Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 4 de junho de 2015

1259 - Os encantadores Traveling Wilburys

Durante uma gravação da canção "Handle with Care" para o seu álbum "Cloud Nine", o ex-Beatle George Harrison conseguiu reunir Bob Dylan, Roy Orbison e Tom Petty. A oportunidade foi tão harmoniosa e confortável que eles imediatamente sentiram a necessidade de fazer um trabalho em parceria. Daí surgiu o supergrupo "The Traveling Wilburys", que além dos quatro, ainda teria a participação de Jeff Lynne. A reunião dos cinco grandes astros da música não poderia ser mais frutífera, da forma mais divertida possível, com participações de todos eles nas composições, nas produções e nas performances das músicas.


Desse encontro eventual, surgiu uma nova banda e um novo álbum, intitulado "Traveling Wilburys Volume 1" que vendeu mais de 5 milhões de cópias e foi escolhido pela revista Rolling Stones como um dos 100 melhores álbuns de todos os tempos. Com tamanho sucesso internacional, eles ainda lançaram mais um álbum, "Traveling Wilburys Volume 3". O volume 3 do título foi uma brincadeira de George Harrison para marcar o segundo trabalho da banda. Em 2007 foi lançado um álbum duplo e um DVD contendo um documentário sobre toda a fase da criação do projeto e com 5 vídeoclipes da turma.


Uma das curiosidades deste projeto é que os artistas se esconderam atrás de pseudônimos, assim escolhidos: Nelson Wilbury (George Harrison), Otis Wilbury (Jeff Lynne), Charlie T. Wilbury Jr (Tom Petty), Lefty Wilbury (Roy Orbison) e Lucky Wilbury (Bob Dylan).  
Uma pena que a brincadeira séria desses grandes amigos craques da música durou pouco tempo, mas as canções criadas por eles estarão para sempre disponíveis, para mostrar ao mundo como a música feita com simplicidade e diversão pode ser de altíssima qualidade.


Dos integrantes do The Traveling Wilburys, Roy Orbison e George Harrison já subiram aos céus. Roy em 6 de dezembro de 1988 e George em 29 de novembro de 2001. A banda e suas canções permanecem para sempre.
Um grande abraço espinosense.
    

Discografia:
Traveling Wilburys Vol. 1 - 1988
Traveling Wilburys Vol. 3 - 1990
The Traveling Wilburys Collection - 2007 (2 CDs + 1 DVD)




 


Nenhum comentário: