Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

2787 - E o futuro, quando chegará?

Desde que me entendo por gente, escuto histórias que fazem previsões as mais fantasiosas e mirabolantes sobre um tal futuro, um lugar incrível e admirável em que teremos um mundo mais evoluído, humano, justo e maravilhosamente sem problemas maiores. Mas o tempo passa, o futuro chega e o que vemos à nossa frente, diante dos nossos olhos já desgastados pelo tempo? Percebemos boquiabertos, embasbacados e maravilhados, a tecnologia nos levando a quase milagres realizados pela inovadora mente humana, com naves tripuladas que viajam ao espaço e automóveis que se locomovem sozinhos guiados por computadores. Em contrapartida, visualizamos os mais escabrosos retrocessos em alguns lugares do mundo, com uma busca incabível e insana por uma viagem a um passado de morte, sangue e lágrimas.


Felizmente vemos avanços extraordinários na busca de soluções modernas, práticas e ecologicamente corretas, como as das indústrias automotivas. Um dos bons exemplos vem da empresa japonesa Toyota, que é o Parceiro Oficial de Mobilidade Mundial do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Paralímpico Internacional, e que criou, entre outras modernidades tecnológicas, o veículo Sedan Mirai, movido a hidrogênio. O Mirai (Futuro em Japonês) é um automóvel equipado com um motor elétrico, uma bateria, dois tanques de hidrogênio de alta pressão, um conversor elevador de tensão, uma central de comando e a célula de combustível a hidrogênio, com autonomia de 500 km e tempo de abastecimento de 5 a 8 minutos e emissões apenas de vapor de água, contribuindo para um mundo menos poluído e um futuro mais sustentável. O Toyota Mirai bateu o recorde mundial de distância percorrida por um carro a hidrogênio com apenas um único tanque, percorrendo mais de 1 mil quilômetros nas ruas de Paris.
 

E não só. Na fábrica da Toyota muitos outros projetos futuristas estão em andamento. Um dos protótipos é o e-Palette, um veículo elétrico a bateria de última geração com condução conectada e automatizada para uso em serviços de transporte e comércio. Outro protótipo é o "LQ", um veículo-conceito equipado com Yui, um assistente de IA-Inteligência Artificial que promete desenvolver um vínculo emocional, autônomo e prático entre o carro e o motorista. Outra invenção incrível é o T-TR1, um robô conceitual que permite o uso da robótica para estreitar laços e amplificar as relações e conexões entre pessoas e lugares. 





Outra empresa que aposta nos carros elétricos é a Tesla, do bilionário Elon Musk, que fabrica os modelos Roadster (esportivo), Model S (sedan esportivo), Model X (SUV), Model 3 (modelo acessível da companhia) e Model Y (crossover compacto). Os carros da empresa são futuristas, com estacionamento e direção totalmente autônomas, pretendendo ofertar aos endinheirados compradores, produtos e veículos de alta performance com o uso da eletricidade, com produção de energia completamente limpa. 


Outro sonho dos humanos, o de criar um carro voador, já está bem adiantado. A empresa da Eslováquia, Klein Vision, realizou um marco importante na história, fazendo em 28 de junho de 2021 o primeiro voo interurbano com um carro voador, o AirCar. Desde que realizou o seu voo inaugural no final de 2020, o AirCar Prototype 1 vem registrando pousos bem-sucedidos e muitas horas de testes de voo. A incrível máquina futurista inventada pelo professor Stefan Klein é movida por um motor BMW de 160 cv, com hélice fixa, e pode voar a uma velocidade máxima de cruzeiro de 190 km/h, atingindo até altitudes de 8.200 pés. O processo de converter o AirCar em um carro demora menos de três minutos, com a ação de retrair as asas e a cauda.



Então é ganhar bastante dinheiro para poder ter acesso a essas maravilhas da tecnologia, ao mesmo tempo em que devemos lutar para que a Humanidade se conscientize, finalmente, da necessidade urgente e inadiável de implementar um rápido processo de paz, harmonia e justiça social para que todos os tripulantes desta linda e aprazível nave esférica e azul aproveitem a divina existência, com a mínima dignidade.
Um grande abraço espinosense.  

Nenhum comentário: