Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 28 de março de 2012

378 - Espinosenses pelo mundo: Gentil Saraiva Júnior

Mais um espinosense descoberto por mim na Internet. Lembro-me do seu pai, Gentil Saraiva, que morava ali na Praça Coronel Joaquim Tolentino, a Praça da Matriz, bem ao lado da Casa Paroquial. Mas não me recordo dele, infelizmente. Não importa. Deixemos então que ele se apresente a todos nós, através do texto do seu perfil publicado em um dos seus vários blogs.
Meu nome é Gentil Saraiva Júnior e nasci em Espinosa, Minas Gerais, em 1967. Sou filho de Gentil Saraiva e de Dona Sebastiana Cangussu Saraiva. Tenho muitos irmãos, sobrinhos e sobrinhos-netos. Já sou (tio-) vovô! Fiz o primário e o ensino médio em Minas. Em 1986 mudei-me para Porto Alegre para fazer faculdade com a ajuda de meu mano velho. Em 1987 ingressei na UFRGS para fazer Licenciatura em Letras, com ênfase em Inglês e Português. Graduei-me em 1991. Trabalhei algum tempo ensinando inglês e em seguida resolvi fazer um Mestrado na mesma Universidade em função de um sonho meu: traduzir os poemas de Walt Whitman para o português.
Entrei com o projeto, que foi aceito e posteriormente transformado em obra: a tradução de três livros de Walt Whitman: "Canção de Mim Mesmo", "Descendentes de Adão" e "Cálamo". A minha teoria e prática tradutória foi baseada na ideia de recriação poética, que possui uma grande tradição no Brasil através da Escola Concretista.
Além da poesia de Walt Whitman, me exercitei traduzindo outros poetas famosos, como Emily Dickinson, James Joyce e Omar Khayyam. Todas essas traduções podem ser vistas no meu blog, na seção "Traduções Poéticas".
Após ter trabalhado como professor de inglês e tradutor em meu próprio curso de línguas, ter ensinado em dois cursos de inglês e vários colégios, além de empresas, recém terminei meu Doutorado em Tradução de Poesia na UFRGS, em que continuei a recriação da poesia de Walt Whitman em nossa língua.
Mr. Kind é meu apelido, que me foi dado por colegas e alunos. Gentil em inglês é kind.
Abraço,
Gentil.

Mais informações no site http://gentilsaraiva.com.


6 comentários:

Anônimo disse...

Eustáquio,

lá vem você com essas "historinhas" de Espinosa. Só porque o cara nasceu ai via parteira em algum momento do passado longínquo, quer usar disso para colocar esse pequenino vilarejo no mapa. Assim como a Ministra Carmem Lúcia, que comentei em um post passado e fui hostilizado por alguns manés espinosenhese. É assim que se diz?
O cara é bom, mas não porque nasceu na zona rural de Guanambi, não diz nada. O cara foi estudar longe, muito longe dai! Ai sim eu vi vantagem.

Walter Kbeça

Milton disse...

Pô Waltão!
Eu ví o Gentil aqui em Espinosa desde criancinha. Foi meu vizinho e vizinho do Padre Martin, do Sr. Moacir, do Waldemar Cruz, agora vem vc...tem nada não.

Eustáquio Tolentino disse...

Meu polêmico amigo Walter Cabeção, talvez você não entenda a minha alegria em ver por todo esse imenso mundo inúmeras pessoas de Espinosa se destacando em todas as áreas. Dá-me um orgulho danado saber que conterrâneos meus são exemplos de competência, honradez e dignidade por todos os lugares. Se saíram de Espinosa, como eu, foi para propiciar a nós e às nossas famílias melhores oportunidades de trabalho e estudo. Mas eu tenho o maior orgulho de ter nascido em um lugar abençoado por Deus, mesmo com todas as dificuldades por que passamos ano após ano. E para que você mude de ideia, ao conviver com a população acolhedora e hospitaleira de Espinosa, convido você a passar alguns dias lá na época das minhas férias, OK? Você será muito bem vindo.
Um grande abraço e deixe de ser ranzinza, Ô Kbeção!

Anônimo disse...

Eustáquio,

desde que tomei conhecimento do seu blog, que venho diariamente visitando e lendo todos os posts, diga-se, muito bons!
Claro, aproveito para fazer comentários e sugerir assuntos de relevância, como foi no caso do Montes Clarense, Túlio de Melo.
Cheguei várias vezes a brincar com você lá na AABB, mas você não deu muito assunto e não rendia nenhum comentário. Então resolvir dar uma "cutucada" para vê se reagia. E para minha surpresa, conseguir repercursão, não só sua mais de muitos outros conterrâneos seus. De certa maneira foi bom, porque ví o amor que muitos tem por sua amada Espinosa. Aceito o seu convite e na primeira oportunidade, irei lá sim.
Deixo claro que também sou "Caipira" e amo a minha terra chamada Bocaiúva e a minha gente, que são em maioria do meio rural. Onde nascir e tenho orgulho de ser chamado " dar roça", jacú, etc...
Assim como Espinosa; Bocaiúva também possui muitos ilustres, mas acima de tudo Brasileiros, como nós!
Abraços

Walter Kbeça

Anônimo disse...

arrepiei aqui! adoro poesia e fiquei muito feliz por saber que tenho mais um conterrâneo poeta, e de muita qualidade. Eustáquio, vc como um "garimpeiro" de espinosenses, está ótimo. parabéns e continue assim.

Gessandro

Gentil disse...

Olá Eustáquio,
muito obrigado pela citação.
Estava casualmente procurando algo no google quando encontrei sua página.
Vou adicioná-la aos meus favoritos pra voltar aqui pra ler mais, pois faz tempo que não vou a Espinosa.
Abraço.