Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 8 de março de 2017

1700 - Túlio de Melo e Nikão representam Montes Claros na Libertadores 2017

Teve início ontem, terça-feira, 7 de março, a fase de grupos da Copa Libertadores da América. Dois times brasileiros, Atlético-PR e Chapecoense, fizeram sua estreia na competição desta temporada. Um deles, a Chapecoense, fez o primeiro jogo da sua história na mais importante competição de clubes do continente. E se saiu muitíssimo bem, com uma excelente vitória sobre o Zulia, da Venezuela, no campo do adversário, o estádio Pachencho Romero, pelo placar de 2 x 1, gols de Reinaldo e Luiz Antônio, contra um do veterano ídolo local, Arango. O time catarinense está no Grupo 7, ao lado do vencido Zulia; do Lanús, da Argentina, e do Nacional, do Uruguai. O próximo compromisso da Chape será na quinta-feira, dia 16 de março, quando enfrentará na Arena Condá, o Lanús.


Entre os jogadores do elenco atual da Chapecoense está um filho de Montes Claros, o centroavante Túlio de Melo. Nascido aos 31 de janeiro de 1985, Túlio Vinícius Fróes de Melo foi revelado nas categorias de base do Atlético, depois de passar pela escolinha de futebol da AABB de Montes Claros. Seguiu para a Europa no ano de 2004, indo jogar por empréstimo na equipe do Aalborg BK da Dinamarca. Em 2005 foi contratado pela equipe francesa do Le Mans, sendo posteriormente transferido para o Palermo, onde não foi aproveitado. Comprado pelo Lille, em 2008, empreendeu ali a melhor fase da sua carreira, defendendo o clube francês durante 6 temporadas, marcando 40 gols em 136 jogos e conquistando um título do Campeonato Francês e uma Copa da França. Em 2014 foi para o Evian e logo depois para o Valladolid, da Espanha, sem o devido aproveitamento do seu futebol. Após 10 anos de Europa, retornou ao futebol brasileiro para jogar na Chapecoense em agosto de 2015. No final daquele ano foi anunciada a sua contratação pelo Sport Recife, onde jogou na temporada 2016. Neste ano, retornou à equipe da Chapecoense.


O outro representante brasileiro que estreou ontem foi o Atlético Paranaense, que decepcionou a sua apaixonada torcida depois de abrir um sólido placar de 2 x 0, mantido até os 40 minutos do segundo tempo, mas cedendo o empate no finalzinho da partida, de forma melancólica. O Atlético-PR está no grupo 4 ao lado da Universidad Católica, do Chile; do San Lorenzo, da Argentina, e do Flamengo. Ontem o Furacão começou a desenhar a sua vitória com um gol de Lucho González ainda no primeiro tempo, aos 4 minutos. Na segunda etapa, um golaço de Nikão, em chute de fora da área aos 30 minutos, aumentou o placar favorável. Parecia assegurada a vitória, mas o futebol é muito traiçoeiro e nos minutos finais a Universidad Católica conseguiu o imprevisível empate, com gols de Llanos aos 40 minutos e Noir aos 42. Ficou a lição para o clube paranaense e para o seu técnico, o Paulo Autuori, que afirmava e gesticulava eufórico à beira do gramado, quando do segundo gol do seu time: "Aqui, não!" O próximo adversário do Atlético-PR será o San Lorenzo, no Estádio Nuevo Gasómetro, no dia 15 de março, quarta-feira, às 19h30.


Integra o elenco do Atlético-PR o jovem atleta montes-clarense Nikão. Maycon Vinícius Ferreira da Cruz nasceu em 29 de julho de 1992 em Montes Claros e iniciou a carreira profissional no Brasa Futebol Clube de São Paulo em 2009. Foi emprestado ao Santos e mais tarde chegou ao Atlético, em 2010, onde não se firmou. Foi emprestado ao Vitória, ao Bahia, à Ponte Preta, ao América-MG, ao Linense, ao Ceará até chegar ao Atlético-PR, onde está conseguindo render muito bem, agora mais ajuizado nos seus 24 anos de idade.
Fontes: wikipedia.org e transfermarkt.pt


Que os representantes do futebol montes-clarense na Libertadores sejam bem sucedidos e que possam se destacar ajudando a levar as suas equipes a uma posição privilegiada na tabela de classificação, oxalá ao topo, com a conquista do título futebolístico mais importante do continente sul-americano.
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: