Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 28 de fevereiro de 2021

2618 - Lockdown em Espinosa no combate a Covid-19

O mundo inteiro enfrenta uma das maiores pandemias da história, com mais de 113 milhões de casos de infecção pelo novo Coronavírus e mais de 2 milhões e 500 mil mortes. Atrás apenas dos Estados Unidos no número absurdo de vidas perdidas para a doença, o Brasil já tem mais de 10 milhões e 500 mil infectados e ultrapassou a terrível marca de 254 mil mortos. E a infestação só aumenta, com explosão de novos casos a todo instante por todo o país.
As últimas informações dão conta de que pelo menos 17 estados estão com as vagas de UTI para Covid-19 comprometidas, em grave e alarmante colapso, o que está forçando os governadores a adotarem medidas duras e impopulares de restringir o comércio e a movimentação das pessoas nas ruas. Muita gente ainda não entendeu a gravidade da situação de calamidade por que passa o mundo, especialmente o Brasil, onde a média de mortes diárias ultrapassou o número de mil. A mortandade antes restrita aos idosos e pessoas com comorbidades se ampliou e a doença passou a vitimar pessoas mais jovens e saudáveis, com o aparecimento de novas cepas, as novas variantes do vírus. A carência de vacinas e insumos e a morosidade flagrante na imunização da população agrava ainda mais o cenário de mortes e contaminações no país. 





Para tentar conter essa avalanche de mortes e contaminações pela Covid-19, não resta outra alternativa às autoridades competentes, responsáveis e comprometidas com a saúde pública senão a adoção urgente de medidas drásticas contra a pandemia. Em Espinosa não foi diferente. Com o recrudescimento dos casos na região Norte de Minas e a lotação quase total das vagas de UTI em Montes Claros, a administração municipal resolveu seguir as diretrizes do plano estadual "Minas Consciente" e decretar um lockdown na cidade de Espinosa pelo período de 9 dias, iniciando-se amanhã, dia 1º de março, com a proibição de todas as atividades econômicas, bem como cultos, prática de esportes, feiras livres, comemorações, festas, eventos e até restrição de circulação nas vias públicas entre 20 e 5 horas.
À nossa população, cabe refletir profundamente sobre a falta de estrutura de Saúde que não conta com CTI ou UTI, com a falta de respiradores e oxigênio e com a provável inexistência de vagas na Regional de Montes Claros. É urgente que todos se previnam contra a infecção, seguindo as recomendações dos cientistas de usar constantemente e de forma correta a máscara de proteção, sempre lavando as mãos com água e sabão ou álcool em gel e mantendo o isolamento ou a distância segura com os demais, evitando aglomerações que possam espalhar ainda mais o maldito vírus. Temos que nos proteger e proteger os nossos familiares, amigos, colegas e todos os demais integrantes da comunidade, sobretudo os mais fragilizados fisicamente. 
A vida é o maior tesouro que Deus nos deu! Temos a dádiva da vida e devemos nos dedicar a protegê-la. Então, meus caros conterrâneos, pelo amor de Deus, vamos nos cuidar e cuidar com carinho dos nossos irmãos, seguindo as regras que só estão sendo implementadas para o bem comum. Vamos juntos e conscientes lutar contra esta terrível doença que já ceifou tantas e tantas vidas humanas.
Um grande abraço espinosense.





Nenhum comentário: