A história é bem surpreendente e incomum. Na cidade gaúcha de Estrela, o senhor Otmar Walter Essig, viúvo desde 2007, é sócio-proprietário de uma concessionária de veículos da Volkswagen, a Comercial Gaúcha de Veículos, desde o ano de 1974. Até aí, nada demais. Acontece que no ano de 2001, a montadora alemã solicitou o descredenciamento da revenda, pois era exigida a venda mensal de 60 automóveis e a empresa, situada em cidade pequena, vendia em média apenas 25. Com a rescisão, e não se entendendo com os filhos na decisão de manter a concessionária funcionando, ele decidiu continuar trabalhando, e sozinho.
Diariamente, ele chega à empresa por volta das 6h30 da manhã e fica por lá até as 16h, conversando com os amigos, atendendo curiosos e colecionadores, limpando a loja e, de vez em quando, vendendo uma peça qualquer, mesmo que raramente.
Na outrora concessionária da Volks, ainda estão lá expostos um Fusca 0 km, azul metálico, série especial, de número 625, além de um lindo SP2 1975 prata, uma Kombi com a logomarca da empresa, uma Santana Quantum vermelha e mais outro Fusca branco com faróis de neblina, todos impecavelmente bem cuidados. Outros dois Fuscas, do ano de 1996, estão guardados em outra sala. A loja permanece limpa e organizada como se jamais tivesse sido fechada.
Seu Otmar bem que poderia alugar o espaço ou vendê-lo por uma ótima quantia, mas não é o dinheiro que importa para ele. Ele possui o suficiente para suprir as suas necessidades pessoais. O que o mantém lá, todos os dias, firme e forte, é o amor pela profissão, pela sua empresa e pelo seu passado, eternizado nas últimas unidades dos carros em exposição, de uma época outrora feliz. Vida longa e felicidades, Seu Otmar!
O vídeo abaixo é de 2013 e pode ser que tudo tenha mudado, mas a história não deixa de ser deveras interessante.
Um grande abraço espinosense.
Vídeo produzido pela Búfalos TV sobre a história de Seu Otmar.
Reportagem: Ricardo Sant'Anna
Imagens: Guilber Hidaka
Roteiro: Carina Mazarotto
Locução: Bruno Bonemer
Edição e Arte: Anderson Massambani
Nenhum comentário:
Postar um comentário