Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

1332 - O cinquentenário do Mineirão

No próximo 5 de setembro, o palco maior do futebol mineiro, local de grandes jornadas de Atlético, Cruzeiro e América, estará completando 50 anos de vida. Inaugurado em 5 de setembro de 1965 com a realização de uma partida amistosa entre a Seleção Mineira e o clube argentino River Plate, diante de um público de 73.201 espectadores, o Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, acolheu grandes partidas de futebol, como os inesquecíveis e trágicos 7 x 1 de Alemanha e Brasil na Copa do Mundo de 2014, como também a visita de grandes nomes da música, entre eles Elton John, Paul McCartney, o Skank, o Kiss e o Black Sabbath.
Pelo seu gramado, desfilaram grandes craques do futebol brasileiro como Reinaldo, Cerezzo, Ronaldinho, Tostão, Dirceu Lopes e Ronaldo, entre tantos outros mais. Clássicos memoráveis foram ali disputados, decisões impregnadas de emoção foram ali realizadas, gols antológicos foram ali marcados. Nas suas entranhas sagradas, nada menos que três jogos finais de decisões da Copa Libertadores foram disputados. O Cruzeiro bateu o Sporting Cristal por 1 x 0 em 1997 e foi campeão; o Estudiantes venceu o Cruzeiro e levou o título em 2007 por 2 x 1, para surpresa de muitos, e o Atlético se sagrou campeão em 2013 batendo o Olímpia na disputa de pênaltis após vitória de 2 x 0, conquistando seu primeiro título na competição. Outros dois jogos de finais da Libertadores foram lá jogados: Cruzeiro 4 x 1 River Plate (1976) e Cruzeiro 1 x 0 Boca Juniors (1977).
No Campeonato Brasileiro, o Mineirão foi palco de uma grande decepção para a torcida alvinegra, com a derrota nos pênaltis do Atlético para o São Paulo, no jogo final da edição de 1977. O Atlético foi vice-campeão sem perder nenhum jogo, um absurdo do regulamento de então.
Um dos maiores espetáculos da história do futebol brasileiro se deu em novembro de 1966, quando o jovem e inexperiente time do Cruzeiro massacrou o poderoso Santos de Pelé e Coutinho com uma goleada fantástica de 6 x 2. 
Outra partida memorável foi a recente decisão da Copa do Brasil de 2014, disputada no dia 26 de novembro, entre os dois maiores rivais do estado, com vitória do Atlético por 1 x 0, gol de Diego Tardelli, que significou a conquista inédita para o time da Cidade do Galo.
Na programação de aniversário do estádio, no sábado, haverá uma corrida de 5 km, shows musicais, com participação da banda Tianastácia e da dupla César Menotti e Fabiano, planetário e pista de skate para a criançada e rua de lazer.  
O estádio, que foi reformado e entregue em 2012 para a disputa da Copa do Mundo da FIFA de 2014, ainda será palco de muitas partidas e de emoções inesquecíveis, seja no futebol ou nos shows musicais que ele certamente abrigará. Espero estar presente em alguns desses futuros momentos, isso se Deus não me convocar à sua presença antes!
Um grande abraço espinosense.







Nenhum comentário: