Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 17 de maio de 2011

353 - Zé Cobrinha subiu aos céus azuis de Espinosa

Acabo de saber, através do Facebook, do falecimento do grande espinosense José de Sá, mais conhecido como Zé Cobrinha, personagem dos mais queridos da nossa comunidade. Em sua homenagem, republico aqui umas postagens sobre ele e um vídeo feito pelo Zé Lúcio com uma entrevista com ele. Vai deixar muitas saudades! O bom é que enquanto esteve entre nós, ele só distribuiu balas aos meninos e alegria aos nossos corações com a sua presença de espírito e as suas histórias engraçadíssimas. Que DEUS o acolha bem.
Um grande abraço espinosense.

Postagem publicada em 17 de maio de 2011

Começo hoje a publicar algumas histórias e "causos" acontecidos em nossa cidade. São situações interessantes, embaraçosas, algumas engraçadas, outras nem tanto, mas que mostram a verdadeira história de muitos de nós, espinosenses. Em algumas delas eu era parte integrante do cenário. Talvez a memória falhe em algum momento e os relatos não tenham acontecido exatamente como descritos aqui, mas aceito humildemente as correções. Em alguns casos, pode ser que a ficção se misture à realidade, pode ser. Para evitar possíveis constrangimentos e reações adversas, usarei em alguns casos nomes fictícios dos protagonistas e coadjuvantes. Espero que gostem, comentem e mandem também seus "causos". Um grande abraço espinosense.

Vou iniciar estes "causos" com uma história contada pelo próprio personagem, razão pela qual irei divulgar o seu nome. Personagem alíás dos mais famosos e interessantes da nossa história: Zé Cobrinha.
Considerado o maior mentiroso da cidade, ele adora contar causos um tanto quanto extravagantes, mas sem nenhuma maldade ou danos a qualquer pessoa. Apenas umas boas potoquinhas, que não fazem mal nenhum, apenas desintoxicam a mente. 
Com sua grande fama de potoqueiro inveterado, Zé Cobrinha estava passando tranquilamente na rua, quando alguém lhe chama e faz uma proposta quase irrecusável:
_ Zé, eu lhe dou dez reais pra você contar uma mentira agora.
Sem vacilar, imediatamente o sério Zé Cobrinha responde:
_ Eu não, Sêo Rodolfo acabou de me oferecer cem reais agorinha mesmo ali na esquina e eu não quis.

Zé Cobrinha é o "Cara".  Coisas de Espinosa!
O famoso Zé Cobrinha ao lado de João Carlos, Eustáquio e Zinho

Postagem publicada em 3 de novembro de 2011

Uma verdadeira unanimidade na cidade, o motorista aposentado José de Sá, o famoso Zé Cobrinha, com 83 anos recém completados, é uma figura extremamente carismática, popular e admirada por todos. Com fama de ser o maior mentiroso da cidade, o que não é verdadeiramente falso, suas histórias alegram a todos aqueles que tem o privilégio e a alegria de usufruir da sua excelente companhia. É fácil encontrá-lo sempre ali próximo ao "corte" da linha férrea, disputando suas partidinhas de buraco com os amigos e esbanjando alegria e bom-humor. Gente da melhor qualidade.

PERFIL:
Nome completo: José de Sá
Filiação: João Batista de Sá e Maria Ursina de Andrade
Local e data de nascimento: Espinosa-MG, aos 15 de outubro de 1928
Estado civil: solteiro
Time do coração: Cruzeiro
O que mais gosta: jogar buraco e dar balas para a meninada
O que mais detesta: bebida, cigarro
O melhor de Espinosa: o povo da cidade
O pior de Espinosa: nada
Estilo musical: não gosta de música








Nenhum comentário: