Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

3112 - Confraternização dos cinquentões da AABB MOC

Com o ano de 2022 terminando e o ano novo de 2023 já chegando rápido, trazendo uma explosão de esperança para todos nós, os associados peladeiros da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros promoveram uma confraternização na noite desta quinta-feira, 29 de dezembro, após a última pelada do ano. Dezenas de aficionados pelo futebol se reuniram no salão de eventos do clube, alguns com suas famílias, e em clima de paz, alegria e harmonia, assistiram à apresentação de uma dinâmica de grupo com o artista Niélson e ao show do talentoso músico Felipe Bruto (Fone  (38) 9 9960-7358). Renderam homenagem também ao aniversariante do dia, Longuinhos. O ambiente festivo agradou a todos os participantes, servidos com comida de ótima qualidade e cerveja estupidamente gelada pela turma bacana do restaurante.





Terminado mais um ano, temos mais é que agradecer a Deus pela vida, pela saúde e pela oportunidade de conviver harmonicamente com tantos bons companheiros. Justo também neste momento fazer agradecimentos aos que durante todo o ano trabalham para nos proporcionar a alegria de jogar nossa bolinha em clima de amizade e união, como Thiago, Edivaldo, Juninho, Bilu, Olício, o presidente Silvano, bem como os demais integrantes da diretoria e os funcionários da AABB Montes Claros. Agradecimentos especiais merecem também os organizadores do evento, os dedicados Damata e Borracha.
Que neste ano que se iniciará muito em breve, possamos continuar recebendo as muitas dádivas de Deus, com muita saúde e amor no coração, para seguirmos adiante praticando o bem e o futebol que tanto amamos.
Um grande abraço espinosense. 



quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

3111 - Vá com Deus, Rei Pelé! Obrigado por tudo!

Eu sempre disse aos amigos que gostaria de ainda estar vivo e lúcido para ver a viagem final de Pelé, o Rei do Futebol, e testemunhar a gigantesca tristeza e repercussão mundial diante do fim do Atleta do Século. Seria uma expectativa aceitável, já que ele é 22 anos mais velho que eu. E, infelizmente, como não há escapatória para todos nós humanos, o dia da partida chegou, para tristeza geral de seus familiares, amigos e uma multidão de aficionados por futebol no mundo todo. O Rei está morto! 





Pelé, ou o senhor Edson Arantes do Nascimento, não é um deus, mas apenas um cidadão comum como nós na vida fora dos campos, sujeito ao cometimento de erros e tropeços. Ele não era infalível e tomou atitudes com as quais eu nunca irei concordar. Por exemplos, a demora no reconhecimento da filha Sandra Regina e a sua omissão vergonhosa com os atos criminosos e violentos da maldita ditadura militar brasileira. Mas como todos, temos que ser responsabilizados por nossos erros e louvados pelos nossos acertos. Isto tem nome: Justiça! E se ela não ocorrer aqui no mundo terreno, certamente será realizada no tribunal divino no dia do Juízo Final.  





Pelé foi, é e será inigualável! Ninguém irá em tempo algum superar a sua genialidade com a bola. Podem aparecer outros atletas que o superem em tudo, jogos realizados, gols marcados, títulos conquistados, mas jamais o superarão na arte magnífica de jogar bola. Apesar de nunca ter assistido ao vivo uma atuação de Pelé em campo, tive a possibilidade de assistir a várias das suas jogadas em vídeos e é impressionante a sua força, velocidade e habilidade na tarefa de jogar futebol. Um gênio, o maior de todos! Não à toa, eu, na minha insignificância de mediano jogador de futebol amador ter sempre a pretensão de atuar com a camisa 10 que ele consagrou. É apenas uma maneira de homenagear o maior craque da história, assim também como meus outros ídolos no esporte, como Maradona, Zico, Platini e Messi. 

Pelé e Coutinho, dupla infernal no Santos

Garrincha e Pelé, dupla endiabrada na Seleção Brasileira

Maradona e Pelé, os melhores da história do futebol?


Não há necessidade de muitas palavras para elogiar o Rei, todo mundo que tem o mínimo conhecimento de futebol já sabe de toda sua trajetória maravilhosa e vitoriosa. O Rei permanecerá vivo, eternamente! Que descanse em paz!
Um grande abraço espinosense.


3110 - "22 de Julho", o triste dia do massacre da intolerância em Oslo

Vamos fazer um rápido exercício mental? Use integralmente sua poderosa mente e imagine como seria o mundo se todos os habitantes do esférico, lindo, maravilhoso e azul planeta Terra nunca deixassem seu local de nascimento para quaisquer atividades em outras paragens, vivendo eternamente ali na sua terra natal. Impossível, não é mesmo? Somos milhões de terráqueos que saem de seu torrão natal, livremente, à procura de evolução educacional e econômica, ou forçadamente, vítimas de guerras ou perseguições políticas e religiosas. Como seria muito mais pobre e rudimentar o mundo sem a troca de conhecimentos e a miscigenação dos povos, não é?
Era para existirem no Universo apenas seres iluminados, conscientes e praticantes dos ensinamentos de Paz e de Amor de Jesus Cristo, mas a realidade é bem mais dura, triste, violenta e tenebrosa. Temos entre nós, muitas vezes bem sorrateiramente escondidos sob um manto de puerilidade, pudicícia e retidão, pessoas as mais bárbaras, truculentas e velhacas. Nesses tempos sombrios, muitas dessas figuras deixaram os subterrâneos e emergiram das trevas do mal. Os absurdos casos de violência política, os assustadores números de feminícídios e a fúria cruel do desejo de alguns desequilibrados de fomentar no país uma guerra civil, estão nas manchetes dos jornais, canais da Internet e das TVs. A mais recente sandice desses facínoras foi um atentado terrorista, com a ideia de radicais extremistas de explodir um caminhão-tanque carregado de querosene em Brasília, próximo ao aeroporto da cidade, com consequências inimagináveis.
Para que todas as pessoas minimamente sensatas possam parar e refletir profundamente sobre o perigo e as terríveis consequências desta radicalidade insana que explodiu no nosso Brasil nos últimos anos, indico um filme baseado em fatos reais disponível na Netflix, "22 de Julho". O filme dirigido por Paul Greengrass nos mostra os covardes, brutais e sangrentos atentados políticos protagonizados por um jovem extremista na cidade de Oslo, na Noruega, no dia 22 de julho de 2011. O assassino frio e calculista, revoltado com a presença de imigrantes no seu país e na Europa, explodiu um carro-bomba na frente da sede administrativa do governo, matando oito pessoas, e logo após baleou e assassinou mais 69 pessoas na Ilha de Utoya, a maioria adolescentes, em um acampamento de verão da turma da Juventude Trabalhista local. À dor dos pais pela morte dos filhos, juntou-se o sofrimento dos mais de 200 sobreviventes feridos, bem como de toda a comunidade local. 



É muitíssimo importante que se assista ao filme com completa empatia, bem como com a inadiável reflexão de como pode ser trágica, letal, horripilante e sanguinária esta inaceitável intolerância com os nossos irmãos de outros territórios que não o nosso. É só olhar para nós mesmos para percebermos que, muitos de nós tivemos que deixar nossas cidades natais para construirmos os futuros nossos e de nossos filhos em um lugar diferente. Olhe ao seu redor e repare quanta gente veio de outras localidades para desenvolver e fazer evoluir nossa cidade. O mundo é de todos e devemos acolher e sermos recebidos carinhosa e respeitosamente em qualquer lugar. 
Para que tenhamos um pouquinho de noção desta história absurda ocorrida na Noruega, basta se colocar como pai e mãe de uma só das 77 pessoas inocentes assassinadas friamente. Nunca é tarde para acordar e compreender que esse radicalismo exacerbado só traz ódio, violência e morte. Os radicais extremistas, fanáticos religiosos ou políticos de quaisquer ideologias, devem ser identificados e apartados da sociedade o quanto antes, para que não vejamos nunca mais esses massacres mortais e sangrentos que tanta dor trazem.

O radical extremista assassino foi condenado a apenas 21 anos de prisão

O sentimento que nos vem imediatamente à mente ao assistir a cenas tão covardes, violentas e perturbadoras como estas mostradas no filme, e ressalte-se, cenas lamentavelmente reais, não ficcionais, é o de raiva, de indignação, de revolta, de vingança, de pegar este sujeito cruel e sanguinário com as próprias mãos e agredi-lo violenta e impiedosamente para estraçalhá-lo até a morte. Seria a reação normal de um puma, de um urso, de uma onça, de um pitbull, de um animal selvagem acuado, vendo seu filhote ser atacado e morto. Mas nós, seres pensantes e divinamente presenteados com um cérebro dotado da condição de exercitar a razão, temos que nos conter, respirar profundamente, refletir serenamente e agir de forma totalmente contrária a este homicida impassível, seguindo o que manda a nossa consciência humana e a Lei vigente. Não podemos, de maneira alguma, nos igualar a gente tão má, pois assim nos tornaremos assassinos covardes também, o que não é digno nem cristão. Como filhos de Deus, temos que seguir seus ensinamentos e tratar os demais seres, mesmo que assassinos cruéis, não com ódio, intolerância e violência, mas com Paz, Amor e Solidariedade.             
Um grande abraço espinosense. 



3109 - Mais perdas em Espinosa: Dona Nazinha e Dona Júlia

Obviamente que não gostaria de vir aqui trazer tantas más notícias, ainda mais neste período de Natal e Réveillon, quando as famílias se reúnem em confraternização, mas a verdade jamais pode ser escamoteada e os fatos devem ser sempre escancarados a todos, mesmo que angustiantes. 
Infelizmente, e com um pequeno atraso, trago mais notícias tristes vindas de Espinosa, seguindo neste período doloroso de perdas importantes para a nossa comunidade espinosense. 
Nos últimos dias, nossa comunidade chorou os falecimentos de duas senhoras queridas, dignas e respeitáveis: Dona Noeme Duarte Balieiro (Nazinha) e Dona Júlia.
Aos familiares e amigos de Dona Nazinha e Dona Júlia, expresso aqui as minhas condolências e a minha oração a Deus para que lhes console neste terrível instante da vida e lhes conceda a suficiente paz, fé, força e resignação para acatar serenamente os desígnios divinos.
Que essas mulheres de fibra e trajetórias exemplares descansem na mais completa paz após cumprida a missão aqui na Terra.
Um grande abraço espinosense. 


Dona Nazinha

Dona Júlia

  

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

3108 - Mistério na ilha grega

Neste tempo de Natal e Réveillon, o imprescindível é curtir a especial companhia da família e dos amigos para vivenciar bons papos, relembrar ótimos momentos, dar boas risadas e talvez até reatar relacionamentos abalados por divergências políticas, preocupando-se apenas em maneirar no consumo da bebida alcoólica e das muitas gostosuras postas na mesa.
Mas certamente aparecerão os intervalos para curtir a ressaca, e nesse período, nada como um filme para acalmar a cabeça e se recuperar da efervescência das farras em sequência. Uma dica para reativar o cérebro claudicante após o excesso de gole é o filme "Glass Onion: Um Mistério Knives Out". A produção dirigida por Rian Johnson e estrelada por astros como Daniel Craig, Edward Norton, Kate Hudson, Janelle Monáe, Leslie Odom Jr., Jessica Henwick, Madelyn Cline, Dave Bautista e Kathryn Hahn, é mais uma aventura cheia de mistérios do charmoso e eficiente detetive Benoit Blanc, sequência de "Entre Facas e Segredos". Está disponível na Netflix. A história acontece em uma ilha grega de um milionário para onde são convidados os amigos do magnata, em uma narrativa misteriosa de um provável assassinato. 



Como em todo filme sobre mistério, não se deve dar quaisquer pistas sobre o roteiro, mas recomenda-se muita atenção nos diálogos para que a história seja completamente entendida. Não é nenhuma obra-prima a produção, mas vale a pena pelo entretenimento. Bom proveito! E moderação na bebedeira!
Um grande abraço espinosense. 



sábado, 24 de dezembro de 2022

3107 - Natal genuinamente brasileiro

Como é maravilhoso a gente poder observar este instante mágico de encantamento natalino em que algumas pessoas repentinamente tornam-se sensíveis, justas e solidárias, totalmente diferentes do restante do ano, em que passam o tempo tratando mal as pessoas menos favorecidas, sendo egoístas, arrogantes, racistas, machistas e homofóbicas e até implorando a deflagração de uma guerra civil que pode resultar em milhares de mortes de irmãos inocentes. Nada como o poder transformador do Natal!
Para alimentar ainda mais este milagre dos Céus, eis aqui uma interpretação bem brasileira, especialmente nordestina, de uma clássica canção natalina composta por Pierre Pierpont, com o nome original de "Jingle Bells".
Felicidade a todos, inclusive aos recém convertidos à Paz e ao Amor, nesta noite linda do nascimento de Jesus e em todos os dias que virão cheios de esperança logo adiante. 
Um grande abraço espinosense.



3106 - "Jingle Bells", by Bayern München

O resultado, artisticamente falando, não foi lá essas coisas, mas valeu a intenção. O poderoso e vitorioso clube alemão Bayern München inovou ao reunir sua comissão técnica e seus jogadores para estrelar um vídeo de Natal, com todos eles vestindo gorro vermelho e cantando a tradicional canção natalina "Jingle Bells". 
Como muitos levaram a ideia na brincadeira e outros não tiveram a bênção de possuir habilidade na arte de interpretar, a versão "bayerniana" da canção ficou bonitinha, mas ordinária, o que não retira a originalidade nem o bom propósito da peça audiovisual bávara.
O que vale é a boa intenção de vivenciar o Natal, a data do nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo, e espalhar sentimentos de Paz, Amor e Justiça pelo mundo. Valeu, Bayern!
Um grande abraço espinosense.    



sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

3105 - Um Natal festivo e um ano novo pleno de alegria a todos!

Está muito próximo o aniversário de nascimento do ser iluminado que mudou o mundo e a História. Que saibamos compreender e colocar em prática seus divinos ensinamentos não só no período da sua data natalícia, mas em todos os instantes da vida, distribuindo amor, paz, harmonia e respeito sem distinção a todos os irmãos. 

Cada dia que amanhece é um novo recomeçar
Cada ano que chega, é renovada a esperança
Cada passo que damos, é em direção ao sonhar
Cada desejo é em busca da bem-aventurança

São difíceis, mas normais na vida, as turbulências
Com o roteiro da história sempre findando feliz
Só não podemos nos render às contingências
Seguindo adiante sem ódio e pensamentos hostis

Mais que nunca, necessária é a clarividência
A compreensão plena e ampla da realidade
Afinal, do que nos vale a suposta sapiência?
E o aprendizado certeiro da religiosidade?

Não é Papai Noel personagem do Livro Sagrado
Quem nos apresenta os ensinamentos do Salvador
Nem lição celestial, o consumo desenfreado
Mas a aplicação cotidiana da Paz e do Amor

E que a solidariedade e o respeito aos irmãos
Não se apresente somente na época do Natal
Mas que seja atitude diária de todos os cristãos
Transformando o mundo em um paraíso transcendental 

Sejam felizes e façam os outros felizes, sem ódio no coração, sem violência nas atitudes, sem mentiras nas manifestações, sem falsidade no trato cotidiano, sem desejos maldosos na alma. E viva a vida!
Um grande abraço espinosense.



quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

3104 - Evoluir é preciso, com gentileza, ternura e sensatez

Para dissipar um pouco o clima fúnebre, pesado e desconfortante dos últimos dias, de tantas perdas humanas, vamos falar sobre beleza, empatia, gentileza, metamorfose e esperança de novos tempos e atitudes dos nossos irmãos terráqueos no cotidiano.  
Ninguém refutará que a razão de ser de uma peça publicitária é somente vender, ainda mais neste mundo altamente capitalista em que vivemos. Mas por que esta propaganda comercial não pode ser produzida com esmero, beleza e encantamento? Pois foi isto que o Bradesco conseguiu em sua mais recente campanha de Natal, com um vídeo extremamente criativo, sensível e emocionante.
Com o título de "E pra você, o que vem primeiro em 2023?", a campanha do Bradesco pretende fazer com que as pessoas reflitam sobre suas atitudes no cotidiano, despertando a empatia e a aplicação constante do sentimento maior, o amor. Mas não só! Quer nos mostrar a importância do respeito às diferenças, da paciência e carinho com os idosos, da compreensão com os contrários, do cuidado com o Meio Ambiente, enfim, da convivência harmônica e pacífica com os demais. A canção é inédita e linda, interpretada por Gabriel Mielnik. A belíssima campanha é uma elogiável produção da Agência Aldeiah.

Ficha Técnica:
Cliente: Bradesco
Título: Fim de Ano
Agência: aldeiah.
Aprovação Bradesco: Nathália Garcia, José Maurício de Campos Lilla, Carolina Nobre, Débora Rangel, Leticia Nascimento Costa Cruz, Herick Rocha, Vagner Soares e Lucas Suesco
Mídia Bradesco: Rafael Gobbi, Tatiana Tamashiro
Produtora de imagem: Killers
Direção: Claudio Borrelli
Assistente de Direção: Tina Ponte
Fotografia: Gabriel Bianchini
Diretor de Arte: Paulo Ribeiro
Produtor Executivo: Julia Tavares
Coordenação de Produção: Flavia Sereno Mancen
Assistente de Coordenação: Nely Figueiredo
Direção de Produção: Tatiana Ueda
Pós-Produtora: Flow Effects
Montador: Claudio Borrelli, Marcelo Cavalieri AMC
Finalizador: Andreia Figueiredo
Finalização: Luciana Lima
Color Grading: Ely Silva
Direção Unidade Digital: Renê Baldissera, Denis Hornos
Produtora: Mr. Pink
Composição: Henrique Racz
Arranjo: Silvio Piesco
Cantor: Gabriel Mielnik
Finalização: Edilson Martins e Lucas Weingaertner
Coordenação: Aninha Cordeiro e Letícia Brito
Produção-executiva: Guta Lima, Chica Mauger e Renata Prado
Acessibilidade: Livia Mota
Still
Fotógrafo: Paulo Mancini
Produtora-executiva: Thais Sanches
Produtora de Set: Flavia Azevedo
Assistente de Foto: Fabrício C.P. de Andrade, Vinicius Gomes Feitoza Santos   

Parabéns ao Bradesco pela maravilhosa campanha, que nos direciona para um melhor convívio com as pessoas ao nosso redor, não só com aquelas do nosso círculo íntimo. E que este amor, empatia e respeito não se manifeste apenas em tempos natalinos, mas em todos os instantes do ano.
Um festivo e fraterno Natal e um abençoado ano de 2023 para todos!
Um grande abraço espinosense.



terça-feira, 20 de dezembro de 2022

3103 - Tristeza em série: morreu Edrey

Que dias tristonhos estes para a nossa comunidade espinosense! Uma série de falecimentos de pessoas queridas da nossa sociedade vem entristecendo bastante a todos nós de Espinosa. Agora há pouco recebi o comunicado de que o empresário Edrey Soares de Sá infelizmente faleceu hoje aqui em Montes Claros, onde estava se submetendo a uma intervenção cirúrgica para restabelecer a saúde. 
Edrey era pessoa trabalhadora, querida e respeitada na cidade de Espinosa, proprietário de uma empresa de compra, venda, troca e financiamento de motocicletas. Era casado com Erlaine e tinha completado seus 50 anos de idade há pouco tempo, em 02 de setembro passado.
À esposa Erlaine e demais familiares, os meus sentimentos de pesar pela enorme perda. Rogo a Deus para que lhes confortem com toda a fé, fortaleza e resignação neste instante tão dolorido e desalentador. 
Que após sua caminhada terrena e a missão cumprida, Edrey possa descansar em plena paz no Reino de Deus! 
E que o bom Deus nos proteja a todos nesses tempos tão sombrios!
Um grande abraço espinosense. 



3102 - Uma tragédia! Faleceu Henrique de Wellington e Gê

Esta nossa caminhada terrena é um emaranhado de emoções boas e ruins, de alegrias e tristezas, de glórias e fracassos, de nascimentos e mortes, em um vaivém imprevisível e irremediável. Às vezes, no mesmo instante em que estamos felizes por alguma boa nova, eis que imediatamente nos entristecemos fortemente por uma terrível notícia que nos chega de surpresa. 
Nem bem havia assimilado a dolorosa perda da querida Georgina, eis que tomei conhecimento do falecimento precoce e trágico do jovem Geraldo Henrique, atropelado por um caminhão aqui em Montes Claros. Henrique é filho do conterrâneo amigo Wellington Geraldo Nogueira, funcionário dos Correios, e da sua esposa Genilda.
Neste momento tão terrível de suas vidas, de dor tão imensa com a perda prematura do filho amado, quero me solidarizar com Wellington e Gê, como também aos demais familiares, rogando ao bom Deus para que lhes conforte e lhes conceda a bastante força, fé e serenidade para suplantar esta dura e difícil provação. 
Conforme Wellington, o velório e sepultamento serão realizados hoje em Pirapora.
Que o jovem Henrique seja recebido de braços abertos pelo Criador no seu Reino!
Um grande abraço espinosense.



Turma da 4ª série da Escola Estadual Comendador Viana em 2004
Geraldo Henrique é o terceiro a partir da direita na segunda fileira


segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

3101 - Encontro Anual dos Amigos Funcionários do Banco do Brasil

Há algum tempo, cinco anos, os amigos funcionários do Banco do Brasil têm a oportunidade de se reunirem em data próxima do Natal e do início do ano vindouro para uma harmônica e festiva confraternização em Montes Claros. Sob o comando das dedicadas colegas Rose Durães e Maria Alice, este despretensioso evento acontece em ambiente leve e descontraído, com muita música e animação, proporcionando encontros com velhos amigos e conquistas de novos.
Neste ano de 2022, após aquela triste pandemia que nos custou milhares de vidas, o clima era de algum sentimento de tristeza pelos que partiram, mas de imensa alegria por mais um reencontro. A parte musical ficou por conta do excelente cantor Lindomar Coimbra e os comes e bebes com o sempre competente Buffet Bella Tavolla de Zena Alexandre. O encontro foi realizado neste sábado, 17 de dezembro, nas instalações do Salão de Eventos Acácia, situado na Avenida José Corrêa Machado. 
Um grande abraço espinosense.

 

domingo, 18 de dezembro de 2022

3100 - Tristeza. Faleceu Georgina

Minha grande alegria no domingo, causada pela histórica conquista de Lionel Messi e sua Argentina na Copa do Mundo do Catar, de repente deu lugar à uma enorme tristeza com a notícia do falecimento da minha querida Georgina Maria da Silva. Geo, como era carinhosamente chamada pelos mais próximos, morava em Patrocínio, sua terra natal e iria completar seus 72 anos de idade agora no dia 27 de dezembro. 
Para quem não a conhecia, Geo chegou a Espinosa nos anos 80 para trabalhar na agência do Banco do Brasil. Conheceu então meu primo Carlos Magno, o Magrão, seu colega de empresa, e constituíram família, gerando três filhas maravilhosas: Karla, Katherine e Karolinne. Depois de algum tempo, o casamento deles se desfez e ela retornou com as meninas à sua cidade natal, Patrocínio. 
Georgina era uma pessoa com um enorme coração, sempre disposta e acessível para ajudar a quem estivesse em dificuldades. Eu mesmo tenho enorme gratidão por ajuda sua em momento de apuro. Ela se destacava também por sua dedicação fervorosa às suas filhas e netos. 
Quero externar aqui às filhas de Geo, Karla, Katherine e Karolinne, bem como aos demais familiares, o meu sincero e profundo sentimento de tristeza, ao mesmo tempo em que rogo a Deus para que lhes dê a bastante força, serenidade e resignação para entender e aceitar o destino e a sua partida deste mundo terreno. Certamente Geo estará nos braços do Pai depois de sua missão cumprida com êxito. 
Que descanse na mais completa paz! 
Um grande abraço espinosense.  
  


3099 - Após jogaço, a Argentina de Messi é Campeã Mundial no Catar

E a Copa do Mundo do homofóbico, machista, retrógrado, sóbrio e injusto socialmente Catar chegou ao fim. Um lugar super moderno e estranho, onde sobram dinheiro e tecnologia, mas onde as mulheres são obrigadas a cobrir totalmente o corpo, onde é proibido demonstrar carinho a outro ser humano em público e onde não se pode tomar nem uma cervejinha nas ruas. Após os 63 jogos disputados nas fases de grupo, de oitavas de final, de quartas de final, de semifinais e na decisão do terceiro lugar, eis que finalmente chegava a hora da grande decisão do maior espetáculo do planeta futebol de seleções. Com o aperitivo da disputa do terceiro lugar disputada na véspera, a esperada final da Copa concentrou a atenção de milhões de aficionados por futebol no mundo inteiro, aguardando a anunciação do premiado vencedor no início da tarde deste domingo.



Ontem, no sábado, 17 de dezembro de 2022, às 12 horas do Brasil, no Estádio Internacional Khalifa, Croácia e Marrocos entraram no gramado para lutarem a sua última batalha no torneio, em busca do consolo da terceira melhor posição na Copa do Mundo FIFA 2022. E a partida começou em ritmo avassalador, com dois gols antes dos 10 minutos jogados. A Croácia abriu o placar logo aos 6 minutos, com um gol do jovem e ótimo zagueiro Josko Gvardiol (camisa 20), após bela jogada ensaiada. Dois minutos depois o Marrocos empatou a partida, com um gol também de cabeça do Achraf Dari (camisa 20). O jogo continuou movimentado, com boas chances de lado a lado. O goleiro Yassine Bounou "Bono" (camisa 1) quase entregou a rapadura, com um chute torto que quase entrou em sua própria meta, resultando em escanteio, mas se recuperou e adiante no jogo fez belas defesas. A Croácia passou à frente do placar com bela finalização de Mislav Orsic (camisa 18). O valoroso time marroquino ainda tentou a todo custo o empate, mas a saída de jogadores lesionados e o cansaço atrapalharam o sonho de alcançar a vitória. Marrocos perdeu, mas deixou o Catar com a glória de ter entrado na história das Copas como o primeiro time africano a chegar às semifinais, mostrando um futebol eficiente, coeso e competitivo que surpreendeu o mundo. Com a vitória por 2 x 1 sobre o Marrocos, a Croácia conquistou a terceira colocação, uma posição muitíssimo honrosa, e retornará para casa orgulhosa do seu desempenho e trajetória entre os gigantes do futebol mundial.



Para iniciar o show de encerramento da Copa, uma interpretação, por uma cantora vestida de branco, da canção composta por Bob Thiele, George Douglas e George Weiss que se eternizou na voz de Louis Armstrong, "A Wonderful World". Em seguida, luzes, cores, músicas e coreografias preencheram o estádio lotado até que a bola rolasse e colocasse fim à primeira Copa realizada no deserto. 
Às 16 horas, horário de Brasília, no Estádio Lusail, era a hora do espetáculo final. Com toda a ansiedade dos milhões de torcedores espalhados pelo mundo inteiro, deu-se início ao protocolo e à cerimônia de abertura da partida, com a réplica gigante da taça sendo carregada para o centro do gramado, assim como os gigantescos símbolos da Argentina e França, as bandeiras da FIFA, da campanha social, dos países finalistas em tamanho menor e os painéis com os nomes da competição e local. Logo em seguida, clicados por centenas de profissionais da imprensa e sob disparos de canhões de luzes, chamas e fumaça, a equipe de arbitragem, as crianças e os selecionados finalistas entraram em campo para a execução dos hinos nacionais. Terminada a cerimônia que se repetiu pela última vez neste domingo, a contagem regressiva deu lugar ao toque inicial e ao início da partida em que todos os 32 participantes sonharam jogar.  
E a decisão começou tensa, com muitas faltas e provocações entre os jogadores e, é claro, muita atenção e marcação cerrada. Nesta partida, o francês Hugo Lloris (camisa 1) se tornou o goleiro com mais jogos disputados em Copas do Mundo: 20. Ele participou das quatro últimas Copas, 2010, 2014, 2018 e 2022, superando os colegas Neuer (19 jogos), Maier e Taffarel (18 jogos) e Casillas, Zoff, Barthez e Shilton (17 jogos).
Aos 22 minutos, com um pênalti meio "mandrake" marcado pelo árbitro, o gênio e artilheiro da Copa Lionel Messi (camisa 10) bateu com a costumeira categoria e colocou a Argentina na vantagem do marcador., para delírio dos torcedores argentinos presentes no estádio, na Argentina e no mundo todo. Com este gol, o cracaço argentino se iguala a Pelé, com 12 gols marcados em Copas, ficando atrás apenas de Klose (16 gols), Ronaldo (15), Gerd Mueller (14) e Just Fontaine (13). Aos 35 minutos, após troca rápida e certeira de passes, a Argentina marcou o seu segundo gol, através de Ángel Di Maria (camisa 11). A França estava em maus lençóis, perdendo por 2 x 0 ainda no primeiro tempo e sendo dominada pela Argentina. A única alternativa para a França era voltar com tudo na segunda etapa, em busca de uma reviravolta épica e pouco provável. Mas estava difícil, com Kylian Mbappé (camisa 10) completamente anulado. Mas aos 34 minutos, um alento, com a marcação de um pênalti sobre Randal Kolo Muani (camisa 12). O artilheiro Mbappé bateu no cantinho e recolocou a França no jogo. E logo depois, a ressurreição francesa aconteceu. O mesmo Mbappé pegou de primeira um passe aéreo de Marcus Thuram (camisa 26) e marcou um golaço, decretando o empate na partida e o silenciamento da animada e barulhenta torcida argentina. E a França acordou, passando a sufocar a Argentina em busca da vitória ainda no tempo regulamentar. Mas Messi fez o goleiro Lloris fazer milagre, com uma defesa espetacular em um chutaço do camisa 10 de fora da área, nos acréscimos. Sem mais gols, veio a prorrogação. Cansaço, tensão, nervosismo, emoção, até que brilhou a estrela do gênio. Messi completou uma defesa do goleiro adversário com um leve toque de perna direita e marcou para a Argentina, 3 x 2. Vitória garantida, jogo encerrado? Que nada! Outro gênio da bola, Mbappé, deixou tudo igual de novo no placar, batendo pênalti com classe e tranquilidade. Já nos acréscimos do tempo extra, foi a vez de Emiliano Martínez (camisa 23) fazer outro verdadeiro milagre, ao defender espetacularmente um chute de Randal Kolo Muani (camisa 12) à queima-roupa. E a decisão foi para os pênaltis! A França começou com Mbappé marcando. Messi converteu. Coman bateu para a defesa do goleirão Martínez. Dybala bateu no centro do gol e marcou. Tchouameni chutou para fora. Paredes converteu sua cobrança. Kolo Muani cobrou forte e marcou. Montiel foi para a bola e balançou as redes. Estava decidida a Copa, a Argentina de Messi é a grande Campeã do Mundo da FIFA!
A Argentina, na sua 18ª participação e 6ª final em Copas do Mundo, conquista o seu terceiro título, (1978, 1986 e 2022), fazendo justiça a um dos maiores gênios do futebol mundial, o craque Lionel Messi. Ninguém mais do que ele, merece esta conquista! Viva Messi! E parabéns à França e ao Mbappé, craque que ainda encantará muitas vezes o amante do futebol. 



ARGENTINA 3 (4)X 3 (2) FRANÇA
Motivo: Partida final da Copa do Mundo de Seleções FIFA 2022
Data: 18 de dezembro de 2022, Domingo, 12 horas de Brasília
Local: Estádio Lusail, Catar
Arbitragem: Szymon Marciniak (Árbitro), Pawel Sokolnicki (Assistente), Tomasz Listkiewicz (Assistente) e Ismail Elfath (Quarto Árbitro)
Gols:Messi, aos 22 min. do 1º tempo, de pênalti, Di Maria, aos 35 min. do 1º tempo, Messi, no 2º tempo extra (Argentina),  Mbappé aos 34 e 36 min. do 2º tempo, Mbappé no 2º tempo extra, de pênalti (França)
Cartões amarelos: Enzo Fernández, Marcos Acuña, Leandro Paredes, Gonzalo Montiel (Argentina), Adrien Rabiot, Marcus Thuram, Olivier Giroud (França)
ARGENTINA: Emiliano Martínez (23); Nahuel Molina (26) (Gonzalo Montiel-4), Cristian Romero (13), Nicolás Otamendi (19) e Nicolás Tagliafico (3) (Paulo Dybala-21); Rodrigo De Paul (7) (Leandro Paredes-5), Enzo Fernández (24), Alexis Mac Allister (20) (Gastón Pezzella-6) e Lionel Messi (10), Julián Álvarez (9) (Lautaro Martínez-22) e Ángel Di Maria (11) (Marcos Acuña-8)
Treinador: Lionel Scaloni
FRANÇA: Hugo Lloris (1); Jules Koundé (5) (Axel Disasi-3), Raphaël Varane (4) (Ibrahima Konaté-24), Dayot Upamecano (18) e Théo Hernandez (22) (Eduardo Camavinga-25); Aurélien Tchouameni (8), Adrien Rabiot (14) (Youssouf Fofana-13) e Antoine Griezmann (7) (Kingsley Coman-20); Ousmane Dembélé (11) (Randal Kolo Muani-12), Kylian Mbappé (10) e Olivier Giroud (9)  (Marcus Thuram-26)
Treinador: Didier Deschamps




Artilheiros da Copa:
Kylian Mbappé (França) - 8 gols
Lionel Messi (Argentina) - 7 gols
Julián Álvarez (Argentina) - 4 gols
Olivier Giroud (França) - 4 gols
Enner Valencia (Equador) - 3 gols
Richarlison (Brasil) - 3 gols
Álvaro Morata (Espanha) - 3 gols
Gonçalo Ramos (Portugal) - 3 gols
Cody Gakpo (Holanda) - 3 gols
Bukayo Saka (Inglaterra) - 3 gols
Marcus Rashford (Inglaterra) - 3 gols

Melhor jogador jovem: Enzo Fernández (Argentina)
Melhor goleiro: Emiliano Martínez (Argentina)
Melhor jogador: Lionel Messi (Argentina)

Dois cracaços de bola


Terminada mais uma Copa do Mundo, infelizmente sem uma conquista brasileira, é tempo de os responsáveis pelo futebol brasileiro, os poderosos homens da CBF, reunirem-se, exercitarem a humildade, discutirem os processos utilizados e realizarem uma ampla autocrítica, na tentativa de descobrirem eventuais equívocos cometidos para que estes sejam sanados o quanto antes. Talvez um desses erros seja o não enfrentamento às equipes europeias de maior poder técnico durante a preparação para a Copa do Mundo. Jogadores de excelente qualidade, temos em grande número. Treinadores competentes, também temos em boa quantidade. Com poucas trocas de jogadores na Seleção Brasileira, com a aposentadoria dos mais antigos, casos de Daniel Alves, Weverton, Everton Ribeiro e Thiago Silva, teremos certamente em 2026 as presenças do craque Neymar e de outros imprescindíveis e experientes jogadores que ainda tem idade para jogar mais um torneio mundial, como Marquinhos, Casemiro e Alisson, e essa safra de excelentes jovens jogadores, caso de Rodrygo, Vinícius Júnior, Pedro, Lucas Paquetá, Bruno Guimarães, Antony, Richarlison, Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli e Raphinha. O futebol é como política e vestibular, quando a gente ganha, comemoramos com toda alegria; quando a gente perde, aceitamos a derrota, engolimos a tristeza, enxugamos as lágrimas e seguimos adiante na busca de uma preparação melhor para a próxima batalha, sem desânimo e pranteio. É o que fazem os gigantes, os éticos, os vencedores. Então, 2026, aí vamos nós em busca do hexa mais uma vez!
Um grande abraço espinosense.   
 




quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

3098 - Sonho realizado de Marina Sena

Deixando de lado por um instante os muitos jogos e emoções da Copa do Mundo e os tristes comunicados de perdas humanas, vamos falar um pouquinho só de boa música e de um encontro sublime entre duas grandes cantoras da nossa Música Popular Brasileira, Gal Costa e Marina Sena. 
Realizar sonhos é certeza de felicidade para cada um de nós, meros seres humanos. Para quem é músico então, ter oportunidade de conhecer pessoalmente, ou ainda mais, ter a chance de trabalhar junto com o ídolo em um projeto artístico, aí é um presente dos Céus. E quem foi presenteada com esta dádiva foi a nossa talentosa cantora e compositora norte-mineira e taiobeirense Marina Sena. Ela conseguiu realizar uma gravação com sua cantora preferida, Gal Costa, antes que esta nos deixasse precocemente há poucos dias. 



Gal Costa e Marina Sena fizeram a gravação, em estúdio, da canção "Para Lennon e McCartney", composta por Lô Borges, Fernando Brant e Márcio Borges, obra lançada na sexta-feira, dia 9 de dezembro passado. Esta gravação das cantoras faz parte de um projeto de encontro de gerações da música denominado "Música Conecta", que gerará, pela gravadora Biscoito Fino, um álbum que será lançado em 2023, com Gal cantando em parceria com artistas renomados e jovens talentos da MPB.



Coincidentemente, Marina Sena nasceu no mesmo dia que Gal Costa, 26 de setembro, mas com 51 anos de diferença. Gal nasceu em 1945 e Marina em 1996. A última gravação de Gal teve a direção musical de Guilherme Kastrup e a participação dos músicos Fábio Sá (baixo e baixo synth) e Guilherme Held (guitarra), além da percussão de Kastrup e de samples de Brisa Flow. 
É um presente ver novos e antigos artistas se conectando para gerar novas maravilhas da música, sem preconceitos ou estrelismos, com foco apenas na beleza da criação artística. 
Um grande abraço espinosense. 





3097 - Meu caro Gordo faleceu

Por intermédio do conterrâneo Vinícius Alves Soares, na sua página de Facebook, tomei conhecimento do falecimento do meu amigo Evair de Deus Diegues, mais conhecido como "Gordo". Ele é casado com a filha de Sêo Lindolfo e Dona Maria, Ana Lúcia, e trabalhava no ramo de manutenção de extintores de incêndio. Ele tinha 71 anos.
Na minha visão, Vair, ou Gordo, era uma pessoa serena, gentil no trato e extremamente bem humorada, sempre disposto a um bom papo sempre que nos encontrávamos, normalmente no trabalho. Havia algum tempo que não o via, infelizmente. 
Aos seus familiares, o meu sentimento de tristeza e a minha solidariedade cristã neste momento de sofrimento e dor. Que Deus os conforte neste instante tão doloroso e difícil, e que Vair descanse em paz no Reino dos Céus.
Um grande abraço espinosense.  


quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

3096 - Agora o título da Copa está só entre França e Argentina

A Copa do Mundo 2022 está nos seus momentos derradeiros, com a realização das partidas semifinais do torneio mundial de seleções ontem, terça-feira, entre Argentina e Croácia, e hoje, quarta-feira, entre Marrocos e França. 



Argentina e Croácia entraram no gramado do Lusail Stadium na terça-feira, 13 de dezembro, com o sonho de chegar mais uma vez ao jogo final de uma Copa, situação diferenciada de euforia e encantamento já vivida pelos seus habitantes aficionados por futebol. A Argentina, em busca do terceiro título, já com as conquistas de 1978, com Mario Kempes, e 1986, com o gênio Diego Armando Maradona, entrou como favorita contra a Croácia, que mesmo com moral após eliminar o Brasil nos pênaltis, só tem em sua trajetória um vice-campeonato da Copa disputada em 2018 e um terceiro lugar em 1998. Esta nova façanha dependia dos desempenhos em campo dos seus jogadores durante os 90 minutos do tempo regulamentar, ou nos mais 30 minutos da prorrogação ou até da disputa tensa das penalidades máximas. Mas tudo já se encaminhou ainda na primeira etapa, com gols de Lionel Messi (camisa 10) batendo pênalti cometido pelo goleiro Dominik Livakovic (camisa 1) sobre Julián Álvarez (camisa 9) e do mesmo Álvarez, após jogada de muita raça e sorte. Mesmo com maior posse de bola e o domínio do meio-campo pela Croácia, sua mais forte característica, a Argentina foi mais contundente, aguda e eficaz, vencendo o primeiro tempo por 2 x 0. Sem outra opção, o treinador croata Zlatko Dalić fez modificações e colocou o time mais adiantado em busca do empate. Mas a Argentina, com Messi endiabrado, faria o terceiro gol novamente através do artilheiro Julián Álvarez (camisa 9), depois de jogada espetacular do mítico camisa 10 argentino. Com o jogo nas mãos e o resultado garantido, o time argentino ficou trocando passes com tranquilidade, para desânimo dos croatas que sabiam ser impossível uma reviravolta.      
Nesta partida, Messi continuou batendo recordes. Virou artilheiro da Copa ao lado de Mbappé, com 5 gols, ultrapassou o artilheiro Gabriel Batistuta em gols marcados (11) pela Argentina em copas e igualou-se ao Lothar Matthäus como recordista de jogos na história das Copas do Mundo, com 25 partidas disputadas, à frente de Miroslav Klose, com 24, Paolo Maldini, com 23, e Cristiano Ronaldo, com 22.



O surpreendente time do Marrocos e a favorita ao título França pisaram no gramado do Al Bayt Stadium na tarde desta quarta-feira, 14 de dezembro, comprometidos em fazer história e passar à disputa final da cobiçada taça de Campeão Mundial de Seleções da FIFA. A poderosa França, em busca do seu terceiro título, por ter vencido em 1998, com Zinedine Zidane, e em 2018, com Kylian Mbappé, parecia muito mais capacitada para chegar à mais uma final, mas a valorosa equipe do Marrocos, entusiasmada com o feito de chegar à semifinal pela primeira vez na história, pretendia seguir vencendo, brilhando e arrebatando o mundo do futebol. A aposta marroquina era continuar bem fechadinha na defesa, como fez com sucesso e competência durante todo o torneio, mas a estratégia desmoronou bem cedo, logo aos 5 minutos de jogo, com o gol francês marcado pelo lateral-esquerdo Theo Hernandez (camisa 22). Com o resultado adverso, não havia outra decisão a tomar senão se arriscar fustigando o adversário. E Marrocos criou boas chances de empatar, uma delas com bom chute de Azzedine Ounahi (camisa 8) para bela defesa de Hugo Lloris (camisa 1) e outra com Jawad El Yamiq (camisa 18), em bonita finalização de bicicleta. Pela França, Olivier Giroud (camisa 9) esteve próximo de marcar em duas oportunidades, uma delas acertando a trave. Veio o segundo tempo e o Marrocos continuou apertando a França, que se defendia com o time bastante recuado. E o jogo transcorria em alto nível, com emoção à flor da pele pelo resultado mínimo podendo ser igualado a qualquer momento. Marrocos buscava sufocar a França que esperava uma oportunidade no contra-ataque para marcar o segundo gol e confirmar a vitória. Depois de boas chances criadas de lado a lado, o técnico francês Didier Deschamps trocou Ousmane Dembele (camisa 11) por Randal Kolo Muani (camisa 12), e a sorte lhe sorriu. Aos 32 minutos, após boa troca de passes até a finalização desviada de Mbappé (camisa 10), a bola sobrou limpa para Randal Kolo Muani (camisa 12) apenas empurrar para o fundo do gol, tocando pela primeira vez na bola e trazendo um enorme alívio para a França. Estava decidida a partida, com a França classificada para enfrentar a Argentina na grande final. Ao bom, valoroso e surpreendente time do Marrocos, que fez belíssima campanha no Catar, resta a disputa do terceiro lugar com a Croácia, um feito memorável para uma equipe africana na Copa do Mundo da FIFA. 



Agora faltam apenas dois jogos para o encerramento da Copa! Na sexta-feira, a disputa do terceiro lugar, entre Marrocos e Croácia, e no sábado, a grande final entre Argentina de Messi versus a França de Mbappé, promessa de um grandioso espetáculo de futebol. A França tem o favoritismo por contar com a melhor equipe do torneio, mas vou torcer com toda energia para a Argentina, para que o cracaço Messi ganhe a sua Copa do Mundo, assim como Maradona. Ficarei feliz com qualquer resultado, o importante é a vitória do futebol de qualidade. 




Mesmo ainda não terminada a Copa, ouso escalar a minha seleção do torneio: Wojciech Szczesny (Polônia); Achraf Hakimi (Marrocos), Dejan Lovren (Croácia), Joško Gvardiol (Croácia) e Theo Hernandez (França); Casemiro (Brasil), Antoine Griezmann (França), Luka Modric (Croácia) e Lionel Messi (Argentina); Harry Kane (Inglaterra) e Kylian Mbappé (Argentina). Treinador: Didier Deschamps (França). E o Craque da Copa, sem dúvida alguma, o genial Lionel Messi!
Um grande abraço espinosense. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

3095 - Morreu Geraldo Brandão

A nossa vida é um frenético desenrolar de histórias alegres e tristes, com gente chegando e partindo a cada instante nas estações de todos os cantos da Terra. Vibramos de encantamento e felicidade com o advento das mais lindas criancinhas aos lares das famílias, porém derramamos lágrimas de padecimento e consternação com a partida dos entes queridos para o além. É um constante cenário apresentado diante dos nossos olhos, sem que possamos revertê-lo, dada a nossa gigantesca insignificância no Universo de Deus. Até que a nossa hora de partir chegue, completamente inesperada e incógnita, vamos sorrindo com os nascimentos e chorando com as mortes das pessoas amadas.
Tomei conhecimento através da minha irmã Joana D´Arc, pelo Whatsapp, do falecimento do senhor Geraldo Brandão ocorrido em Montes Claros. Ele residia há muito tempo em Janaúba, mas tem relações afetivas com Espinosa, integrante que é da numerosa e querida família Brandão, irmão de meus amigos Claudão e Lucídio. Por não ter tido a oportunidade de conhecê-lo e tê-lo como amigo, não farei aqui qualquer elogio, o que seria uma falsidade enorme de minha parte, o que definitivamente não me apraz. 
Quero então externar, aos meus amigos Claudão e Lucídio e aos demais familiares do Geraldo Brandão, os meus profundos sentimentos de pesar, ao mesmo tempo em que peço ao Senhor Deus que lhes confortem neste triste e doloroso momento de suas vidas. 
Que o senhor Geraldo, que devia ser atleticano por estar na fotografia com a camisa do nosso Atlético, descanse na mais completa paz após a caminhada terrena!
Um grande abraço espinosense.  



3094 - Homenagem ao centenário Darcy Ribeiro

Para comemorar o centenário de nascimento do antropólogo, historiador, professor, sociólogo, escritor, indigenista, Vice-governador, Secretário de Cultura, Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República, senador e ministro da Educação Darcy Ribeiro, foi realizado em Montes Claros um evento cultural com a participação da Orquestra Sinfônica do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez. Darcy, filho ilustre da cidade de Montes Claros e defensor vigoroso da Democracia, dos indígenas e da Educação, estaria completando seus 100 anos de idade neste ano, no dia 26 de outubro. Ele faleceu em 1997, no dia 17 de fevereiro, aos 74 anos.



O Concerto Musical em sua homenagem aconteceu em palco montado quase em frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, na Praça Doutor Chaves, começando pouco depois das 20 horas. Com mais de 40 músicos em ação (entre eles meu amigo Antônio Carlos Vitorino, o Júnior Falcon) e sob a regência da maestrina Maria Lúcia Avelar, a Orquestra Sinfônica de Montes Claros tocou trilhas sonoras de filmes, Música Popular Brasileira e até canções de Rock, inebriando o pequeno público presente. Eu sempre lamento a pouca presença de público, mesmo em eventos gratuitos, onde a Arte e a Cultura são oferecidos à comunidade, prova da ignorância e da falta de vontade de evoluir e assimilar conhecimentos pela população. Estive lá presente, mas assisti a poucas performances, apenas as três músicas de trilhas iniciais, pois tinha um compromisso no mesmo horário e tive que me ausentar exatamente quando a Orquestra começou a tocar Rock and Roll, com uma canção dos Beatles. Espero ter outras oportunidades.



Muitos brasileiros, e conterrâneos montes-clarenses, ignoram o trabalho e a importância do cidadão do mundo Darcy Ribeiro, que inquieto e sonhador, imaginou ajudar a criar um mundo mais democrático, mais justo socialmente e com educação de qualidade em tempo integral para as crianças brasileiras. Falhou, como ele mesmo reconheceu, mas sem jamais querer estar no lugar dos vencedores.



Viva Darcy Ribeiro, mais vivo do que nunca nas mentes e corações dos que comungam das suas ideias e sonhos de um Brasil mais evoluído, justo, empático, pacífico, verdadeiro, democrático e solidário!
Um grande abraço espinosense.

    

sábado, 10 de dezembro de 2022

3093 - Braga morreu em Juiz de Fora

Agora há pouco, através da página do Facebook da minha amiga atleticana e conterrânea da Rua da Resina, Rita de Cássia Lopes, tomei conhecimento do falecimento do senhor Osvaldo Gonçalves Cruz, mais conhecido pelo apelido de Braga. Ele morava na cidade de Juiz de Fora.
Braga era um digno cidadão, sempre entusiasmado com o seu clube do coração, o Atlético, e muito querido pelos familiares e amigos. Pertencia às numerosas famílias Gonçalves e Cruz, com ligação forte com a nossa Espinosa, apesar de residir distante há algum tempo.
Aos seus familiares, o meu sincero sentimento de pesar pela perda e a oração para que o Criador os console, dando-lhe fé, força e resignação para aceitar e compreender a transitoriedade da nossa existência terrena.
Que Braga descanse em paz!
Um grande abraço espinosense. 




3092 - Os quatro gigantes sobreviventes em busca do título da Copa

Quem imaginava que as surpresas haviam ficado para trás, enganou-se completamente. Após quartas de finais espetaculares, com partidas memoráveis recheadas de reviravoltas e emoções prorrogadas, chegamos às semifinais da Copa do Catar com três gigantes do futebol mundial e a surpreendente Seleção do Marrocos ainda sonhando com a glória. Argentina de Lionel Messi (camisa 10), Croácia de Luka Modric (camisa 10), França de Kylian Mbappé (camisa 10) e o incrível Marrocos de Hakim Ziyech (camisa 7) continuam adiante na tentativa de ganhar a mais cobiçada taça do futebol de seleções. A África está representada nas semifinais de uma Copa do Mundo pela primeira vez na história, um feito espetacular. Para chegarem entre os quatro melhores do mundo foi preciso muito talento, garra, dedicação, força mental, sabedoria, humildade, estratégia e, por que não, uma boa pitada de sorte para alguns. 



Assim eles chegaram às semifinais, após confrontos carregados de tensão, frieza e sacrifício:  
 
Sexta-feira, 09 de dezembro de 2022, meio-dia em Brasília, e a Seleção Brasileira entrou em campo no Estádio Cidade da Educação, no Catar, para enfrentar um selecionado bem inferior tecnicamente na busca por uma vaga nas semifinais da Copa. E deu errado, com mais uma eliminação para equipes europeias, a quinta desde 2006. Mesmo com a vantagem de ter marcado um gol na primeira etapa da prorrogação, um golaço de Neymar (camisa 10), vacilamos feio e fomos punidos por um único chute da Croácia no gol de Álisson (camisa 1), que desviado em Marquinhos (camisa 4), nos custou a disputa nos pênaltis e a dolorosa derrota e volta para casa. Análise deste jogo na postagem anterior.



Mais tarde, ainda na sexta, às 16 horas, um jogaço de bola, teste para cardíaco, mesmo que não argentino ou holandês. A Argentina passou momentos de tensão máxima, viu a vantagem inicial de dois gols ser desmontada no último minuto do tempo regulamentar, mas se manteve firme e concentrada, e no sufoco da prorrogação, conquistou a tão almejada vaga nas semifinais da Copa. A partida começou como esperávamos, um verdadeiro jogo de xadrez, com a Holanda tendo uma mínima vantagem na posse de bola, mas sem ameaçar o gol de Emiliano Martínez (camisa 23). A Argentina é quem criou as melhores chances. Aos 34 minutos, o prêmio. Lionel Messi (camisa 10), sempre ele, deu um passe preciso entre os muitos defensores holandeses para colocar o lateral-direito Nahuel Molina (camisa 26) na cara do gol. E ele não falhou, tocou certo para o fundo do gol de Andries Noppert (camisa 23) e colocou a equipe albiceleste na dianteira do placar. Na segunda etapa, o técnico Louis Van Gaal fez o necessário, trocou jogadores e partiu para a tentativa do empate. Mas, aos 27 minutos, o ótimo lateral-direito Denzel Dumfries (camisa 22) fez besteira, cometendo um pênalti desnecessário sobre Marcos Acuña (camisa 8), que o gênio Lionel Messi (camisa 10) cobrou com frieza e habilidade, aumentando o placar para 2 x 0. Quando tudo parecia decidido, eis que o imponderável surgiu em campo. O centroavante Wout Weghorst (camisa 19), vindo do banco de reservas, mudou a história do jogo, marcando duas vezes no segundo tempo, aos 37 e no minuto final dos acréscimos, deixando trêmula, assustada e incrédula a torcida argentina. Teríamos tempo extra de novo na Copa! E a prorrogação se deu com muito cansaço, respeito ao adversário, cuidado defensivo e boas chances de gol criadas de lado a lado, com mais chances criadas pelos argentinos. Mantida a igualdade no placar, a decisão foi para os pênaltis, onde tudo poderia acontecer. E aí brilhou o goleiro argentino Emiliano Martínez (camisa 23), que defendeu as cobranças de Virgil Van Dijk (camisa 4) e Steven Berghuis (camisa 11). Teun Koopmeiners (camisa 20), Wout Weghorts (camisa 19) e Luuk De Jong (camisa 9) marcaram para a Holanda, enquanto Enzo Fernández (camisa 24) perdeu sua cobrança, a quarta da Argentina, mas Lionel Messi (camisa 10), Leandro Paredes (camisa 5), Gonzalo Montiel (camisa 4) e Lautaro Martínez (camisa 22) converteram com eficiência e colocaram a Seleção Argentina nas semifinais onde enfrentará a Croácia que despachou o Brasil para casa. Mais uma memorável partida para ficar na história dos Mundiais! 



Sábado, 12 horas de Brasília, eis que o surpreendente time do Marrocos veio para mais uma chance de chocar o mundo, desta vez diante do excelente time de Portugal, tão bom que não sobrou espaço para o astro Cristiano Ronaldo (camisa 7), colocado na reserva pelo técnico Fernando Santos. E depois de um primeiro tempo muito movimentado e equilibrado, a equipe marroquina mostrou o porquê de estar fazendo história na Copa do Catar. Mesmo sem posse de bola, o Marrocos se destacou pela objetividade. Aos 41 minutos, Youssef En-Nesyri (camisa 19) aproveitou ótimo cruzamento da esquerda, subindo nas nuvens para ganhar a disputa pela bola com o goleiro português Diogo Costa (camisa 22) e colocá-la no fundo das redes, determinando 1 x 0 no marcador. Para tentar reverter o estrago, o treinador português colocou em campo, logo no início da segunda etapa, o astro Cristiano Ronaldo (camisa 7), visivelmente contrariado com sua presença no banco de reservas. Portugal tentava a todo custo penetrar na área adversária em busca do empate, mas o time do Marrocos seguia obedientemente sua estratégia de se fechar na defesa, segurando a vantagem e esperando uma chance de matar a partida no contra-ataque. De forma estúpida, o atacante Walid Cheddira (camisa 21) foi expulso já no finalzinho da partida, colocando mais emoção no jogo, dominado por Portugal na busca desesperada pelo gol de empate que o livraria da eliminação em curso. No finalzinho, em contra-ataque rápido, Zakaria Aboukhal (camisa 14) perdeu a chance de aumentar o placar diante do goleiro português. O zagueiro Pepe (camisa 3) ainda teve uma última chance de marcar, de cabeça após escanteio, mas não aproveitou a oportunidade. Assim o tempo acabou e mais um gigante sucumbiu na Copa do injusto, desigual, homofóbico e machista Catar. Marrocos está nas semifinais, um feito inédito, uma façanha admirável. O incrível time do Marrocos eliminou em sequência nada menos que Bélgica, Espanha e Portugal, uau! Fica esperta, França!  



Sábado, 16 horas, uma saga de gigantes europeus. Inglaterra e França em campo na batalha pela última vaga para as semifinais da Copa do Catar. E elas fizeram sim o espetáculo da bola, em um jogo repleto de estratagemas para a tentativa da vitória. A França, com a habilidade técnica incrível dos seus jogadores, trocou passes com rapidez e chegou ao ataque com perigo, até que Aurelien Tchouaméni (camisa 8) acertou um chutaço de fora da área que não deixou chances de defesa ao goleiro Jordan Pickford (camisa 1). Aos 16 minutos, a França saiu na frente do placar, 1 x 0. Com Kylian Mbappé (camisa 10) muito bem marcado, a Inglaterra se sobressaía na partida em busca do empate, colocando Hugo Lloris (camisa 1) para trabalhar. O goleiro francês tornou-se nesta partida o jogador com mais jogos disputados pela França nas Copas, 18, superando Barthez, Griezmann e Henry, com 17, e Giroud, Thuram e Varane, com 16. Ele atuou nas Copas de 2010, 2014, 2018 e 2022. Mas a França terminou em vantagem no primeiro tempo. Na etapa segunda, a Inglaterra continuou apertando a França, conseguindo um pênalti após falta de Aurelien Tchouaméni (camisa 8) em Bukayo Saka (camisa 17). O capitão Harry Kane (camisa 9) assumiu a tarefa e fez bonito, empatando o jogo em bela cobrança da penalidade aos 8 minutos. Com este gol, o 53º, Harry Kane se iguala a Wayne Rooney como o maior artilheiro da história da Seleção Inglesa. O confronto continuava emocionante, tenso, extremamente competitivo, com um futebol de altíssima qualidade. Aos 32 minutos, o artilheiro Olivier Giroud (camisa 9) recolocou a França em vantagem, marcando um belo gol de cabeça. É o 53º gol do atacante com a camisa francesa. Poucos minutos depois, com ajuda do VAR, o árbitro brasileiro Wilton Sampaio marcou o 19º pênalti na Copa do Catar. Novamente o escolhido para bater a penalidade foi o capitão Harry Kane (camisa 10), que teria a chance de suplantar mais uma vez seu colega Hugo Lloris (camisa 1), com quem joga junto há quase 10 anos no Tottenham. Mas a felicidade da primeira cobrança não se repetiu. Kane chutou nas nuvens, perdendo a chance do empate. Foi o sexto pênalti perdido na Copa do Catar, cinco em defesas dos goleiros. Eram 38 minutos de jogo, faltava pouco tempo para a reação, mas a Inglaterra continuou tentando a igualdade no placar. O English Team teve a última oportunidade já nos acréscimos em falta batida por Marcus Rashford (camisa 11), para fora, passando perto do travessão. A atual Campeão do Mundo, França, foi eficiente, venceu o grande duelo e agora vai se chocar com o surpreendente Marrocos nas semifinais. 



Artilheiros da Copa até agora:
Kylian Mbappé (França) - 5 gols
Lionel Messi (Argentina) - 4 gols
Olivier Giroud (França) - 4 gols
Enner Valencia (Equador) - 3 gols
Richarlison (Brasil) - 3 gols
Álvaro Morata (Espanha) - 3 gols
Gonçalo Ramos (Portugal) - 3 gols
Cody Gakpo (Holanda) - 3 gols
Bukayo Saka (Inglaterra) - 3 gols
Marcus Rashford (Inglaterra) - 3 gols

Está quase terminando a Copa do Mundo 2022! A Copa demora quatro longos anos para acontecer e quando chega, depois de um tsunami de jogos em sequência no início, vai se afunilando e acaba bem rápido. Terminadas as quartas de final, vamos agora para as semifinais, com apenas quatro equipes sobreviventes na batalha pelo título e somente mais quatro partidas para o encerramento do torneio. O nosso Brasil, assim como gigantes como Alemanha, Bélgica, Inglaterra e Espanha ficaram pelo caminho. Ficarei satisfeito com qualquer das quatro seleções conquistando a taça, talvez mais com o Marrocos, mas acho mais que justo, e vou torcer muito, para que o gênio da bola Lionel Messi e sua Argentina sejam campeões do mundo. Ninguém mais do que Messi merece esta conquista! Que a Justiça seja feita então! 
Um grande abraço espinosense.