Está chegando o mês de junho, período das maravilhosas festas juninas que tanto nos agradam por sua agitada atmosfera musical e aquelas comidas saborosas que nos dão água na boca só de ouvir falar, como canjica, milho cozido, pé de moça, maria-mole, pamonha, pé de moleque, arroz doce e a gostosa paçoca de amendoim. Mas o prazer de saborear essas guloseimas hoje em dia não ficou restrito só ao período das festas juninas não, podendo ser consumidas o ano inteiro, principalmente nas feirinhas e nas barraquinhas de festas de igrejas nas cidades interioranas.
A paçoca de amendoim, uma das minhas guloseimas preferidas, é um doce feito de amendoim torrado e moído, acrescentado de açúcar e sal. Algumas receitas também adicionam farinha de milho, farinha de aveia ou farinha de mandioca, para incrementar o sabor. Tradicionalmente era produzida de maneira artesanal, em casa, mas agora tem sua fabricação em escala industrial, com o nome de "paçoquita", disponível em formato de rolha e à venda em mercearias e supermercados, acondicionados em potes de plástico. Em Montes Claros, é amplamente vendido por ambulantes em cruzamentos da cidade.
A fábrica da "paçoquita", a Santa Helena, está localizada no Estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto, bem como a Terranuts, empresa que é uma das maiores unidades de beneficiamento de amendoim do Brasil, instalada na cidade de Dumont (SP). O excelente canal do YouTube dirigido pelo Iberê Thenório, o "Manual do Mundo", fez um interessante vídeo promocional da empresa mostrando todo o processo de produção desta gostosura. Vamos ver?
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário