastroso para a Humanidade. As malditas deturpações de fatos verdadeiros e as terríveis fake News são uma praga desses tempos modernos repletos de tecnologia e redes sociais incontroláveis. Não que as mentiras e as deturpações da realidade sejam flagelos inéditos no mundo, mas a quantidade e a velocidade de suas propagações é que nos surpreende, nos assusta e nos entristece nos dias atuais. Canalhas falsificadores e manipuladores sempre existiram na História do mundo, mas com a chegada da Internet o estrago que eles conseguem causar na sociedade tornou-se bem mais abrangente, nocivo e nefasto, infelizmente.
Já tinha eu descoberto uma ferramenta de IA impressionante no computador, a que cria imagens estupendas a partir de textos digitados com detalhes da nossa pretensão artística. Uma das melhores destas ferramentas de transformar palavras em obras de arte é a Adobe Firefly, disponível gratuitamente no site da adobe.com.
Acabo agora de descobrir um site especializado em Inteligência Artificial que promete transformar qualquer pessoa em um compositor musical de grande talento e criatividade. Trata-se do Udio, uma ferramenta fundada por um grupo de pesquisadores e tecnólogos líderes em IA que tem por objetivo habilitar a próxima geração de criadores de música, expandindo horizontes musicais e permitindo que qualquer pessoa, apenas com descrições de texto simples, especificando tópicos, gêneros e versos, crie músicas extraordinárias. Lembrando que o Udio não gera músicas usando vozes de artistas, mas ele aceita sugestões sobre o estilo dos cantores, que pode ser descrito no prompt. Pena que entre os idiomas que o Udio reconhece, Inglês, Chinês, Japonês, Russo, Polonês, Alemão, Francês e Italiano, não está disponível o nosso Português.
Ainda não me aventurei a criar nenhuma canção na plataforma, mas com mais tempo pretendo me arriscar a tentar compor algo para me sentir um tiquinho como craques da composição musical como Paul McCartney, Chico Buarque e Tom Jobim.
Confira abaixo o resultado de um álbum completo criado pela Inteligência Artificial, com a música baseada no som do Pink Floyd e de seu guitarrista David Gilmour. Incrível. Porreta demais!
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário