Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 23 de setembro de 2014

1064 - Cuidem-se, jovens! Fiquem vivos!

A Semana Nacional de Trânsito em 2014 está sendo comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. A campanha terá uma abrangência nacional e mostrará a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes. (denatran.gov.br)


Eu sei que muita gente não vai gostar do que eu direi aqui, mas é preciso falar sobre isso, mesmo que incomode a muitos. O vídeo que estou compartilhando logo abaixo é antigo, mas super atual. São cenas fortes de acidentes de automóveis (fictícias) causados por motoristas embriagados. Temos que nos conscientizar de que beber e dirigir não é o correto. Principalmente quando se vai viajar, trafegando em rodovias movimentadas, efetivamente não podemos fazê-lo depois de ingerir bebida alcoólica. O risco de causar um acidente é muito grande e a possibilidade de nos machucar ou machucar gravemente alguém é enorme. Isso quando não acontece uma tragédia de proporções enormes que leva à perda de tão valiosas vidas humanas. Eu não sou hipócrita e sei que é quase impossível, principalmente nas cidades pequenas, evitar que as pessoas dirijam após beber uma cervejinha na happy hour em um barzinho, ou em uma festa qualquer ou depois daquela peladinha de futebol. Quase todo mundo faz isso, eu inclusive, às vezes. É completamente errado, mas é a realidade. É muito difícil mudar esse quadro. Então, se é quase impossível evitar, que pelo menos evitem dirigir quando beber muito. Se bebeu um pouquinho e vai percorrer distâncias pequenas, dentro da cidade, não se deixe entusiasmar e procure trafegar bem devagar e com o maior cuidado, seguindo à risca as leis do trânsito. Nada é mais importante que a nossa vida, o maior presente que Deus nos deu.
Temos que ter em mente, entretanto, que nem só por causa da ingestão de bebidas alcoólicas acontecem essas tragédias. O entusiasmo, a imaturidade, a sensação libertadora da velocidade, a vontade de se afirmar perante os colegas, tudo isso funciona como um estopim para a possibilidade de uma ocorrência fatal e de proporções arrasadoras. 
Eu sei o tamanho da dor da perda de um ente querido, vitimado por acidente de trânsito. Perdi meu filho Ricardo em um acidente há pouco tempo. Perdi também Andrezinho, nosso amigo que estava com ele. Perdi meu grande amigo Izaías Mariano Mendes (Zazá) da mesma maneira. E Fernando Gomes Franca, amigo e colega de banco. E José Leão Pereira (Deca), outro prezado amigo. E tantos meninos de Espinosa que se foram cedo demais, desta mesma trágica situação, como Tulu, Daniella, Diógenes e quantos outros mais. Perdas irreparáveis.
Por isso, meus amigos, jovens e velhos, cuidem-se! Tenham bastante cuidado. Andem com responsabilidade. Não se entusiasmem demais com a velocidade, com a adrenalina, com a sensação de poder tudo, de ser imortal. Cuidado! Pensem em vocês, nas suas vidas tão frágeis, nos seus pais, nos seus filhos, nos seus familiares, nos seus amigos. Pensem na dor, na tremenda e interminável dor da perda de um ente querido e cuidem-se, pelo amor de Deus! Queremos vocês vivos e em plena saúde para viver em paz e em completa harmonia com os seus. Espero que as fortes imagens deste vídeo possam lhes tocar a mente e o coração e os façam refletir minuciosamente sobre o assunto.
Um grande abraço espinosense.  

Aqui vão algumas dicas para os pedestres, pois mesmos os motoristas, motociclistas e ciclistas também são, em algum momento, pedestres:

  • Atravesse sempre na faixa de pedestres;
  • Utilize as passarelas quando precisar atravessar grandes avenidas ou rodovias;
  • Não abra a porta ou desça de um carro sem primeiro olhar se estão passando pedestres ou veículos;
  • Não atravesse uma via se o sinal estiver aberto para os carros;
  • Não passe correndo na frente de uma garagem. O motorista pode não estar vendo você;
  • Não caminhe acessando a Internet ou o conteúdo do seu celular;
  • Respeite a sinalização para o pedestre;
  • Quando houver semáforo para pedestre, respeite-o;
  • Sempre olhe para os dois sentidos da via antes de atravessar;
  • Em dias de chuva, redobre sua atenção;
  • Não confie somente na sinalização. Mesmo com o semáforo verde para pedestre é necessário atenção;
  • Respeite as ciclovias ou ciclo faixas. Esses lugares são exclusivos para ciclistas.

Nenhum comentário: