Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

61 - Personalidades espinosenses: GALDINO D´OS CARDEAIS

Existem pessoas que, mesmo sem perceber, fazem parte da vida de muitas outras, influenciando-as positivamente e gerando emoções e alegrias que marcam profundamente alguns períodos de suas vidas. Certamente, uma dessas pessoas é o talentoso músico Galdino. Nascido em Porteirinha, mudou-se para Espinosa aos 14 anos, onde fincou raízes e construiu família. Casado com Laurinda,  tem cinco filhos. Por muito tempo, ele foi o guitarrista do excelente grupo musical Os Cardeais, do saudoso Lourinho, que reinou absoluto e com enorme sucesso e credibilidade por todo o norte de Minas e sudoeste da Bahia, fazendo apresentações e shows com extrema qualidade e competência. Ao lado do chefe Lourinho, do tecladista Joãozinho, do saudoso baixista Devar, do baterista Canichane e dos vocalistas Niltinho e Osmar, Galdino proporcionou a mim e a milhares de espinosenses, momentos de extrema felicidade e alegria, principalmente nos bailes de carnaval no Clube dos Cem, no Espigão e no Mercado Municipal.  
Hoje ele é integrante do Grupo Musical Toque de Classe, ao lado do tecladista Paulo Tito e do vocalista Niltinho (ex-companheiro d´Os Cardeais). Recentemente, eles gravaram um DVD durante um show no salão de festas da AABB-Espinosa. Galdino trabalha também como professor de música no Programa AABB-Comunidade, uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a Prefeitura de Espinosa, atendendo a crianças carentes da nossa comunidade.  
Sou fã incondicional d´Os Cardeais e de Galdino desde a juventude, quando assistia, embasbacado, às suas performances com a guitarra. Em certo momento, já adulto, comprei um violão e tentei aprender a tocar, frequentando as suas aulas de música por, aproximadamente, um mês, à noite. Mas o horário coincidente com o futebol de salão na AABB atrapalhou e a falta de talento e de dedicação contribuíram para  a minha desmotivação, desaguando na minha desistência de me tornar um guitarrista do rock´n´roll.
Extremamente tímido e humilde, Galdino relutou um pouco em me conceder esta pequena entrevista, talvez sem se dar conta da sua grande importância para a cultura da nossa cidade e para a vida de milhares de espinosenses que, debaixo dos acordes da sua guitarra, viveram momentos inesquecíveis de amor e felicidade.
A todos os integrantes d´Os Cardeais e a ele, em particular, o meu respeito, admiração e agradecimento por tudo. Valeu!     

Galdino em seu trabalho no ensino de música aos participantes
do Programa AABB-Comunidade em Espinosa

Galdino na AABB-Espinosa, onde ensina música a meninos carentes

Galdino, ex-guitarrista do conjunto musical Os Cardeais,
atualmente membro da banda Toque de Classe, em Espinosa

DVD do Grupo Musical Toque de Classe

PERFIL: GALDINO D´OS CARDEAIS

Nome completo: Galdino Marceno de Brito
Local e data de nascimento: Porteirinha, 15 de junho de 1952
Filiação: Herculano Marceno de Brito (In memoriam) e Ângela Nogueira Soares (In memoriam)
Casado com Laurinda Lima de Sá Brito
Filhos: Dênis (31 anos), Fábio (29 anos), Ângela (27 anos), Érica (24 anos) e Elane (21 anos)
Time do coração: Cruzeiro
O que mais gosta: tocar e trabalhar com música
O que mais detesta: bebidas, drogas, falsidade, mentiras, pessoas de dupla personalidade
O melhor de Espinosa: a amizade, o trabalho que realiza, a certeza de não possuir inimigos
O pior de Espinosa: as drogas e a prostituição infantil
Estilo de música: MPB, música clássica, rock
Cantores preferidos: Fagner, Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil
Músicas preferidas: "Carinhoso", "Moça", "O bêbado e o equilibrista"

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Eustáquio, sou de Monte Azul mas estou morando em Januaria há quase 10 anos. Estava pesquisando no Google alguma coisa sobre a banda OS CARDEAIS, não encontrei nada especificamente sobre a mesma, mas felizmente pude encontrar o seu blog com uma matéria super legal falando sobre o grande Galdino e a banda Os Cardeais. Estou plenamente de acordo com você, quando se refere ao grande músico Galdino. Tive a grata satisfação de vê-lo tocando. Uma desenvoltura de primeira, assim como os demais componentes.
Essa banda fez parte da minha adolescência. Quantos e quantos bailes eu curti ao som desta banda. Com certeza marcou época. Espigão, Clube dos Cem, festas por várias cidades onde a banda tocava e principalmente, Automóvel Clube de Monte Azul, na minha cidade natal, foram alguns dos lugares onde pude curti-los.
É como você mesmo disse, "tem pessoas que mesmo sem perceber fazem parte da vida de muitas outras". É o caso desta banda e seus integrantes. Fiquei muito feliz em saber que alguns dos componentes montaram uma banda e gravaram um dvd. Gostaria muito de adquiri-lo. De que forma você pode me ajudar? Estou a procura de uma música internacional que eles tocavam muito bem, mas não sei o nome e nem a banda. Quem sabe essa música esteja neste dvd? Já pesquisei vários e vários sites de música, inclusive ouvindo algumas milhares daquela época, mas não tive sucesso.
Você tem alguma gravação com Os Cardeais? Se tiver como faço para gravar uma cópia? Gostaria muito se você me permitir de fazer um contato por telefone com você. Há possibilidade de você me passar o seu telefone? Como você já sabe, estou morando em Januária, e se preferir vou te passar meu telefone e endereço, caso você me dê o privilégio de falar contigo. Um abraço e parabéns pelas homenagens a estas feras da música. Tem uma grande possibilidade de divulgar o trabalho deles aqui em Januária.

Um forte abraço !!!


RADIKAL CALÇADOS
Marcos Aurélio Silva
Rua Padre Henrique, 59 - Centro
Januária-MG - Cep:39480-000

Anônimo disse...

Valeu Eustáquio! Realmente você tem destacado em seu blog só "feras" da nossa terrinha querida. Falar do Galdino nos faz voltar ao tempo, à época das boas músicas, canções que falavam de amor, que foram tão bem interpretadas pelo inesquecível Grupo Musical "OS CARDEAIS". Ah, quanta saudade!
Vale frisar aqui, mais uma vez, a competência e o grande talento desse magnífico músico "Galdino dos Cardeais" que orgulhosamente tive como parceiro na gravação do meu "improvisado" CD, intitulado "Carlos Magno - Acústico", no qual ele teve uma brilhante participação dedilhando com maestria o seu violão, ao lado do conceituado tecladista Rálisson.
Galdino, obrigado pela amizade e parabéns pelo seu talento! Desejo-lhe muito sucesso junto ao novo grupo musical “Toque de Classe”.

Fraterno abraço.
Carlos Magno.