Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

2790 - 92 anos de Dona Nininha

É mesmo um privilégio dos céus alguém chegar à idade de 92 anos com saúde e lucidez. E foi com este presente do Criador que a senhora Joana Maria de Souza, a Dona Nininha da Rua Inocêncio Cruz, comemorou os seus 92 anos de vida em celebração íntima ao lado de alguns dos filhos e mais parentes e amigos na noite do dia 20 de setembro em Espinosa. 
Bastante disposta, Dona Nininha recebeu ligações dos filhos distantes, cantou junto com os convivas os "Parabéns pra você" e cortou o bolo feito em sua homenagem, entregando as fatias aos presentes na casa do seu filho Dilermando, o Dego.
Que o Todo-poderoso Deus conceda à Dona Nininha mais e mais anos de vida, com bastante saúde, paz e alegria, sempre em harmonia com os familiares e amigos. Amém!
Um grande abraço espinosense. 


  

2789 - Será brasileira a final da Libertadores

Já está decidido! O Palmeiras de Abel Ferreira e o Flamengo de Renato Portaluppi entrarão no gramado do Estádio Centenário em Montevidéu, no Uruguai, no dia 27 de novembro de 2021, um sábado, para que finalmente saibamos quem é o time mais forte e poderoso da América do Sul. Após os 90 minutos de batalha em campo no jogo único da decisão, podendo se estender para prorrogação e disputa de pênaltis se ocorrer empate, teremos a equipe campeã que levantará o mais cobiçado troféu do futebol sul-americano.  
Refletindo calma e sensatamente, não houve nenhuma surpresa. Deu a lógica. Os dois economicamente mais poderosos clubes do país, com seus qualificados e milionários elencos, só confirmaram o favoritismo que já possuíam no início da competição. O Flamengo passou com certa tranquilidade pelo adversário equatoriano Barcelona de Guayaquil, com duas vitórias incontestáveis por 2 x 0 no Maracanã e no Monumental, com Bruno Henrique brilhando com seus quatro gols marcados, dois em cada confronto. O Flamengo comprovou sua imensa superioridade sobre o adversário, vencendo as duas partidas e levando Renato Gaúcho a se tornar o técnico com maior número de vitórias na Copa Libertadores da América, superando Gabriel Ochoa Uribe, lendário treinador colombiano. O comandante flamenguista chegou a 82 jogos, com 50 vitórias, 13 empates, 19 derrotas e 66,3% de aproveitamento, um desempenho realmente respeitável. 
Na minha opinião, o Flamengo é o grande favorito para ganhar a Copa Libertadores deste ano. Indiscutivelmente, é a melhor equipe do país na atualidade.



Para minha tristeza e de mais outros milhões de apaixonados atleticanos pelo mundo, o nosso Clube Atlético Mineiro foi eliminado nas semifinais pelo Palmeiras. A nossa saída da competição se deu da forma mais frustrante possível, de forma invicta, sem nenhuma derrota, igualando-se ao vice-campeonato do Campeonato Brasileiro de 1977, quando o time alvinegro mineiro perdeu o título para o São Paulo nos pênaltis, após campanha invencível memorável. É muito estranho o time ser eliminado sem uma derrota sequer, vítima do controverso gol marcado fora de casa. Depois do empate sem gols no Allianz Parque na primeira partida, o Palmeiras conseguiu a façanha de marcar um único gol no Atlético, empatando o jogo em 1 x 1 no Mineirão e assim, por força do regulamento, conquistando a cobiçada vaga na final da competição continental. 



O confronto entre Palmeiras e Flamengo será o quarto entre brasileiros na final da Libertadores. Em 2005, o São Paulo sagrou-se campeão ao vencer o Athletico; em 2006, novamente o São Paulo bateu o Internacional; e em 2020, o Palmeiras tornou-se campeão ao ganhar o título diante do Santos. O Palmeiras está na final pela sexta vez, assim como aconteceu em 1961, 1968, 1999, 2000 e 2020. O clube levantou a taça em duas oportunidades, em 1999, sobre o Deportivo Cali da Colômbia e em 2020, sobre o Santos. Já o Flamengo disputará sua terceira final, repetindo os anos de 1981 e 2019, quando superou Cobreloa do Chile e River Plate da Argentina, respectivamente, levantando a taça de campeão. 
É óbvio e ululante que, nós atleticanos, gostaríamos muito de estar na final da Copa Conmebol Libertadores pela segunda vez. Estávamos confiantes de que tínhamos todas as condições para suplantar o poderoso Palmeiras e seguir adiante na busca de mais um título continental. 
Invictos na competição, vínhamos apresentando um desempenho sólido e um agudo espírito de competitividade que nos credenciava a sonhar com o título, ainda mais passando por cima de gigantes como Boca Juniors e River Plate. Mas as decisões no futebol nem sempre são favoráveis a quem se apresenta melhor em campo. O destino da bola pune a quem comete erros básicos "na hora de a onça beber água". E infelizmente falhamos, com um pênalti desperdiçado por nosso ídolo Hulk, algumas chances de gol perdidas pelo bom atacante Eduardo Vargas e um erro crucial do ótimo zagueiro Nathan, um dos destaques da equipe na temporada. Não deveria, mas acontece. A bipolar e exigente torcida atleticana precisa entender que não é o fim do mundo esta eliminação. Pelo amor de Deus, nada de uma desvairada caça às bruxas nem de sairmos desesperados à procura de bodes expiatórios. O Palmeiras também falhou, mas não aproveitamos as bobeadas palmeirenses para "matar" o jogo. Infelizmente, sofremos o castigo de ser eliminados jogando melhor e invictos, sem nenhuma derrota sofrida. É dura, triste e sofrida esta eliminação, mas temos é que apoiar e valorizar o ótimo trabalho desenvolvido pela diretoria, comissão técnica e jogadores e focar nossas energias positivas na equipe para que ela possa corrigir os desacertos, recuperar a confiança e lutar mais que nunca pelos títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, corremos o risco de eliminação por este sistema de mata-matas, sempre imprevisível, mas devemos uma atenção muito maior ao Brasileirão, onde o equilíbrio, a estabilidade e a regularidade são fundamentais para uma campanha vitoriosa. Todos temos que ter consciência de que Palmeiras e Flamengo são os nossos mais potentes adversários nesta luta no caminho dos títulos mais importantes, mas estamos ali próximos, brigando com os gigantes palmo a palmo pela glória. Que tenhamos sorte, capacidade física, tática e técnica e força psicológica para fazer história e enlouquecer de alegria a imensa Massa Atleticana.
Um grande abraço espinosense. 

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

2788 - "One More Time", do velho Rod

Ele já é um espécime humano de septuagésima sexta era, mas continua ativo e encantador, com seu amor pelo Celtic, seu talento musical e sua voz rouca que tanto o caracteriza. O senhor Roderick David Stewart, mais conhecido mundialmente como Rod Stewart, está lúcido e produtivo, preparando mais um álbum para deleite de seus milhões de fãs por todo o planeta, após mais de cinco décadas de sucesso ininterrupto. 
O cantor britânico nascido aos 10 de janeiro de 1945 em Highgate, Londres, Inglaterra, anunciou o lançamento, para 12 de novembro, do seu 31º álbum de estúdio, de nome "The Tears of Hercules". O disco traz nove canções inéditas compostas pelo artista sozinho ou em parceria, algumas com Kevin Savigar, e mais três covers, a faixa título "The Tears of Hercules", de Marc Jordan, "Some Kind Of Wonderful", dos Soul Brother Six, e uma versão de "These Are My People", de Johnny Cash. A primeira música foi divulgada nas plataformas digitais e se chama "One More Time".

TRACK LISTING LP:
Side One

"One More Time"
"Gabriella"
"All My Days"
"Some Kind of Wonderful"
"Born to Boogie" ("A Tribute To Marc Bolan")
"Kookooaramabama"

Side Two

"I Can’t Imagine"
"The Tears of Hercules"
"Hold On"
"Precious Memories"
"These Are My People"
"Touchline"

Rod Stewart é um apaixonado por futebol e é respeitado por suas ações humanitárias, elogiáveis. Não à toa ele recebeu das mãos do príncipe William o título de "Sir" no Palácio de Buckingham, em Londres, em outubro de 2016, por sua especial contribuição à música e às obras de caridade. O velho Rod continua vivo, atuante e apaixonado pela vida e pela música. Viva! 
Um grande abraço espinosense. 



"One More Time"
Rod Stewart e Kevin Savigar

It’s not the color of your hair, or the beauty in your eyes
That I’ll be missing
Or the sunshine in your smile, or those ruby red lips I’ve been kissing Now your family don’t like me, this I understand
I don’t wanna settle down I am just a rambling man
I’d rather be out rocking with my good old country band
It was great while it lasted, yea yea
And together we smashed it, yea yea
There’s just one more thing to do, yea yea
I know that I can keep a secret, baby can you too? yea yea
One more time baby
One more time
One more time just for old time sake
Now if we have to separate and find someone new
It’s hard to imagine somebody else with you
You taught me how to nasty in those naughty high heel shoes The Devil wears Prada
We were lovers for a while, but it all came crashing down
The sex was immense, by a good old country mile
Make no mistake, you’ll always be on speed dial
It was great while it lasted, yea yea
And together we smashed it, yea yea
There’s only one more thing to do, yea yea
I know that I can keep a secret, baby can you too?
One more time baby
One more time
One more time just for old time sake One more time baby
One more time
One more time just for old time sake
 
Now I hope you find what you are searching for
Someone to cuddle and kiss you as you walk through the door
And honor you with children and stay together forever
So it’s bon voyage, farewell, au revoir
I’m going down to Woodstock in my beat-up Jaguar
There’s no regrets or sadness, but maybe we should’ve known better
It was great while it lasted, yea yea
And together we smashed it, yea yea
There’s just one more thing to do, yea yea
I know that I can keep a secret, baby can you too? yea yea
One more time baby
One more time
One more time just for old time sake One more time baby
One more time
One more time just for old time sake 


2787 - E o futuro, quando chegará?

Desde que me entendo por gente, escuto histórias que fazem previsões as mais fantasiosas e mirabolantes sobre um tal futuro, um lugar incrível e admirável em que teremos um mundo mais evoluído, humano, justo e maravilhosamente sem problemas maiores. Mas o tempo passa, o futuro chega e o que vemos à nossa frente, diante dos nossos olhos já desgastados pelo tempo? Percebemos boquiabertos, embasbacados e maravilhados, a tecnologia nos levando a quase milagres realizados pela inovadora mente humana, com naves tripuladas que viajam ao espaço e automóveis que se locomovem sozinhos guiados por computadores. Em contrapartida, visualizamos os mais escabrosos retrocessos em alguns lugares do mundo, com uma busca incabível e insana por uma viagem a um passado de morte, sangue e lágrimas.


Felizmente vemos avanços extraordinários na busca de soluções modernas, práticas e ecologicamente corretas, como as das indústrias automotivas. Um dos bons exemplos vem da empresa japonesa Toyota, que é o Parceiro Oficial de Mobilidade Mundial do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Paralímpico Internacional, e que criou, entre outras modernidades tecnológicas, o veículo Sedan Mirai, movido a hidrogênio. O Mirai (Futuro em Japonês) é um automóvel equipado com um motor elétrico, uma bateria, dois tanques de hidrogênio de alta pressão, um conversor elevador de tensão, uma central de comando e a célula de combustível a hidrogênio, com autonomia de 500 km e tempo de abastecimento de 5 a 8 minutos e emissões apenas de vapor de água, contribuindo para um mundo menos poluído e um futuro mais sustentável. O Toyota Mirai bateu o recorde mundial de distância percorrida por um carro a hidrogênio com apenas um único tanque, percorrendo mais de 1 mil quilômetros nas ruas de Paris.
 

E não só. Na fábrica da Toyota muitos outros projetos futuristas estão em andamento. Um dos protótipos é o e-Palette, um veículo elétrico a bateria de última geração com condução conectada e automatizada para uso em serviços de transporte e comércio. Outro protótipo é o "LQ", um veículo-conceito equipado com Yui, um assistente de IA-Inteligência Artificial que promete desenvolver um vínculo emocional, autônomo e prático entre o carro e o motorista. Outra invenção incrível é o T-TR1, um robô conceitual que permite o uso da robótica para estreitar laços e amplificar as relações e conexões entre pessoas e lugares. 





Outra empresa que aposta nos carros elétricos é a Tesla, do bilionário Elon Musk, que fabrica os modelos Roadster (esportivo), Model S (sedan esportivo), Model X (SUV), Model 3 (modelo acessível da companhia) e Model Y (crossover compacto). Os carros da empresa são futuristas, com estacionamento e direção totalmente autônomas, pretendendo ofertar aos endinheirados compradores, produtos e veículos de alta performance com o uso da eletricidade, com produção de energia completamente limpa. 


Outro sonho dos humanos, o de criar um carro voador, já está bem adiantado. A empresa da Eslováquia, Klein Vision, realizou um marco importante na história, fazendo em 28 de junho de 2021 o primeiro voo interurbano com um carro voador, o AirCar. Desde que realizou o seu voo inaugural no final de 2020, o AirCar Prototype 1 vem registrando pousos bem-sucedidos e muitas horas de testes de voo. A incrível máquina futurista inventada pelo professor Stefan Klein é movida por um motor BMW de 160 cv, com hélice fixa, e pode voar a uma velocidade máxima de cruzeiro de 190 km/h, atingindo até altitudes de 8.200 pés. O processo de converter o AirCar em um carro demora menos de três minutos, com a ação de retrair as asas e a cauda.



Então é ganhar bastante dinheiro para poder ter acesso a essas maravilhas da tecnologia, ao mesmo tempo em que devemos lutar para que a Humanidade se conscientize, finalmente, da necessidade urgente e inadiável de implementar um rápido processo de paz, harmonia e justiça social para que todos os tripulantes desta linda e aprazível nave esférica e azul aproveitem a divina existência, com a mínima dignidade.
Um grande abraço espinosense.  

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

2786 - Viva o nosso centenário escritor Daniel Antunes Júnior!

Chegar aos 100 anos de existência é para poucos privilegiados pelo destino. Alcançar tal marca com saúde e com uma lucidez impecável é ainda mais surpreendente e admirável. Assim é que o nosso digníssimo conterrâneo Daniel Antunes Júnior completou, no último dia 17 de setembro, os seus 100 anos de vida e literatura, espalhando, aos ventos dos quatro cantos do Sertão incessantemente castigado pela seca, os seus contos e textos que relembram e eternizam a nossa preciosa história espinosense. 
O bancário aposentado, administrador, fazendeiro e homem das letras estreou na labuta de escritor com o livro "Lençóis do Rio Verde - Crônica do Meu Sertão", lançado pela Editora Comunicação em 1976. "Coração de Prata - Contos Correntes", lançado em 2008 pela Editora Santa Clara, é o seu segundo livro. "Celebrando a Vida – Poemas Outonais e Contos" foi lançado em 2015. Em 2017 lançou "A Colonização Brasileira e o Livro do Tombo da Casa do Conde da Ponte", patrocinado pelo BDMG. Seu Daniel realizou os estudos primários no Grupo Escolar Comendador Viana, em Espinosa, e cursou os estudos secundários no Ginásio Afonso Celso e no Colégio Anchieta, ambos em Belo Horizonte. Trabalhou no Banco de Minas Gerais nas agências de Montes Claros, Ponte Nova, Uberlândia e Belo Horizonte, inicialmente como escriturário e, posteriormente, como contador, gerente e diretor da Carteira de Crédito Imobiliário. Foi ainda, na mesma instituição, Superintendente de Aplicações. Fundou e administrou a Mutual (Associação de Poupança e Empréstimo) e a BMG Crédito Imobiliário. Administrou a Construtora Predial e chefiou o Departamento de Operações Especiais das Empresas BMG. Hoje curte a merecida aposentadoria depois da missão cumprida.
Apaixonado pelas palavras e pelas gerações familiares passadas, o escritor vem colecionando dados sobre os ancestrais das famílias Antunes e Tolentino que deixaram a Europa em tempos conturbados para se espalhar pelos rincões do nosso imenso, lindo e amado Brasil. Os Antunes, com a vinda do rabi Heitor Antunes; os Tolentinos, com a chegada do Alferes José Nicolau Tolentino. Essa sua curiosidade pelo conjunto dos conhecimentos o levou a se tornar historiador efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e a ser, indubitavelmente, o nosso maior escritor e conhecedor profundo da já extensa história da antiga Lençóis do Rio Verde, hoje Espinosa. 
Muito da sua produção literária é dedicada à esposa e musa Conceição, sua fiel e inseparável companheira que lhe proporcionou a dádiva de ser pai de especiais cinco filhos: Dante, Silvana, Daniel, Sergio e Sandra Maria.




Temos que nos orgulhar e muito o que comemorar com o centenário de tão nobre conterrâneo. Seu Daniel é figura serena, inteligente, culta, de memória prodigiosa e evolução apreciada, com toda razão, pela nossa calorosa comunidade espinosense. Que sua trajetória terrena continue abençoada pelo Criador, com bastante saúde, lucidez, paz e alegria no coração, mantendo-o sempre otimista, bem informado e produtivo.
Como ele mesmo afirmou certa vez: "Gosto de tomar banho, de ver as estrelas, dos perfumes discretos, das flores, das frutas, da chuva, da música, das mulheres, dos cães, da amizade e da sinceridade, da cor verde, das minhas coisas, sem ser demasiadamente apegado a elas. Enfim, gosto da vida e, quando partir desta para outra, sentirei saudade dela. Creio que este mundo é o melhor de todos os que conheço...", Então vamos aplaudi-lo e abraçá-lo (mesmo que virtualmente), desejando toda a felicidade deste melhor mundo que conhecemos, e agradecê-lo por tudo que sempre fez pela nossa terrinha amada.
Vida longa ao Senhor Daniel! E viva sua exitosa existência! Parabéns pelos 100 anos de vida e prosa! 
Um grande abraço espinosense.


Para homenagear o nosso celebrado escritor, a conterrânea também poeta e de escrita fácil Greyce Tatiane Gonçalves Lopes, escreveu o seguinte poema:

"O Centenário do Poeta"
(ao Sr. Daniel Antunes Jr.)

Uma vida a relembrar fatos
Repletos de grandes louvores
De um povo com suas glórias
De lençóis com suas dores!

Garimpeiro de tudo que foi esquecido 
A eternizar grandes e belas histórias 
Dos Antunes, Salviola e Tolentino, tudo que estaria embalde perdido
Sem as suas pitorescas memórias

Mente privilegiada onde medra
Por Espinosa um amor profundo 
Orgulho da nossa querida terra
Nosso cronista e poeta que ganhou o Mundo!

Com as dádivas de uma vida prazerosa
O poeta completa, com lucidez, um centenário
Acompanhando as mudanças vertiginosas
De todo o nosso contemporâneo cenário 

Salve o nosso bardo!!

Autora: Greyce Tatiane Gonçalves Lopes

2785 - O sempre aguçado Caetano alfineta os "Anjos Tronchos"

Não há como escapar das consequências das transformadoras e bombásticas invenções humanas, criações que catapultam indivíduos para a riqueza, a fama e a desconexão do mundo real, não sem antes provocar mudanças irreversíveis nas vidas dos tripulantes da nave mãe Terra, azul, esférica, estupenda e estupidamente destruída pela ganância e insensibilidade humana. O mesmo avião inventado para diminuir distâncias, levando pessoas e cargas em tempo recorde a qualquer ponto do planeta, levou as malditas bombas que foram despejadas sem o menor sentimento de culpa sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. A mesma imprensa inventada para facilitar a propagação da verdade dos fatos, não raro é utilizada com a mais inescrupulosa das intenções para criar e manter privilégios e ludibriar os mais suscetíveis, infelizmente os menos favorecidos. Agora, a mesma tecnologia produzida por seres de mente brilhante para disseminar conhecimento, conectar pessoas e facilitar a vida humana, torna-se um antro podre de propagação de mentiras, fake News e ódio dos descerebrados haters. 
As descobertas humanas, por si sós, são espetaculares, metamorfoseadoras e especialmente benéficas para a Humanidade. Entretanto, o uso desvirtuado dessas notáveis descobertas causa estragos desastrosos nas vidas das pessoas. Diante dessa incômoda verdade, com sua mente sempre brilhante e irrequieta, o poeta, cantor, compositor e pensador Caetano Veloso coloca mais uma vez o dedo na ferida na sua mais recente canção "Anjos Tronchos", disponibilizada nesta mesma tecnologia que, ao mesmo tempo em que proporciona a irradiação de amor, ética, harmonia e paz, incendeia o mundo com as malditas fake News, as putrefatas mentiras e os estúpidos ataques raivosos nas redes sociais.
A música é uma das peças integrantes do próximo álbum do artista baiano que deverá ser lançado até o final deste ano pela gravadora Sony Music. O disco se chamará "Meu Coco" e já foi gravado neste primeiro semestre de 2021. É o primeiro disco de músicas inéditas desde "Abraçaço", do ano de 2012, lançado há nove anos.
Infelizmente a tecnologia possibilitou a todos nós a descoberta desoladora e trágica dos sentimentos mais desprezíveis em uma enorme parcela da população que julgávamos civilizada, íntegra, confiável, sensata e sábia. De acordo com o mestre Caetano, os "anjos tronchos" possibilitaram o surgimento de "palhaços líderes macabros" e de insensatos coléricos que podem matar com "post vil" e ameaçar a paz e a Democracia no mundo. Um descobrimento por deveras desconfortante, doloroso e triste. 
Um grande abraço espinosense. 

"Anjos Tronchos"
(Caetano Veloso)

"Uns anjos tronchos do Vale do Silício
Desses que vivem no escuro em plena luz
Disseram: vai ser virtuoso no vício
Das telas dos azuis mais do que azuis
Agora a minha história é um denso algoritmo
Que vende venda a vendedores reais
Neurônios meus ganharam novo outro ritmo
E mais e mais e mais e mais e mais

Primavera Árabe – e logo o horror
Querer que o mundo acabe-se: sombras do amor
Palhaços líderes brotaram macabros
No império e nos seus vastos quintais
Ao que reveem impérios já milenares
Munidos de controles totais

Anjos já mi ou bi ou trilionários
Comandam só seus mi, bi, trilhões
E nós, quando não somos otários
Ouvimos Schönberg, Webern, Cage, canções

Ah, morena bela
Estás aqui
Sem pele, tela a tela
Estamos aí

Um post vil poderá matar
Que é que pode ser salvação?
Que nuvem, se nem espaço há?
Nem tempo, nem sim nem não. Sim: nem não

Mas há poemas como jamais
Ou como algum poeta sonhou
Nos tempos em que havia tempos atrás
E eu vou, por que não? Eu vou, por que não? Eu vou

Uns anjos tronchos do Vale do Silício
Tocaram fundo o minimíssimo grão
E enquanto nós nos perguntamos do início
Miss Eilish faz tudo do quarto com o irmão".


sexta-feira, 17 de setembro de 2021

2784 - O Raul precisa de nossa ajuda!

O elevado espírito de solidariedade da comunidade espinosense já é bastante conhecido, assim como o calor humano que tanto nos caracteriza. Assim é que precisamos mais uma vez colocá-lo em prática para ajudarmos a um jovem conterrâneo e sua família em um doloroso processo de dificuldades de saúde. O jovem Raul foi vitimado por um disparo acidental de arma de fogo de uma espingarda artesanal, tendo sido atingido em parte da cabeça, o que lhe causou graves sequelas que requerem um tratamento caro e constante, necessitando de muitos recursos financeiros.
Conforme informações buscadas por um humanitário amigo junto à família, o jovem se chama Heverton Raul Santos da Silva e tem 16 anos. Ele é filho de Ademir (Guru) e Deibe e auxiliava o pai em um projeto esportivo voluntário com as crianças e adolescentes do Bairro Santa Cláudia e da Rua da Mata em uma escolinha de futebol. 
Então venho pedir encarecidamente a todos os benevolentes cidadãos espinosenses, ou de outras cidades quaisquer, que possam dar uma contribuição financeira para ajudar o jovem Raul e sua família nesta situação tão angustiante. Qualquer ajuda será muito bem vinda! 
Quem puder contribuir é só depositar ou transferir na conta de poupança da Caixa Econômica Federal, Banco 104 - Agência 4784 - Conta 013 00006302-5, em nome de Deibe Aparecida Santos.
Aos que muito possuem, não custa quase nada separar um pouquinho para destinar aos que necessitam de apoio e ajuda. O que é pouco para uns, pode ser muito para outros. Se você tem uma condição financeira razoável, abra seu coração e seu bolso e auxilie o Raul e sua família nesta circunstância tão desfavorável e triste. Certamente, o nosso Bom Deus haverá de recompensá-los em abundância!
Um grande abraço espinosense.

 


quarta-feira, 15 de setembro de 2021

2783 - Marina Sena faz bonito e lança "De Primeira"

Foi amor e admiração à primeira audição. Estava eu na Praça da Matriz em Montes Claros em um evento na noite da cidade e no palco montado no gramado uma banda fazia sua performance. Ao lado da esposa Cléa, nos detivemos ali um tanto curiosos para acompanhar a apresentação. E ali, despretenciosamente, descobrimos um tesouro ainda bruto de um talento espetacular, uma esguia, linda, sensual e poderosa cantora que me enfeitiçou instantaneamente com seu imenso talento vocal e cênico. Era ela, a Marina Sena, ainda bastante jovem, integrante da banda montes-clarense "A Outra Banda da Lua". O tempo passou, a banda se desfez, e Marina se aventurou na estrada da música em outro grupo, também de ótima qualidade musical, o "Rosa Neon". Agora chegou a hora de a menina que se tornou mulher voar livremente à procura do reconhecimento pessoal do mundo inteiro pela sua música. 
"De Primeira" entrega o que promete, um álbum cheio de suíngue, rítmo e mistura musical de primeiríssima qualidade. São dez canções dançantes, pulsantes e completamente Pop, todas elas de autoria da artista taiobeirense, produzidas por Iuri Rio Branco e lançadas pelos selos Alá/Quadrilha: 
1) "Me Toca" - 3:06
2) "Pelejei" - 3:16
3) "Por Supuesto" - 3:06
4) "Cabelo" - 4:11
5) "Voltei Pra Mim" - 3:18
6) "Temporal" - 3:11
7) "Tamborim" - 3:20
8) "Amiúde" - 4:11
9) "Seu Olhar" - 3:11
10) "Santo" - 3:32 



 
Comprometida com a arte musical que produz, com uma enorme pitada de perfeccionismo, a mineirinha porreta transborda de sensualidade e talento no caminho que decidiu sem quaisquer dúvidas seguir adiante. E ela, assim como quem ama o seu trabalho, acredita deveras em seu sucesso, agora pavimentado. E que venham brevemente os shows, quem sabe aqui na nossa Montes Claros, onde a sua história começou a ganhar forma. Assim seja, Marina Sena!
Um grande abraço espinosense.




Voltei Pra Mim
Marina Sena

Amor eu te deixei pra ir atrás do que eu sonhei
Não tem mais nada a ver
Já tava tão na minha
Eu tenho o dom de ir além
Vou é correr o que tiver pra ver
Eu quero ter bem mais que eu tinha
E sem você, eu vejo tudo tão mais claro

Mais sabor
Tem mais céu
Perigo eu quero
Horizonte
Cada coisa num instante de ilusões

Voltei pra mim
'Cê sabe o que é bom
Onda do mar
Só quero te ver assim
Se for pra ser melhor
Pra ser ruim, nem quеro
Voltei pra mim
'Cê sabe o que é bom
Onda do mar
Só quеro te ver assim
Se for pra ser melhor
Pra ser ruim, nem quero

Amor, eu te deixei
Pra ir atrás do que eu sonhei
Não tem mais nada a ver
Já tava tão na minha
Eu tenho o dom de ir além
Vou é correr o que tiver pra ver
Eu quero ter bem mais que eu tinha
E sem você, eu vejo tudo tão mais claro

Mais sabor
Tem mais céu
Perigo eu quero
Horizonte
Cada coisa num instante de ilusões

Voltei pra mim
'Cê sabe o que é bom
Onda do mar
Só quero te ver assim
Se for pra ser melhor
Pra ser ruim, nem quero
Voltei pra mim
'Cê sabe o que é bom
Onda do mar
Só quero te ver assim
Se for pra ser melhor
Pra ser ruim, nem quero

Amor, eu te deixei
Amor, eu te deixei
Amor, eu te deixei
Amor, eu te deixei

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

2782 - Brasileirão em ebulição

No mais que bagunçado calendário do futebol brasileiro, ainda mais avacalhado pela pandemia do novo Coronavírus e pela disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo, é muito complicado fazer quaisquer prognósticos, mas assim mesmo arriscarei meu pescoço e farei algumas considerações sobre o futuro do Campeonato Brasileiro de 2021. 
A primeira rodada do segundo turno, a 20ª, já aconteceu, mas a primeira metade da competição ainda não terminou, com vários jogos ainda não realizados. Hoje, o Internacional bateu fora de casa o desarticulado time do Sport por 1 x 0, gol de Patrick, fechando a 20ª rodada e mantendo o time pernambucano na penúltima colocação no campeonato, na temida zona do rebaixamento. O Sport corre sério risco de cair para a segunda divisão, e com a presença do polêmico Thiago Neves, rebaixado com o Cruzeiro em 2019. As partidas adiadas e ainda não realizadas são Grêmio x Flamengo (2ª rodada), Athletico x Flamengo (4ª rodada), Atlético x Grêmio, Ceará x Palmeiras, Flamengo x Atlético-GO, Internacional x Bragantino e São Paulo x América (19ª rodada).
Com o Flamengo com três partidas por jogar, o Grêmio com duas e América, Athletico, Atlético, Atlético-GO, Bragantino, Ceará, Internacional, Palmeiras e São Paulo com um jogo ainda a realizar, a tabela mostra algumas boas e más surpresas. O Atlético se mantém firmemente na liderança, com uma fase espetacular de ótimos resultados conquistados fora de casa, o mais recente na vitória sobre o Fortaleza, quarto colocado na tabela. O aproveitamento até o momento é sensacional, nada menos que 73,7%, com apenas três derrotas e três empates, e convincentes treze vitórias. O Palmeiras vem em segundo lugar, com um desempenho desanimador nos últimos cinco jogos, quatro derrotas e apenas uma vitória. A fase do Verdão não é boa, mas assim mesmo é um dos favoritos ao título, por possuir um dos três melhores elencos do país. Tudo indica que ele se recuperará em breve, certamente ainda brigando pelo primeiro lugar. O Flamengo tem três jogos atrasados por fazer e continua sendo o maior favorito ao título, não só pelo seu poderio econômico e seu elenco cheio de craques e estrelas que ainda está sendo reforçado, mas pela excelente performance da equipe atualmente, goleando os adversários de forma até tranquila. Além desses três, não visualizo outra equipe com chance de levantar a taça de Campeão Brasileiro. 
As boas surpresas desta temporada são o Fortaleza, quarto colocado, o Bragantino, quinto, e o Corinthians, sexto, equipes não listadas como favoritas a preencher as primeiras posições no início da competição. As más surpresas são o Grêmio, atualmente na antepenúltima colocação, integrando a zona do rebaixamento. Outra decepção é o São Paulo, na 16ª posição. A Chapecoense, coitada, não me parece com fôlego para mudar seu inapelável destino de ser rebaixado à segunda divisão. O Sport tem tudo para lhe fazer companhia. O América parece estar ressurgindo das cinzas e espero e torço muito para que ele escape de mais um descenso. Pelas minhas observações, entendo que Bahia, Juventude e Cuiabá são as equipes que correm mais risco de cair, juntando-se a Chapecoense e Sport.

Compromissos de Atlético, Palmeiras e Flamengo no segundo turno:
21ª rodada - Atlético x Sport, Chapecoense x Palmeiras e Flamengo x Grêmio
22ª rodada - São Paulo x Atlético, Corinthians x Palmeiras e América x Flamengo
23ª rodada - Atlético x Internacional, Palmeiras x Juventude e Flamengo x Athletico
24ª rodada - Chapecoense x Atlético, América x Palmeiras e Bragantino x Flamengo
25ª rodada - Atlético x Ceará, Palmeiras x Bragantino e Fortaleza x Flamengo
26ª rodada - Atlético x Santos, Bahia x Palmeiras e Flamengo x Juventude
27ª rodada - Atlético-GO x Atlético, Palmeiras x Internacional e Flamengo x Cuiabá
28ª rodada - Atlético x Cuiabá, Palmeiras x Sport e Fluminense x Flamengo
29ª rodada - Flamengo x Atlético e Grêmio x Palmeiras
30ª rodada - Atlético x América, Santos x Palmeiras e Chapecoense x Flamengo
31ª rodada - Atlético x Corinthians, Palmeiras x Atlético-GO e Flamengo x Bahia
32ª rodada - Bahia x Atlético, Fluminense x Palmeiras e São Paulo x Flamengo
33ª rodada - Athletico x Atlético, Palmeiras x São Paulo e Flamengo x Corinthians
34ª rodada - Atlético x Juventude, Fortaleza x Palmeiras e Internacional x Flamengo
35ª rodada - Palmeiras x Atlético e Sport x Flamengo
36ª rodada - Atlético x Fluminense, Cuiabá x Palmeiras e Flamengo x Ceará
37ª rodada - Atlético x Bragantino, Athletico x Palmeiras e Flamengo x Santos
38ª rodada - Grêmio x Atlético, Palmeiras x Ceará e Atlético-GO x Flamengo

Entre os três favoritos ao título do Brasileirão 2021, o Atlético tem a mais difícil das tarefas neste segundo turno, pois enfrentará os seus maiores adversários em seus domínios, tanto o Flamengo, na 29ª rodada, quanto o Palmeiras, na 35ª rodada. No segundo confronto entre eles, pelo segundo turno, o Flamengo venceu o Palmeiras por 3 x 1, assim como também venceu no primeiro turno pelo placar de 1 x 0 no Maracanã. No primeiro turno, no Mineirão, o Atlético venceu ambos, o Flamengo por 2 x 1 e o Palmeiras por 2 x 0. É impossível prever quem chegará na última rodada na primeira posição na tabela de classificação, obviamente conquistando o título e levantando a taça. Tudo pode acontecer. São três excelentes equipes com reais possibilidades de manter ou até melhorar os seus desempenhos. E como fases negativas sempre acontecem durante a competição, um período de crise pode mudar todas as previsões de uma equipe. Mas espero que essa tal fase ruim passe longe do meu Atlético, para que possamos estar sempre em boas performances, mantendo o nível de competitividade e a primeira posição na tabela até o final. Amém!
Um grande abraço espinosense.                      

2781 - 8º Futebol Solidário, Edição Virtual 2021 - Prestação de contas

Amigos de Ricardinho, demorou, mas finalmente conseguimos finalizar mais uma edição do nosso humilde evento anual de solidariedade. Perdoem-nos pela demora! Tivemos alguns pequenos contratempos que nos fizeram retardar a conclusão do processo. Pedimos desculpas a todos!

Desde o ano de 2014, vimos realizando o pequeno evento beneficente denominado "Futebol Solidário". Criado com as finalidades de homenagear e eternizar a memória de Ricardo Martins Tolentino, reunir os seus leais e fiéis amigos em confraternização social e esportiva e, especialmente, contribuir solidariamente para a melhoria da vida dos irmãos mais necessitados, o evento arrecadou, nesses oito anos de existência, fraldas descartáveis e alimentos que foram destinados a instituições beneficentes e a famílias carentes da cidade de Montes Claros.

Infelizmente, por conta das medidas necessárias e sensatas de combate à proliferação da pandemia do novo Coronavírus, nos últimos dois anos o evento deixou de ser presencial, tornando-se realizado virtualmente. Faz-nos bastante falta o convívio fraternal, amigável e harmonioso com as pessoas queridas que desfrutaram da amizade do nosso filho Ricardo. Ao mesmo tempo, traz-nos enorme alegria saber que, mesmo distantes do contato físico, o carinho por ele permanece vivo, assim como o espírito solidário que resulta em dezenas de doações que irão diminuir sobremaneira as dificuldades vividas pelos irmãos em situação de extrema penúria nesses tempos sombrios de pandemia. 

Enfim, estamos aqui mais uma vez para prestar contas do nosso evento "8º Futebol Solidário", nesta edição com foco exclusivo na arrecadação de cestas básicas. Foram arrecadadas 183 cestas básicas, sendo 99 recebidas em alimentos e outras 84 adquiridas com o dinheiro recolhido dos amigos contribuintes. Para não sermos injustos com alguns que preferiram não ser identificados, não listaremos os nomes nem valores dos doadores. Neste ano, resolvemos alterar um pouco a metodologia do processo e ampliar o leque dos favorecidos. Ao invés de ir entregar as doações nas próprias instituições, pedimos para as que tivessem condições, que recolhessem as cestas básicas em nossa residência, o que foi feito na maioria dos casos. Nos casos de entregas diretas às famílias carentes, não registramos imagens para não expor indevidamente a intimidade das pessoas. 

Assim ficaram os números do "8º Futebol Solidário":

183 cestas básicas arrecadadas,

99 cestas doadas diretamente,

84 cestas compradas com o dinheiro doado: R$ 5.040,00,

60 cestas direcionadas a Sociedade São Vicente de Paulo,

30 cestas direcionadas ao Lar das Velhinhas,

30 cestas direcionadas ao Pastor Everaldo Cardoso,

30 cestas direcionadas a Escola Vovó Clarice (destas, 15 foram redirecionadas ao Projeto Reciclagem Amor e Vida),

20 cestas direcionadas ao Projeto Mães de Anjos,

13 cestas direcionadas a famílias avulsas.

Agradecemos de coração a todos os que fizeram suas doações em alimentos ou dinheiro, bem como a todos que destinaram ao evento as suas orações e energias positivas. Muito obrigado por tudo, mais uma vez! Que o Senhor Deus os recompense a todos com as suas bênçãos divinas!

Um agradecimento especial ao amigo André Felipe Guimarães Rocha, o Decão, por sua participação efetiva e altruísta no nosso evento, trabalhando sempre com afinco e dedicação junto aos seus colegas da OAB e aos amigos de Ricardo. 

Certamente, onde estiver, o nosso Ricardinho estará cheio de alegria por ver tamanha bondade e solidariedade nos corações dos seus eternos amigos. 

Obrigado, obrigado, obrigado! Que Deus os abençoe!

Cléa, Eustáquio, Ricardo e Renato.

Um grande abraço espinosense.

      

sábado, 11 de setembro de 2021

2780 - Grande perda em Espinosa: Faleceu Antenor Alves de Farias

Depois de um breve período de calmaria nas notícias ruins, eis que novamente a comunidade espinosense toma conhecimento de mais uma perda irreparável e que nos entristece profundamente. Acabo de saber do falecimento do valoroso empresário e cidadão Antenor Alves de Farias, mais conhecido como Antenor da "Casa dos Calçados", empreendimento este de sua criação, que por anos e anos atendeu com qualidade e presteza a sociedade espinosense, contribuindo e muito para o desenvolvimento da nossa cidade, assim como suas outras atividades e negócios, como o Magazine Simone e a atuação agropecuária.
Oriundo da Bahia mas espinosense de coração, Antenor deixa um exemplo de dedicação, empreendedorismo e integridade, junto com sua respeitável família. 
Aos filhos Luciano e Adriano, bem como a Dona Maura e demais familiares, apresento os meus mais francos sentimentos de pesar por tão grande perda e rogo ao Nosso Deus para que lhes conceda bastante fé, paciência, força e resignação para suportar tamanho sofrimento e tristeza. 
Que o nosso valoroso Antenor encontre a paz eterna e descanse serenamente no Reino dos Céus, sob a bênção do Senhor.
Um grande abraço espinosense.



quinta-feira, 9 de setembro de 2021

2779 - A mensagem de Imagine, nos seus 50 anos, continua viva

Ela é uma das canções de que mais gosto. Esteve presente em vários e inesquecíveis momentos da minha já longa trajetória de vida. E está completando exatamente hoje, 9 de setembro de 2021, os seus 50 anos de lançamento. 
"Imagine" saiu da mente genialmente inventiva de John Winston Lennon, um dos Fab Four, integrante da mais importante e influenciadora banda de Rock and Roll da história. Mérito também da sua esposa e paixão Yoko Ono, parceira na criação da memorável canção. 
Após 50 anos, "Imagine" continua linda, maravilhosa e de vital importância no cenário musical do mundo inteiro, com sua mensagem pacifista necessitando cada vez mais ser entendida, refletida e colocada em prática. A música que nos faz um sereno convite à paz e ao entendimento, espalhando amor a todos ao redor, precisa ser internalizada pela Humanidade, não só como um hino belo e extraordinariamente relevante, mas como referência no nosso cotidiano caminhar.
Então, meu caro amigo e minha cara amiga, pare um pouco neste mundo hoje tão vertiginosamente célere e tumultuado, escute calmamente a melodia, ouça ou leia com toda a atenção as palavras e frases e versos do artista e reflita, e pense, e considere, e matute e finalmente aja para espalhar por todo canto o amor, o mesmo amor que Jesus Cristo nos ensinou a compartilhar com todos, sem exceção.  
Um grande abraço espinosense.

Para sair da mesmice, publico uma versão ao vivo do Queen, performance de Brian May e Paul Rodgers.




IMAGINE
John Lennon e Yoko Ono
  
Imagine there's no heaven (Imagine não haver o paraíso)
It's easy if you try (É fácil se você tentar)
No hell below us (Nenhum inferno sob nós)
Above us, only sky (Acima de nós apenas o céu)

Imagine all the people (Imagine todas as pessoas)
Livin' for today (Vivendo para o presente)

Imagine there's no countries (Imagine que não haja países)
It isn't hard to do (Não é difícil imaginar)
Nothing to kill or die for (Nenhum motivo para matar ou morrer)
And no religion, too (E nenhuma religião também)

Imagine all the people (Imagine todas as pessoas)
Livin' life in peace (Vivendo a vida em paz)

You may say I'm a dreamer (Você pode dizer que eu sou um sonhador)
But I'm not the only one (Mas eu não sou o único)
I hope someday you'll join us (Eu espero que algum dia você se junte a nós)
And the world will be as one (E o mundo será como um só)

Imagine no possessions (Imagine que não existe posses)
I wonder if you can (Eu me pergunto se você consegue)
No need for greed or hunger (Sem necessidade de ganância ou fome)
A brotherhood of man (Uma irmandade dos homens)

Imagine all the people (Imagine todas as pessoas)
Sharing all the world (Partilhando todo o mundo)

You may say I'm a dreamer (Você pode dizer que sou um sonhador)
But I'm not the only one (Mas eu não sou o único)
I hope someday you'll join us (Eu espero que algum dia você se junte a nós)
And the world will live as one (E o mundo viverá como um só) 

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

2778 - As Vingadoras perdem o título nos pênaltis mas conquistam o acesso à Série A

Em plena manhã ensolarada do dia em que se comemorou a Independência do nosso lindo e amado Brasil, as valorosas atletas do Clube Atlético Mineiro fizeram história atuando no Estádio Raimundo Sampaio, mais conhecido como Estádio Independência. Mesmo com a derrota para o Red Bull Bragantino na segunda partida da decisão, por 4 x 2 na disputa de pênaltis após empate sem gols no tempo normal, o Atlético confirmou a ascensão à primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol. Na decisão dos tiros livres, as atletas Rhay, Lay, Mylena e Arial fizeram os gols para o Bragantino, com Brenda tendo sua cobrança defendida pela goleira atleticana Amanda, enquanto que, pelo Galo, Cinthia e Cotrim converteram suas cobranças. Ilana e Flávia Gil não tiveram sucesso, com uma defesa da excelente goleira Karol e uma bola no travessão. 
No jogo de ida, no Estádio Nabi Abi Chedid em Bragança Paulista, Atlético e Bragantino empataram em 0 a 0. A equipe comandada pelo técnico Hoffmann Túlio terminou invicta e com a melhor campanha da competição. Foram oito vitórias e cinco empates nas treze partidas disputadas no torneio nacional, com 21 gols marcados e apenas três sofridos. As artilheiras da equipe alvinegra das Gerais foram Marta e Marques, com três gols cada uma. Além de Atlético e o Campeão Bragantino, confirmaram presença na disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A1 de 2022, as equipes do Cresspom, do Distrito Federal, e Madre Celeste, da cidade de Ananindeua, no Pará.   



A competição do Brasileiro Feminino A2 contou com a participação de 36 equipes divididas em seis grupos de seis. Na primeira fase, a equipe atleticana, carinhosamente chamada de Vingadoras, integrou o grupo E e teve 100% de aproveitamento, vencendo seus cinco jogos:
15-05-2021 - Sábado - 14h - SESC Alterosas - Atlético 4 x 0 Aliança
23-05-2021 - Domingo - 15h - Abadião - Cresspom 0 x 1 Atlético
29-05-2021 - Sábado - 20h - SESC Alterosas - Atlético 4 x 1 Mixto
06-06-2021 - Domingo - 15h - Lomanto Júnior - Juventude Esportiva 0 x 3 Atlético
17-06-2021 - Quinta-feira - 16h - SESC Alterosas - Atlético 2 x 0 SERC
Nas oitavas de final, as Vingadoras eliminaram a equipe do Iranduba. 
27-06-2021 - Domingo - 16h - Carlos Zamith - Iranduba 0 x 2 Atlético
03-07-2021 - Sábado - 20h - SESC Alterosas - Atlético 1 x 1 Iranduba
Nas quartas de final, o time atleticano bateu o conterrâneo América. 
11-07-2021 - Domingo - 15h - SESC Alterosas - América 1 x 3 Atlético
17-07-2021 - Sábado - 15h - SESC Alterosas - Atlético 0 x 0 América
Na fase semifinal, o Atlético deixou para trás a equipe do Cresspom.
15-08-2021 - Domingo - 15h - Abadião - Cresspom 0 x 1 Atlético
21-08-2021 - Sábado - 10h30 - SESC Alterosas - Atlético 0 x 0 Cresspom
Na grande final do Campeonato Brasileiro Feminino A2, o Bragantino superou, nos pênaltis, a boa equipe do Atlético e levantou a taça de Campeão.
30-08-2021 - Segunda-feira - 17h - Nabi Abi Chedid - Bragantino 0 x 0 Atlético
07-09-2021 - Terça-feira - 11h - Independência - Atlético 0 (2) x 0 (4) Bragantino

Foto: Pedro Vilela

Parabéns às atletas do grande campeão Bragantino, carinhosamente chamado de "Massa Bruta", treinado pela jovem comandante Camilla Orlando. 
Parabéns também às guerreiras meninas do Atlético que asseguraram o acesso à primeira divisão e ainda conquistaram o vice-campeonato da competição nacional. Que o nosso time masculino se espelhe no bom exemplo feminino e faça ainda mais feliz e apaixonada a imensa Massa Atleticana. Amém!
Um grande abraço espinosense. 

terça-feira, 7 de setembro de 2021

2777 - Magníficos exemplos de determinação

O esporte nos emociona, nos motiva e nos mostra constantemente o incrível poder de superação de atletas de ambos os sexos, com suas marcas espetaculares batidas a cada competição entre os melhores do mundo. Se esses dedicados e persistentes seres humanos de corpo perfeito se doam cotidianamente nos pesados treinamentos na busca das marcas e recordes, o que dizer então dos nossos abnegados atletas com deficiências físicas e mentais? A resposta não poderia ser mais encorajadora e prazerosa, com um desempenho bastante satisfatório nas Paralimpíadas de Tóquio no Japão, recém encerradas, quando o Brasil realizou sua melhor campanha na história. Foram 22 ouros, 20 pratas, 30 bronzes e 72 medalhas conquistadas em 12 dias de disputas esportivas, entre conquistas de estreantes e veteranos já consagrados. Todos merecem o nosso respeito e completa admiração, mas alguns se destacaram especialmente. 
A estreante nadadora pernambucana Maria Carolina Santiago, aos 36 anos, fez bonito ao quebrar dois recordes paralímpicos, nos 50m livre e nos 100m peito S12, classe para deficientes visuais. Ela ganhou nada menos que três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
O nadador paulista Gabriel Bandeira destacou-se na sua estreia nas Paralimpíadas de Tóquio, conquistando, além da medalha de ouro com recorde paralímpico dos 100m borboleta S14 (para pessoas com deficiência intelectual), mais duas medalhas de prata e uma de bronze.
A atleta paulista Elizabeth Gomes, de 56 anos, conquistou a medalha de ouro no lançamento do disco F53, para atletas que competem em cadeira, quebrando o próprio recorde mundial.
O nadador brasiliense Wendell Belarmino, de 23 anos, brilhou com uma medalha de ouro nos 50m livre S11, uma de prata no revezamento 4x100m livre misto e uma de bronze nos 100m borboleta S11.
O sul-mato-grossense de 29 anos, Yeltsin Jacques, ganhou a prova dos 5.000m da classe T11 e também a prova dos 1.500m T11 (para deficientes visuais) e conquistou a 100ª medalha de ouro para o Brasil na história das Paralimpíadas. 
Na sua primeira participação paralímpica, o alegre, simpático e determinado nadador de Corinto, Gabriel Geraldo Araújo de 19 anos, o Gabrielzinho, "arrebentou", conquistando dois ouros (200m livre e 50m costas S2) e uma prata (100m costas S2). Orgulho para nossa região Norte de Minas.  

 

Encerradas as Paralimpíadas de Tóquio, a China confirmou sua imensa superioridade sobre as demais nações com 96 medalhas de ouro, 60 de prata e 51 de bronze, 207 no total. Em segundo lugar ficou a Grã-Bretanha com 41 de ouro, 38 de prata e 45 de bronze, total de 124. O terceiro lugar no quadro de medalhas ficou com os Estados Unidos, que ganhou 37 medalhas de ouro, 36 de prata e 31 de bronze, totalizando 104. O nosso Brasil terminou os Jogos Olímpicos no sétimo lugar com a conquista de 22 medalhas de ouro, 20 de prata e 30 de bronze, 72 medalhas no total, igualando a posição da Rio 2016. Foi também a melhor campanha das atletas femininas, com sete ouros, sete pratas e 12 bronzes, somando 26 medalhas. No geral, os atletas brasileiros subiram ao pódio nas mais variadas modalidades: atletismo, natação, judô, paracanoagem, parataekwondo, halterofilismo, esgrima em cadeira de rodas, bocha, hipismo, futebol de 5, goalball, remo, vôlei sentado, parabadminton e tênis de mesa.
Parabéns e o nosso reconhecimento aos grandes atletas brasileiros que defenderam com vontade, bravura e competência as nossas cores nas Paralimpíadas do Japão. 
Um grande abraço espinosense.   

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

2776 - Luiz Caldas, uma máquina de criar boas canções

Pode parecer estranho e contraditório para quem me conhece profundamente há mais tempo, pegar-me aqui tecendo os mais esfuziantes elogios ao cantor e compositor baiano Luiz Caldas. Logo eu que o detonei tanto no passado por conta daquela música inicial do axé, de versos paupérrimos como "Pega ela aí, pega ela aí (opa!), (Pra quê?) Pra passar batom, (Que cor?) De cor azul, Na boca e na porta do céu". Não, não mudei minha opinião sobre "Fricote". Continuo achando uma porcaria esta canção. O que mudou ao longo do tempo foi minha percepção do talento extraordinário deste senhor de idade quase igual a minha, Luiz César Pereira Caldas, um multi-instrumentista de respeito. E de uma criatividade espetacular, muito acima da média, espalhada em dezenas de discos lançados na Internet a cada mês, nos mais variados estilos e com o principal, qualidade.
Agora em setembro ele lançou o seu, acreditem!, 115º álbum do seu elogiável projeto de lançamentos de discos mensais que o artista realiza desde o ano de 2013. O mais recente disco leva o nome de "Elos" e logo na primeira faixa de canções no estilo Bossa Nova, ele homenageia o genial Gilberto Gil na canção "GG". Além desta dedicada ao amigo Gil, tem mais nove canções: "Gratidão", "Promessas", "Que os Dois Sejam Um" (Com Luvi Caldas), "Ruptura", "Areia Nos Pés" (Com Ricardo Marques e Nagib), "Mas" (Com César Rasec), "Feito de Saudade" (Com Sérgio Peres), "Meu e Seu" (Com Paula Leão e Alexandre Leão) e "Laís" (Com Lubisco).


É impressionante a capacidade de trabalho de Luiz Caldas e sua incrível produtividade na composição de dezenas de músicas nas mais diversos estilos, todas de boa qualidade. Um fenômeno elogiável! Apesar de "Fricote", não posso deixar de me render ao amplo e diversificado talento do artista Luiz Caldas. Lembrando que todos esses discos e músicas estão disponíveis no site do artista para download gratuito, mais uma atitude louvável de Luiz Caldas. E mais, no seu canal do Facebook e do You Tube, ele nos brinda a cada dia com ótimas performances de músicas que ele adora de grandes artistas do planeta.
Um grande abraço espinosense. 


sexta-feira, 3 de setembro de 2021

2775 - Paulinho Boca de Cantor está de volta com sua boa música

É bem possível que muita gente nem saiba quem ele é, mas certamente sua enorme importância na Música Popular Brasileira está garantida pelos que conhecem o mínimo do cenário musical brasileiro. Ao lado de Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Luiz Galvão, Baby do Brasil, Jorginho Gomes e Dadi Carvalho, o cantor Paulinho Boca de Cantor fez história com a música revolucionária e embaralhadora de Rock and Roll, Samba, Samba-Rock, MPB, Choro, Frevo, Bossa Nova, Rock Psicodélico, Ijexá, que levou ao estrelato a banda Novos Baianos. 
Nascido aos 28 de junho de 1946 na cidade baiana de Santa Inês, Paulo Roberto Figueiredo de Oliveira tornou-se artista e crooner com o apelido de Paulinho Boca de Cantor, ou Boca, para os amigos. Fundador dos Novos Baianos, lançou dez álbuns de estúdio com o grupo, entre eles o premiado, primoroso e antológico "Acabou Chorare", considerado por muitos o melhor álbum brasileiro da história. Foi Paulinho quem incluiu em 1976 o vocal nos trios elétricos da Bahia, até então só com músicas instrumentais. Com o fim dos Novos Baianos, passou a investir na sua carreira solo, lançando sete álbuns até este mais recente após 10 anos de hiato, "Além da Boca", contendo onze canções de vários estilos, entre Brega, Samba e Xote.
Canções inéditas de "Além da Boca", álbum da Gravadora Deck com produção musical de Betão Aguiar, seu filho e com participações de Zeca Baleiro, Biel Basile, Tim Bernardes, Edgar Scandurra, Marcelo Jeneci e Anelis Assumpção:

1) Eu Vou Deixar Essa Canção no Ar (Paulinho Boca de Cantor, Anelis Assumpção e Betão Aguiar) - 5:32
2) Um Verso de Amor, um Universo de Amor (Paulinho Boca de Cantor) - 4:35
3) Essa Patrícia (Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão) - 4:58
4) Ah! Eugênio (Zeca Baleiro, Zélia Duncan e Paulinho Boca de Cantor) - 3:53
5) Além do Céu, das Estrelas (Jair Luz e Paulinho Boca de Cantor) - 4:10
6) O Céu da Bahia na Boca do Cantor (Paulinho Boca de Cantor) - 4:27
7) Ligeiro Demais (Paulinho Boca de Cantor) - 3:39 
8) Que Nada (Paulinho Boca de Cantor) - 4:25 
9) O Jogo é 90 Minutos (Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão) - 3:50
10) Se Você Deixar, Nada Me Segura (Chagas Nobre e Paulinho Boca de Cantor) - 3:47
11) Fé e Festa (Paulinho Boca de Cantor e Jorge Alfredo) - 3:17


Discografia:
1979 - Paulinho Boca de Cantor (CBS)
1981 - Valeu (JQN Discos)
1982 - Prazer de Viver (Polygram)
1984 - Cantor Popular (EMI)
1985 - Carnaval Já (EMI)
1986 - Brincar Pra Valer (EMI)
1997 - Todos os Sambas (RGE)
2021 - Além da Boca (Deck)

Paulinho continua como sempre, fazendo música de qualidade, agregando gerações, misturando ritmos e espalhando seu talento para o mundo inteiro com sua sonoridade irrefreável e universal.
Um grande abraço espinosense. 



2774 - A bela de corpo e voz poderosos

O mundo tem dezenas de países esparramados pelos cinco continentes, cerca de 195 aceitos pela ONU, cada um com suas peculiaridades e sua cultura própria. Mas o extraordinário poder econômico dominador dos Estados Unidos da América faz com que sua cultura, especialmente a musical e cinematográfica, seja exportada por todo canto, influenciando milhões de pessoas pelo planeta inteiro. Nesse contexto de predomínio amplo e monopolizante, a música americana se sobrepõe nos cenários musicais de todos os países, fazendo com que não tenhamos acesso a muita coisa boa criada nos quatro cantos do mundo. Só mesmo através de filmes, de documentários e da Internet é que podemos descobrir que há vida musical e de qualidade, por exemplo, na Croácia.
Dia desses descobri uma cantora sensacional, uma espécie de Shakira ou Beyoncé croata. Dona de uma voz belíssima e de um carisma enorme, a atriz e cantora Lidija Bacic, a Lille, encanta plateias com seu talento, seus dotes artísticos e também, e por que não, por seu corpo escultural e belíssimo e sua sensualidade marcante nas performances nos palcos. A cantora nasceu em 4 de agosto de 1985 na cidade de Split, a segunda maior cidade da Croácia e a maior cidade na região da Dalmácia. Começou com apenas 10 anos de idade a se apresentar em festivais e competições locais, ganhando um prêmio no Festival Dječji em 1997, com 12 anos. No início do ano de 2000, Lidija Bačić se juntou ao grupo Perle, tornando-se a principal vocalista e se apresentando por vários festivais da região. Iniciou-se na carreira solo lançando seu primeiro álbum em 2010, denominado "Majčina Ljubav" ("Amor de Mãe"). Depois vieram os álbuns "Daj da Noćas Poludimo" (2011), "Viski" (2015), "Tijelo Kao Pjesma" (2017) e o mais recente "Revolucija" (2020), este disponível nas plataformas de streaming, CD e LP.



Por mais que tentemos, a nossa humana capacidade de adquirir conhecimento é finita e impossível conhecer tudo o que existe de arte neste mundo. Fico imaginando quanta coisa boa e bonita no campo da arte e da cultura existe em cada um dos países que jamais teremos a oportunidade de conhecer. Uma pena ficarmos limitados só na nossa maravilhosa e rica cultura tupiniquim e, pior ainda, reféns e bitolados na cultura ianque. Alargar os horizontes é fundamental para conhecermos o mundo e toda sua diversidade. E vida longa e sucesso à linda e poderosa Lille!
Um grande abraço espinosense.





quarta-feira, 1 de setembro de 2021

2773 - A mágica da tristeza bem-humorada

O tempo não para! Uma verdade. E a única certeza que temos na vida é a de que um dia morreremos! Outra verdade. Mas nesses tempos sombrios em que a verdade é constantemente bombardeada, deturpada e escamoteada para atingir os mais podres interesses, uma breve saída satisfatória e prazerosa é se distrair assistindo a uma ótima produção cinematográfica de ficção, na paz e no aconchego de casa.
Assim é que procurei espaço na minha concorrida agenda cotidiana de velho aposentado, para esquecer, por um pequeno instante, as constantes alegrias de ver o meu Atlético fazendo bonito nos campos do país, e assistir a um ótimo filme na Netflix. Ontem fui ver "Ella e John", uma produção baseada no livro "The Leisure Seeker", de Michael Zadoorian. Em tradução livre, "The Leisure Seeker" seria algo como Caça-Lazer, um antigo, quadrado e feio trailer em que os idosos personagens protagonistas saem escondidos dos dois filhos em viagem pelos EUA, deixando Boston em direção à casa do renomado escritor Ernest Hemingway na Flórida. 
O filme de 2017 dirigido pelo cineasta italiano Paolo Virzì conta a história do cativante casal Elle e John Spencer, brilhantemente interpretados por Hellen Mirren e Donald Sutherland. Ela, uma mulher dedicada ao marido e com uma língua afiada, bastante tagarela e ciumenta, com uma doença terminal. Ele, um gentleman e sábio professor apaixonado pela poesia, especialmente pela obra de Ernest Hemingway, com graves problemas de memória. Já no ocaso das suas vidas, eles decidem desaparecer dos olhos dos filhos Will e Jane pegando a estrada, como faziam constantemente quando ainda jovens e com os rebentos ainda pequenos. Nesta aventura amalucada de dois velhos com problemas graves de saúde, o Câncer e o Alzheimer, toda sua triste caminhada em direção à eternidade é acompanhada de um ambiente de emotividade, companheirismo e de muito amor. As muitas situações de dor e tristeza com as dificuldades das enfermidades e dos relacionamentos familiares são minimizadas pelas engraçadíssimas cenas e diálogos entre os personagens principais, que dão uma aula de interpretação nos papéis de figuras tão complexas. 


O filme nos leva a uma necessária reflexão, atitude tão pouco ou nada utilizada hoje em dia pelas pessoas, no sentido de parar para pensar sobre os nossos relacionamentos afetivos, sobre a passagem célere do tempo, do que estamos fazendo das nossas vidas e que mundo estamos construindo para os nossos descendentes. Não há saída. Não há como impedir, a morte virá nos chamar, só não sabemos quando. Então é hora de refletir, aprender, rever velhos, tortos e retrógrados conceitos e colocar outra visão de mundo em prática, sempre focada no Amor, na Harmonia, na Paz e na Justiça.
Um grande abraço espinosense.