Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

305 - Lugares Maravilhosos do Mundo: O Grand Canyon, nos Estados Unidos da América

Um dos poucos marcos naturais da Terra visível do espaço, o Grand Canyon, a extraordinária divisão maciça esculpida pelo Rio Colorado, começa logo ao sul de Utah e desce em curvas com o rio através de 277 milhas do Arizona em direção à fronteira da Califórnia, no território dos Estados Unidos da América. Seu vale foi moldado pelo Rio Colorado durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Em alguns trechos chega a medir entre 15 km de largura (a média é 10 km) e sua profundidade chega a um quilômetro, cortando rochas formadasdois bilhões de anos. Cerca de 2 milhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos.
O Grand Canyon foi visto pela primeira vez por um europeu em 1540, o espanhol Garcia López de Cárdenas. A primeira expedição científica ao desfiladeiro foi dirigida pelo Major John Wesley Powell no final da década de 1870. Powell referiu-se às rochas sedimentares expostas no desfiladeiro como “páginas de um belo livro de histórias“. No entanto, a área já era ocupada por nativos americanos que estabeleciam povoados ao longo do desfiladeiro, como os Hopi.
Embora tenha ganhado uma proteção federal em 1893 como Reserva Florestal e, mais tarde como Monumento Nacional, o Grand Canyonalcançou o status de Parque Nacional em 1919, três anos após a criação do Serviço Nacional de Parques. Hoje o Grand Canyon National Park recebe cerca de cinco milhões de visitantes por ano - muito longe da visitação anual de 44.173 que o parque recebeu em 1919. Este lugar único influenciou a ciência americana, a arte, os valores ambientais, a cultura popular, o turismo e o lazer.
É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receita considerável para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro.
Fonte: wikipedia









Nenhum comentário: