Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 9 de junho de 2011

143 - Espinosenses pelo mundo: José Cangussu Filho, o Mestre

Reside atualmente em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, o espinosense  José Cangussu Filho, mais conhecido na cidade como "Mestre".
Campo Grande, capital do Estado do Mato Grosso do Sul
Advogado e Procurador-chefe aposentado do Ministério Público Especial do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul, ele é filho de um dos nossos mais ilustres conterrâneos, o advogado e ex-prefeito José (Zeca) Cangussu, que dá nome à nossa principal avenida e ao Fórum. Zeca Cangussu era também poeta, autor do livro de poesias Relicário. Veja aqui crônica do historiador Dário Teixeira Cotrim sobre o livro.
Livro de poesias "Relicário"

Busto de José Cangussu na Praça Cel. Heitor Antunes em Espinosa

Início da Avenida Dr. José Cangussu,
com o Fórum Dr. José Cangussu à esquerda
Casado com Dona Miréia, ele é amigo de infância de "Sêo" Florival Rocha e primo de Dona Neusa de "Sêo" Antônio Rocha. Tem quatro filhos: Kiko, Eneida, Suelly e Paulinho.
José Cangussu Filho e sua esposa, Dona Miréia
 Foi fundador do Frigorífico Matel, uma das primeiras indústrias da capital, presidente do Rádio Clube, vice-presidente do Esporte Clube Comercial, proprietário da Transportadora Campo Grande e Transnóbio e por conta de todos esses serviços implantados, coleciona, como poucos, inúmeras premiações e títulos de honrarias, a exemplo do título de cidadão sul-mato-grossense. É uma das referências da moralidade e dos bons costumes no Estado do Mato Grosso do Sul. Exemplo espinosense de dignidade e honradez. Um grande abraço espinosense.

OBS: A lamentar, o falecimento de Welisson Júnior Martins Dias, o Júnior, agente penitenciário falecido aos 28 anos, após um acidente de barco e consequente afogamento na Barragem do Estreito.
À família e aos amigos enlutados os meus sinceros sentimentos de tristeza e pesar. Que consigam reunir forças para enfrentar este dolorido momento.
Welisson Júnior Martins Dias, o Júnior (Foto Ronda News)

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Eustáquio.
Vi seu blog ontem e li sobre o meu pai, José Cangussu Filho ...o Mestre!!! e fiquei muito feliz de ter notícias de parentes de Espinosa. Você é filho da tia Susana??? Eu sou a filha mais velha do Mestre, Eneida, e hoje moro em Petrolina, no semi-árido de Pernambuco. Há 5 anos que moro aqui. Viemos de Cg, eu e meu marido Paulo Henrique, para mexermos com uva de mesa!! Com quem eu tenho contato de vez em quando é a Cristina e com o filho da tia Marília, o Fabinho!
Se você tiver Facebook a gente pode se comunicar melhor.
Espero que todos vocês aí estejam bem e muito prazer em falar com você!!!
Com carinho e abraços,
Eneida Cangussu Soares

elise severiano disse...

Olá... meu nome é Elise Cristina Severiano e sou do interior de SP. Gostaria de saber se há algum parentesco com a minha avó. O nome dela era Maria Batista Borborema, filha do Sr. Cangussu... minha mãe não sabe o primeiro nome do seu avô.
Ela nasceu e viveu em Espinosa até casar-se com meu avó José Severiano e mudaram-se para Pompéia-SP. Minha mãe acha que o nome do seu avô era José Cangussu, tanto é que meu tio ganhou este nome em homenagem ao avô. Minha avó também tinha uma irmã de nome Joana Borborema... Por favor, se souber de alguma ligação ficarei muito feliz em obter uma resposta.
Grande abraço
Att.
Elise Cristina Severiano
elise@elise.adv.br
www.elise.adv.br

Eustáquio Tolentino disse...

Cara Elise, infelizmente não tenho informações a respeito dos seus familiares. Não cheguei a conhecer o nosso José Cangussu, uma das figuras mais importantes da nossa história. Conheço alguns filhos e netos dele, mas desconheço a história da família.
Muito obrigado pela presença aqui no nosso blog e apareça sempre, pois isso nos alegra bastante.
Muita saúde e alegria em sua vida e fique com Deus! Um grande abraço.

Júnia Cangussú disse...

Olá, meu nome é Júnia Gorett Alves Cangussu, moro em Carlos Chagas Minas Gerais e sou filha de Levy Pinheiro Cangussu. Não conheço Espinosa mas meu pai é filho da Cidade de Espinosa. Estou montando um site sobre a família Cangussu, Kangussu, Canguçu. Tenho feito pesquisas sobre a origem da família e gostaria de obter maiores informações sobre os familiares ai de Espinosa. A origem da família dai de Espinosa de onde vieram os primeiros Cangussus. Se alguém puder mi ajudar é só enviar as informações ou fotos para o meu e mail:jgacangussu@gmail.com. Desde já agradeço a colaboração de todos.

Eustáquio Tolentino disse...

Oi, Júnia! Obrigado pela visita ao nosso blog.

Infelizmente, não possuo maiores informações sobre a família Cangussu, apesar de conhecer alguns de seus integrantes, principalmente em Espinosa. Sinto não poder ajudá-la.

Um grande abraço.

Eustáquio

Unknown disse...

Olá Júnia. Edtava lendo sbre isso e encontrei algo sobre isto. No site estava falando que a família Cangussú veio da cidade de Brumado-MG