Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

2865 - Barragem do Estreito "sangra" com as boas chuvas em Espinosa

Se há um acontecimento que mexe demasiadamente com a vida e o cotidiano dos espinosenses quando acontece, de tempos em tempos, é o sangramento da Barragem do Estreito. Para nós, habitantes do Sertão Norte-Mineiro, ao contrário dos moradores das chuvosas regiões do nosso amado e imenso Brasil, a chuva é uma dádiva de Deus, mesmo que às vezes cause algum estrago. Para nós, de qualquer maneira, ela sempre será muito bem-vinda! 

Imagens de vídeo de Wagner Oliva - Jornal de Espinosa





Um pouco raro, geralmente ocorrendo em espaço de alguns tantos anos, o acontecimento que tanta esperança e alegria traz para o povo espinosense, atrai a atenção de bastante gente que pega a estrada para percorrer os cerca de 7 km da cidade até o paredão de contenção da Barragem do Estreito administrada pela Codevasf-Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. É uma festa! Muitos de nós espinosenses aproveitamos a maravilha do sangramento da barragem para tomar banho, pescar e registrar em fotografias a convidativa situação extraordinária criada pela Mãe Natureza. Antigamente podíamos nos divertir com toda liberdade no paredão do vertedouro, mas me parece que já há algum tempo esta área foi cercada e teve o acesso controlado, não mais permitindo a entrada da população.






Para quem ainda não conhece, a Barragem do Estreito foi construída no final dos anos 1960 pelo DNOCS-Departamento Nacional de Obras Contra a Seca no Rio Verde Pequeno, no estado de Minas Gerais, exatamente na cidade de Espinosa. O sistema adotado foi o de terra maçiça, com o projeto de utilização das suas águas represadas servindo à agricultura, sobretudo produção de frutas, nos perímetros irrigados da Codevasf. Suas águas também são utilizadas pela empresa Copasa para realizar o abastecimento hídrico à população de Espinosa. A capacidade de armazenamento da represa é de 76 milhões de metros cúbicos de água. Na década de 1990 foi construída, pela Codevasf, no território da Bahia, a Barragem Cova de Mandioca, também direcionada para a irrigação da produção agrícola nos municípios de Urandi e Sebastião Laranjeiras. Elas são interligadas por um canal em túnel de 3,8 km de extensão, que permite a transferência das vazões excedentes das barragens, funcionando como um sistema de retroalimentação. O Perímetro Irrigado de Estreito possui quatro etapas somando 7.973 ha.
O transbordamento da Barragem do Estreito, além do espetáculo maravilhoso do resultado das muitas chuvas que caíram neste ano, é sinônimo de esperança e fartura, com a possibilidade de boas colheitas em toda a região, o que gera emprego, renda e satisfação do nosso povo resistente e trabalhador.



Queria muito estar na minha Espinosa para acompanhar de perto este verdadeiro espetáculo da Natureza, com água abundante nas represas, lagoas e rios da nossa terra. 
Um grande abraço espinosense.  


 

2864 - Morre Waldir de Ernesto

Vai-se terminando o terrível e desolador ano de 2021 e a gente começa mais uma vez a exercitar a esperança de, muito em breve, vivenciarmos dias melhores para todos nós brasileiros. Mas aí, infeliz e subitamente, nos chega mais uma notícia triste, com o falecimento de mais um amigo que se junta aos mais de 619 mil outros brasileiros inocentes que perderam a guerra contra a maldita Covid-19. 
Tomei conhecimento há pouco do falecimento do amigo Waldir Teixeira, mais conhecido como Waldir de Ernesto ou Waldir da Gráfica, figura bastante conhecida e querida na comunidade espinosense.
Aos familiares de Waldir, sobretudo sua esposa Nice e filhas Cibele, Gal, Cíntia e Laís, os meus profundos sentimentos de pesar e a prece a Deus para que lhes concedam bastante fé, resignação e força para enfrentar e vencer esse momento tão triste e doloroso.
Que o amigo Waldir descanse em plena paz no Reino dos Céus após sua missão terrena cumprida com êxito.      
Um grande abraço espinosense.




quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

2863 - Não se engane! Abra os olhos e olhe para todos os lados, inclusive para cima

A Internet, criada apenas como uma rede privada e controlada para interligar laboratórios de pesquisa científica em uma rede de comunicação de computadores com a intenção de descentralizar informações valiosas dos órgãos militares dos Estados Unidos, quebrou as barreiras e se espalhou irrefreavelmente pelo mundo, tornando-se espaço amplo e disponível à população em geral para a fácil disseminação tanto do bem quanto do mal.
Neste sentido, em que a rede mundial de computadores, hoje tão imprescindível para o mundo, é usada da forma mais prejudicial possível, os estragos a cada dia se tornam mais terríveis para a população, sobretudo pela disseminação sistemática de notícias inverídicas, pelas constantes deturpações dos fatos, pelos ataques raivosos e avassaladores contra reputações alheias e pela incrível negação da realidade pelos fanáticos e radicais extremistas. Um exemplo bastante límpido e atual de um desses absurdos é a rejeição, por uma parte da população, da vacinação contra doenças letais. Outro exemplo é a negação dos efeitos catastróficos do aquecimento global para o Meio Ambiente e para a vida no planeta.


Como uma sátira inteligente e super bem-humorada sobre esta dificuldade inacreditável de parte da população em aceitar a realidade dos fatos, o filme "Don´t Look Up" ("Não Olhe Para Cima") está despertando a atenção do mundo e, quem sabe, poderá provocar uma boa e necessária reflexão sobre a busca e receptividade da verdade nesses tempos sombrios em que vivemos. Disponível na Netflix, o filme está fazendo um sucesso danado, tornando-se o mais visto no momento no Brasil, desde a estreia na plataforma de streaming, ocorrida em 24 de dezembro de 2021.



O elenco da produção dirigida por Adam McKay é estelar, com as presenças de alguns ícones do cinema como Jennifer Lawrence (Kate Dibiasky), Leonardo DiCaprio (Randall Mindy), Meryl Streep (Presidente dos EUA Janie Orlean), Jonah Hill (Jason Orlean), Cate Blanchett (Brie Evantee), Rob Morgan (Dr. Clayton "Teddy" Oglethorpe), Mark Rylance (Peter Isherwell), Timothée Chalamet (Quentin),  Kid Cudi (DJ Chello), Ariana Grande (Riley Bina), Himesh Patel (Phillip), Michael Chiklis (Dan Pawketty), Tomer Sisley (Adul Grelio), Tyler Perry (Jack Bremmer), Melanie Lynskey (June) e Ron Perlman (Coronel Ben Drask). O diretor escreveu o roteiro ainda antes da pandemia do novo coronavírus, mas a história não poderia ser mais adequada ao momento atual, em que malucos inconsequentes e desmiolados, sem o menor constrangimento, rechaçam a Ciência e suas descobertas realizadas após profundas pesquisas. Basicamente, o filme mostra que a descoberta científica, feita por uma jovem estudante prestes a se formar na universidade, de uma previsão cataclísmica de um grande meteoro vir a se chocar com a Terra em pouco mais de 6 meses, vira um espetáculo funesto na mídia e nas redes sociais, com total desprezo das autoridades na aceitação do fato e nas providências a serem tomadas na defesa do planeta e da vida. Pessoas insipientes levam a iminente tragédia mundial na brincadeira, transformando fatos em "memes", enquanto partes da mídia dão mais importância à separação de um casal de celebridades "influencers" e políticos se mostram mais preocupados com seus ganhos políticos à véspera de eleições. Já os excêntricos bilionários, que vivem em um mundo totalmente distinto da maioria absoluta da população, acreditam que podem comprar tudo, inclusive a vida em outro planeta, livres para usufruir da sua imensurável fortuna, passando por cima de tudo e de todos com sua desmedida ganância. É o fatídico caos anunciado e desvairadamente desconsiderado por interesses individualistas. É ficção, mas poderia não ser, vista a situação atual tão nonsense.    



Uma das mais tristes constatações no panorama geral da Humanidade é que a maioria das pessoas não refletem sobre a realidade, até mesmo sobre suas próprias vidas e trajetórias, acreditando que possuem todo o tempo do mundo e que nada de ruim irá acontecer a elas ou a seus familiares. Só que o destino é implacável e ele sempre aparece para nos chacoalhar, e nem sempre da forma mais branda. Não é raro gente trabalhando na abertura do próprio buraco, acreditando, apoiando e realizando atitudes que só o prejudicam, mas o fanatismo e o radicalismo exacerbados não o permitem abrir os olhos e encarar a realidade. Assim é cada vez mais primordial que o ser humano saiba usar como nunca o cérebro para pensar, refletir, raciocinar, meditar, ruminar, enfim, matutar em demasia e sem moderação. E não só! Que reveja seus conceitos retrógrados e perversos e modifique suas atitudes o quanto antes. Mais que olhar para cima, é preciso antes abrir os olhos, a mente e o coração para o bem e o amor verdadeiro.
Que assim seja!  
Um grande abraço espinosense.


quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

2862 - Saudades, Cássia...

20 anos de saudades! E que falta ela nos faz! Cássia Eller nos deixava há exatos vinte anos, vítima de infarto fulminante, deixando-me profundamente consternado, fã que sou da sua música e do seu talento. 
O que estaria ela fazendo nesses tempos sombrios? Certamente estaria indignada, trabalhando muito, fazendo música boa, encantando a gente com sua voz inigualável e externando com verdade e sem medo seus sentimentos e opiniões sobre tudo. 
Cássia Eller era única e continuará assim por todos os tempos da história. Para relembrá-la neste dia chuvoso, nada como uma brilhante e ensolarada canção, "O Segundo Sol", de autoria do seu amigo-irmão Nando Reis.
A gente continua aqui, Cássia, seguindo a dura caminhada com você no coração e suas canções na boca e na alma.   
Um grande abraço espinosense. 

 



O Segundo Sol
Nando Reis

Quando o segundo sol chegar
Para realinhar as órbitas dos planetas
Derrubando com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam
Se tratar de um outro cometa

Quando o segundo sol chegar
Para realinhar as órbitas dos planetas
Derrubando com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam
Se tratar de um outro cometa

Não digo que não me surpreendi
Antes que eu visse você disse
E eu não pude acreditar
Mas você pode ter certeza
De que seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora
E vi dois sóis num dia
E a vida que ardia sem explicação

Quando o segundo sol chegar
Para realinhar as órbitas dos planetas
Derrubando com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam
Se tratar de um outro cometa

Não digo que não me surpreendi
Antes que eu visse, você disse
E eu não pude acreditar
Mas você pode ter certeza
De que seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora
E vi dois sóis num dia
E a vida que ardia sem explicação
Seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora
E vi dois sóis num dia
E a vida que ardia sem explicação

Explicação, não tem explicação
Explicação, não
Não tem explicação
Explicação, não tem
Não tem explicação
Explicação, não tem
Explicação, não tem
Não tem

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

2861 - Robert Plant & Alison Krauss, "Trouble with My Lover"

Junte uma batida possante e diferenciada, uma plêiade de grandes músicos e mais uma dupla de vozes estupendas e o resultado certamente não será uma decepção. Pois aí logo embaixo está disponível para você um reencontro memorável entre dois ícones da música mundial, o vocalista e líder da mítica banda de Rock and Roll Led Zeppelin e a belíssima e talentosa cantora Alison Krauss. A música faz parte do álbum conjunto dos artistas lançado em 19 de novembro de 2021 e denominado "Raise The Roof".



Alison Maria Krauss, nascida na cidade de Decatur, Illinois, aos 23 de julho de 1971, é uma cantora e violinista norte-americana, agraciada com inúmeros prêmios Grammy. Já o Robert Anthony Plant, nascido em West Bromwich, Staffordshire, Inglaterra, em 20 de agosto de 1948, é um cantor e compositor britânico que se consagrou como o vocalista do Led Zeppelin. 
Em 2007 essas duas lendas da música resolveram se reunir para gravar um disco. O álbum produzido por T Bone Burnett, "Raising Sand", encantou público e crítica, sendo premiado no Grammy de 2009 com cinco prêmios, entre eles "Disco do Ano" e "Gravação do Ano". Agora, 14 anos depois, novamente eles se reuniram para mais uma empreitada musical.



O novo trabalho da dupla de belíssimas vozes é o álbum "Raise The Roof", também produzido por T Bone Burnett. Conta com 12 canções de vários compositores:

1) "Quattro (World Drifts In)" - Joey Burns e John Convertino - 4:33
2) "The Price of Love" - Don Everly e Phil Everly - 4:50
3) "Go Your Way" - Anne Briggs - 5:07
4) "Trouble with My Lover" - Allen Toussaint - 4:03
5) "Searching for My Love" - Bobby Moore - 4:03
6) "Can't Let Go" - Randy Weeks - 3:41
7) "It Don't Bother Me" - Bert Jansch - 5:06
8) "You Led Me to the Wrong" - Ola Belle Reed - 4:17
9) "Last Kind Words Blues" - Geeshie Wiley - 4:06
10) "High and Lonesome" - Robert Plant e T Bone Burnett - 4:33
11) "Going Where the Lonely Go" - Merle Haggard e Dean Holloway - 4:10
12) "Somebody Was Watching Over Me" - Brenda Burns - 5:02

Música boa nunca é demais! Ainda mais com duas vozes mágicas e divinas como as desses dois ícones da música mundial. 
Um grande abraço espinosense. 

  

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

2860 - Praça Doutor Chaves é entregue restaurada à população de Montes Claros

O Natal se foi, após os muitos e abençoados reencontros de familiares que moram próximo ou distante e também depois de muita chuva no país, infelizmente causando estragos relevantes, sobretudo a alguns municípios da nossa amada Bahia. Em Montes Claros a bendita chuva continua caindo em abundância, trazendo esperanças de dias melhores aos resilientes sertanejos que agora têm mais uma opção de lazer para usufruir com suas famílias após a liberação da Praça Doutor Chaves, a Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José. 




O local esteve interditado por um período de cerca de dois anos, protegido com tapumes que receberam pinturas de vários artistas da cidade, para uma ampla reforma que fez a recomposição dos passeios, a colocação de piso tátil para deficientes visuais, a revitalização do coreto, a substituição de todo o piso do interior do espaço e a instalação de grades para proteção da área verde, além da instalação de 3 mil metros quadrados de grama e troca de todos os bancos de madeira. A verba que viabilizou a obra veio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Carlos Pimenta do PDT, completada com recursos do município administrado pelo prefeito Humberto Souto do partido Cidadania, totalizando R$ 547.458,49. 




A reinauguração de um dos mais apreciados cartões-postais da cidade aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 22 de dezembro, com a presença de autoridades e moradores. Houve apresentação do grupo de serestas João Chaves. A reforma foi ampla, mas manteve intactas e preservadas as características históricas do logradouro inicial da criação da cidade, tombado pelo patrimônio histórico.
No dia de Natal fui até a praça para fazer as imagens que compartilho agora aqui com vocês e pude perceber a maravilha que ficou o lugar, com muito verde, pássaros diversos e muitas famílias curtindo o local, registrando-o com fotografias. Agora é contar com a inteligência e a sensatez da nossa população para que saibamos usufruir amplamente da praça sem contudo deteriorar suas instalações.
Um grande abraço espinosense. 


 

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

2859 - Feliz Natal e um excelente ano de 2022 a todos!

Está se aproximando o dia de comemorarmos o nascimento do menininho que mudou a história do mundo: Jesus Cristo! E nada mais propício, necessário e urgente que façamos todos uma reflexão extremamente profunda sobre as nossas convicções e as nossas atitudes cotidianas até o presente momento, pois o momento de partir desta vida terrena é incógnito e pode chegar a qualquer instante. Será que realmente estamos, nós cristãos que acreditamos integralmente na Palavra de Deus, colocando em prática no dia a dia os ensinamentos de Jesus? Será que as nossas opiniões, decisões e atitudes diárias correspondem exatamente ao que nos doutrinou o tão amado Cristo?
Qualquer um antenado vivente sabe "de cor e salteado" o teor dos 10 mandamentos, que entre outros princípios nos indica que não é aceitável matar, desonrar pai e mãe, criar e espalhar mentiras e destilar o ódio contra quem quer que seja, sem exceção. Quando Jesus Cristo nos ensina tão claramente que "é preciso amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo", ele deixa bastante claro que o tal "próximo" não é só a sua mãe, o seu pai, o seu filho, a sua esposa, o seu irmão, a sua avó, o seu avô, a sua namorada e o seu amigo predileto, mas também o ladrão, o torcedor do time adversário, a prostituta, o homossexual, o transexual, o pobre mendigo deitado na calçada, o desempregado que pede dinheiro no sinal para alimentar a si e à sua família, o marginal condenado por intolerância racial ou assassinato, o concorrente a uma vaga de emprego, o antagonista político, o patrão, o empregado, o concorrente comercial, o sujeito que lhe roubou a mulher amada e a mulher não amada como deveria que se cansou de sofrer violência e decidiu ir distante viver em paz. O que sai da boca do homem (e da mulher, obviamente) deve estar em total consonância com os atos praticados na rotina do dia a dia, senão o que veremos é a mais abjeta hipocrisia. Quase diariamente rezamos a poderosa oração do "Pai Nosso". Será que estamos mesmo agindo de acordo com a prece, "Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"? Será mesmo?
Quando se aproxima o Natal, repentinamente entra em cena o tal "espírito natalino", processo em que algumas pessoas são tomadas por um abrandamento do radicalismo, do egocentrismo e da ganância demonstrados durante o ano inteiro e passam a distribuir sorrisos, abraços, presentes e doações aos necessitados. Mas a pergunta que incomoda e se faz essencial é: "Por que isso só agora, no Natal?". Porque não se adota essa posição de fraternidade, humanidade, afeto e empatia durante o ano inteiro? Por que, ao invés de doar um brinquedo e uma cesta básica a quem passa fome (registre-se e ressalte-se atitudes elogiáveis!) não se luta por uma justiça social ampla, geral e irrestrita que garanta uma vida digna a todos os brasileiros que passam necessidade e até são vítimas da maldita fome quase todos os dias do ano? Por que não trocar a caridade de momentos específicos (sim, laudável!) por uma renda mínima básica perpétua garantida na Constituição, para que nossos irmãos menos favorecidos não tenham que sofrer as mais excruciantes situações com suas famílias na maior parte do tempo?
Não, não temos muito o que comemorar neste Natal, pois a triste realidade é que não estamos seguindo como deveríamos os preceitos e exemplos do Nosso Senhor Jesus Cristo! Enquanto houver um único ser humano sendo perseguido, agredido, violentado, torturado, assassinado, censurado, humilhado, injuriado, ultrajado, vilipendiado, injustiçado, discriminado, não seremos realmente Filhos de Deus!
Assim é que no Natal, a data magnífica do nascimento de Jesus Cristo, todos devemos realizar uma visceral reflexão para compreender se estamos mesmo colocando em prática no cotidiano os preceitos contidos na Bíblia Sagrada sempre empunhada com estardalhaço nas igrejas e redes sociais como o caminho, a verdade e a vida.
Cada um com as suas consciências, vamos sim comemorar com alegria a data da vinda do mais importante ser deste mundo, o Jesus Cristo da paz, da harmonia, da solidariedade e do amor sem limites! 
Feliz Natal e um Ano de 2022 repleto das melhores emoções e acontecimentos a todos!    
Um grande abraço espinosense.    


             

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

2858 - Mais um Encontro dos Amigos do BB

Com o intuito de reunir em confraternização os funcionários aposentados do Banco do Brasil, mais uma vez se realizou o Encontro dos Amigos do BB. O local escolhido desta vez foi o Salão de Eventos Acácia Montes-Clarense. E a data, o 18 de dezembro, sábado, à noite. 
Desta vez foram poucos os participantes, muitos dos convidados ainda temerosos de contrair e enfrentar os efeitos funestos da pandemia do novo coronavírus que ainda assusta a população, ainda mais com notícias de chegada de nova variante ainda mais contagiosa ao país. Mas os que resolveram comparecer o fizeram com a alma leve e o coração cheio de entusiasmo e alegria por reencontrar velhos amigos e colegas de trabalho em um ambiente sereno, harmonioso e amigável. Com o som ambiente a cargo do músico Fábio dos Teclados, tocando especialmente música brasileira de altíssima qualidade, a líder e coordenadora da turma, Rose Durães, recepcionou a todos com carinho e atenção e ainda promoveu uma descontraída brincadeira de "amigo oculto" para a interação e divertimento dos presentes.
Entre uma bebida e um tira-gosto, os partícipes soltaram a palavra em animados bate-papos, com ótimas recordações dos fatos e "causos" da outrora dura rotina de trabalho bancário, sem esquecer dos relatos das suas experiências atuais nas esferas pessoais e profissionais. Na opinião da maioria, ou de todos, o encontro é uma formidável oportunidade de reencontrar as pessoas queridas, de se inteirar das novidades e de colocar o papo em dia, com boas risadas de satisfação.
Espero que após o essencial processo de vacinação de toda a população e com a pandemia completamente controlada, possamos nos reencontrar novamente com mais segurança e com ainda mais amigos e colegas presentes, matando a saudade dos bons tempos da ativa, com a rememoração das mais lindas memórias.
Um grande abraço espinosense. 


 

domingo, 19 de dezembro de 2021

2857 - Morre em Montes Claros Márcio de Noé

Perdi mais um grande amigo! Bastante triste, recebi hoje esta péssima notícia, logo após participar da Missa de domingo. Infelizmente assim é a vida. Não viemos ao mundo para existir eternamente, todos sabemos, mas cada partida de pessoas que amamos é um baque no coração. 
Morreu meu querido amigo Márcio Virgílio Gonçalves Dias. Filho de Dona Neuza e Sêo Noé, Márcio foi meu colega de escola por longos e inesquecíveis bons anos. Incrivelmente espirituoso e brincalhão, ele me fez rir muito das suas peripécias dentro e fora da sala de aula. Márcio era muito gozador. Lembro-me de que o ex-prefeito Florindo Silveira Filho, o caro amigo Betão, era nosso professor de Química. Betão sempre entrava na sala de aula com uma pasta, cadernos ou livros debaixo do braço, com sua postura e andar peculiar. Márcio tinha uma capacidade incrível de imitá-lo de maneira abosolutamente perfeita, no caminhar e nos trejeitos. Certo dia, Betão atrasou uns poucos minutos e a turma pediu a Márcio que o imitasse como sempre o fazia, fazendo-nos cair na gargalhada. Só que neste dia, aconteceu o inesperado. Enquanto Márcio o imitava, Betão apareceu repentinamente na porta da sala, pegando-o em flagrante. Ao mesmo tempo em que Márcio ficara todo desconcertado, sem graça, indo rapidamente se sentar em sua carteira, o resto da turma não se aguentava em pé de tantas risadas. Betão foi indulgente e condescendente, fazendo de conta que nada havia acontecido, iniciando rapidamente a aula, sem esboçar qualquer reação rancorosa. 
Quando os professores, especialmente de História e Geografia, nos indicavam trabalhos para fazer em grupo, sempre íamos nos reunir na casa de Dona Neuza. E havia uma razão extracurricular para isso. Eu, Márcio e mais alguns outros colegas sempre estávamos juntos no mesmo grupo de tarefas escolares e a casa de Márcio era a escolhida simplesmente por conta do excelente café da tarde oferecido por Dona Neuza. Então íamos lá, nos fartávamos de comer e depois enrolávamos um tanto para fazer o trabalho. Recordo-me que, não muito raramente, pegávamos o assunto do trabalho nos livros, copiando um parágrafo e descartando outro, imaginando que os professores não iriam ler tudo. A tática funcionava pois ganhávamos notas razoáveis. Éramos um pouco inconsequentes e desordeiros, características de muitos de nós na juventude. 
Quando eu, já funcionário do Banco do Brasil, ia a Montes Claros fazer algum curso, ficava hospedado na Pensão Espinosa de Sêo Noé e Dona Neuza  na Praça de Esportes e à noite ele me levava pelos bares e boates da noite montes-clarense, atuando como meu cicerone. Era um festival de boas risadas e divertimento. Márcio sempre foi um amigo bem-humorado, fiel e leal. E agora o perdemos, de maneira lamentável. Anos atrás, após longo tempo sem contato, nos reencontramos e firmamos o compromisso de qualquer dia desses marcarmos um encontro em algum lugar de Montes Claros ou Espinosa para tomarmos umas cervejas, batermos um longo e prazeroso papo e relembrarmos os bons tempos que convivemos juntos. Não aconteceu. A gente tem essa mania de prometer as coisas e não batalhar para cumpri-las, sempre as postergando, infelizmente. Agora ele se foi e a gente vai reencontrar outros grandes amigos não mais em um momento de alegria e regozijo, mas em um velório, entre tristeza, lágrimas e arrependimentos.
Tenho amigos que moram perto ou bem distante, alguns com quem não tenho contato há bastante tempo, mas que continuam, e continuarão até o fim dos meus dias, no lado esquerdo do peito, dentro do meu coração. Márcio era, é e será um deles, meu eterno amigo e colega de escola, o centro-avante da Oitaec, Oitava "A" Esporte Clube, nosso time da oitava série da Escola Estadual Joaquim de Freitas. Descanse em paz, meu amigo Márcio! E muito obrigado por tudo, parceiro! Gratidão eterna! Um dia, se Deus quiser, a gente volta a se encontrar, espero. 
Aos familiares e amigos de Márcio, os meus sinceros sentimentos de pesar e o pedido a Deus para que conceda a todos muita serenidade, força, fé e resignação neste momento tão doloroso e triste.     
Um grande abraço espinosense.


sábado, 18 de dezembro de 2021

2856 - Espinosenses recebem "Medalha Desembargador Hélio Costa"

Reconhecimento! Ter o trabalho, a dedicação, a dignidade, a competência e a ética certificados pela instituição em que se exerce diariamente sua função profissional, não tem preço. Mais do que uma justa remuneração pelo ofício realizado a cada dia com excelência e devoção, a valorização do servidor público (ou privado) é mais do que justa e necessária.
Assim é que o Poder Judiciário das Minas Gerais criou, através da Resolução nº 296, de 29 de dezembro de 1995, a "Medalha Desembargador Hélio Costa", para homenagear o ilustre magistrado que já ocupou os cargos de Corregedor-Geral de Justiça e de Presidente do TJMG. A medalha é conferida bienalmente aos servidores que tenham prestado relevantes serviços à Justiça no estado de Minas Gerais. A escolha dos agraciados é realizada por uma Comissão presidida pelo Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarca; um Promotor da Comarca, um representante local da OAB-MG, pelo prefeito da cidade do homenageado e pelo presidente da Câmara Municipal.
Para nossa alegria e orgulho, dois valorosos e qualificados servidores espinosenses foram escolhidos neste ano para serem homenageados com a "Medalha Desembargador Hélio Costa". Em cerimônias realizadas com presença de autoridades civis e militares e membros das respectivas famílias, receberam a importante condecoração o senhor Ivaldo Fernandes Balieiro, em Espinosa, e a senhora Cláudia Michelle Dias Baleeiro, na cidade vizinha de Monte Azul. 
Parabéns aos nossos digníssimos conterrâneos pelo reconhecimento do Judiciário aos seus trabalhos cotidianos desenvolvidos com aptidão, ética e compromisso com a população. Orgulhamo-nos de vocês!
Um grande abraço espinosense.

Imagens: Wagner Oliva/Jornal de Espinosa.


2855 - Pai de coração

Vem se aproximando o Natal, ou seja, a data de nascimento do Menino Jesus, e as campanhas comerciais natalinas vão aparecendo e algumas delas emocionando o público espectador. Lançado há algum tempo, em 16 de novembro, o conto de animação da Disney que integra a campanha "Da Nossa Família Para a Sua", com o título de "O Nosso Outro Pai", apresenta a senhora Nicole e seus dois filhinhos, Max e Ella, recebendo de mudança em casa o novo namorado, Mike. 
Publico abaixo as duas versões. A primeira com a canção "Love Runs Deeper" em Inglês, na voz do cantor, compositor e ator norte-americano Gregory Porter, e a segunda em Português, com a versão brasileira da música, "O Amor É Maior", sendo interpretada pelo cantor Péricles.
O curto vídeo de pouco mais de três minutos mostra, de forma bastante tocante, a importância do afeto, da paciência, da serenidade e do amor na construção de uma relação equilibrada e carinhosa de uma nova (ou velha) família. Para a estruturação sadia de uma família, é preciso compreensão, cuidado, respeito, diálogo e o mais importante de tudo, o amor. 
Que este sentimento de humanidade não apareça somente nesta época natalina, mas em todos os dias e momentos do ano inteiro, para que nosso mundo seja mais justo e fraterno.
Um grande abraço espinosense.



quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

2854 - O Atlético é bicampeão da Copa do Brasil

Em uma temporada extraordinária e vitoriosa, que está levando a sua gigante e apaixonada torcida ao delírio, o Clube Atlético Mineiro conseguiu mais uma façanha na noite desta quarta-feira, 15 de dezembro de 2021. Na Arena da Baixada lotada, o Atlético, na segunda partida da decisão da Copa do Brasil, venceu o Athletico pelo placar de 2 x 1 e tornou-se bicampeão da emocionante e imprevisível competição de matas-matas. Com mais esta conquista, o clube alvinegro mineiro chega a uma chamada "tríplice coroa", já que havia vencido o Campeonato Mineiro e o Campeonato Brasileiro neste ano. 
O maravilhoso ano do Atlético se confirmou nesta derradeira partida na temporada. Mesmo com a desilusão pela eliminação na Copa Libertadores da América de forma invicta, deixando a competição pelo critério de gol marcado fora de casa que já foi revogado, o Atlético chega ao final do ano com conquistas memoráveis do Brasileirão e agora da Copa do Brasil, enlouquecendo de alegria a sua exigente torcida e fazendo calar os críticos e adversários incomodados que o tachavam de cavalo paraguaio. O Galo veio, viu e venceu (Veni, vidi, vici em latim) poderosos adversários e tornou-se, com todo o mérito, o grande protagonista clube no cenário esportivo nacional. 
O Athletico, campeão da Copa Sul-Americana 2021, entrou no gramado artificial do seu estádio sem poder contar com o capitão Thiago Heleno, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já o Atlético não podia contar com o atacante Diego Costa, afastado por lesão. Como não havia outra opção senão buscar a vitória por goleada, o Athletico iniciou a partida se lançando ao ataque na tentativa de alcançar um resultado improvável de cinco gols de diferença, quase um milagre.
E a partida foi emocionante. Mesmo antes de começar, com a cobiçada taça sendo levada a campo pelos vitoriosos ex-jogadores Victor e Lucho Gonzalez, debaixo de um show de luzes e da festa das torcidas. Quando o árbitro Anderson Daronco autorizou o início do confronto, a coisa pegou fogo rapidamente, com pressão extrema sobre o Atlético e sobre a arbitragem por parte do time local. Discussões, entradas mais duras, marcação cerrada, nervos à flor da pele, clima de decisão. Depois de gol anulado do Athletico por toque na mão de Pedro Rocha, o Atlético aproveitou exemplarmente um contra-ataque e abriu o placar com o endiabrado Keno, aumentando ainda mais a enorme vantagem alvinegra. Na segunda etapa, a equipe paranaense continuou sua luta inglória por um resultado quase impossível, mas o Atlético suportou bem a pressão e venceu mais uma vez, com mais um gol do iluminado artilheiro Hulk, confirmando a sua superioridade e levantando mais uma importante taça na temporada. O Athletico ainda diminuiu o placar com o jovem Jaderson, mas ficou por aí.     
Fim de jogo e restou ao valente, competitivo e dedicado Athletico o vice-campeonato, enquanto o valoroso e avassalador Atlético comemorava e conquistava mais um feito memorável, o de bicampeão da Copa do Brasil. Por conta da conquista do título, o Atlético embolsará 56 milhões de reais. E a sua apaixonada torcida amanhecerá o dia de quinta-feira com o coração repleto de alegria e contentamento pelas ruas, avenidas, praças e botecos das cidades. Pra variar, o GALO ganhou, o GALO ganhou, o GALO ganhou.  
Um grande abraço espinosense. 



RESUMO DA PARTIDA
ATHLETICO 1 X 2 ATLÉTICO
Motivo: Final da Copa do Brasil 2021
Local: Arena da Baixada, Curitiba, Paraná, 21h30
Arbitragem:
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA-SP) e Rafael da Silva Alves (FIFA-RS)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)
Quarto árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Cartões amarelos: Abner, Léo Cittadini, Renato Kayzer (Athletico); Vargas, Jair (Atlético)
Gols: Keno, aos 24 min. do 1º tempo, Hulk, aos 30 min. do 2º tempo (Atlético); Jáderson, aos 44 min. do 2º tempo (Athletico)
ATHLETICO: Santos; Marcinho (Khellven), Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Abner; Erick, Léo Cittadini (Fernando Canesin) e Christian (Jader); Pedro Rocha (Jaderson), Renato Kayzer (Vinicius Mingotti) e Terans
Técnico: Alberto Valentim 
ATLÉTICO: Éverson; Mariano, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair (Tchê Tchê) e Zaracho (Savarino); Vargas (Nacho Fernández), Hulk (Eduardo Sasha) e Keno (Calebe)
Técnico: Cuca

PRINCIPAIS ARTILHEIROS
Hulk (Atlético) - 8 gols
Rigoni (São Paulo) - 5 gols
Rossi (Bahia) - 5 gols



CAMPANHA DO ATLÉTICO 
TERCEIRA FASE
02-06-2021 - Quarta-feira - 19h - Baenão - 2 x 0 Remo - Hyoran e Nacho Fernández
10-06-2021 - Quinta-feira - 19h - Mineirão - 2 x 1 Remo - Réver e Hulk (Pênalti)
OITAVAS DE FINAL
28-07-2021 - Quarta-feira - 21h30 - Mineirão - 2 x 0 Bahia - Zaracho e Hulk
04-08-2021 - Quarta-feira - 21h30 - Joia da Princesa - 1 x 2 Bahia - Vargas
QUARTAS DE FINAL
26-08-2021 - Quinta-feira - 21h30 - Nílton Santos (Engenhão) - 2 x 1 Fluminense - Nacho Fernández e Hulk 
15-09-2021 - Quarta-feira - 19h - Mineirão - 1 x 0 Fluminense - Hulk (Pênalti) 
SEMIFINAIS
20-10-2021 - Quarta-feira - 21h30 - Mineirão - 4 x 0 Fortaleza - Guilherme Arana, Réver, Hulk e Zaracho
27-10-2021 - Quarta-feira - 21h30 - Castelão - 2 x 1 Fortaleza - Diego Costa e Hulk (Pênalti)
FINAIS
12-12-2021 - Domingo - 17h30 - Mineirão - 4 x 0 Athletico - Hulk (Pênalti), Keno e Vargas (2) 
15-12-2021 - Quarta-feira - 21h30 - Arena da Baixada - 2 x 1 Athletico


CAMPANHA DO ATHLETICO 
TERCEIRA FASE
03-06-2021 - Quinta-feira - 19h - Ressacada - 1 x 1 Avaí
09-06-2021 - Quarta-feira - 19h - Arena da Baixada - 1 x 0 Avaí
OITAVAS DE FINAL
28-07-2021 - Quarta-feira - 16h30 - Arena da Baixada - 2 x 1 Atlético-GO
04-08-2021 - Quarta-feira - 19h15 - Antônio Accioly - 2 x 2 Atlético-GO
QUARTAS DE FINAL
25-08-2021 - Quarta-feira - 19h - Arena da Baixada - 1 x 0 Santos
14-09-2021 - Terça-feira - 21h30 - Vila Belmiro - 1 x 0 Santos
SEMIFINAL
20-10-2021 - Quarta-feira - 21h30 - Arena da Baixada - 2 x 2 Flamengo
27-10-2021 - Quarta-feira - 21h30 - Maracanã - 3 x 0 Flamengo
FINAL
12-12-2021 - Domingo - 17h30 - Mineirão - 0 x 4 Atlético
15-12-2021 - Quarta-feira - 21h30 - Arena da Baixada - 1 x 2 Atlético

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

2853 - Espinosense José de Freitas Tolentino recebe título de Cidadão Honorífico de Gurupi (TO)

No último dia 13 de dezembro, segunda-feira, a Câmara de Vereadores da cidade de Gurupi, no estado do Tocantins, promoveu uma sessão solene para homenagear cidadãos não naturais da cidade que prestaram relevantes serviços para o desenvolvimento do município. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Mauro Cunha e contou com as presenças da prefeita Josi Nunes, de vereadores, de secretários de estado e do município, do deputado Eduardo do Dertins, do presidente da Assembleia Legislativa Antônio Andrade e do governador Wanderlei Barbosa. 

Foram homenageadas 24 personalidades:
Ana Paula Moreira Aguiar
Antônio Baltazar Cardoso de Oliveira, Pastor
Antônio Gomes da Silva
Antônio Poincaré Andrade, Deputado Presidente da Assembleia Legislativa
Celso Rocha da Silva
Deusdeth Alves Glória
Eduardo Bonaruga (do Dertins), Deputado Estadual
Ézio Paulo da Cruz
João Veloso Dias
Josaphá Alves de Abrantes
José de Freitas Tolentino
José Rodrigues da Silva
José Rosa Campos
José de Sousa
Leonísio de Oliveira Santos
Lúcio Silva Alfenas
Maurício Nauar Chaves
Neiva Salvador Taube
Orlando Alves Matos (Pequi)
Raimundo Nonato de Oliveira
Richard Teixeira Figueiredo
Robson Carlos da Silva
Vitor Boaventura da Silva
Wanderlei Barbosa Castro, Governador do Tocantins

Entre os homenageados está o senhor José de Freitas Tolentino, empresário e bancário aposentado do Banco do Brasil que reside em Gurupi há algumas décadas, colaborando para o progresso da cidade tocantinense. Tolentino, como é conhecido por lá, ou o Zé de Freitas, ou Zé de Zu, ou ainda Zé de Louro, como é identificado pelos espinosenses, é filho dos falecidos Juvercina Tolentino de Freitas, a Dona Zu costureira da Rua da Resina, e do Alysson Antunes de Freitas, o sanfoneiro Louro Mineiro, e irmão de Joana D´Arc e meu também, com todo orgulho.
Ao meu mano querido, gente da melhor qualidade como filho, pai, avô, esposo, irmão, profissional, cidadão, os meus efusivos parabéns pelo reconhecimento até um tanto tardio pela sua honradez, dignidade e trabalho em prol da evolução da comunidade gurupiense. Nada mais justo que, enfim, se efetue esta demonstração de gratidão pela comunidade de Gurupi, onde ele chegou há décadas, ainda jovem, para ali se realizar profissionalmente e criar raízes com a formação da sua bela família com uma filha da terra, Júlia. 
Um grande abraço espinosense.




    

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

2852 - Filme sobre a história do Cruzeiro é premiado no Cinefoot

Sem muita coisa para comemorar desde o ano de 2019, quando o seu time foi rebaixado para a segunda divisão do futebol brasileiro após administrações desastrosas, a torcida do Cruzeiro Esporte Clube finalmente pode celebrar uma conquista digna de satisfação pela gloriosa trajetória do clube desde os tempos da Società Sportiva Palestra Italia. 
Na edição número 12 do Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol, considerado o maior festival de cinema de futebol das Américas, os vencedores dos prêmios principais foram dois filmes brasileiros. O primeiro premiado, na categoria de Melhor Filme em Longa-Metragem, foi a produção dirigida por Gustavo Nolasco e André Amparo sobre o centenário do Cruzeiro denominada "Em Busca da História do Cruzeiro". O filme concorreu com produções da Espanha, Reino Unido, Chile, Argentina e México, além de outras três criações brasileiras. Na categoria de Melhor Filme em Curta-Metragem o vencedor foi a produção "O Penta" dirigida por Israel Branco, que conta a história dos cinco primeiros campeonatos estaduais conquistados pelo Ceará Sporting Club, entre 1915 e 1919. Ainda na categoria de Melhor Filme em Curta-Metragem, os premiados em 2º e 3º lugar foram, respectivamente, "A Glória É Delas", dirigido por Yohana Scaranare e Angelo Martins, e "Moacyr Barbosa", dirigido por Emílio Domingos. Na categoria  de Melhor Filme em Longa-Metragem, foram premiados em 2º e 3º lugar, "O Vice de Ouro", com direção de Nícollas de Oliveira, e "Invictos - O Título da Lusa na Copinha de 1991", com direção de Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, respectivamente. O Troféu João Saldanha, que premia o filme que apresenta a melhor expressão das faces humanas, democráticas e libertárias do futebol, foi para a produção espanhola "Bola F.C." ("Balón F.C."), dirigido por Raúl San Roman Otegi. Já o prêmio Redação AM foi para Daniel Mollo, da Rádio Mitre da Argentina, pela brilhante narração em homenagem a Maradona, em partida pela Libertadores da América.
Através da produção cinematográfica ora premiada, a gigantesca torcida cruzeirense, que espera uma recuperação do clube o mais breve possível com a transformação em clube-empresa, pode conhecer ainda mais profundamente a sua história centenária, repleta de vitórias e conquistas, e se orgulhar dela.
Um grande abraço espinosense.  



2851 - Vamos ajudar a reformar a nossa Igreja Matriz?

Infelizmente, a ação desgastante do tempo causou grande estrago nas instalações da Igreja Matriz de São Sebastião da nossa Espinosa, com deterioração e queda da extremidade da torre. A estrutura é bem antiga, construída há tempo impreciso, mas certamente com muitas décadas passadas sob as intempéries das chuvas, dos ventos e do sol inclemente do Norte de Minas. 
O acontecimento desastroso felizmente ocorreu em horário em que não havia nenhum fiel nem dentro nem nas imediações da igreja, sem causar danos físicos a qualquer pessoa, graças a Deus. Passado o susto, veio a comoção dos nossos conterrâneos com o desabamento da torre e a ideia de a comunidade se unir em prol da reparação dos danos na velha edificação que é importante cartão-postal da cidade e que faz parte da história de muitos habitantes que ali foram batizados, crismados e casados.
É importante esclarecer à população que a construção é propriedade privada da Igreja Católica e que uma eventual reforma não é de nenhuma responsabilidade do poder municipal, cuja administração pública deve, por Lei, ser completamente laica, ou seja, neutra em questões religiosas. Dito isto, cabe aos responsáveis pelo patrimônio artístico, histórico e cultural da Igreja Católica envidar esforços para que o mais brevemente possível seja realizada a reparação dos danos. Além disso, é de suma importância que a nossa comunidade católica se reúna o quanto antes e possa apoiar essa ação restauradora, colaborando de todas as formas para que uma reforma ampla e geral seja realizada. Com a doação de quaisquer valores em dinheiro pelos integrantes da nossa comunidade espinosense será possível restaurar o prédio e dar mais conforto e segurança aos fiéis. 
Se você se solidarizou com a comunidade católica de Espinosa, pode colaborar com esta justa causa doando qualquer valor na conta 9.381-5 da agência 0524-X do Banco do Brasil em nome da Paróquia São Sebastião. Ou ainda depositar usando o número PIX 041.114.430.003.72 (CNPJ) para a Diocese de Janaúba a qual a Paróquia de São Sebastião está subordinada. Precisando de mais informações, você pode entrar em contato com a Secretaria Paroquial através do telefone (38) 3812-1263 ou com o Padre Rogério pelo telefone (38) 99869-6486. 
Vamos ajudar para que possamos ver novamente bela a nossa velha, histórica e querida Matriz de São Sebastião.
Um grande abraço espinosense. 


   

     

2850 - Uma vitória consagradora

Não poderia ser melhor a atuação da equipe bicampeã brasileira do Atlético ontem à noite no lotado e pulsante Mineirão preenchido de apaixonados atleticanos na primeira partida decisiva da Copa do Brasil contra o Athletico. Com uma vitória memorável de 4 x 0, o Atlético praticamente confirmou mais uma conquista na temporada brilhante da equipe alvinegra, já Campeão Mineiro e Brasileiro. Claro que nada está decidido ainda, mas é quase impossível uma derrota pelo mesmo placar ou de goleada ainda maior na segunda partida a ser realizada na quarta-feira na Arena da Baixada. 



A imensa, exigente e bipolar Massa Atleticana talvez nem imaginasse placar tão elástico na primeira das partidas finais da Copa do Brasil. Porém o Atlético entrou decidido e concentrado, buscando a vitória desde o apito inicial do árbitro Bruno Arleu de Araújo. Demonstrando superioridade técnica e tática, o esquadrão atleticano foi balançando as redes do xará paranaense em sequência avassaladora até parar em quatro gols marcados, um de Hulk cobrando pênalti, outro de Keno em bela jogada individual, outro de Vargas após chute de Hulk e defesa parcial do goleiro Santos e mais um de Vargas depois de uma jogada coletiva extraordinária com participação de Hulk, Nacho Fernández e Zaracho.



Já está tudo decidido? O título já é nosso? Podemos comemorar antecipadamente? Claro que não! Ainda mais para quem tem na história um fato extraordinariamente triste e desolador, quase inacreditável. Em 1995, na primeira partida da final da Copa Conmebol contra o Rosario Central da Argentina, o Atletico goleou o adversário no Mineirão por 4 x 0, gols de Ézio, Cairo, Paulo Roberto e Silva. No jogo da volta, no Estádio Gigante de Arroyito, em 19 de dezembro de 1995, um fiasco completamente inesperado. O time não suportou a pressão adversária e também foi goleado pelo mesmo placar de 4 x 0, gols de Ruben da Silva, Carbonari (2) e Cardetti, indo a decisão para a cobrança de pênaltis. Quando todos imaginavam uma vantagem atleticana por ter no gol o excelente Taffarel, a coisa desandou com os dois primeiros pênaltis sendo perdidos pelos nossos atletas e aí a vaca foi pro brejo. Inacreditavelmente um título praticamente certo nos fugiu por entre os dedos. Foi uma loucura só a feliz comemoração dos torcedores do Rosario Central, merecidamente campeões pela façanha protagonizada. Assim é o futebol, totalmente imprevisível. Então fica o alerta para os jogadores e torcedores atleticanos de que o título do bicampeonato da Copa do Brasil está muito próximo, quase na mão, mas ainda não decidido. Ainda falta uma partida dificílima a ser disputada em campo hostil que deve ser encarada com cuidado, seriedade e respeito ao adversário. A gente aprende muito mais com os erros e o Atlético não pode errar novamente.



Falta muito pouco para o encerramento de um ano estupendo, maravilhoso, brilhante e extremamente vencedor do meu Clube Atlético Mineiro. Já comemoramos um Campeonato Mineiro, um Campeonato Brasileiro após 50 anos de espera e agora temos uma baita chance de comemorarmos o segundo título da Copa do Brasil. Então é torcer muito, acreditar no potencial da nossa equipe e soltar sem moderação a alegria gigante que mora em nossos corações. Vamos, Galo, fazer história mais uma vez!
Um grande abraço espinosense.  

RESUMO DA PARTIDA:
ATLÉTICO 4 X 0 ATHLETICO
Motivo: jogo de ida da final da Copa do Brasil
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: domingo, 12 de dezembro de 2021, às 17h30
Público: 53.181
Renda: R$ 8.325.723,05
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Corrêa (Fifa/RJ) e Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa/RJ)
Gols: Hulk, aos 23', Keno, aos 34' do 1ºT, e Eduardo Vargas, aos 10' e aos 23' do 2ºT (ATL)
Cartões amarelos: Hulk, aos 21' do 1ºT, Guilherme Arana, aos 12', e Igor Rabello, aos 36' do 2ºT (ATL); Thiago Heleno, aos 10', Nico Hernández, aos 18' do 1ºT, e Pedro Henrique, aos 7' do 2ºT (ATH)
ATLÉTICO: Everson; Mariano, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan (Tchê Tchê, aos 37' do 2ºT), Jair (Calebe, aos 37' do 2ºT) e Matías Zaracho; Hulk, Keno (Nacho Fernández, aos 21' do 2ºT) e Diego Costa (Eduardo Vargas, aos 12' do 1ºT)
Técnico: Cuca
ATHLETICO: Santos; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Nico Hernández (Pedro Rocha, aos 26' do 2ºT) e Abner Vinicius (Nicolas, aos 39' do 2ºT); Erick e Léo Cittadini; Nikão, David Terans e Renato Kayzer (Vinicius Mingotti, aos 26' do 2ºT)
Técnico: Alberto Valentim


      

sábado, 11 de dezembro de 2021

2849 - Professora Shantynett e seus alunos da Escola Betânia levam o Ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa

A notícia não poderia ser mais alvissareira para nós, espinosenses! A Educação é fundamental! E, com bom humor, é também básica, infantil, média, superior, profissionalizante, inclusiva, tecnológica, especial. Viva a Educação! Viva a Ciência! Viva o Conhecimento!
Tanto entusiasmo de minha parte assim logo de manhãzinha tem uma ótima razão. É que a professora espinosense Shantynett Souza Ferreira Magalhães Alves, esposa de Adriano, conquistou a Medalha de Ouro na 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, Categoria Documentário. A premiação se deveu à produção sua e de seus alunos da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira denominada "Não desiste deles não, viu!". O documentário vencedor criado pelos alunos espinosenses concorreu com trabalhos realizados por alunos do país inteiro. 
A cerimônia de premiação realizada virtualmente nesta sexta-feira, 10 de dezembro, foi apresentada pela jornalista Karen de Souza e pelo influenciador digital Spartakus e teve a participação de escritoras ilustres como Conceição Evaristo, Elisa Lucinda e Bel Santos Mayer, bem como da cantora, compositora e multi-instrumentista Lucy Alves. Houve também a especial participação da grande homenageada desta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, a professora, poeta e ficcionista Geni Mariano Guimarães. 




Para quem desconhece a sua razão de existir, a Olimpíada de Língua Portuguesa foi criada para "reconhecer o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil", e é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC. São cinco gêneros no concurso de alcance nacional. Eis abaixo os quatro grandes vencedores em suas respectivas categorias:

CRÔNICA
Prof.ª Dayane da Costa Silva - "Ressignificação: a metodologia para uma nova realidade"
UEF Deputado Elígio Almeida - Bacabal (MA)

Prof.º Francisco de Assis da Silva Junior - "Aula em casa – conectando vidas, pessoas e lugares"
E.M. José Adelaide de Carvalho - Icó (CE)
 
Prof.ª Josefa Maria Taborda do Nascimento Silva - "Nas asas da esperança"
E.E. Prof. Irineu Da Gama Paes - Macapá (AP)

Prof.ª Jussara Biazotto - "O cringe pode ser massa!"
E.M. Viver E Conhecer - Capinzal (SC)

ARTIGO DE OPINIÃO
Prof. Gilmar de Oliveira Silva - "Um poema em louvor da estrada"
E.E. Rocha Cavalcanti - União dos Palmares (AL)

Prof.ª Lívia de Oliveira Silva - "Longe dos olhos e perto do coração"
E.E. Prof. José Quintella Cavalcanti - Arapiraca (AL)
 
Prof. Melqui Zedeque Lopes Ribeiro - "Produção textual: superando o desafio de desenvolver a habilidade de leitura e produção de artigos de opinião em tempos de pandemia"
E.E. Deputado José Medeiros - Paulo Jacinto (AL)

Prof. Antônio Augusto Braico Andrade - "Lecionar para quem me surpreende..."
CEFET-MG – Unidade Belo Horizonte - Belo Horizonte (MG)

MEMÓRIAS LITERÁRIAS
Prof.ª Maria de Fátima Sousa Lima - "Tempos remotos são memórias em meio às aulas remotas, hoje"
E.M. Presidente Costa e Silva - Senador La Rocque (MA)

Prof.ª Rute da Silva Santos - "Na simplicidade das memórias"
E.E. PE. Giuliano Moretti - Tocantinópolis (TO)
 
Prof.ª Joelma Inês Casa - "O lugar onde eu vivo é o lugar de outras pessoas também"
EMEF Santa Cruz - Farroupilha (RS)

Prof.ª Maria Silmara Saqueto Hilgemberg - "Palavras para além do Tempo"
Colégio Est. Do Campo De Faxinal dos Francos - Rebouças (PR)

DOCUMENTÁRIO
Prof.ª Juliana Dantas de Macêdo Nóbrega - "Um roteiro de experiência gravado pela sensibilidade educacional"
E.E. Mons. Amancio Ramalho - Parelhas (RN)

Prof.ª Mylenna Vieira Cacho - "Abram as câmeras! Aqui também tem Olímpiada"
IFRN- Campus São Gonçalo do Amarante - São Gonçalo do Amarante (RN)
 
Prof.ª Shantynett Souza Ferreira Magalhães Alves - "Não desiste deles não, viu!"
E.E. Betânia Tolentino Silveira - Espinosa (MG)

Prof. Vinícius Delfino Silva - "E agora, professor?"
IFES- Campus Avançado Viana - Viana (ES)




POEMA
Prof.ª Mayara Almeida Liberino Tavares da Silva - "Convit(d)e à poesia"
EC Monjolo - Brasília (DF)

Prof.ª Rosana Maria Lopes - "Música e poesia: Narrativas de pensamentos/reflexões e recriação de novos saberes"
EM Juscelino K. de Oliveira - Cezarina (GO)
 
Prof.ª Fernanda Valeska Mendes da Silva - "Na coletividade, constroem-se versos e rimas do meu lugar"
EMEF Profª Cícera Lima do Nascimento – Polo V - Igarapé-Açu (PA)

Prof. Richardson Farias Gonçalves - "Vivência enriquecedora" 
Esc. Nossa Senhora do Livramento - Barreirinha (AM)

Feliz demais aqui por ver o nome da minha amada Espinosa sendo espalhado pelo país de forma tão extremamente positiva, ainda mais através do milagre da Educação. Só tenho que parabenizar à professora Shantynett e seus valorosos alunos da Escola Betânia. Que assim continuem fortalecendo o Saber e servindo de exemplo aos demais conterrâneos, crianças, jovens e adultos. 
Viva a Arte, a Cultura, a Educação, a Ciência! Viva os professores e estudantes de Espinosa!
Um grande abraço espinosense. 

Merece todo nosso reconhecimento e agradecimento também a professora da Escola Estadual Dom Lúcio, Renata Soares Souza Dias, classificada na semifinal da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria Crônica.  


A premiação de Shantynett e seus alunos da Escola Betânia aparece no vídeo a partir do tempo 1:33:30.



sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

2848 - Os destaques premiados no futebol brasileiro em 2021

Terminada a temporada do ano de 2021 (quase, pois ainda faltam os jogos decisivos da Copa do Brasil entre Athletico e Atlético), é chegado o momento de reconhecer o especial trabalho realizado pelos melhores profissionais do Campeonato Brasileiro e efetivar a premiação aos destaques individuais e coletivos. Como não poderia ser diferente, o Atlético Campeão Brasileiro foi o mais premiado entre os 20 participantes da competição masculina nacional mais importante do país. O mesmo se deu no Campeonato Brasileiro Feminino, onde o Corinthians foi amplamente predominante.



Na premiação da Bola de Prata realizada pela ESPN nesta sexta-feira, 10 de dezembro, iniciada ao meio-dia no Memorial da América Latina, em São Paulo, apresentada pelos jornalistas Bruno Vicari e Mariana Spinelli, os profissionais que se destacaram, tanto no futebol masculino quanto no feminino, receberam seus prêmios em diversas categorias como Melhor Jogador(a), Artilheiro(a), Melhor Goleiro(a), Melhor Treinador(a), Seleção do Campeonato, Jogador(a) Revelação etc. A escolha foi feita com os votos dos jornalistas e da equipe de análises estatísticas da ESPN. Um novo prêmio, criado para homenagear jogadores que contribuíram na luta contra o racismo dentro do futebol, denominado "Reflexões", foi entregue ao genial atacante José Reinaldo de Lima, ídolo do Atlético Mineiro. A gigante atleta Formiga, que há pouco se despediu da Seleção após longos anos de dedicação, recebeu, emocionada e com muito merecimento, uma Bola de Ouro especial.   

Os premiados de 2021:
FUTEBOL MASCULINO - BRASILEIRÃO 2021
Melhor Jogador - Bola de Ouro - Hulk (Atlético)
Artilheiro - Hulk (Atlético) - 19 gols
Melhor Treinador - Alexi Stival - Cuca (Atlético)
Jogador Revelação - Matías Zaracho (Atlético)
Gol Mais Bonito - Andreas Pereira (Flamengo)
Seleção do Campeonato - Everson (Atlético); Mariano (Atlético), Léo Ortiz (Red Bull Bragantino), Junior Alonso (Atlético) e Guilherme Arana (Atlético); Jair (Atlético), Edenílson (Internacional), Raphael Veiga (Palmeiras) e Nacho Fernández (Atlético); Artur (Red Bull Bragantino) e Hulk (Atlético)



FUTEBOL FEMININO - BRASILEIRÃO 2021
Melhor Jogadora - Bola de Ouro - Bia Zaneratto (Palmeiras) 
Artilheira - Bia Zaneratto (Palmeiras)
Melhor Treinador - Arthur Elias (Corinthians)
Jogadora Revelação - Bruninha (Santos)
Gol Mais Bonito - Gabi Zanotti (Corinthians)
Seleção do Campeonato - Luciana (Ferroviária); Bruna Calderan (Palmeiras), Agustina (Palmeiras), Érika (Corinthians) e Yasmin (Corinthians); Carol Nogueira (São Paulo), Andressinha (Corinthians), Tamires (Corinthians) e Vic Albuquerque (Corinthians); Gabi Nunes (Corinthians) e Bia Zaneratto (Palmeiras)




Na premiação da CBF realizada na noite desta sexta-feira, 10 de dezembro, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o Clube Atlético Mineiro foi o destaque, obviamente. Além de se consagrar o grande Campeão do Campeonato Brasileiro da Série A, o clube foi premiado com a escolha de cinco de seus atletas na seleção da competição e mais o técnico. Alexi Stival, o Cuca, foi escolhido o Melhor Treinador e os jogadores Júnior Alonso, Guilherme Arana, Jair, Nacho Fernández e Hulk integram a Seleção do Brasileirão. A escolha foi realizada através da votação de 1.050 profissionais, entre jornalistas, treinadores e capitães dos 20 times que disputaram o torneio, além de integrantes das comissões técnicas das seleções brasileiras principal e de base e de delegados e oficiais das partidas. Foram premiados os Campeões do Futebol Masculino da Série B (Botafogo), Série C (Ituano) e Série D (Aparecidense), como também os Campeões do Futebol Feminino da Série A (Corinthians) e Série B (Bragantino). O Corinthians levou o Troféu Fair Play. O prêmio de Melhor Quarteto de Arbitragem ficou com Bruno Arleu (Árbitro), Fabrício Vilarinho e Guilherme Camilo (Assistentes) e Daniel Bins (Árbitro de Vídeo).
A cerimônia foi apresentada pelas jornalistas Carine Pereira e Taynah Espinoza.  

Os premiados de 2021:
FUTEBOL MASCULINO SÉRIE A - BRASILEIRÃO 2021
Melhor Jogador - Hulk (Atlético)
Artilheiro - Hulk (Atlético) - 19 gols
Melhor Treinador - Alexi Stival - Cuca (Atlético), 
Jogador Revelação - André (Fluminense)
Gol Mais Bonito - Michael (Flamengo)
Craque da Galera - Michael (Flamengo)
Seleção do Campeonato - Weverton (Palmeiras); Yago Pikachu (Fortaleza), Gustavo Gómez (Palmeiras), Junior Alonso (Atlético) e Guilherme Arana (Atlético); Edenilson (Inter), Jair (Atlético), Raphael Veiga (Palmeiras) e Nacho Fernández (Atlético); Michael (Flamengo) e Hulk (Atlético)

FUTEBOL FEMININO SÉRIE A - BRASILEIRÃO 2021
Melhor Jogadora - Bia Zaneratto (Palmeiras)
Artilheira - Bia Zaneratto (Palmeiras) - 13 gols
Melhor Treinador - Arthur Elias (Corinthians)
Jogadora Revelação - Rafaela Levis (Grêmio)
Gol Mais Bonito - Jay (Flamengo)
Craque da Galera - Rayane (Flamengo) 
Seleção do Campeonato - Luciana (Ferroviária); Bruna Calderan (Palmeiras), Agustina (Palmeiras), Érika (Corinthians) e Yasmin (Corinthians); Ingryd (Corinthians), Júlia Bianchi (Palmeiras), Gabi Zanotti (Corinthians) e Tamires (Corinthians); Bia Zaneratto (Palmeiras) e Adriana (Corinthians)  



Nada mais justo que os melhores desempenhos sejam reconhecidos e premiados. Ainda mais quando os melhores fazem parte do clube que amamos e que conseguiram o feito admirável de conquistar mais um título de Campeão Brasileiro de Futebol com todo o merecimento e justiça.
Um grande abraço espinosense.