O mundo é um tanto injusto com milhares de pessoas de todos os cantos e recantos deste nosso planeta lindo, esférico e azul. Enquanto alguns poucos conseguiram acumular uma grana imensurável que nem conseguem gastar, outros penam sem o mínimo de dignidade para sobreviver. No show business, algo parecido ocorre também. Sabe-se lá por que razão, a verdade irrefutável é que enquanto alguns artistas medíocres alcançam um sucesso estrondoso e um faturamento extraordinário, outros, extremamente talentosos, não conseguem oportunidades para mostrar as suas virtudes artísticas e alcançar êxito profissional e econômico devido na carreira.
A Internet, sobretudo com a invenção das redes sociais, veio trazer um espaço de suma importância para a divulgação das habilidades artísticas de gente que jamais teria espaço e oportunidade para conseguir atrair a atenção do mundo. Uma tática adotada por vários destes artistas é a apresentação musical nas ruas e praças das cidades, recurso potencializado agora com a gravação de vídeos que são disponibilizados nos canais da rede mundial de computadores, com um alcance extraordinário.
Foi através de um vídeo no Instagram que fiquei conhecendo a linda e carismática jovem Allie Sherlock, cantora e guitarrista que mora em Cork, na Irlanda. A garota começou a ficar conhecida do público quando um vídeo postado na sua página do Facebook de uma apresentação sua em uma rua de Dublin, interpretando a música de Ed Sheeran, "Supermarket Flowers", explodiu em visualizações, "viralizando", na linguagem da Internet. Com suas performances covers de músicas de artistas consagrados como Ed Sheeran, Adele, Sia, Bruno Mars, George Ezra e Shawn Mendes, Allie ganhou imensa popularidade nas redes sociais, alcançando milhões de visualizações e seguidores. Com a fama, foi convidada para trabalhar com o cantor e produtor norte-americano Ryan Tedder, do OneRepublic, renomado por ter trabalhado com ícones da música como Ed Sheeran, Adele, Beyoncé, U2 e Paul McCartney. Assinou contrato e deve lançar pelo menos três álbuns com a gravadora. Foi convidada e participou, em 2018, do famoso programa de TV "The Ellen DeGeneres Show" nos EUA, tornando-se ainda mais conhecida e aplaudida.
Para conhecer e confirmar o seu incrível talento, basta acessar uma das suas muitas redes sociais:
Instagram: / alliesherlock
TikTok: / alliesherlock
Facebook: / alliesherlock2005
Snapchat: / allie_sherlockx
Twitter: / alliesherlock
Website: https://alliesherlock.com/
Em 7 de abril de 2023 foi lançado seu primeiro álbum, "Allie", contendo 11 canções:
1) Stay - 4:14
2) The Joke - 4:00
3) Valerie - 3:34
4) You Say - 4:28
5) Complicated - 3:38
6) Feeling Good - 2:50
7) If I Ain´t Got You - 3:18
8) Another Love - 3:42
9) Higher - 3:12
10) Wicked Game - 2:38
11) Hallelujah - 4:10
Espero que esta garota linda, simpática e talentosa, com sua voz marcante e poderosa, consiga lançar suas próprias músicas, mostrar ao mundo a sua criatividade musical e alcançar o sucesso, realizando-se completamente na arte e na vida. Boa sorte, sucesso e felicidades, Allie Sherlock!
Começou mais uma competição esportiva de futebol society na AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros. Na manhã deste domingo, 28 de julho de 2024, centenas de associados amantes do futebol society estiveram em campo e na torcida no clube abebeano para participar do evento de abertura do torneio que homenageia, nesta edição, o bem-sucedido empresário e apreciado associado Jorge Antônio dos Santos, o Jorginho.
Nesta edição serão várias equipes participantes em quatro categorias, Aberto, Máster, Supermáster e Sênior, levando o nome dos seus patrocinadores:
CATEGORIA SÊNIOR:
Belgo Cercas e Cia.
Cazza Imóveis
Central Distribuidora
Fogo no Espeto
Genvet
Jac´s Fast Food
JL Express
Metalport Portas Automáticas
Sementes Grão de Minas
Superação Supermercado
CATEGORIA SUPERMÁSTER:
Artven
Cazza Imóveis
Classe A Acabamentos
Danilo
Fogo no Espeto
Instituto Embelleze
JL Express
Master
Qualividros
Solar MOC
Sollo Tijolo Ecológico
Supermercados BH
Suporte
Zéus Elétrica
CATEGORIA MÁSTER:
Carbono Tijolo Ecológico
Center Pão
DTI
Edy Mendes
Embalamontes
Fogo no Espeto
JL Express
Master Autos
Portal Veículos
Risco Zero
Salve Gole Delivery
Suporte
Zéus Elétrica
CATEGORIA ABERTO:
Academia Brasileira de Bombeiros Civis
Alencar Estética Automotiva
André Imóveis
Betesporte
Djams Marcenaria
Embalamontes
Fogo no Espeto
Sérgio Turismo e Viagens
Sone´car
Suporte
VM Imóveis
Zéus Elétrica
A cerimônia de abertura contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, com discursos rápidos do presidente da AABB, Silvano Tolentino, dos diretores Mauro Rodrigues, Denart D´Ávila e Élcio Alencar, do querido desportista Emílio César Malveira, o Bilu, do Superintendente Regional do Banco do Brasil Ítalo, e do grande homenageado do torneio, o querido associado peladeiro Jorginho, que ao lado da esposa e filhos, agradeceu a honraria recebida com apoio integral dos colegas. Também estiveram presentes na fila de honra os diretores Betão e Olício Saraiva, o locutor Rogeriano Cardoso (Buiu), o vereador Valdecy Contador, o associado Serginho (representando os atletas), o associado Quaresma (representando os patrocinadores), o associado Heberth Halley (representando a Imprensa), Juninho (representando a arbitragem), o gerente da AABB Idelfonso e o diretor e associado peladeiro Deraldo Henrique, que ficou com a tarefa de comandar o juramento dos atletas.
Na oportunidade, o presidente Silvano comunicou aos associados uma excelente boa nova, com a futura substituição geral do piso do Campo Society José Carlos Gomes por um gramado sintético de última geração, similar ao existente no Engenhão, estádio do Botafogo no Rio de Janeiro.
Após os vários jogos realizados no torneio início, assim ficaram os resultados nas quatro categorias:
CATEGORIA ABERTO
Campeão: Alencar Estética Veicular
Vice-campeão: Academia Brasileira de Bombeiros Civis
CATEGORIA MÁSTER
Campeão: Salve Gole Delivery
Vice-campeão: Embalamontes
CATEGORIA SUPERMÁSTER
Campeão: Suporte
Vice-campeão: Artven
CATEGORIA SÊNIOR
Campeão: JL Express
Vice-campeão: Fogo no Espeto
Para não sair da tradição, depois de finalizado o torneio inicio, a galera toda se esbaldou na confraternização que reuniu uma multidão para celebrar o evento com muita cerveja, música, camaradagem, resenha e alegria.
À galera da AABB, um pequeno esclarecimento. Peço desculpas aos atletas e patrocinadores por não ter colhido imagens de todos os times participantes da categoria Sênior, como sempre faço, mas tive que sair mais cedo da AABB por uma razão muito especial, a de ir para casa sentar no sofá diante da TV para assistir e torcer muito pela vitória, na modalidade do Vôlei de Praia nos Jogos Olímpicos de Paris, da minha talentosa e querida conterrânea Ana Patrícia Silva Ramos, a gigante Pathy, que ao lado da fiel parceira Eduarda dos Santos Lisboa, a Duda, estreou com boa vitória na competição, vencendo a dupla egípcia por 2 sets a 0, repetindo a façanha hoje novamente.
As nossas duas duplas brasileiras na modalidade Vôlei de Praia Feminino continuam fazendo bonito na arena montada diante da Torre Eiffel nos Jogos Olímpicos de Paris.
Hoje mais cedo, a dupla Bárbara Seixas e Carol Solberg venceu o segundo jogo, disputado contra a dupla lituana Monika Paulikiene e Aine Raupelyte, por 2 sets a 0, parciais de 21 x 13 e 21 x 14. As brasileiras já haviam vencido na primeira rodada as japonesas Akiko Hasegawa e Miki Ishii também por 2 x 0, parciais de 21 x 12 e 21 x 19. Na próxima e última rodada da fase de grupos, dia 2 de agosto, sexta-feira, às 12h, elas enfrentarão as holandesas Katja Stam e Raisa Schoon, já com a classificação garantida nas oitavas de final.
A outra nossa representante brasileira em Paris, a dupla Pathy e Duda, também não decepcionou, vencendo de forma espetacular e irrepreensível a segunda partida na competição olímpica, contra as espanholas Liliana Fernandez Steiner e Paula Soria Gutierrez pelo placar de 2 x 0, parciais de 21 x 12 e 21 x 13. Anteriormente, na primeira rodada realizada no dia 28 de julho, domingo, as nossas valorosas meninas haviam vencido a dupla egípcia Marwa Abdelhady e Doaa Elghobashy por 2 x 0, parciais de 21 x 14 e 21 x 19. Tranquilamente já classificadas para as oitavas de final da competição, a dupla brasileira irá enfrentar, às 15 horas do dia 1º de agosto de 2024, quinta-feira, as italianas Valentina Gottardi e Marta Menegatti.
Continuamos daqui torcendo com bastante entusiasmo e esperança total em uma performance consagradora das nossas meninas em Paris, sobretudo a nossa querida conterrânea Pathy. Que venha uma medalha qualquer! Se vier uma de Ouro então, será o máximo de prazer e alegria! Se não acontecer, que saibamos reconhecer o empenho e a conquista que é estar participando e competindo em alto nível com as melhores atletas do planeta nas Olimpíadas.
Vamos lá, Pathy e Duda! Boa sorte! Estamos e estaremos sempre na torcida!
Colado na tela da TV agora há pouco, assisti com atenção e ansiedade a estreia da nossa Menina de Ouro, Ana Patrícia Silva Ramos, a Pathy, ao lado da fiel parceira Eduarda dos Santos Lisboa, a Duda, na disputa do Vôlei de Praia Feminino nos Jogos Olímpicos de Paris. E prevaleceu a lógica, com uma vitória, não tão fácil como esperávamos, das nossas garotas sobre a dupla do Egito, Doaa Elghobashy e Marwa Abdelhady.
Com alguns brasileiros portando a nossa bela Bandeira Nacional nas arquibancadas da arena montada diante da Torre Eiffel, Pathy e Duda confirmaram a sua superioridade sobre as adversárias vencendo o primeiro set por 21 a 14, com muita segurança e tranquilidade.
No segundo set, a dupla egípcia mostrou força, empatando em 4 x 4 e depois em 8 x 8 nos minutos iniciais, exigindo mais atenção e eficiência da dupla brasileira. E as egípcias chegaram a ficar na frente do placar em 12 x 11, surpreendendo a todos. E ficaram na frente outra vez, com o placar de 17 x 16. Mas no final, deu Brasil, com a vitória de Pathy e Duda por 21 x 19 no segundo e último set. Agora é aguardar o segundo compromisso das nossas meninas que será realizado no dia 30 de julho, às 16 horas, contra a dupla Liliana/Paula da Espanha.
O Brasil deu show nesta primeira rodada de jogos no Vôlei de Praia. Além da vitória de Pathy e Duda, Bárbara Seixas e Carol Solberg também suplantaram suas adversárias no feminino, as japonesas Akiko e Ishii, por 2 sets a 0, com parciais de 21 x 12 e 21 x 19. No masculino, duas vitórias brasileiras. Ontem, a dupla André e George venceu os marroquinos Mohamed Abicha e Zouheir El Graoui, com parciais de 21 x 18 e 21 x 10. Hoje de manhã, a outra dupla brasileira com Evandro e Arthur Lanci venceu os austríacos Horl e Horst por 2 sets a 0, parciais de 21 x 18 e 21 x 19.
A vitória na estreia serve para dar a confiança necessária para os confrontos seguintes que vão se tornando cada vez mais difíceis, contra as duplas mais fortes e poderosas. Vamos continuar torcendo e enviando para Pathy e Duda em Paris as melhores energias para que possamos, no final, celebrar um feito inédito e maravilhoso para a nossa Espinosa, a conquista de uma medalha olímpica. Eu acredito!
Mesmo com o mundo inteiro voltando sua atenção para as concorridas competições dos Jogos Olímpicos de Paris, seguem adiante, firmes e fortes, os campeonatos e torneios de futebol na América. O Brasileirão continua sendo disputado acirradamente, em breve teremos decisões acontecendo na Copa Libertadores e há poucos dias, finalmente, conhecemos os esperados confrontos das equipes nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, esta competição que é uma espécie de segunda divisão do futebol desta linda e sempre conturbada América do Sul.
Atualmente, o torneio organizado pela Conmebol distribui uma ótima grana aos participantes, com o grande Campeão faturando, somente com a conquista do título, o valor de US$ 6 milhões (R$ 33,87 milhões).
Veja os valores pagos desde o início do torneio:
Fase de grupos – US$ 900 mil (R$ 5,08 milhões)
Vitória na fase de grupos – US$ 115 mil (R$ 649 mil)
Playoffs – US$ 500 mil (R$ 2,82 milhões)
Oitavas de final – US$ 600 mil (R$ 3,38 milhões)
Quartas de final – US$ 700 mil (R$ 3,95 milhões)
Semifinal – US$ 800 mil (R$ 4,51 milhões)
Vice-campeão – US$ 2 milhões (R$ 11,3 milhões)
Campeão – US$ 6 milhões (R$ 33,87 milhões)
Encerradas as partidas da fase de classificação, denominadas de playoffs, no dia 25 de julho, com as eliminações dos clubes brasileiros Cuiabá e Internacional, agora se iniciarão as oitavas de finais com os seguintes embates:
JOGOS DE IDA:
14-08 - Quarta-feira - 19h - Gigante Arroyito - Rosario Central (Argentina) x Fortaleza (Brasil)
13-08 - Terça-feira - 21h30 - A definir - Red Bull Bragantino (Brasil) x Corinthians (Brasil)
21-08 - Quarta-feira - 21h30 - A definir - Independiente Medellín x Palestino
21-08 - Quarta-feira - 21h30 - La Fortaleza - Lanús x LDU
Ainda estão na briga pelo título cinco representantes brasileiros (Athletico, Bragantino, Corinthians, Cruzeiro e Fortaleza), cinco argentinos (Belgrano, Boca Juniors, Lanús, Racing e Rosario Central), dois paraguaios (Libertad e Sportivo Ameliano), dois chilenos (Huachipato e Palestino), um equatoriano (LDU) e um colombiano (Independiente Medellín).
Lembrando que, vencendo a Sul-Americana um brasileiro, abrir-se-á mais uma vaga no Campeonato Brasileiro para classificação à disputa da Copa Libertadores, o que pode favorecer o Atlético e o Cruzeiro. A partida final será realizada no dia 23 de novembro, sábado, na capital do Paraguai, Assunção. Vamos aguardar os acontecimentos.
Em meio a tanta notícia triste, uma boa nova para trazer um pouco de conforto espiritual a nós todos. O jovem Ígor Dutra Nascimento, filho do casal Cleuber Ramos do Nascimento e Andréa Dutra Almeida Nascimento, está se formando em Medicina pela Universidade Federal Vale do São Francisco. Aos que desconhecem, o amigo atleticano Cleuber é funcionário do Banco do Brasil.
Congratulações aos pais, Cleuber e Andréa, pelo apoio e direcionamento dos filhos para o caminho do conhecimento.
E parabéns ao jovem Ígor, pela dedicação nos estudos e pela tão importante conquista. Desejo todo o sucesso pessoal e profissional na carreira médica, atuando sempre com retidão, ética, generosidade, respeito e carinho com colegas, pacientes e seus familiares.
Chegou a tão esperada sexta-feira e ao invés de farra e alegria, nós, espinosenses, só temos o que lamentar e chorar. Logo de manhãzinha, ao acordar, tomei conhecimento de um trágico acontecimento com figuras queridas da nossa Espinosa. Ontem à noite, na rodovia MGC-135 em local próximo a Mirabela, o automóvel dirigido por um rapaz de 24 anos se chocou violenta e frontalmente com uma picape, causando a morte da jovem esposa deste motorista e do seu filhinho de 4 anos. A moça e a criança foram arremessadas para fora do veículo devido ao forte impacto. A jovem ainda foi encaminhada com vida ao hospital pelo SAMU, mas não resistiu e acabou falecendo. O motorista, de 24 anos, também com traumatismo cranioencefálico grave como a esposa e filho, foi intubado pela equipe médica do SAMU e encaminhado para a Santa Casa de Montes Claros. Informações dão conta de que se trata da filha Isabelle Karoline Cangussu Leite (Bel), genro e neto Augusto Soares Cangussu Leite (Guto) do policial militar Ivan Leite, cidadão bastante conhecido e querido na comunidade espinosense.
Na picape estavam o motorista, uma mulher de 39 anos e uma menina de 11 anos. O condutor do carro sofreu ferimentos leves, enquanto a mulher apresentava tatuagem traumática no tórax e fratura no punho e pé do lado esquerdo. A garotinha apresentava dor abdominal. Ambas, depois de levadas para atendimento no hospital de Mirabela, foram transferidas pelo SAMU para o Hospital Universitário de Montes Claros.
Todas estas informações apresentadas até o momento foram colhidas na página do SAMU no Instagram.
Ao Ivan Leite e demais familiares, os meus sinceros sentimentos de pesar por tão grande perda e de forma tão trágica. Que o bom e misericordioso Deus conceda a vocês a bastante força, resignação e fé para superarem este momento tão terrível, doloroso e triste. E que os falecidos sejam recebidos no Reino do Senhor para o descanso eterno em completa paz.
A todos, o meu abraço fraterno e toda minha solidariedade neste trágico acontecimento. Que Deus os abençoe e ampare!
Um grande abraço espinosense.
O velório acontecerá a partir das 15 horas no Memorial Bom Pastor localizado na Avenida João XXIII 1168, Bairro Edgar Pereira, diante do Hospital Aroldo Tourinho, em Montes Claros.
No início deste mês de julho tive a oportunidade e o prazer de retornar às minhas raízes e rever a minha amada e agora centenária Espinosa, felizmente com um tiquinho mais de tempo livre. Nas duas vezes anteriores em que lá estive, não pude fazer o que mais gosto, sair andando pela cidade inteira, a pé ou de carro, observando a paisagem, reencontrando pessoas queridas e prestando bastante atenção nas irreversíveis mudanças no cenário da cidade, este ser vivo que sofre a ação do tempo e das transformações assim como nós, humanos, em um processo de metamorfose que oscila entre a bendita evolução e o amargo retrocesso.
Na primeira visita a Espinosa, recheada de alegria, os vários eventos da linda comemoração do nosso Centenário preencheram completamente o meu tempo, não sobrando espaço para os passeios pela cidade. Na segunda e rápida e curta viagem de um dia apenas, a razão era a mais triste e dolorosa possível, a de me despedir de uma pessoa especial que amo tanto, minha querida Tia Lia que considero como minha segunda mãe.
Desta vez a viagem foi mais descompromissada. E com o tempo frio, novidade em julho. Aproveitando a presença do sobrinho Juninho e de sua família em viagem pela cidade, vindo de seu agora domicílio Atibaia (SP), estivemos lá reencontrando alguns familiares e amigos, infelizmente não todos que eu gostaria.
Como sempre, saí vagabundeando pelas ruas do Centro, como também dos bairros e da periferia, observando tudo. Não fui a alguns apreciados lugares que rotineiramente gosto de ir ver, como o Rio Verde Pequeno, a Barragem do Estreito e os Açudes de Clóvis e do Mingu. Mas rodei pela cidade e, como sempre acontece, encantei-me com coisas boas e decepcionei-me com coisas ruins.
Pelo lado desalentador, vi a velha casa de Geraldo Anacleto Rodrigues na Praça Coronel Heitor Antunes e a antiga Estação Ferroviária sofrendo os efeitos do tempo e do abandono, sem que os proprietários desses imóveis cuidem e façam a devida manutenção das suas instalações ou doem para o poder público municipal para uma reforma e o uso em alguma atividade social ou cultural em benefício da população. Também vi com tristeza a construção de uma unidade do projeto ProInfância completamente parada há tempos entre as ruas Veríssimo Cruz e Crispim Vieira, ao lado da Unidade Básica de Saúde Nelson Alves da Cruz, no Bairro Cidade Nova, onde havia um campo de futebol antigamente. Desconheço completamente a razão da estagnação da construção da obra que já dura um bom tempo, mas imagino que seja por simples falta de verba governamental, o que é lamentável. Deixou-me entristecido também observar, em estado de letargia, a construção no local da Rua da Resina que um dia abrigou o velho casarão onde viveu por longos anos a minha avó Madrinha Judith e o Tio Luizão.
Outro fato que me entristeceu e indignou é a inaceitável demora no início do funcionamento da Escola Técnica, projeto maravilhoso do Governo Federal em parceria com o estado de Minas Gerais e a Prefeitura de Espinosa. Pelo que tenho conhecimento, pelo projeto original, o Governo Federal ficaria responsável pela construção do prédio, o que foi cumprido rigorosamente. O município entraria com os funcionários para a realização da obra e a pavimentação da avenida até a porta da escola, o que foi feito conforme combinado. Infelizmente a única parte que não cumpriu até o momento o combinado no projeto foi o Governo Estadual, que é o responsável pelas partes educacionais e operacionais do projeto, cedendo os professores e o processo pedagógico. Com a saída do corpo docente da Unimontes do projeto, agora estuda-se a possibilidade de a Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira assumir, não só as instalações físicas, como também o processo de formação técnica dos futuros alunos. Só espero que ideia tão maravilhosa e primordial não seja sepultada por falta de interesse e ação das autoridades educacionais, legislativas e executivas mineiras. A Escola Técnica será de suma importância para a educação e o direcionamento profissional de centenas de possíveis estudantes da cidade de Espinosa e das regiões Norte de Minas e Sudoeste da Bahia. Aqui neste ponto, vai um recado aos fanáticos político-partidários. Antes que algum espertinho antiético e inescrupuloso possa usar essas minhas observações críticas na disputa eleitoral municipal que se aproxima, deixo bem claro e explícito que meu julgamento não acusa a administração atual nem as anteriores, mas tão somente os verdadeiros responsáveis pelo estado repreensível das coisas e dos fatos.
Lamento também um fato verificado na AABB de Espinosa. Infelizmente, a quadra de futebol de salão parece estar largada às moscas, já que a garotada parece ter abandonado a prática do futsal, ficando para trás apenas as ótimas lembranças de um tempo bom em que grandes jogadores desfilavam seu talento nas quadras da cidade em competições de alto nível de qualidade técnica e competitividade, atraindo a atenção e presença de vários torcedores nos clubes abebeano e da Toca dos Craques.
Para quem reside fora e visita Espinosa de tempos em tempos, a percepção da realidade e da transformação do panorama da cidade é bem maior que a dos que lá moram. Fiquei extremamente contente com o desenvolvimento industrial e comercial da cidade, com um aumento gigante na criação de novas empresas, a maioria com instalações modernas, belas e aconchegantes. A grande quantidade de confecções garante empregos formais e uma economia aquecida, o que se reflete na vida de toda a comunidade, pois o dinheiro circula na cidade gerando mais e mais negócios, ocupações, empreendimentos e uma melhor qualidade de vida. É muito bom ver empresários de sucesso investindo mais e mais nas suas empresas, diversificando e ampliando seus negócios, faturando alto, com todo merecimento. Não à toa as ruas da cidade estão repletas de automóveis, utilitários e picapes de última geração e de alto valor. E os demais micro e pequenos empresários, trabalhadores de classe média, e os empregados assalariados, também se mostram com um bom poder aquisitivo, edificando suas belas casas, adquirindo seus modernos carros e construindo seus aprazíveis sítios na zona rural para um agradável descanso com familiares e amigos nos finais de semana nas proximidades das barragens, com muita música, cerveja e churrasco. Ô trem bom, sô!
Pude constatar várias excelentes novidades no cenário urbano, com as reformas ainda inacabadas das praças da Matriz (Coronel Joaquim Tolentino), da Meteorologia (Geraldo Ramos de Oliveira) e de Florival Rocha (Antônio Sepúlveda). Estão ficando muito bonitas, com muitas árvores plantadas, o que é edificante. Gostei de ver, em processo de construção, o campinho em um espaço do antigo "Campo de Avião" para a turminha de meninos comandada pelo grande desportista André. Gostei também da nova opção de quadra de futebol society no Condomínio de Dr. Heron, com barzinho e espaço para eventos, bem como das novas, amplas e modernas instalações do novo Fórum e do campus da nova faculdade na cidade, Favenorte. E me surpreendi positivamente com a imagem limpa do famoso "Corte" da estrada de ferro na Avenida Raimundo Tolentino, com a derrubada do mato que escondia as rochas que cercam os trilhos. E fui pela primeira vez visitar o "Shopping" da cidade, como alguns chamam debochadamente a filial do Supermercado BH do novo proprietário do Cruzeiro, o milionário Pedrinho Lourenço. Curti também a modificação realizada e o novo recapeamento do asfalto na Avenida Maria José de Souza, arrancando o canteiro central até o trevo de saída para a Bahia, o que definitivamente consertou uma ideia totalmente equivocada colocada em prática anteriormente. Agora sim ficou legal.
Como espinosense apaixonado pela minha terra natal, gostaria muito de ver tudo funcionando perfeitamente na cidade, mas obviamente isto é impossível, pela imensidade dos problemas e pela inexistência de recursos suficientes para uma revolução na nossa infraestrutura urbana e rural. Tivemos grandes avanços, mas ainda há muito o que fazer para deixar a cidade cada vez mais moderna, bonita e agradável de se passear e viver. Que continuemos todos os que amam nossa cidade, cuidando e melhorando os pisos das ruas e avenidas, mantendo bem cuidados os jardins e árvores das praças, preservando os nossos rios e lagoas, mantendo as nossas tradições culturais e trabalhando pela melhor qualidade de vida do nosso povo mais humilde e necessitado.
O melhor de visitar a minha Espinosa é reencontrar pessoas queridas, coisa que não tem preço. Uma ida ao Mercado Municipal, local onde antigamente joguei bola e pulei Carnaval, é compromisso inadiável e prazeroso. E um passeio pela minha amada Rua da Resina é uma satisfação incrível, ao rememorar uma infância e adolescência repleta de encantadores e maravilhosos momentos. Pena que não quis incomodar pessoas queridas em visitas na hora do almoço, adiando o reencontro para outra oportunidade, se o bom Deus permitir.
Os espinosenses sempre se encontram por aí nesse mundão de Deus com um sorriso na face e o amor pela música e pela centenária terra natal Espinosa
Eu sou um sonhador, assim como meu saudoso Tio Luizão. Tivesse eu inteligência, disposição, dinheiro e competência, além é claro da posse temporária e democrática da cadeira de prefeito, construiria em Espinosa um parque municipal com milhares de árvores e plantas ornamentais, bancos de madeira, banheiros públicos, obras de arte, lago, pista de caminhada, pista de skate e palco para apresentações culturais e exibição de filmes. Em conjunto com a sociedade e as instituições locais, criaria uma marca a ser trabalhada do que a cidade tem de melhor. Algo assim como Salinas fez, tornando-se a "Terra da Cachaça". Talvez focando em algo como "A Cidade das Confecções", realizando feiras, congressos, festivais e mostras para envolver e divertir a população e atrair turistas e investimentos externos que só fariam aumentar as oportunidades de trabalho e a economia local. Construiria um ginásio poliesportivo amplo, moderno e com espaço e infraestrutura para incentivar e direcionar as crianças e adolescentes à prática dos mais variados esportes. Faria uma reforma geral no nosso Estádio Caldeirão, com troca completa do gramado, alambrado e vestiários, ampliando as arquibancadas e reflorestando a área livre. Arborizaria completamente, em grande quantidade, os locais livres e abertos da cidade com as mais belas árvores, dando preferência a umbuzeiros, juazeiros, gameleiras e abacateiros, fazendo da cidade uma das mais arborizadas do mundo.
Construiria, no sopé do Morro do Cruzeiro, utilizando o terreno íngreme, uma arena larga e moderna para receber o público em apresentações artísticas. Também no Morro do Cruzeiro, mandaria instalar um sistema funicular ou um teleférico para que pessoas idosas, deficientes ou apenas preguiçosas possam chegar até o topo para participar das orações diante da cruz nas sextas-feiras santas. E, contrariando, enfurecendo e revoltando os cruzeirenses, rebatizaria o morro de Atlético.
Faria um investimento significativo na infraestrutura das margens do Rio Verde Pequeno nas proximidades da divisa com a Bahia, construindo um pequeno açude, quiosques, espaços para a prática de esportes e de estacionamento, tudo cercado com milhares de árvores plantadas, incluindo uma pista para caminhada e ciclismo que iria da cidade até lá, tornando o local um cartão-postal e de lazer gratuito para a nossa população. E por fim, colocaria em prática uma revitalização gigantesca e abrangente dos nossos três rios, recuperando-os e tornando-os em vários locais dos seus leitos, recantos turísticos para habitantes e visitantes da cidade, sempre com a devida proteção do Meio Ambiente.
Eu sei, cara-pálida, estou sonhando, viajando no mundo da Lua, na maionese, com tanta ideia totalmente distante da realidade e nenhuma grana disponível. Mas sonhar é bom, não causa nenhum mal e ainda é grátis. Então por que não sonhar?
Faltou muito pouco, infelizmente! O sonho quase se tornou real, o do North subir para a elite do futebol mineiro. Lamentavelmente, ainda não foi desta vez. Com o empate em 0 x 0 ocorrido agora há pouco em Patos de Minas, no confronto contra a equipe do Mamoré, o North Esporte Clube foi eliminado do Módulo II, cedendo a vaga para a equipe da cidade de Ubá, o Aymorés, que em dois jogos de ida e volta, disputará o título de Campeão com o outro classificado para a primeira divisão do futebol mineiro, o Betim.
Com apenas dois anos de fundação, criado em 27 de junho de 2022 em Montes Claros pelos empresários Victor Felipe Oliveira e Andrey Souza, o North Esporte Clube ficou muito perto de conseguir atingir uma das suas mais ambiciosas metas, a de ascender à elite do futebol das Minas Gerais, juntando-se a gigantes como América, Atlético e Cruzeiro.
O sonho foi adiado após o resultado negativo hoje à noite em campo, um empate sem gols com o Mamoré em Patos de Minas, insuficiente para superar o desempenho do rival Aymorés na busca pela segunda vaga na primeira divisão. Com o empate do North em 0 x 0 com o Mamoré, o Aymorés, time da cidade de Ubá, conquistou uma das vagas para a primeira divisão e irá, em duas partidas de ida e volta, decidir com o Betim quem fica com a taça de Campeão do Módulo II.
Agora é aguardar a chegada de 2025 para que possamos continuar torcendo para que o North se reforce e se qualifique, montando uma equipe forte e competitiva com condições de conquistar o acesso e nos proporcionar a oportunidade de assistir a um jogo de um ou mais dos grandes clubes de Minas aqui no Estádio José Maria Melo, no Bairro Todos os Santos, bem pertinho do Bar e Restaurante Skema do famoso e querido Zé Maria. O sonho continua.
Repito com prazer cada palavra do post anterior, após uma série de tristes notícias vindas de Espinosa que infelizmente tive que registrar aqui no nosso modesto blog. As vitórias dos jovens estudantes nas suas caminhadas educacionais enchem-me de alegria. Quando são de familiares e amigos queridos, mais ainda. E se forem as vitórias dos conterrâneos, aí é só contentamento e euforia. A busca pelo conhecimento deve sempre ser aplaudida e incentivada, seja na educação formal ou no autodidatismo. Sendo assim, é óbvio que fiquei imensamente contente ao receber o convite de formatura da nossa estimada Vanessa Mourão Ferreira, filha do querido e admirado casal João Ferreira Gonçalves e Maria Coeli Tolentino Mourão Gonçalves.
Van, como a tratamos íntima e carinhosamente, tem todo nosso amor e consideração por ser uma das mais próximas, fiéis, sinceras e confiáveis amigas do nosso Ricardinho, atleticana de coração e alma como a gente. Vê-la conquistar seu sonho e atingir o árduo e difícil objetivo de concluir com êxito o Curso de Medicina pela Unifip MOC só nos dá prazer e satisfação.
Desejamos, eu, Cléa Márcia e nosso filho Renato, a mais profunda realização pessoal e profissional na carreira médica e o maior sucesso na trajetória de cuidados com os seus futuros pacientes. Que você tenha sempre a proteção divina e a humildade, benevolência e ética como diretrizes, o que certamente lhe trará a felicidade e a consciência tranquila e serena.
As vitórias dos jovens estudantes nas suas caminhadas educacionais enchem-me de alegria. Quando são de familiares e amigos queridos, mais ainda. A busca pelo conhecimento deve sempre ser aplaudida e incentivada, seja na educação formal ou no autodidatismo. Assim sendo, fiquei imensamente contente ao receber o convite de formatura no Curso de Medicina pela Faminas BH (Turma XIII 2018.2/2024.1) da jovem Ana Amélia Colares Batista de Oliveira. A Ana é filha do casal Alcebíades Batista de Oliveira Júnior e Maria Bernadete Silva e é namorada do nosso grande, fiel e querido amigo André Felipe Guimarães Rocha.
André Felipe, ou o carinhosamente chamado Decão, é amigo eterno do nosso Ricardinho e esteve nestes anos todos sendo nosso mais sincero, leal e dedicado parceiro na realização dos eventos do Futebol Solidário, trabalhando incansavelmente na arrecadação de alimentos que são entregues anualmente no mês de agosto a instituições sérias e comprometidas com o atendimento e bem-estar de pessoas carentes.
A ambos, Ana Amélia e Decão, os nossos agradecimentos, meus e de Cléa Márcia, pelo carinho e consideração de sempre. E especificamente a Ana, os nossos cumprimentos e congratulações pela importante conquista na esfera educacional e os desejos de realização plena e sucesso na essencial profissão que se responsabiliza e atua pela cura e manutenção da boa saúde das pessoas. Que o bom Deus a abençoe e a acompanhe sempre nesta tarefa tão bonita, difícil e primordial.
Infelizmente não poderemos estar presentes na comemoração desta sua grande conquista que será realizada em Belo Horizonte, mas estaremos daqui torcendo, celebrando e vibrando pela sua felicidade.
Tenho imensa admiração e respeito pelas pessoas que nunca desistem de realizar os seus sonhos. E felizmente conheço algumas dessas resolutas, compenetradas e esforçadas figuras que dedicam-se, com força, fé e extrema dedicação, à realização dos seus anseios pessoais e profissionais.
Integrante de uma família abençoada de muita gente apreciadora do Saber, da Educação, da Arte e da Cultura, Crístia Rosineire Gonçalves Lopes Corrêa acaba de confirmar o poderio genético familiar através da sua luta em busca do conhecimento e da efetivação de um antigo sonho. Não satisfeita em já ter alcançado posição de destaque na carreira profissional, como psicóloga, psicanalista, professora, mestra e doutora, Crístia se dedicou com afinco e se esmerou em ir mais além e realizar, com o mais absoluto sucesso, o anseio pela exigente capacitação no ramo da Medicina. A notável aspiração tornou-se real! Crístia recebeu há pouco o seu diploma do curso de Medicina, para sua alegria, para alegria da sua família e de todos os que a apreciam.
Minhas efusivas congratulações a Crístia pela especial conquista pessoal e profissional. Que, com seu belo exemplo de energia, empenho e superação, ela consiga contagiar outras pessoas pelo mundo que têm sonhos a realizar. Fico extremamente feliz com acontecimentos assim, de pessoas próximas e queridas que vi crescer, ainda mais quando tem por origem a minha amada Rua da Resina.
Está chegando a hora! Os Jogos Olímpicos de Paris já emitem os sinais de que está despontando no horizonte, reunindo os melhores do esporte no planeta. E teremos lá, nós, espinosenses, uma representante especial e valorosa. Vá com tudo em busca do sonho, Pathy! Doe-se por inteiro na maior competição esportiva do planeta, quem sabe trazendo para o Brasil, e especialmente para a nossa pequena Espinosa, uma medalha de valor incalculável?
O maravilhoso e gigante espetáculo do esporte mundial vai começar em breve. Do dia 27 de julho até o dia 9 de agosto na capital francesa, a linda Paris, estaremos focados na torcida pela nossa talentosa atleta do Vôlei de Praia, a Ana Patrícia Silva Ramos. Pathy, como carinhosamente a tratamos, já conhece o caminho para o pódio, após a divulgação das duplas adversárias e das datas dos confrontos que irá realizar na quadra armada diante e aos pés da famosa Torre Eiffel. No total, 24 duplas de 17 países diferentes irão disputar o torneio e brigar por medalhas de ouro, prata e bronze. O sistema de disputa será o mesmo das Olimpíadas de Tóquio 2020, com as duplas divididas em grupos de quatro equipes e se enfrentando em turno único. As duas melhores duplas de cada grupo, além das duas melhores terceiras na classificação geral, avançarão diretamente às oitavas de final. As quatro duplas restantes que terminarem nas terceiras colocações vão disputar a repescagem em busca de duas vagas para as oitavas. Daí em diante, a competição continua como eliminatória simples. As equipes eliminadas nas semifinais farão a decisão da medalha de bronze, enquanto as finalistas se enfrentarão na grande decisão pela cobiçada e valorizada medalha de ouro.
As partidas do Vôlei de Praia serão realizadas na Arena construída diante do principal ponto turístico da França, a Torre Eiffel, com dez mil metros quadrados e capacidade para 12 mil pessoas.
Após o sorteio, assim ficaram os grupos do Vôlei de Praia Feminino nas Olimpíadas de Paris 2024:
GRUPO A: ANA PATRÍCIA/DUDA (Brasil) Gottardi/Menegatti (Itália) Liliana/Paula (Espanha) Marwa/D. Elghobashy (Egito)
GRUPO B: Nuss/Kloth (Estados Unidos) Xue/X. Y. Xia (China) Mariafe/Clancy (Austrália) Bansley/Bukovec (Canadá)
GRUPO D: Melissa/Brandie (Canadá) Tina/Anastasija (Letônia) Esmée/Zoé (Suíça) Poletti/Michelle (Paraguai)
GRUPO E: Carol/Bárbara (Brasil) Stam/Schoon (Holanda) Paulikiene/Raupelyte (Lituânia) Akiko/Ishii (Japão)
GRUPO F: Placette/Richard (França) Huberli/Brunner (Suíça) Moreno/Álvarez M. (Espanha) Ludwig/Lippmann (Alemanha)
A nossa dupla Ana Patrícia Silva Ramos (Pathy) e Eduarda dos Santos Lisboa (Duda) lidera atualmente o ranking mundial da categoria. As garotas espinosense e aracajuense foram campeãs do Mundial de 2022 e vices na edição de 2023, além de conquistarem o bronze nas finais do Circuito Mundial da última temporada. A segunda dupla brasileira, formada por Bárbara Seixas e Carol Solberg, ocupa a 5ª colocação no ranking.
Na história das Olimpíadas, desde que o Vôlei de Praia estreou na competição em 1996 em Atlanta (EUA), os Estados Unidos mantém-se na dianteira das medalhas conquistadas ao lado do Brasil, com sete medalhas cada. Os Estados Unidos ganharam quatro ouros, uma prata e dois bronzes, enquanto o Brasil ganhou um ouro, quatro pratas e dois bronzes. Além desses dois países, Austrália, Alemanha, China e Suíça conquistaram medalhas olímpicas no Vôlei de Praia Feminino.
Estaremos ligados diante da TV ou do computador para assistir aos jogos de Pathy e Duda, nas transmissões que serão disponibilizadas nos canais da TV Globo, SporTV e CazéTV. Anote aí os dias e horários dos jogos:
PROGRAMAÇÃO:
28 DE JULHO - DOMINGO:
6h - Carol/Bárbara (BRA) x Akiko/Ishii (JAP) - Grupo E
11h - Ana Patrícia/Duda (BRA) x Marwa/D. Elghobashy (EGY) - Grupo A
30 DE JULHO - TERÇA-FEIRA:
11h - Carol/Bárbara (BRA) x Paulikiene/Raupelyte (LTU) - Grupo E
16h - Ana Patrícia/Duda (BRA) x Liliana/Paula (ESP) - Grupo A
1º DE AGOSTO - QUINTA-FEIRA:
15h - Ana Patrícia/Duda (BRA) x Gottardi/Menegatti (ITA) - Grupo A
2 DE AGOSTO - SEXTA-FEIRA:
12h - Carol/Bárbara (BRA) x Stam/Schoon (NED) - Grupo E
4 DE AGOSTO - DOMINGO:
Oitavas de final (horários a definir)
5 DE AGOSTO - SEGUNDA-FEIRA:
Oitavas de final (horários a definir)
6 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA:
Quartas de final (horários a definir)
7 DE AGOSTO - QUARTA-FEIRA:
Quartas de final (horários a definir)
8 DE AGOSTO - QUINTA-FEIRA:
Semifinais (horários a definir)
9 DE AGOSTO - SEXTA-FEIRA:
16h - Disputa da medalha de bronze
17h30 - Disputa da medalha de ouro
Lista completa das modalidades esportivas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024:
Atletismo
Badminton
Basquete
Basquete 3×3
Boxe
Breaking
Canoagem de Velocidade
Canoagem Slalom
Ciclismo BMX Freestyle
Ciclismo BMX Racing
Ciclismo de Estrada
Ciclismo de Pista
Ciclismo Mountain Bike
Escalada
Esgrima
Futebol
Ginástica Artística
Ginástica de Trampolim
Ginástica Rítmica
Golfe
Handebol
Hipismo
Hóquei Sobre Grama
Judô
Levantamento de Peso
Luta
Maratona Aquática
Nado Artístico
Natação
Pentatlo Moderno
Polo Aquático
Remo
Rugby Sevens
Saltos Ornamentais
Skate
Surfe
Taekwondo
Tênis
Tênis de Mesa
Tiro Com Arco
Tiro Esportivo
Triatlo
Vela
Vôlei
Vôlei de Praia
As Olimpíadas de Paris se iniciarão oficialmente em 26 de julho, sexta-feira, às 14h30, no horário de Brasília, com a cerimônia de abertura devendo durar 3h30, com encerramento previsto para as18h. Mas antes desta inauguração, algumas modalidades já começarão suas disputas, casos do futebol, rugby, handebol e tiro com arco. O evento contará com a participação de 10.500 atletas.
A cerimônia de abertura será inédita, desta vez apresentada em um percurso de 6km no Rio Sena, com o desfile das delegações dos 140 países participantes, saindo da Pont d’Austerlitz, ao lado do Jardin des Plantes, até a Pont d’Iena, passando diante das ilhas Île Saint Louis e a Île de la Cité e mais pontos importantes da capital francesa como La Concorde, Esplanada Invalides, Museu d’Orsay, Grand Palais e a Catedral de Notre Dame.
Neste domingo, dia 21 de julho, Pathy e Duda desembarcaram em Paris ansiosas para a estreia nos Jogos Olímpicos. Elas farão a reta final da preparação nas excelentes instalações do centro de treinamentos da Confederação Brasileira de Vôlei em La Moselle, no interior da França.
Esperamos estar todos juntos e irmanados no dia 9 de agosto enviando as mais positivas vibrações para as nossas Pathy e Duda vencerem na quadra e colocarem no peito uma medalha olímpica! Que assim seja! Boa sorte e sucesso, garotas!
Falta muito pouco para o North Esporte Clube ascender a tão sonhada primeira divisão do futebol mineiro. Na tarde de ontem, sábado, 20 de julho de 2024, a equipe montes-clarense mostrou sua força jogando em casa, no Estádio José Maria Melo, e venceu o seu maior concorrente à vaga no seu grupo, o Aymorés, pelo placar de 2 x 0, gols de Ramon Silva e Léo Castro. A situação que inicialmente era difícil, devido aos maus resultados do time nas primeiras rodadas, tornou-se bem mais factível agora. Para sacramentar seu inédito ingresso na elite do futebol mineiro, o North precisa apenas de uma vitória sobre a equipe do Mamoré em Patos de Minas, com um resultado positivo de no mínimo três gols de diferença. A partida decisiva acontecerá nesta quarta-feira, dia 24 de julho, às 20 horas, no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz na cidade de Patos de Minas.
Em condições normais o desafio seria bastante difícil e complicado, mas uma decisão da diretoria do time patense ampliou sobremaneira as pretensões do North. Há poucos dias a diretoria tomou a decisão de demitir o treinador Zé Humberto, o preparador físico, Paulo Sérgio, e oito jogadores que fizeram parte do elenco que disputou o Módulo II: Walace, Anderson Sobral, Matheus Barbosa, Jayme, Marcos Daniel, Matheus Prado, Yuri e Michael.
Vamos detalhar o panorama do Módulo II do Campeonato Mineiro. Após a primeira fase em que se classificaram as seis melhores equipes dos dois grupos, A e B, estas foram divididas em dois grupos de três equipes que se enfrentaram em jogos de ida e volta em um triangular. No primeiro grupo, depois dos confrontos das cinco rodadas, o primeiro clube a conseguir a subida para a primeira divisão sairá do enfrentamento direto entre as equipes do Betim e da URT que ocorrerá em Betim na Arena Vera Cruz, às 15h do dia 24 de julho, quarta-feira. O Betim tem 6 pontos ganhos, com 2 vitórias e 1 derrota, enquanto a URT de Patos de Minas tem 4 pontos, com 1 vitória, 1 empate e 1 derrota. Para garantir sua vaga, o Betim precisa apenas de um empate. Já a URT precisa de uma vitória simples para subir.
No outro grupo, a situação é a seguinte. O Sport Club Aymorés é o atual líder na tabela de classificação, com 7 pontos ganhos, com 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, já terminada sua participação. Tem um saldo positivo de 2 gols. O North, representante da nossa Montes Claros, vem na segunda posição com 4 pontos, com 1 vitória (2 x 0 Aymorés), 1 empate (0 x 0 Mamoré) e 1 derrota (1 x 3 Aymorés) e saldo zero. A única chance de conseguir o acesso à primeira divisão é vencendo o jogo da última rodada contra a equipe do Mamoré de Patos de Minas e com uma diferença mínima de 3 gols.
Não custa lembrar que o Esporte Clube Mamoré e a URT - União Recreativa dos Trabalhadores, são clubes de Patos de Minas, cidade mineira da região do Triângulo Mineiro que tem cerca de 160 mil habitantes. E o Sport Club Aymorés é de Ubá, cidade que conta com cerca de 105 mil habitantes. Apresento esses dados para que possamos fazer uma comparação com a cidade de Montes Claros, que conta com uma população estimada em 415 mil habitantes, mas que luta com incrível dificuldade para manter uma equipe competitiva que possa representar dignamente a cidade no futebol estadual, o que é lamentável. Mas esperamos que agora o ousado projeto esportivo do North possa mudar esse panorama.
Então o negócio é simples: é ganhar ou ganhar! E de goleada! E se há possibilidade concreta de tal resultado acontecer, resta-nos torcer e enviar as mais fortes energias para o time do North para que o sonho se realize. Na noite desta quarta-feira, dia 24 de julho, estaremos todos juntos acompanhando e torcendo pelo sucesso do nosso representante na competição que pode colocar um time montes-clarense na elite do futebol mineiro. Nós acreditamos! Vamos subir, North!
Depois de tantas notícias tristes aqui registradas nos últimos dias, vai agora um pouco de música para recuperarmos o fôlego, a calmaria, a esperança e a sanidade.
Um sonhador menino nascido no interior das Minas Gerais, na cidade de Rodeiro, no dia 9 de dezembro de 1944, recebeu o nome de José na certidão de nascimento e já tinha na alma e no DNA a paixão pela música. Batizado como José Geraldo Juste, o garoto filho do casal Antônio Juste Sobrinho e Dinah Moreira Juste só iria se aprofundar seriamente na seara musical já na idade de saída da juventude para a vida adulta, após sofrer um grave acidente durante sua viagem de retorno das férias em Governador Valadares para São Paulo, onde trabalhava e sonhava em ser um jogador de futebol profissional. A bola ficou distante e a música ganhou espaço na vida do rapaz que logo começou a tocar e a compor suas canções, participando de bandas e festivais e tendo algumas de suas criações premiadas.
O sucesso chegou com o primeiro LP lançado em 1979, denominado "Terceiro Mundo". Curiosamente, a canção que explodiu nas paradas de sucesso não era sua, mas do amigo compositor Lúcio Barbosa: "Cidadão".
Zé Geraldo é uma mistura bem mineira das influências musicais do Rock de Bob Dylan e da Viola Caipira de Tião Carreiro, sempre lutando na defesa das suas criações quase que completamente ignoradas pela grande mídia. Nas suas letras recheadas de poesia, sensatez e clarividência, ele cutuca sem piedade os arrogantes, bélicos e gananciosos humanos e a sua busca insana e desenfreada pelo poder e dinheiro. Zé Geraldo é, sem disfarces ou medo, o maior protagonista do Rock Rural, ou simplesmente é o maior ícone tupiniquim na figura do Roqueiro da Roça.
Perto de completar seus 80 anos de estrada neste planeta lindo, maravilhoso e muito maltratado, Zé Geraldo tem a minha torcida de muita saúde, inspiração e criatividade por mais uns vários anos na música. Viva Zé Geraldo! Um grande abraço espinosense.
O Menino, a Bola e a Canção
Composição: Zé Geraldo e Antônio Porto
Era um menino magricelo da canela fina
Correndo atrás de bola o dia inteiro
Na terra batida do terreiro de sua casa no interior
A onda de más notícias referentes a perdas humanas na nossa comunidade espinosense parece que não vai diminuir, infelizmente. Por mais que a gente queira vir aqui noticiar coisas boas e agradáveis, não podemos lutar contra a realidade dos acontecimentos. E nesta sequência dolorosa de notícias ruins, acabei de tomar conhecimento de mais uma grande perda para a nossa sociedade, o falecimento do amigo e colega Josias Breder Júnior, funcionário do Banco do Brasil que trabalhou por um bom tempo na agência de Espinosa.
Breder, que se casou com a educadora espinosense Terezinha Fagundes de Souza, nasceu aos 19 de março de 1952 (72 anos de idade, portanto) e morava com a família na cidade mineira de Joaíma. Viveu na nossa terrinha por alguns anos, atuando como bancário do Banco do Brasil e tornando-se pessoa querida do nosso povo. Era um sujeito carismático que conquistava a todos com a sua prosa serena e gentil. Também gostava de jogar futebol de salão e dos bailes de Carnaval nos bons tempos de outrora
A Terezinha, seus filhos e demais familiares, os meus sinceros sentimentos de pesar pela passagem do amigo Josias e a minha solidariedade neste momento de tão grande dor, angústia e sofrimento. Que o bom Deus conceda a todos vocês a bastante resignação, força e fé para superarem este momento de tamanha tristeza.
Que o Senhor Deus acolha o amigo Josias em seu Reino de Paz e Justiça, depois de terminada sua peregrinação terrena com a missão cumprida.
O trem vai se complicando cada vez mais na mais democrática e ampla competição esportiva de clubes do Brasil. Agora restam apenas 16 equipes na luta pelo título da Copa do Brasil 2024. Nada menos que 92 clubes participam desta edição, das séries A, B, C e D.
Nesta quinta-feira foram sorteados os confrontos das oitavas de final da competição nacional, que assim ficaram, com as datas definidas para os jogos de ida, 31 de julho, e volta, 7 de agosto.
Os confrontos de ida:
Athletico x Red Bull Bragantino
Atlético-GO x Vasco
CRB x Atlético
Botafogo x Bahia
Corinthians x Grêmio
Flamengo x Palmeiras
São Paulo x Goiás
Juventude x Fluminense
Além de uma vaga garantida na Libertadores da América, os clubes lutam pelo título nacional e por uma excelente premiação, descrita adiante.
Valores das cotas da Copa do Brasil em 2024:
Primeira fase: R$ 1,47 milhão (Série A) R$ 1.312,5 milhão (Série B) e R$ 787,5 mil (demais clubes);
Segunda fase: R$ 1,785 milhão (Série A), R$ 1,47 milhão (Série B) e R$ 945 mil (demais clubes);
Terceira fase: R$ 2,205 milhões;
Oitavas de final: R$ 3,465 milhões;
Quartas de final: R$ 4,515 milhões;
Semifinais: R$ 9,45 milhões;
Vice-campeão: R$ 31,5 milhões;
Campeão: R$ 73,5 milhões
As datas das próximas fases:
Quartas de final: 28 de agosto ou 12 de setembro
Semifinais: 2 ou 17 de outubro
Final: 3 ou 10 novembro
Assim como no Campeonato Brasileiro, os maiores favoritos para a conquista da Copa do Brasil são os times de Flamengo, Palmeiras e Botafogo, na atualidade os clubes com elencos mais qualificados. Mas tudo pode acontecer, até mesmo com um time de menor expressão vencendo o torneio, como já aconteceu em 1991, Criciúma Campeão; em 1999, Juventude Campeão; em 2004, Santo André Campeão; e em 2005, Paulista Campeão.
Surpreendentemente, o Atlético, que sempre se dá mal em sorteios, irá enfrentar o menos qualificado dos classificados para as oitavas, o que não significa que os confrontos com o time alagoano serão fáceis. Fácil é música do Jota Quest. Mas aumentam e muito as chances de o Galo seguir adiante na Copa do Brasil. Vamos aguardar os acontecimentos, pois no futebol tudo pode acontecer, inclusive a lógica.
O pequeno, sapeca e meigo Théo Ricardo foi o centro das atenções dos seus pais Débora e Gilberto Júnior, dos avós, tios, primos e demais familiares e amigos que se reuniram na noite de terça-feira, 9 de julho de 2024, em Espinosa. na residência da sua bisavó Joana (Nininha), para celebrarem com uma festa o seu aniversário de 3 anos de vida.
Mesmo um pouco encabulado com a presença de tanta gente para ele ainda pouco conhecida, já que ele e sua família residem em Atibaia (SP), o pequeno Théo recebeu atenção e carinho e acompanhou, aconchegado nos braços da mamãe Débora, os tradicionais parabéns cantados pelos convidados. Logo após, diante dos balões azuis e brancos da ornamentação, entregou carinhosamente ao papai Juninho o primeiro pedaço do bolo do aniversário.
Ao aniversariante Théo Ricardo, as nossas congratulações, minhas e de Cléa, pelos 3 anos de vida e os sinceros desejos de muita saúde, paz, luz, felicidade e alegria na sua existência.
Aos pais Débora e Juninho, o agradecimento pelo carinho e consideração a nós destinados, sempre.
Viva o Théo! Que Deus o abençoe por todo o sempre!