Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

2807 - Mestre Zanza, descanse em paz!

Os Montes Claros do Sertão Norte-Mineiro amanheceram um tanto felizes com a bendita chuva que finalmente apareceu para espantar a trágica seca que torna tudo ainda mais cinza e sombrio nessas terras tupiniquins. Mas esta alegria esperançosa se esvaiu um tanto com a partida, para os Céus do Criador, do Mestre Zanza, o senhor João Pimenta dos Santos (10-05-1933 - 25-10-2021), que aos 88 anos de amor à tradição cultural aprendida desde criança com seus antepassados, nos deixou serenamente na manhã desta segunda-feira.  
Seu João, ou o reverenciado Mestre Zanza, é e sempre será um dos pilares das manifestações culturais centenárias do terno de folia dos catopês da Nossa Senhora do Rosário que invadem festivamente no mês de agosto as ruas, praças e avenidas de Montes Claros em uma das mais bonitas festas religiosas do país. 
Mestre Zanza, com sua serenidade, sua humildade e seu interminável amor pelos seus ideais, deixa a nossa Montes Claros mais pobre e mais entristecida, mas sua figura altiva continuará para sempre eternizada na mente e nos corações dos fiéis, entusiasmados e resilientes catopês, marujos e caboclinhos.
Que o Mestre Zanza continue em paz na morada eterna! Seu legado permanecerá vivo!
Um grande abraço espinosense.



Nenhum comentário: