Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 19 de novembro de 2013

827 - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Amanhã, quarta-feira, dia 20 de novembro, será comemorado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data foi instituída pela Lei 12.519/2011 para homenagear o herói da resistência negra Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695 na luta contra a escravidão no Brasil.
Neste dia, em todo o país, são discutidos a luta pela ampliação dos direitos da população negra, o aumento das oportunidades de ascensão socioeconômica e o combate ao racismo, entre outras matérias relacionadas às questões raciais.
A data não é feriado nacional, e a decisão de instituir feriado ou ponto facultativo é uma resolução de cada estado ou município, sendo que atualmente mais de 1000 municípios brasileiros já decretaram feriado do Dia Nacional da Consciência Negra no dia 20 de novembro. É considerado feriado estadual apenas nos estados de Alagoas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em Minas Gerais são apenas onze cidades que instituíram feriado municipal nesta data. São elas: Além Paraíba, Belo Horizonte, Betim, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucaí-Mirim e Uberaba. Na Bahia, em apenas três cidades será feriado amanhã: Alagoinhas, Camaçari e Serrinha.
Zumbi dos Palmares nasceu livre em 1655, no estado de Alagoas. Porém, aos 7 anos de idade, foi capturado e entregue aos cuidados de um padre da religião católica que o batizou com o nome de Francisco e o ensinou a língua portuguesa. Voltou a viver no quilombo, por volta dos seus 15 anos, onde mais tarde passou a liderar o Quilombo dos Palmares (comunidade formada por escravos negros foragidos) na luta contra a escravidão dos seus companheiros, até ser morto no ano de 1695. A sua figura e a sua luta tornaram-se um símbolo da luta e da resistência contra a escravidão no Brasil.
Um grande abraço espinosense.
  


Nenhum comentário: