Iniciado no ano de 2004, com o objetivo de "inspirar, conectar e trazer a paz ao mundo através da música", o projeto musical multimídia "Playing for Change" foi idealizado e realizado pelo produtor americano e engenheiro de som Mark Johnson, com participação do músico argentino Enzo Buono. Eles viajaram por vários lugares ao redor do mundo, entre eles Nova Orleans, Barcelona, África do Sul, Índia, Nepal, Oriente Médio, Brasil e Irlanda, e, usando equipamento de gravação móvel, gravou apresentações de músicos das localidades tocando a mesma música, com seus instrumentos peculiares. Mais tarde, essas imagens foram editadas e reunidas em um único vídeo.
O primeiro single do projeto foi com a música "Stand by Me" (Jerry Lieber, Mike Stoller e Ben E. King), que teve a participação de músicos do mundo inteiro como Roger Ridley, Clarence Bekker, Grandpa Elliotti, Vusi Mahlasela, Sinamuva, Bhekani Memela, Washboard Chas, Twin Eagle Drum Group, Júnior Kissangwa Mbouta, Django "Bambolino" Degen, François Viguié, César Papa, Dimitri Dolgonov, Roberto Luti, Geraldo Osal "El Poeta", Dionísio Lopez, Pokei Klaas, Reggie McBride e Stefano Tomaselli. Este vídeo já tem mais de 45 milhões de visualizações no You Tube. Este foi o primeiro de uma série de muitos outros, inclusive um com a música "Imagine", de John Lennon, e outro com "Three Little Birds", de Bob Marley.
O projeto também criou a Playing for Change Foundation, uma organização sem fins lucrativos que cria e apoia escolas de música para crianças ao redor do mundo, preferencialmente nos países em desenvolvimento. São elas:
- Ntonga Music School, Gugulethu, África do Sul
- Bizung Music and Dance School, Tamale, Ghana
- Ecole de Musique de Kirina, Kirina, Mali
- Tintale Village Teaching Center, Tintale, Nepal
- Mitrata Nepal Village Music Program, Kathmandu Nepal
- The Hari Kul Music School, Kathmandu, Nepal
- Intore Culture and Music Center, Kigali, Ruanda
Assista logo abaixo alguns vídeos do projeto. Para ver mais vídeos do projeto Playing for Change, acesse o You Tube.
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário