Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

2782 - Brasileirão em ebulição

No mais que bagunçado calendário do futebol brasileiro, ainda mais avacalhado pela pandemia do novo Coronavírus e pela disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo, é muito complicado fazer quaisquer prognósticos, mas assim mesmo arriscarei meu pescoço e farei algumas considerações sobre o futuro do Campeonato Brasileiro de 2021. 
A primeira rodada do segundo turno, a 20ª, já aconteceu, mas a primeira metade da competição ainda não terminou, com vários jogos ainda não realizados. Hoje, o Internacional bateu fora de casa o desarticulado time do Sport por 1 x 0, gol de Patrick, fechando a 20ª rodada e mantendo o time pernambucano na penúltima colocação no campeonato, na temida zona do rebaixamento. O Sport corre sério risco de cair para a segunda divisão, e com a presença do polêmico Thiago Neves, rebaixado com o Cruzeiro em 2019. As partidas adiadas e ainda não realizadas são Grêmio x Flamengo (2ª rodada), Athletico x Flamengo (4ª rodada), Atlético x Grêmio, Ceará x Palmeiras, Flamengo x Atlético-GO, Internacional x Bragantino e São Paulo x América (19ª rodada).
Com o Flamengo com três partidas por jogar, o Grêmio com duas e América, Athletico, Atlético, Atlético-GO, Bragantino, Ceará, Internacional, Palmeiras e São Paulo com um jogo ainda a realizar, a tabela mostra algumas boas e más surpresas. O Atlético se mantém firmemente na liderança, com uma fase espetacular de ótimos resultados conquistados fora de casa, o mais recente na vitória sobre o Fortaleza, quarto colocado na tabela. O aproveitamento até o momento é sensacional, nada menos que 73,7%, com apenas três derrotas e três empates, e convincentes treze vitórias. O Palmeiras vem em segundo lugar, com um desempenho desanimador nos últimos cinco jogos, quatro derrotas e apenas uma vitória. A fase do Verdão não é boa, mas assim mesmo é um dos favoritos ao título, por possuir um dos três melhores elencos do país. Tudo indica que ele se recuperará em breve, certamente ainda brigando pelo primeiro lugar. O Flamengo tem três jogos atrasados por fazer e continua sendo o maior favorito ao título, não só pelo seu poderio econômico e seu elenco cheio de craques e estrelas que ainda está sendo reforçado, mas pela excelente performance da equipe atualmente, goleando os adversários de forma até tranquila. Além desses três, não visualizo outra equipe com chance de levantar a taça de Campeão Brasileiro. 
As boas surpresas desta temporada são o Fortaleza, quarto colocado, o Bragantino, quinto, e o Corinthians, sexto, equipes não listadas como favoritas a preencher as primeiras posições no início da competição. As más surpresas são o Grêmio, atualmente na antepenúltima colocação, integrando a zona do rebaixamento. Outra decepção é o São Paulo, na 16ª posição. A Chapecoense, coitada, não me parece com fôlego para mudar seu inapelável destino de ser rebaixado à segunda divisão. O Sport tem tudo para lhe fazer companhia. O América parece estar ressurgindo das cinzas e espero e torço muito para que ele escape de mais um descenso. Pelas minhas observações, entendo que Bahia, Juventude e Cuiabá são as equipes que correm mais risco de cair, juntando-se a Chapecoense e Sport.

Compromissos de Atlético, Palmeiras e Flamengo no segundo turno:
21ª rodada - Atlético x Sport, Chapecoense x Palmeiras e Flamengo x Grêmio
22ª rodada - São Paulo x Atlético, Corinthians x Palmeiras e América x Flamengo
23ª rodada - Atlético x Internacional, Palmeiras x Juventude e Flamengo x Athletico
24ª rodada - Chapecoense x Atlético, América x Palmeiras e Bragantino x Flamengo
25ª rodada - Atlético x Ceará, Palmeiras x Bragantino e Fortaleza x Flamengo
26ª rodada - Atlético x Santos, Bahia x Palmeiras e Flamengo x Juventude
27ª rodada - Atlético-GO x Atlético, Palmeiras x Internacional e Flamengo x Cuiabá
28ª rodada - Atlético x Cuiabá, Palmeiras x Sport e Fluminense x Flamengo
29ª rodada - Flamengo x Atlético e Grêmio x Palmeiras
30ª rodada - Atlético x América, Santos x Palmeiras e Chapecoense x Flamengo
31ª rodada - Atlético x Corinthians, Palmeiras x Atlético-GO e Flamengo x Bahia
32ª rodada - Bahia x Atlético, Fluminense x Palmeiras e São Paulo x Flamengo
33ª rodada - Athletico x Atlético, Palmeiras x São Paulo e Flamengo x Corinthians
34ª rodada - Atlético x Juventude, Fortaleza x Palmeiras e Internacional x Flamengo
35ª rodada - Palmeiras x Atlético e Sport x Flamengo
36ª rodada - Atlético x Fluminense, Cuiabá x Palmeiras e Flamengo x Ceará
37ª rodada - Atlético x Bragantino, Athletico x Palmeiras e Flamengo x Santos
38ª rodada - Grêmio x Atlético, Palmeiras x Ceará e Atlético-GO x Flamengo

Entre os três favoritos ao título do Brasileirão 2021, o Atlético tem a mais difícil das tarefas neste segundo turno, pois enfrentará os seus maiores adversários em seus domínios, tanto o Flamengo, na 29ª rodada, quanto o Palmeiras, na 35ª rodada. No segundo confronto entre eles, pelo segundo turno, o Flamengo venceu o Palmeiras por 3 x 1, assim como também venceu no primeiro turno pelo placar de 1 x 0 no Maracanã. No primeiro turno, no Mineirão, o Atlético venceu ambos, o Flamengo por 2 x 1 e o Palmeiras por 2 x 0. É impossível prever quem chegará na última rodada na primeira posição na tabela de classificação, obviamente conquistando o título e levantando a taça. Tudo pode acontecer. São três excelentes equipes com reais possibilidades de manter ou até melhorar os seus desempenhos. E como fases negativas sempre acontecem durante a competição, um período de crise pode mudar todas as previsões de uma equipe. Mas espero que essa tal fase ruim passe longe do meu Atlético, para que possamos estar sempre em boas performances, mantendo o nível de competitividade e a primeira posição na tabela até o final. Amém!
Um grande abraço espinosense.                      

Nenhum comentário: