Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

2240 - Festas de Agosto 2019

São incríveis 180 anos de preservação de um tesouro cultural de valor inestimável! As tradicionais Festas de Agosto tiveram início na noite desta quarta-feira, 14 de agosto, com o levantamento do Mastro de Nossa Senhora do Rosário em frente à Igrejinha do Rosário na Praça Portugal no centro de Montes Claros. No mesmo momento e local foi inaugurada a escultura "A Gosto", obra artística feita em tronco de madeira pelo artesão Roberto Marques, que homenageia as Festas de Agosto e os seus mais importantes integrantes, os catopês, marujos e caboclinhos. Na quinta-feira foi levantada a bandeira de São Benedito e na sexta, a bandeira do Divino Espírito Santo. 



Em paralelo, também foi realizada, pelo prefeito Humberto Souto, a abertura oficial do 41º Festival Folclórico, que disponibilizou à população diversas atrações culturais, com contação de histórias, palestra, sessão de cinema comentado, lançamento de livros, shows musicais e oficinas, além dos tradicionais cortejos religiosos pelas ruas da cidade. Dentro dessas opções, estará disponível até 15 de setembro, na galeria Godofredo Guedes no Centro Cultural, a exposição da conceituada artista plástica montes-clarense Yara Tupynambá.



No domingo, pela manhã, foi realizado o encontro dos reinados na Associação dos Catopês, no bairro Morrinhos, e à tarde, aconteceu o cortejo de todos os reinados pelas ruas da cidade até o encontro na Igreja do Rosário para a Missa de encerramento dos festejos religiosos. O Festival Folclórico continuou até o final da noite de domingo, com barraquinhas e shows musicais gratuitos em palcos montados na Praça Doutor Chaves (Praça da Matriz), com performances de nomes como as bandas Taboo e A Outra Banda da Lua, Maurício Tizumba, Pereira da Viola e Beto Guedes.




As festas de Agosto em Montes Claros são as minhas manifestações culturais preferidas na cidade da arte e da cultura. É prazeroso ver a tradição de décadas e décadas sendo mantida por pessoas humildes com tamanha dedicação, juntando gente de todas as idades e classes sociais em completa harmonia. É um momento sublime de prestigiar as mais genuínas raízes da cultura brasileira, de assistir a ótimos espetáculos musicais como, por exemplo, o show do Taboo do baixista John Longuinhos, e encontrar gente da melhor qualidade, como os dinâmicos defensores da arte e da justiça social Aroldo Pereira e Leninha e o querido conterrâneo Bruno Man e sua amável esposa. Uma alegria imensa!
Um grande abraço espinosense. 





Nenhum comentário: