O ex-prefeito Florindo Silveira Filho, conhecido carinhosamente como Betão, sempre foi um entusiasta do esporte em Espinosa. Ele comandou por um longo período uma das equipes mais conceituadas na história do futebol espinosense, o Santa Cruz, lá por volta dos anos 70, quando o chamado esporte bretão entusiasmava a população nas tardes de domingo no Campão. A rivalidade entre o seu Santa Cruz e o Espinosense parecia algo como Atlético e Cruzeiro na cidade, com torcedores fanáticos de lado a lado. Tive o prazer de acompanhar muitos jogos de ambas as equipes no Campão, espaço que deixou de existir para dar lugar ao nosso Mercado Municipal durante a administração do prefeito Paulo Cruz.
Esta fotografia que publico abaixo foi me passada pelo amigo Iury Silveira, filho de Betão, e mostra o time do Santa Cruz com uma formação completa, com titulares e reservas. Entre os titulares, três dos maiores craques que eu vi jogar em Espinosa: os meio-campistas Sidney e Roberto Pé-Duro e o zagueiro Téo. É claro que há outros grandes jogadores na imagem, mas estes três citados são os melhores, na minha modesta opinião. Não posso deixar de registrar o meu prazer de poder ter jogado ao lado de todos eles, de outra geração e já veteranos, mas ainda com a velha habilidade e qualidade técnica. Serão eternamente meus ídolos. Uma pena que Téo (assim como Paulão e Bertoldo) já não esteja mais entre nós. Bons tempos! Boas lembranças! Bons momentos!
O meu agradecimento ao Iury pela grande colaboração ao nosso blog. Valeu!
Um grande abraço espinosense.
4 comentários:
Que legal eu me lembro dessa foto boas tardes de domingo e que tinha vários jogos de time da redondeza e sta cruz e o espinosense era as melhores equipes.era uma alegria.esta foto quem tirou foi o meu tio que tinha laboratório fotográfico conhecida como foto minas.saudades daquele tempo hoje moro em são Paulo já estou aqui desde de 1977.ainda este ano vou voltar a minha cidade deve muito diferente. obrigado Estaquio sempre acompanho as suas postagem eu lembro de vc jogando no cruzeirinho um abraço. Fik em casa.
Olá! Obrigado por estar sempre aqui.
Você só não disse o nome nem de que família pertence lá em Espinosa. Será que você não possui nenhuma fotografia antiga daqueles bons tempos para a gente mostrar aqui não?
Um grande abraço e fique com Deus!
Eustáquio
Olá Eustáquio desculpe não ter respondido antes.
Meu nome. Horácio então minha família não e do campo. não e muito conhecida aí no centro de Espinosa. eu morava no campo com meu pai em 70 fui morar com meu tio até 77 nesta mesma data vim pra s paulo.quanto a foto devo ter alguma coisa daquela época vou dá uma procurada e te mando obrigado.
Beleza, Horácio!
Um prazer ter você aqui. Espero que consiga alguma boa imagem daqueles velhos tempos.
Muito obrigado e um grande abraço.
Eustáquio
Postar um comentário