Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

300 - A Associação Atlética Banco do Brasil-AABB em Espinosa

A Associação Atlética Banco do Brasil de Espinosa foi criada em 19 de abril de 1972 pelos abnegados funcionários da época, que sentiram a necessidade de criar um espaço de lazer para eles e suas famílias. Localizado no Bairro Santos Dumont, exatamente na Rua Antonina Nena Salviola, n° 397, o clube do Banco do Brasil estará completando 40 anos neste ano de 2012.
O clube conta com bar, salão de festas, parque infantil, sauna, piscinas para adultos e crianças com escorregador, sala de sinuca, quadra de peteca, quadra poliesportiva, campo de areia e campo de futebol society gramado. Promove ainda, em parceria com a prefeitura, o excelente Programa AABB-Comunidade que atende crianças carentes, proporcionando a elas alimentação, esportes, ensino de música, artes e complemento educacional.
Vista aérea da AABB-Espinosa
(Foto de Gilda Rodrigues)
Os torneios de futebol de salão promovidos pela AABB ficaram na história, com disputas sensacionais e inesquecíveis. Eram uma grande atração para os entusiastas do esporte, que lotavam as dependências do clube para assistir aos jogos. Por muitas vezes o esforçado time da AABB-Espinosa se destacou, vencendo várias competições ali disputadas. Uma das mais lembradas é a final contra o forte time da EMSA, vencida por nós por 2 x 1, que levou centenas de torcedores para o clube e entrou para a história como o maior público já visto em uma partida de futebol de salão na cidade.   
Administrado em toda a sua história por funcionários altruístas e determinados, já que o cargo não é remunerado, o clube sobrevive atualmente apenas com as suas próprias receitas, das mensalidades dos associados e aluguel do salão de festas, sem participação financeira do Banco como antigamente acontecia. Mas mesmo com todas as dificuldades, a associação resiste firmemente, com a administração obstinada do desprendido João Carlos Amarante de Castro, um dos seus maiores defensores. Outros funcionários apaixonados pela AABB-Espinosa também foram presidentes, dando a sua importantíssima colaboração na melhoria das instalações do clube, como Walter Rodrigues Pinto, Carlos Magno Tolentino Vieira e Fernando Gomes Franca, entre outros. Tive o prazer de dar a minha pequena contribuição ao clube por um breve período e sei das imensas dificuldades por que passa o administrador na condução da associação, razão pela qual tenho o maior respeito e admiração por todos eles. 
Vejam algumas imagens da AABB-Espinosa.

















Um comentário:

Milton Barbosa disse...

Gostaria de ressaltar a grande administração de João Carlos à frente da AABB. O clube passou por uma crise muito grande com a retirada de subsidios do banco e em muitos lugares as instalações foram vendidas a terceiros por falta de condições de manutenção. Aqui em Espinosa, graças a grande habilidade do João Carlos, os sócios, que em grande parte nem frequentam a AABB, foram mantidos e houve até um crescimento com a parceria feita com uma empresa fabricante de produtos de lazer para melhoria e instalações de equipamentos (toboaguas, lixeiras, brinquedos aquáticos, etc). Parabéns a todos que contribuiram com a construção e manutenção do Clube: Paulo Sidônio, Sr. Juca Cruz (ex-dono do terreno), Manoel, Pimentel, Porto, Walter Pinto, Magrão, Táquio, João e tantos outros que não foram diretores da AABB, mas deram a sua contribuição.