Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

206 - Lugares Maravilhosos do Mundo: El Nido, nas Filipinas

El Nido é um município e reserva marinha localizado em uma ilha paradisíaca no extremo noroeste da província de Palawan, nas Filipinas, porta de entrada para um mundo encantado chamado Arquipélago de Bacuit. Suas paradisíacas paisagens apresentam magníficas formações rochosas em calcário, onde a ação do tempo esculpiu impressionantes formas, além de abismos e cavernas, pontuadas por lagoas e praias escondidas e desertas, cobertas com maravilhosas areias brancas.
Está a cerca de 430 quilômetros a sudoeste de Manila e cerca de 238 quilômetros ao noroeste de Puerto Princesa, capital de Palawan. O seu nome vem dos ninhos (nido, em espanhol) das andorinhas do mar encontrados nas fendas das suas falésias de calcário, a mais de 100 metros de altura. Os habitantes do lugar escalam os penhascos para recolher alguns filhotes destes ninhos, cujo destino são as mesas dos restaurantes, sob a forma de sopa, com paladar excêntrico.
El Nido tem majestosos penhascos de pedra calcária que parecem guardar as águas tropicais límpidas, com uma abundância de espécies de peixes coloridos e vida coral. As suas florestas hospedam mais de 100 espécies de aves encontradas somente nesta região.
Devido à sua beleza natural, El Nido tornou-se um destino favorito para turismo, atividades aquáticas ou apenas para apreciar a magnificência pura de uma das mais belas regiões do Sudeste da Ásia.
El Nido tem mais de 50 praias para serem descobertas e a região possui as mais belas lagoas de tranquilas águas verde-turquesa, além de cavernas que podem levá-lo para praias escondidas e uma variedade muito diversificada de animais selvagens.
A prática de mergulho também é uma atividade muito popular entre os turistas que a visitam. Com mais de 30 locais de mergulho para diferentes níveis e habilidades, você pode se qualificar e ter acesso a locais de mergulho mais desafiadores para os mergulhadores experientes.
Existem muitas áreas fora da cidade de El Nido para explorar e tanto um carro 4 × 4, uma moto ou mesmo uma bicicleta podem ser uma ótima maneira de se aventurar e explorar o interior das fontes termais, das cachoeiras e florestas tropicais que abundam com a vida selvagem. Uma divertida atividade para o dia-a-dia.
Há muitos restaurantes diferentes que abastecem o estômago do turista. Você vai descobrir as especialidades locais de frutos do mar, além de pratos da cozinha francesa e italiana, e ainda uma boa refeição em algum pequeno restaurante ao lado da praia, próximo ao mar.
A acomodação é abundante em El Nido. Na maioria dos casos, você não terá quaisquer problemas para encontrar um quarto para ficar. Se você pretende visitar a ilha  nas estações de pico em fevereiro e dezembro, no tradicional feriado da Páscoa e no Natal, então é recomendado reservar acomodação com antecedência através da internet ou telefone, para evitar dissabores.
A estação seca vai de novembro a maio com temperaturas acima de 30 graus centígrados e as chuvas são raras. As épocas turísticas mais populares em El Nido são o Natal e a Páscoa.
A temperatura média da água no período de dezembro a março é de 24 º C a 26 º C e durante os meses de abril a novembro é de  26 º C a 29 º C.
A visibilidade da água varia de 3 a 10 metros nos meses de dezembro a fevereiro, de 10 a 30 metros de março a maio, e de10 a 15 metros de junho a novembro. A melhor época para o mergulho em El Nido é durante os meses de março a maio, quando as condições de visibilidade da água são excelentes.
Um grande número de bares oferecem entretenimentos diferentes, incluindo bilhar, dança, música ao vivo, karaokê, e, claro, ao longo da praia a chance de relaxar e assistir à bela vista do mar, principalmente quando o dia chega ao fim.
Há muitas excentricidades em El Nido. Por exemplo, a energia elétrica funciona das duas horas da tarde até às seis horas da manhã. Além disso, você não vai encontrar nenhum dos bancos aqui, embora você possa trocar moeda estrangeira e cheques de viagem em um par de lugares, embora a uma taxa maior. Cartões de crédito são aceitos apenas em alguns lugares. Também não há linhas de telefone para comunicação, apenas telefonia celular, mas existem muitos internet cafés espalhadas pela cidade.
Duas companhias aéreas oferecem vôos diretos para El Nido, em pequenos aviões que pousam no seu miniaeroporto, a um preço muito alto. Há pelo menos 2 voos todos os dias. O caminho para fora da cidade é servido por quatro linhas de ônibus por dia que levam à capital de Palawan, Cidade Princesa. Há também jeeps para viagens mais curtas. Pode-se também viajar de barco direto para Manila do porto situada na baía.


















Nenhum comentário: