Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

3640 - O Museu da Resina

No dia, ou na noite, de 26 de dezembro de 2024, a velha, amada e famosa Rua Coronel Domingos Tolentino em Espinosa esteve em festa, com uma parte sua completamente decorada com plantas, presépio, fogueira de São João, boneco do Judas, imagem de Corpus Christi, mesa de café e biscoitos, painel de fotografias, e mais a apresentação musical dos músicos Niltinho, Flávia e Ralyson e a presença de alguns dos seus ilustres moradores. Foi o momento mágico da realização do evento cultural "Minha Rua é Um Museu", projeto da moradora Maria das Graças Tolentino Silva que pretendeu contar um pouquinho da história da nossa querida Rua da Resina, como é carinhosamente chamada, palco de memórias eternizadas da nossa centenária Espinosa. O projeto idealizado e produzido por Graça, filha da saudosa Dona Cida, foi tornado realidade através de recursos oriundos da Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.


 
Para quem ainda não sabe, a referida lei conhecida como Lei Paulo Gustavo, foi criada para viabilizar investimento direto no setor cultural, totalmente afetado durante a pandemia do Covid-19. A lei homenageia o prestigiado ator, diretor, roteirista e apresentador brasileiro Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros (Niterói (RJ), 30-10-1978 / Rio de Janeiro (RJ), 04-05-2021). O acesso aos recursos da Lei Paulo Gustavo se dá por meio de editais, de responsabilidade de estados, municípios e Distrito Federal. Podem inscrever seus projetos culturais as pessoas físicas, empresas e pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como associações, fundações e organizações da sociedade civil. Após a seleção, a liberação e a realização dos projetos, os promotores de eventos devem prestar contas à administração pública, apresentando toda a documentação que deve ser mantida pelo beneficiário pelo prazo de cinco anos.



Foi assim, com muita beleza, alegria e a rememoração de tantas boas lembranças de um passado gostoso, que se reuniram no chão da rua alguns de seus ilustres moradores, trocando abraços, beijos e demonstração de carinho e consideração com os mais idosos. Ali mesmo, no espaço fechado da Rua da Resina, esta a homenageada da noite, os amigos e companheiros se divertiram com as belas canções interpretadas pelos músicos Niltinho e Ralyson, ratificando todo o sentimento de amor e pertencimento a este logradouro de tão grande importância para a cidade e, especialmente, para cada um, como eu, que ali viveu momentos marcantes e inesquecíveis de suas vidas.



Queria eu poder estar presente, mas não deu. Parabéns a Graça pela brilhante e acertada ideia de fomentar a cultura na cidade com a colocação em evidência da nossa casa, da nossa morada, da nossa raiz de vivência e evolução, a sempre relevante e valiosa Rua da Resina.
Um grande abraço espinosense e resineiro.


  

3639 - Faleceu Dona Preta

Quase abrindo a porta para a entrada de um novo ano, o período de 2024 vai-se findando com muitos acontecimentos bons e ruins na bagagem. E neste derradeiro dia o ano nos entristece a todos os espinosenses com a partida para uma outra dimensão da senhora Iracema Castro Tolentino, figura por demais conhecida, admirada e querida da nossa comunidade. De família tradicional da cidade de Espinosa, Dona Preta criou e direcionou para o bom caminho os seus filhos, servindo de especial exemplo de serenidade, zelo e retidão para todos os seus muitos descendentes. Nascida aos 3 de março de 1933, ela faleceu hoje, dia 31 de dezembro de 2024, aos 91 anos de idade.
Aos filhos e filhas, Valdeir, Ione, Ivete, Idelcir (Demarré), Islan e demais familiares, os meus profundos sentimentos de pesar por tão grande perda e a minha solidariedade e prece ao Criador para que lhes ampare e conceda as bastantes força, fé e resignação para superar momento de tamanha dor e tristeza.
Que o misericordioso Deus a receba em seu Reino, onde deverá descansar o sono eterno em paz e serenidade!
Um grande abraço espinosense.


segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

3638 - Obediência

Para você que ama a Sétima Arte como eu, está disponível no catálogo do streaming do Prime Vídeo um filme interessante a que assisti ontem, de nome "Obediência" ("Compliance"). E o título explica de forma sucinta o que se desenrola na fita de apenas 1h26, lançado em 2012. No pequeno universo de uma loja de fast-food em uma cidade dos Estados Unidos, um grupo de trabalhadores comuns se desdobra para atender bem aos clientes na noite de uma sexta-feira qualquer, dia de bastante movimento, após um erro cometido por algum funcionário no dia anterior, deixando aberto um congelador, o que causou um prejuízo de U$ 15 mil com a perda de um tanto de picles e bacon. E com um funcionário a menos, que faltou ao trabalho, a expectativa era de receber a inspeção de um representante da empresa, que viria disfarçado. É neste cenário minúsculo, habitual e tenso que toda a trama se desenrola, evidenciando a fraqueza humana, a falta de solidariedade, o desapego à reflexão, a inexistência da ética e o desprezo pela vida alheia.
O ponto de partida, que desencadeia uma série de acontecimentos grotescos e inexplicáveis de obediência cega e submissão juvenil, é a simples ligação telefônica de um policial relatando à gerente do estabelecimento, Sandra, um suposto furto de dinheiro da bolsa de uma cliente por uma funcionária sua, a Becky. A partir deste diálogo, inicia-se um desenrolar de atos de submissão que irão desaguar em abusos horrendos, enquanto a vida cotidiana, apesar de tão próxima, segue seu curso normal de uma dia cheio de trabalho. A produção, que é baseada em acontecimentos reais ocorridos em algumas cidades dos Estados Unidos nos anos 2000, escancara a falta de discernimento de pessoas consideradas normais, comuns e de boa índole, que acabam abrindo espaço para a ocorrência de abusos e injustiças.
A jovem vítima, Becky, refém da necessidade de trabalhar, manter o emprego e ganhar o mínimo para sobreviver com dignidade, entrega-se, assustada e sem muita recusa, aos atos de afronta e humilhação, resultando em abusos inesperados, até que uma pessoa simples e sensata, com sua capacidade de clarividência, desmonta toda a farsa que cegou por um bom tempo algumas pessoas ludibriadas facilmente pela arrogância e uso do poder da coerção de uma suposta autoridade policial.
O ambiente de trabalho de gente comum mostrado no filme ajuda a nos posicionar diante das cenas incrivelmente sufocantes e revoltantes de tamanha injustiça perpetrada diante dos olhos dos colegas. A vontade que nos dá é de explodir em angústia e revolta, de penetrar no filme e colocar fim ao sofrimento da ingênua e passiva garota. Eu, que odeio gente arrogante e covarde, fiquei puto com o canalha que promoveu a violência, tanto quanto com as pessoas que se deixaram engambelar com seu abuso de autoridade. Na vida real, é muito comum assistirmos a cenas cotidianas de figuras instaladas em funções de poder, abusando violentamente de outras pessoas, mais frágeis, ingênuas e apáticas, escancarando as incríveis vulnerabilidades da consciência humana.

ELENCO:
Ann Dowd - Sandra Fromme
Dreama Walker - Becky
Ashlie Atkinson - Marti
Bill Camp - Van
Desmin Borges - Officer Morris
James McCaffrey - Detective Neals
Matt Servitto - Supplier
Michael Abbott Jr. - Officer Jimmy Palmer
Pat Healy - Officer Daniels
Philip Ettinger - Kevin
Ralph Rodriguez - Julio
Stephen Payne - Harold



A história contada no filme é real e aconteceu em 2004, quando uma gerente de uma loja do MacDonald’s foi contactada pelo telefone por um sujeito desconhecido que se fazia passar por um policial, para ser comunicada de um crime de furto cometido por uma funcionária sua. O filme trata de um caso dos cerca de 70 que foram verificados nos Estados Unidos, à época.
Não darei mais detalhes do filme para não acabar com a principal virtude dele, que é o suspense e a contestação à uma situação bastante comum nos tempos atuais, de pessoas de boas condições mentais sendo iludidas facilmente por espertalhões, sendo utilizadas como massa de manobra para o atingimento de suas pretensões políticas e, principalmente, ambições monetárias. Gente que se transforma em fanático, sem perceber as injustiças e os embustes reais que atingem frágeis e inocentes, caminhando às vezes até para o cometimento de crimes graves, tornando-se bandidos sem perceber. O cinema serve não só para divertir e entreter o público, mas também pode ser uma oportunidade de reflexão e percepção da realidade. É simplesmente necessário nunca nos omitirmos quando uma situação de injustiça esteja acontecendo diante de nossos olhos. Nosso trivial posicionamento pode reparar inúmeras iniquidades. Que nunca nos calemos diante dos absurdos cometidos pelos poderosos, insolentes e injustos!
Um grande abraço espinosense.

   

sábado, 28 de dezembro de 2024

3637 - O farto universo do compositor Fausto Nilo

Existe em Fortaleza, capital do Ceará, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) chamada "A Casa de Vovó Dedé", cuja missão é promover o desenvolvimento humano pessoal, educacional e profissional, por meio da música, arte, cultura e tecnologia, de crianças e jovens, de seis a vinte e nove anos, em situação de risco e vulnerabilidade social, tudo de forma 100% gratuita. Fundada em 1993 na Barra do Ceará, populoso bairro de baixíssimo índice de Desenvolvimento Humano – IDH em Fortaleza, pelo senhor Francisco de Paula "Mansueto" Barbosa, a instituição beneficente oferece uma educação inclusiva a cerca de 1.400 crianças e jovens, dando acesso livre ao aprendizado da música, utilizando-se da arte e da cultura como fatores de desenvolvimento social, humano e econômico. Após o falecimento de Sêo Mansueto, sua esposa Regina Barbosa manteve o legado do esposo e continua firme na manutenção do elogiável projeto social. 
E foi lá na "Casa de Vovó Dedé" que aconteceu uma bela, singela e merecida homenagem a um dos maiores compositores cearenses, o filho de Quixeramobim, nascido em 5 de abril de 1944 e que completou seus 80 anos de vida e arte neste ano de 2024, o arquiteto de formação Fausto Nilo Costa Júnior. Fausto passou sua infância em Quixeramobim, curtindo adoidado a liberdade de um tempo bom de uma cidade pequenina do Sertão Brasileiro. Aos 11 anos, mudou-se com a família para a capital, Fortaleza. Mais adiante, formou-se em Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará. Posteriormente morou em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, mas decidiu retornar ao Ceará para viver e trabalhar em paz e harmonia com suas raízes. Incentivado por amigos músicos, começou a compor e, em 1972, viu uma composição sua em parceria com o músico, cantor e compositor Raimundo Fagner Cândido Lopes, ser gravada pela cantora Marília Medalha. Daí em diante a coisa deslanchou, com várias composições sendo geradas, algumas delas em parceria com grandes nomes da música brasileira como Petrúcio Maia, Manassés, Robertinho de Recife, Ednardo, Chico Buarque, Geraldo Azevedo, Moraes Moreira, Belchior, Armandinho Macêdo e Roberto de Carvalho. Fausto Nilo compôs cerca de 450 canções, de estilos variados, algumas que se destacaram como temas de novelas, como "Santa Fé", na voz de Moraes Moreira, tema de abertura da famosa novela "Roque Santeiro", e "Pedras Que Cantam", cantada por Fagner, tema de abertura da novela "Pedra Sobre Pedra", ambas da TV Globo. Arriscou-se estreando como cantor em 1994, quando gravou um CD, "Esquinas do Deserto", interpretando alguns dos seus maiores sucessos, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, em projeto cultural patrocinado pela Fundação Demócrito Rocha, em Fortaleza. Na profissão de arquiteto, que concilia com a de letrista, concebeu o projeto do Centro Cultural Dragão do Mar, de Fortaleza, com o também arquiteto cearense Delberg Ponce de Leon.



Conheço algumas das canções compostas pelo Fausto Nilo, já que sou fã inveterado de Fagner, seu parceiro frequente e que gravou muitas músicas suas, como posso atestar com os velhos LPs que guardo com bastante carinho em minha estante em casa. Destaco as músicas "Astro Vagabundo", "Calma Violência", "Dezembros", "Retrovisor", sucessos de Fagner, além de outras muito bem-sucedidas como "Bloco do Prazer" e "Coisa Acesa", com Moraes Moreira, "Chorando e Cantando" e "Dona da Minha Cabeça", com Geraldo Azevedo, "Eu Também Quero Beijar", com Pepeu Gomes, e "Zanzibar", com Armandinho. A cantora Simone também conseguiu enorme sucesso cantando suas lindas composições "Pequenino Cão" e "Pão e Poesia". 
A homenagem ao Poeta realizada na "Casa de Vovó Dedé" foi patrocinada pela empresa de transportes de passageiros Guanabara e teve a apresentação feita pela jovem Maria Luiza, a recepção ao artista efetuada pelo produtor artístico Ewelter Rocha e a entrevista conduzida pelo jornalista Fábio Campos. Os meninos e meninas, alunos da instituição, que interpretaram as canções do homenageado foram Djalma Matos (piano), Gustavo Silveira (violão), Robson Ermeson (viola), Devison Miguel (sanfona), Rodrigo Santos (percussão), Arthur Carlos (violoncelo) e Ana Lis e Mariana Fernandes (violinos). Débora Rodrigues, Emilly Vitória, Miguel Lucas, Nicole Ripardo, Luan Furtado, Davi Soares, Davi Maciel e Alícia Vitória cantaram os sucessos do artista. O violonista, compositor e arranjador Nonato Luiz também participou tocando com Fausto a música "Baião da Rua", parceria de ambos.
Como é bom ver um artista tão criativo em plena consciência aos 80 anos vividos, mantendo a força da criação artística ainda firme e forte, esbanjando brandura e humildade, continuando com seus ideais de paz e justiça social intactos. Obrigado pela rica e extensa obra e vida longa, Mestre Fausto Nilo.  
Um grande abraço espinosense.


 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

3636 - Will Santt traz de volta a Bossa Nova, e com que magia!

No meio de tanta oferta de canções aos apaixonados aficionados por uma música bem elaborada e agradável aos ouvidos mais sensíveis e exigentes, sobretudo nas plataformas de streamings e nos mais variados ritmos e estilos, eis que a maravilhosa Bossa Nova dos geniais e inesquecíveis João Gilberto Prado Pereira de Oliveira e Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim está sendo revisitada com primor. O responsável por este resgaste da rica vertente da música brasileira é o jovem Emanuel Santos Souza, o Will Santt, paulistano de 21 anos. Ainda pouco conhecido no país, mas bastante respeitado na Europa, o rapaz, exímio violonista, tem cara de menino sereno e sábio com seus cabelos negros encaracolados no estilo black power e está conquistando admiradores por lugares os mais distantes. Com apenas um álbum lançado, que registrou sua apresentação ao vivo no Blue Note SP, já conquistou fãs no continente europeu, onde já realizou três turnês.



Autodidata, aprendeu a tocar violão em um período curto entre 2013 e 2014 e a cada dia se dedica a aprender mais e mais sobre o instrumento que já toca com maestria. Diz-se bastante influenciado por João Gilberto e Djavan, com as suas maneiras diferenciadas de fazer e tocar músicas. Descobriu e imediatamente se apaixonou pela Bossa Nova quando ouviu em 2020 a música "Águas de Março", de Tom Jobim. Daí em diante, se dedica a cantar e encantar tocando os clássicos deste gênero musical como também as suas composições próprias, sempre angariando admiração pela maneira intimista, suave, arrebatadora e delicada de performar no palco.
Não se engane, tem sim música boa rolando no mundo. E em boa quantidade. Basta mandar para longe a preguiça e a letargia e ir se aventurar entusiasticamente no rico mundo da Internet, onde tesouros musicais o esperam ansiosos para serem descobertos e apreciados sem moderação.   
Um grande abraço espinosense.


quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

3635 - Estudantes de Espinosa ganham chance de estudar um ano no exterior

Nós, espinosenses, naturais ou adotados, temos muito orgulho em ver a nossa pequena cidade do interior do Sertão das Minas Gerais se destacando como uma verdadeira fábrica de talentos em várias áreas do conhecimento. Ano após ano, são inúmeros os profissionais de alta qualidade que são formados em boas faculdades e universidades de todo o país, após um ensino de qualidade ofertado pelas instituições educacionais da cidade, públicas e privadas. E sempre acompanhamos com alegria o ótimo desempenho dos nossos estudantes em projetos educacionais elogiáveis como as Olimpíadas de Matemática e de Língua Portuguesa, além das excelentes notas conquistadas nas redações do ENEM.
Neste dezembro de 2024, a comunidade espinosense teve mais uma razão para se orgulhar dos seus meninos e meninas que levam a sério a oportunidade de evoluírem através da Educação.



O governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais-SEE/MG, em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), estão realizando um projeto maravilhoso de oferecimento de intercâmbio educacional para alunos da rede pública estadual, denominado "Passaporte Mineiro do Conhecimento". Tudo começou com o "Projeto Cidadão Global", iniciativa que enviou 27 alunos da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte, para um intercâmbio no exterior. A ideia foi copiada e aumentada, estendendo-se para todo o Estado, inserindo escolas do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da rede estadual de ensino de Minas Gerais, visando promover o acesso de estudantes de baixa renda a novas culturas, costumes e tradições. Cerca de R$ 26 milhões serão investidos no projeto, cobrindo despesas como passagem aérea, acomodação, seguro saúde, taxas educativas e uma ajuda de custo para cobrir despesas pessoais dos participantes. 
Para participar, os alunos do Ensino Médio precisaram se inscrever no programa que recebeu mais de mil interessados, sendo escolhidos no processo seletivo aqueles que apresentaram melhor desempenho acadêmico, habilidades de liderança e engajamento social, além de terem respondido a entrevistas individuais. Outras exigências eram a de não terem sido reprovados ao longo do percurso escolar, de apresentar média de nota superior a 70% e de frequência acima de 90% no ano anterior. No programa que levará 150 estudantes mineiros ao exterior, estão representadas 41 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e 63 municípios, inclusive e orgulhosamente, a nossa Espinosa, destaque com quatro alunos selecionados.
Na última sexta-feira, dia 20 de dezembro de 2024, vários alunos estiveram presentes no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para acompanharem a divulgação dos selecionados para viajar ao exterior para cursarem, com todas as despesas pagas pelo Estado de Minas Gerais, o segundo ano do Ensino Médio, retornando ao país para aqui completarem o 3º ano. Os destinos serão os países do Canadá, Costa Rica, Argentina, Chile, Uruguai, Alemanha, Bélgica, Itália, Suíça, África do Sul, Índia, Japão, Austrália e Nova Zelândia.
Entre os 150 escolhidos estão duas meninas e dois meninos da nossa comunidade espinosense, alunos da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira:
JANAÍNE ISABELA FERREIRA DE ARAÚJO CERQUEIRA
LARISSA MATOS TOLEDO
ERICK ANTÔNIO VIEIRA CANGUSSU
GUILHERME ARTHUR ALKMIM RIBEIRO
O aluno Guilherme Antunes Rodrigues, da Escola Estadual Monte Azul, também foi selecionado.





Que orgulho! Parabéns aos nossos quatro especiais estudantes, que se destacaram tanto com os seus excelentes desempenhos escolares, bem como a todos os professores, diretor e demais servidores da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira pelo belo trabalho em prol da Educação e da evolução pessoal dos estudantes da nossa amada terra. E elogios aqui ao governador Romeu Zema e ao secretário de Educação Igor Alvarenga pela implementação do projeto "Passaporte Mineiro do Conhecimento". Espero que mais recursos sejam destinados ao projeto para que muito mais estudantes de baixa renda tenham a oportunidade de evoluírem participando de intercâmbios educacionais no exterior.
Os valorosos estudantes foram recepcionados com alegria e estardalhaço em seu retorno a Espinosa, com uma carreata festiva promovida pelos familiares, colegas, mestres e amigos, merecidamente. 
Um grande abraço espinosense. 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

3634 - Natal, tempo de reflexões

Vai-se findando mais um ano. E a preocupação de muitos ou quase todos é de somente aproveitar com sofreguidão a oportunidade, justa e merecida, de aproveitar a vida e os momentos de festa e reencontro com amigos e familiares, após um longo ano de lutas e batalhas pela sobrevivência. Nada mais correto. Mas em meio a esses instantes de intensa alegria e celebração, precisamos encontrar um vácuo para nos conectar com o Criador, realizando uma profunda e necessária reflexão. O que estamos fazendo das nossas vidas nesta correria desenfreada dos tempos modernos de tão intrincada e célere tecnologia? E as nossas atitudes cotidianas que afetam um ou dois ou dezenas ou milhares ou milhões de outros seres humanos no planeta azul, esférico e lindo? Será que estamos fazendo as coisas corretas? Será que estamos seguindo à risca os ensinamentos de Paz, Amor e Verdade de Jesus Cristo?
Mesmo neste mundo parcialmente dominado pelo capitalismo selvagem, injusto, desumano, insensível e egoísta, onde o que importa é a força da grana e do poder, ainda há espaço para o livre pensar, pelo menos até agora, gratuito e acessível a todos os seres humanos. Que o utilizemos sem moderação! Para afastar para bem longe o ódio, a violência, a indiferença, a mentira, a ignorância e o fanatismo.
Um feliz Natal e um ano novo repleto de bênçãos divinas!
Um grande abraço espinosense.



OBS: Aprendi mais uma regra de Português. Na dúvida sobre como escrever sobre o ano que virá, 2025, fui pesquisar e aprendi mais um tiquinho dessa nossa linda e complicada língua. Não errarei mais. No site dicio.com.br, ensina-nos a professora de Português Flávia Neves:
"As três formas estão corretas, mas apresentam intenções comunicativas diferentes. 
A palavra Ano-Novo, com hífen e maiúsculas, indica a festa de passagem de ano, ou seja, o Réveillon.
 A palavra ano-novo, com hífen e minúsculas, indica o ano que começa, bem como o primeiro dia do ano. 
A expressão ano novo, sem hífen e minúsculas, indica um ano que é novo, sendo o contrário de ano velho."



domingo, 22 de dezembro de 2024

3633 - João Gilberto, voz e violão, coisa mais linda do mundo

A cena é simplesmente encantadora e maravilhosa. Com toda sua maestria no domínio absoluto do violão, acompanhado de sua voz extremamente suave e afinada, o gênio da música do Brasil, João Gilberto, apresentou-se para a plateia de um programa de TV da Alemanha chamado "Monsieur 100.000 Volt". O apresentador se chamava Gilbert Bécaud. Tal performance de João foi exibida em novembro de 1967. Nela podemos ver o respeito e a admiração do público pelo nosso genial artista, com algumas pessoas deixando seus lugares nas cadeiras para se aconchegarem bem pertinho dele, sentando-se no chão do auditório. Chama a atenção o profundo silêncio da plateia, completamente extasiada com o talento daquele moço que tocava e cantava baixinho com uma magia envolvente e sedutora.
Reparem o enorme carinho do público para com João, especialmente da moça de vestido vermelho que lhe oferece uma flor ao final da apresentação, deixando-o um pouquinho encabulado. E feliz, claro!
Na execução da canção "Garota de Ipanema", famosa composição da dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes, acompanharam João os músicos Pierre Le Marchand no chimbal e Hans Koller no sax. Um tesouro que o canal "esqueletolavrador" nos presenteou neste final de ano de 2024.
Um grande abraço espinosense.


 

3632 - A beleza do Canal 100

A galerinha mais jovem talvez nunca tenha escutado falar sobre ele, o Canal 100, mas ele estará de volta aos holofotes muito em breve, após um louvável projeto da Cinemateca Brasileira de restauração de milhares de conteúdos do seu rico acervo. Serão recuperados cerca de 20 mil noticiários distribuídos em 8.044 latas de filmes de 35 milímetros.
Quem já é velhinho como eu certamente se lembrará com saudade das curtas peças cinematográficas do cinejornal Canal 100 que eram apresentadas antes do início da reprodução dos filmes nas telas dos cinemas nos bons tempos de outrora. Eram produções com imagem e som de boa qualidade de acontecimentos cotidianos da época, exibidos entre os anos de 1959 a 1986, especialmente de confrontos futebolísticos entre grandes clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo, alguns narrados pelo famoso locutor Cid Moreira, que por muito tempo foi apresentador do Jornal Nacional da TV Globo ao lado de Sérgio Chapelin.
O Canal 100 foi criado em 1957 pelo produtor cinematográfico carioca Carlos Niemeyer. Ele se destacou grandemente por mostrar cenas da atualidade à época e imagens extraordinariamente belas e avançadas, sobretudo dos clássicos do futebol de São Paulo e Rio, frutos da criatividade do cinegrafista Francisco Torturra, que focava suas lentes em close nos rostos de jogadores e torcedores, captando com exatidão e autenticidade suas expressões e sentimentos durante as partidas. Era uma coisa nova, uma verdadeira revolução audiovisual do Torturra, que com sua moderna teleobjetiva, utilizava-se com maestria da câmera lenta para mostrar a revolta do goleiro que levou um gol, a comemoração eufórica do artilheiro, o nervosismo do treinador no banco e as figuras extravagantes nas arquibancadas e gerais com seus radinhos de pilhas, suas bocas desdentadas e suas reações hilárias às jogadas executadas pelos muitos craques nos gramados.
O Canal 100 mostrava outras coisas, como fragmentos de shows musicais, da campanha das Diretas Já e da inauguração de Brasília, mas o foco principal e o mais amado pelos espectadores era mesmo o futebol. Quando as luzes se apagavam indicando que a tela grande iria se iluminar, a gente já ficava alerta e feliz aguardando as belas imagens e a locução bonita da magia do futebol captada com toda excelência. A música tema jamais será esquecida: "Na Cadência do Samba", mais conhecida por "Que Bonito É", canção composta em 1956 por Luiz Bandeira, na versão de Waldir Calmon e Seu Conjunto. Essa melodia até hoje encanta nossos ouvidos cansados, mas infelizmente, deixou de ser escutada nos cinemas no ano de 1986, com o fim da obrigatoriedade de exibição de cinejornais antes dos filmes.
O projeto de recuperação, catalogação e digitalização do rico acervo da Cinemateca Brasileira começou em 2011, teve uma pausa e agora pretende se estender até 2026, com orçamento de R$ 22 milhões, reunindo recursos dos governos federal e estadual e patrocínio de empresas privadas como Instituto Cultural Vale, Shell e Itaú, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Vou aguardar com ansiedade a liberação de parte deste magnífico acervo que tanto me encantou na infância e juventude, para rever belas e maravilhosas cenas de um passado glorioso e romântico do nosso futebol brasileiro.
Um grande abraço espinosense.


  

sábado, 21 de dezembro de 2024

3631 - O prazer inefável de colocar um pequeno ser no mundo

A linda cantora e compositora carioca e virginiana Isabela Cristina Correia de Lima Lima, nascida em 3 de setembro de 1990, vivenciou há pouco a maravilhosa experiência de tornar-se Mãe pela primeira vez. Em 13 de outubro de 2024 nasceu Nala, primeira filha da cantora artisticamente conhecida como IZA e do jogador de futebol Yuri Lima, fruto de um curto relacionamento amoroso. 
A cantora IZA, ainda no início da carreira artística, lançou até agora apenas dois álbuns de estúdio: "Dona de Mim" (2018) e "Afrodhit" (2023), mas já se destacou concorrendo a prêmios famosos de música, como o Grammy, e como jurada de programa de música na TV. 
Há pouco, no dia 18 de dezembro de 2024, IZA lançou o single "Como Posso Amar Assim?", canção feita em homenagem à sua filhinha Nala, uma demonstração do enorme amor que tem para com seu rebento.
Vida longa, sucesso e saúde à Mãe e à filha!
Um grande abraço espinosense.




"COMO POSSO AMAR ASSIM?"
Pedro Breder, IZA, Carolzinha e Bruno Caliman

Doida pra te ver dançando na sala
Te ver apagar a primeira vela
Traduzir a tua primeira palavra
Entender o quanto Deus é poeta
Sentir o seu cheiro primeiro
Ser cobaia do ensaio de um beijo
Você no meu peito, lá dentro
Meu colo ser teu travesseiro 

Eu não vou dormir
Preciso saber onde você tá
Quem tá com você
Como posso amar assim?
Sem saber explicar

Eu não vou dormir
Preciso saber onde você tá
Quem tá com você
Sempre estarei aqui pra você
Onde quer que esteja

Eu não vou dormir
Preciso saber onde você tá
Quem tá com você
Sempre estarei aqui pra você
Onde quer que esteja

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

3630 - Confrontos entre atleticanos e cruzeirenses na AABB MOC

Como ocorre tradicionalmente nos períodos de final de ano, dezenas de associados da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros, aficionados pelo futebol, estiveram em campo para participarem de vários confrontos amistosos entre atleticanos e cruzeirenses. Os embates entre alvinegros e azuis celestes foram realizados nos dois campos society do Biluzão (Campo Emílio César Malveira) na manhã nublada deste domingo, 15 de dezembro de 2024.
Além das partidas de confraternização para reunir em paz e harmonia os associados, a AABB MOC realizou a coleta de alimentos não perecíveis para distribuição a entidades que atendem as pessoas em situação de carência na cidade.
Para permitir a participação do maior número de atletas associados, foram criadas seis categorias: Supersênior A, Supersênior B, Sênior, Supermáster, Máster e Aberto. Finalizadas as partidas, os cruzeirenses se deram melhor nos confrontos, vencendo quatro das seis categorias.

CATEGORIA SUPERSÊNIOR B
Após empate em 1 x 1, a disputa foi para os pênaltis, com vitória dos atleticanos sobre os cruzeirenses por 3 x 2.





CATEGORIA SUPERSÊNIOR A
Os cruzeirenses golearam os atleticanos pelo placar de 3 x 0.




CATEGORIA SÊNIOR
Os cruzeirenses não deram chance aos atleticanos e massacraram por 4 x 0.




CATEGORIA SUPERMÁSTER
Após empate em 1 x 1, os atleticanos venceram os cruzeirenses nas cobranças de pênaltis por 3 x 2.




CATEGORIA MÁSTER
Após empate em 4 x 4, os cruzeirenses bateram os atleticanos na disputa de pênaltis por 2 x 0.




CATEGORIA ABERTO
Em uma partida de muitos gols, os cruzeirenses foram bastante superiores em campo e golearam os atleticanos pelo placar de 6 x 3.





É muito bom ver atleticanos e cruzeirenses associados da AABB MOC se confrontando em campo com garra, vontade e a eterna rivalidade, sem entretanto, perder a amizade, o respeito e o espírito esportivo, competindo em um ambiente de companheirismo e confraternização na mais completa paz e harmonia. Assim é que deve ser! Um feliz Natal e um ano novo repleto de bênçãos e realizações a todos!
Um grande abraço espinosense.



quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

3629 - Real Madrid, novamente Campeão do Mundo

Terminada agora há pouco, no Estádio Lusail, em Doha, no Catar, a grande final da Copa Intercontinental da FIFA confirmou a incrível força esportiva do clube mais vencedor do mundo, o Real Madrid. O clube espanhol comandado pelo premiado italiano Melhor Técnico do Mundo Carlo Ancelotti venceu a equipe mexicana do Pachuca e conquistou o seu nono título da Copa Intercontinental da FIFA, também conhecida como o Mundial de Clubes da FIFA.



Para chegar à final, o Pachuca teve que vencer o Botafogo nas quartas de final (3 x 0, no Dérbi das Américas da FIFA) e o Al-Ahly do Egito na semifinal (pênaltis, na Copa Challenger da FIFA). O Real Madrid, no novo regulamento, aguardava tranquilo o seu adversário, sem participar de nenhuma fase anterior, já classificado para a grande final, privilégio do Campeão da Europa.
O Campeão Mundial Bebeto foi o escolhido para entrar no gramado antes de a partida começar com a taça nas mãos.
E o resultado não poderia ser diferente, dada a gigantesca diferença de forças entre os finalistas. O poderoso Real Madrid venceu com alguma tranquilidade o Pachuca por 3 x 0, com gols de Mbappé, Rodrygo e Vinícius Jr. Esta é a quinta taça levantada pelo clube espanhol neste ano: Campeonato Espanhol, Supercopa da Espanha, Liga dos Campeões da UEFA, Supercopa da UEFA e agora a Copa Intercontinental da FIFA.
O Campeão Real Madrid embolsou com o título, o valor de US$ 5 milhões (R$ 30,9 milhões), enquanto o Vice Pachuca ficou com US$ 4 milhões (R$ 24,7 milhões). O terceiro colocado, Al Ahly faturou US$ 2,5 milhões (R$ 15,5 milhões) e o Botafogo, quarto colocado, levou para casa US$ 1 milhão (R$ 6,2 milhões).



RESUMO DA PARTIDA
REAL MADRID 3 X 0 PACHUCA
Motivo: Final da Copa Intercontinental da FIFA 2024
Local: Lusail Iconic Stadium, Lusail, Catar
Data: 18-12-2024, quarta-feira, 14h
Arbitragem:
Árbitro: Jesús Valenzuela Sáez (Venezuela)
Assistentes: Jorge Urrego e Tulio Moreno (Venezuela)
Árbitro VAR: Juan Soto (Venezuela)
Gols: Kylian Mbappé, aos 36 minutos do 1º tempo; Rodrygo, aos 7 minutos, e Vinícius Jr., aos 38 minutos do 2º tempo (Real Madrid)
Cartões amarelos: Pedraza e Rondon (Pachuca)



REAL MADRID: 1-Thibaut Courtois; 17-Lucas Vázquez (35-Asencio), 14-Aurelien Tchouaméni, 22-Antonio Rüdiger e 20-Fran Garcia; 8-Federico Valverde, 6-Eduardo Camavinga (19-Ceballos) e 5-Jude Bellingham (15-Güler); 11-Rodrygo (10-Modric), 9-Kylian Mbappé (21-Brahim Díaz) e 7-Vinicius Jr.
Técnico: Carlo Ancelotti
Estiveram no banco de reservas: 13-Lunin, 26-Fran González, 39-Lorenzo Aguado, 18-Vallejo, 29-Youssef Enríquez e 16-Endrick
PACHUCA: 25-Carlos Moreno; 24-Luiz Rodriguez (32-Carlos Sánchez), 2-Sergio Barreto, 33-Andres Micolta e 8-Bryan Gonzalez; 5-Pedro Pedraza, 6-Nelson Deossa (30-Sergio Hernández), 26-Alan Bautista (10-Ángel Mena), 28-Elias Montiel e 11-Oussama Idrissi (18-Alexéi Domínguez); 23-Salomon Rondon
Técnico: Guillermo Almada
Estiveram no banco de reservas: 12-Shrem, 31-Eulogio, 22-Cabral, 35-Berlanga, 3-Aceves, 40-Saldívar, 14-Arturo González, 7-Faber Gil, 9-Bastón, 27-Owen González e 29-Aguayo



Parabéns aos torcedores merengues por mais uma importante conquista nesta História recheada de glórias.
Um grande abraço espinosense.

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

3628 - Prêmio FIFA The Best, Vinícius Júnior é eleito o Melhor Jogador do Mundo

Em cerimônia encerrada agora há pouco em Doha, no Qatar, o atacante brasileiro Vinícius Júnior foi eleito o Melhor Jogador de Futebol do Mundo, recebendo o troféu The Best FIFA Football Awards 2024. Preterido na premiação de Melhor do Mundo da revista francesa France Football, quando o escolhido para receber o troféu Ballon d´Or (Bola de Ouro) foi o meio-campista espanhol do Manchester City, Rodri, desta vez Vini teve reconhecida a sua brilhante trajetória na temporada 2023/2024.
Onze candidatos foram indicados para o The Best FIFA Football Awards 2024 de Melhor Jogador, selecionados com base em seus desempenhos no período de 21 de agosto de 2023 a 10 de agosto de 2024. São eles Jude Bellingham (Real Madrid e Inglaterra), Dani Carvajal (Real Madrid e Espanha), Erling Haaland (Manchester City e Noruega), Toni Kroos (Real Madrid e Alemanha), Kylian Mbappé (PSG, Real Madrid e França), Lionel Messi (Inter Miami e Argentina), Rodri (Manchester City e Espanha), Federico Valverde (Real Madrid e Uruguai), Vinicius Jr. (Real Madrid e Brasil), Florian Wirtz (Bayer Leverkusen e Alemanha) e Lamine Yamal (Barcelona e Espanha). 


 
Os premiados com o troféu The Best FIFA Football Awards 2024:

FUTEBOL FEMININO:
A espanhola Aitana Bonmatí (Barcelona e Espanha) foi eleita a Melhor Jogadora do Mundo
A inglesa Emma Hayes (Chelsea e Estados Unidos), de 48 anos, foi eleita a Melhor Treinadora Feminina 2024.
A norte-americana Alyssa Naeher (Chicago Red Stars e Estados Unidos) foi eleita a Melhor Goleira 2024.
Marta (Orlando Pride) venceu o prêmio Marta Award, de Gol Mais Bonito.
Seleção Feminina The Best FIFA 2024:
Goleira: Alyssa Naeher 
Defensoras: Irene Paredes, Ona Batlle, Lucy Bronze e Naomi Girma 
Meio-campistas: Aitana Bonmati, Lindsey Horan, Gabi Portilho e Patri Guijarro 
Atacantes: Caroline Graham Hansen e Salma Paralluelo 



FUTEBOL MASCULINO:
O atacante brasileiro Vinícius Júnior foi eleito o Melhor Jogador do Mundo.
O Italiano Carlo Ancelotti foi eleito o Melhor Treinador 2024.
O argentino Emiliano Martínez ( Aston Villa e Argentina) foi eleito o Melhor Goleiro 2024.
Alejandro Garnacho (Manchester United) venceu o Prêmio Puskás, de Gol Mais Bonito.
Seleção Masculina The Best FIFA 2024:
Goleiro: Emiliano Martínez
Defensores: Dani Carvajal, Antonio Rüdiger, Rúben Dias e Wiliam Saliba
Meio-campistas: Jude Bellingham, Rodri e Toni Kross
Atacantes: Lamine Yamal, Erling Haalnad e Vinícius Jr.

O pequeno brasileiro Guilherme Gandra Moura (Gui) venceu o Prêmio Fã Torcedor FIFA.
Thiago Maia, atleta do Internacional, ganhou o prêmio Fifa Fair Play como forma de reconhecimento por suas ações durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.



Parabéns ao nosso craque Vinícius Júnior e a todos os demais premiados. Desde o longínquo ano  de 2007, um jogador brasileiro não ganhava o título de Melhor Jogador do Mundo da FIFA. Kaká, que atuava no futebol italiano, pelo Milan, havia sido o último premiado. Ronaldo (três vezes), Ronaldinho Gaúcho (duas vezes), Romário e Rivaldo também receberam o cobiçado troféu. No futebol feminino, a Rainha Marta é a recordista absoluta, com seis prêmios conquistados, o último em 2018
Amanhã, quarta-feira, 14h, no mesmo local, Doha, no Qatar, o Real Madrid do Melhor Jogador e do Melhor Treinador do mundo disputará o título da Copa Intercontinental contra o time mexicano do Pachuca, no Estádio Lusail.
Um grande abraço espinosense.




segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

3627 - Partida beneficente reúne ex-atletas profissionais em MOC

O Campo do Cassimiro de Abreu, ou melhor, o Estádio José Maria Mello, sede do antigo e famoso clube de futebol da cidade de Montes Claros, foi o local escolhido para acolher o evento beneficente que reuniu um bom número de ex-atletas profissionais de futebol para a disputa de uma partida amistosa com o intuito de motivar a população a doar brinquedos novos e alimentos não perecíveis para distribuição a crianças e famílias carentes nesta época próxima do Natal.
Entre os ex-atletas estiveram presentes os laterais-esquerdos Nonato, Alonso, Vítor e Paulo Roberto Prestes, os atacantes Sérgio Araújo, André Dias e Israel, o zagueiro Odair, o goleiro Everaldo e outros mais. Participaram da promoção esportiva e social o prefeito e vice eleitos Guilherme Guimarães e Otávio Rocha, o jornalista Luiz Ribeiro, o desportista Denarte D´Ávila, e os boleiros Eduardo, Cuíca, Héber, Heberth Halley, Cesinha, Alcino e Silvano. Nossa Espinosa esteve representada pelo músico Rond, da Banda Ser Samba.
A partida beneficente, narrada pelo locutor Rogeriano "Buiu" Cardoso, terminou com o time denominado Esperança vencendo o time Caridade pelo placar de 7 x 5. Cesinha, Sérgio Araújo, Heberth Halley, Vinícius Lopes, Guilherme, Rond, Alonso, André Dias, Héber e Otávio Rocha marcaram gols.   



O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Montes Claros, através da Secretaria de Esportes e Juventude, em parceria com algumas empresas da cidade, com a finalidade de arrecadar brinquedos e alimentos para serem distribuídos a pessoas em condição de vulnerabilidade.
O jogo marcado para as 9h30 do sábado demorou demais para começar, com um longo atraso. Saí do estádio com pouco mais de 15 minutos de partida, pois não havia condições de suportar o Sol por demais escaldante nas arquibancadas sem qualquer estrutura que pudesse oferecer um pouquinho de sombra. E infelizmente, fica mais uma vez comprovada a situação vergonhosa do futebol montes-clarense, que em pleno Século XXI, com toda a vitalidade da Economia do município, ainda não conseguiu oferecer à população amante do futebol, um espaço com o mínimo de condições para receber eventos, especialmente no período do dia em que o Sol abrasador do Sertão torra as nossas cabeças. Foi até engraçado ver várias pessoas presentes se utilizando do guarda-chuva na tentativa de minimizar os efeitos do calor infernal.




Espero que a eterna promessa dos políticos locais, da construção de um estádio minimamente amplo, moderno e confortável, finalmente saia do papel e se concretize para atender a contento aos milhares de aficionados pelo futebol em Montes Claros. E imagino que, para os futuros eventos desta excelente ideia do Jogo da Solidariedade, os promotores escolham um dia e horário mais acessíveis aos torcedores, que não compareceram em massa como imaginado, por ter sido realizado o evento numa manhã calorenta de sábado em que muitos trabalham e outros não se animam a enfrentar um Sol abrasador. 
Um grande abraço espinosense.


sábado, 14 de dezembro de 2024

3626 - Aniversário de Rita de Cássia

O belo Centro Histórico de Montes Claros, especificamente a velha casa da Rua Justino Câmara, 69, onde funcionou por décadas a famosa Cachaçaria do Durães, hoje reformada e modernizada com a atual denominação de Sancho Restaurante, foi o palco da animada comemoração do aniversário da amiga resineira e atleticana Rita de Cássia Gonçalves Lopes. 
Ao lado dos seus filhos amados, Felipe e Adson Júnior, de alguns irmãos queridos, Quinha e Lucila, e de uma turma de amigos de fé, Rita distribuiu sorrisos, abraços e beijos, contagiando a todos com a sua já costumeira alegria recheada de bom humor.
O ambiente gostoso e aconchegante do Sancho ficou ainda mais agradável com a seleção de maravilhosas músicas brasileiras e estrangeiras executadas com maestria pelo artista Cris Vox, que tocou e cantou de Vander Lee a Beatles, satisfazendo a todos os presentes.



À amiga Rita, desejo um futuro recheado de muitas e muitas outras comemorações de aniversários e conquistas, sempre com as bênçãos divinas do nosso generoso Deus derramadas sobre ela e sua família, especialmente saúde. Amém! 
Um grande abraço espinosense. 


quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

3625 - 80 anos de vida e música de Zé Geraldo

Fazer música, por si só, é um negócio difícil. Fazer música sem se submeter às exigências mercadológicas é uma tarefa deveras complicada. E fazer música fiel aos seus princípios, sem se preocupar com o sucesso e de forma independente no Brasil é um trem danado de escarpado e trabalhoso. Mas o mineirinho "Roqueiro da Roça" José Geraldo Juste, que veio ao mundo na cidadezinha de Rodeiro no 9 de dezembro de 1944, passou por cima de todas essas circunstâncias e vicissitudes e, com sua arte e sua música poderosas, conquistou milhões de admiradores.



Depois de alcançar enorme visibilidade com uma música não composta por ele, a canção "Cidadão", de autoria de Lúcio Barbosa, Zé Geraldo abriu horizontes para enfim ver, suas não muitas, mas belas composições sendo ouvidas, compreendidas e apreciadas, finalmente. Mais adiante, passou por muitos perrengues, exagerou no fumo e na bebida, causou mal a muitas pessoas por conta do vício em álcool, peitou as gravadoras e corajosamente se lançou na carreira independente, mesmo com perdas enormes na divulgação dos seus trabalhos. Foram 17 álbuns independentes e mais os demais. O mais recente álbum (o 22º de inéditas) saiu agora em 2024, denominado "O Lugar Onde Eu nasci", com 10 canções.



Agora, ainda cheio de poesia e vitalidade, o Roqueiro Rural Zé Geraldo continua na estrada, criando lindas canções, fazendo parcerias e se apresentando pelo Brasil, levando beleza e leveza a quem ama boa música. Nesta segunda-feira, 9 de dezembro de 2024, o artista comemorou com bastante alegria e esperança os seus 80 anos de existência, recheado de boas histórias, uma delas, de vital importância em sua vida, quando ainda jovem, sobreviveu milagrosamente após um acidente envolvendo o ônibus que o levava de volta de Governador Valadares para São Paulo no ano de 1966. A forte batida entre o ônibus em que viajava e uma carreta, sepultou o sonho do jogador de futebol e fez desabrochar o talento do artista musical.
Peço ao bom Deus para que cubra de bênçãos o grande Zé Geraldo, para que ele mantenha a saúde, a humildade e a criatividade que resultou em tantas belas histórias contadas e tão belas melodias que nos encantam a alma. 
Vida longa e saudável, poeta octogenário! Pois quem nasce Zé não morre Johnny, não, Senhorita!
Um grande abraço espinosense.


  

3624 - Formatura de Gabriel

Sempre comento aqui que um trem que me deixa bastante feliz é quando tomo conhecimento de que um (a) jovem conseguiu concluir com êxito um curso superior em qualquer área do conhecimento. É uma conquista e tanto, mais digna ainda de comemoração efusiva quando o estudante é oriundo de família humilde, de baixo poder aquisitivo, o que passou a ser realidade no Brasil há pouco tempo, muito por conta dos enormes investimentos governamentais em políticas de inclusão social que abriram as portas das faculdades e universidades públicas e privadas para o ingresso dos meninos e meninas pobres, maioria absoluta neste nosso amado e injusto Brasil. 
E claro que fico extremamente entusiasmado e contente também quando vejo amigos próximos, e filhos de amigos de longa data, e ainda mais originários da nossa amada Espinosa, conseguindo vencer a dura e difícil batalha da Educação, conquistando um diploma de curso superior e o direito de exercer uma profissão tão importante e necessária à população brasileira, a Medicina. 
E quem está comemorando merecidamente ao lado da esposa Keyla, do filho Isaac, dos pais Adálbio e Cléria, das irmãs Bia e Lígia, e de tantos familiares e amigos, é o jovem Gabriel Vieira Dias. Ele acabou de se formar em Medicina pelo Centro Universitário do Norte de Minas-Uninorte, de Montes Claros.
Aos pais, Zinho e Clerinha, as congratulações pelo apoio incondicional ao filho Bila, disponibilizando recursos e suporte amoroso e emocional ao filho na árdua caminhada em direção ao conhecimento, bem como à esposa Keylinha, parceira e incentivadora em tempo integral.
Ao querido amigo Bila, os meus parabéns e o reconhecimento por tão importante conquista e o desejo de que sua trajetória pessoal e profissional sejam pautadas pela ética, pela humildade, pela generosidade, pelo cuidado, apreço e consideração pelos pacientes e pelo seguimento eterno aos ensinamentos de Paz, Amor e Verdade de Jesus Cristo.
Que mais que sucesso e dinheiro, você consiga encontrar felicidade e prazer na lida diária da profissão escolhida! Boa sorte e que Deus o proteja, Gabriel!
Um grande abraço espinosense.

 






quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

3623 - Botafogo Campeão Brasileiro, Atlético livre da queda, quem ganhou e quem perdeu em 2024?

Terminou o Brasileirão. E o grande time do Botafogo de Futebol e Regatas reafirmou a sua força e a qualidade impecável do seu elenco milionário, levantando a taça de Campeão Brasileiro de 2024, repetindo o grande feito da Copa Libertadores da América poucos dias atrás. Comandados pelo treinador português Artur Jorge, Jefferson Savarino, Luiz Henrique, Ígor Jesus e seus companheiros mostraram ao mundo o poderio de uma equipe montada com enormes investimentos financeiros, qualificada, competitiva e coesa na busca dos objetivos, conquistando duas das mais importantes competições do continente americano. E sem sombra de dúvidas, merecidamente! Viva o Botafogo, com louvor!



Mas o que necessariamente autentica o sucesso ou o fracasso entre tantos clubes brasileiros e estrangeiros que buscam o atingimento dos seus objetivos esportivos e econômicos em uma temporada? Os 20 clubes do Campeonato Brasileiro entram na disputa com a mesma meta? Os 32 clubes da Copa Libertadores, a partir da fase de grupos, têm o mesmo propósito na disputa, levantar a taça de Campeão? Obviamente que não! Clubes como Atlético-GO, Criciúma, Cuiabá, Vitória e Juventude sabem das suas condições financeiras bem abaixo de gigantes como Palmeiras, Flamengo e Botafogo, e têm consciência que estão lutando pela permanência na Série A, nunca pelo título, este praticamente impossível. Outros com mais poder de fogo sonhavam com a classificação para a Libertadores neste ano, casos do Fluminense, Grêmio e Atlético, o que não aconteceu. Haverão os que comemoram a permanência na primeira divisão, os que se classificaram para a Copa Sul-Americana e os que disputarão a Libertadores em 2025. Neste último caso, estão felizes as equipes de Fortaleza e Bahia, que terão a honra e o prazer de retornar à disputa da mais importante competição do continente, com dois clubes nordestinos atuando pela primeira vez juntos na História. Isoladamente, o Tricolor Baiano disputou a Libertadores em 1961, 1963 e 1989 e o Tricolor Cearense em 2022 e 2023. E na Libertadores, como imaginar que um Huachipato, um Palestino, um Millonarios, um Deportivo Táchira ou um Caracas entre na competição com ambição de conquistar a Glória Eterna? Sonho, devaneio, ilusão, delírio apenas. Mesmo na disputa desses jogos eliminatórios em que grandes surpresas podem ocorrer, os times de maior tradição e poder econômico sempre serão os favoritos, como River Plate, Boca Juniors, Flamengo, Palmeiras e agora o Botafogo de bolso cheio de grana. Esta é a realidade, simples.  



O Botafogo do megainvestidor norte-americano John Textor é, indiscutivelmente, o clube mais vencedor da temporada, com a inédita conquista da Copa Libertadores da América e a do Brasileirão após 29 anos da conquista de 1995. E ainda terá a oportunidade de conquistar a Copa Intercontinental agora em dezembro, quando poderá enfrentar o Real Madrid de Carlo Ancelotti.
E quem mais, dos clubes brasileiros, pode se considerar vencedor e bem-sucedido neste ano de 2024? O Flamengo, o time mais rico e de maior torcida do país, também com investimentos gigantes, pode se considerar um relativo sucesso na temporada, por ter vencido o Campeonato Carioca, após duas taças seguidas perdidas para o eterno rival Fluminense, e a sua quinta Copa do Brasil, diante do meu Atlético. Ainda conquistou a terceira colocação no Brasileirão e confirmou a participação na fase de grupos da Libertadores 2025.
O Palmeiras, outro gigante com investimentos pesados no elenco, parece-me ser um dos maiores fracassados do ano. Tudo bem que ganhou o Campeonato Paulista e que lutou até a última rodada pelo título do Brasileirão, sendo superado pelo Botafogo em seis pontos na tabela, mas as eliminações na Copa do Brasil para o Flamengo nas oitavas de final e na Libertadores para o Botafogo também nas oitavas, tiraram o brilho do fortíssimo time do competente e arrogante Abel Ferreira, mesmo com a segunda colocação no campeonato nacional e a confirmação na Libertadores do próximo ano.
Já Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians e Bahia têm muito o que comemorar. Fortaleza e Bahia retornam à Libertadores em 2025, dois clubes do Nordeste juntos pela primeira vez na competição. São Paulo também retorna e Internacional e Corinthians se destacaram com uma recuperação extraordinária. O time gaúcho, depois de um prejuízo enorme com as enchentes no Sul que atingiram seu estádio, o Beira-Rio, forçando-o a jogar fora de casa em várias partidas. E o Timão, que conseguiu uma reviravolta elogiável ao fugir do rebaixamento e chegar entre os primeiros da tabela e confirmar sua vaga na competição sul-americana mais importante. 
O Cruzeiro, na disputa do Brasileirão, esteve sempre na briga por uma vaga na Libertadores, competição que não disputa desde 2018. Mas no returno, o time caiu muito de produção e chegou ao final na nona posição, conseguindo apenas a participação na Copa Sul-Americana de 2025, assim como o seu arquirrival. Olhando apenas os resultados, o clube não foi bem-sucedido em 2024, pois perdeu as duas finais de que participou, sendo superado pelo Atlético na decisão do Campeonato Mineiro e pelo Racing na decisão da Sul-Americana.



Vasco, Vitória, Fluminense e Grêmio não devem se considerar bem-sucedidos no ano, mas conseguiram se livrar do rebaixamento e ainda beliscaram uma vaga na Sul-Americana do ano que vem. Pior para o Fluminense, que foi o grande Campeão da Libertadores em 2023, em uma queda vertiginosa de desempenho, praticamente atuando com o mesmo elenco. O Grêmio tem a desculpa dos prejuízos que levou com a interdição da sua Arena por conta das cheias em Porto Alegre. Juventude e Red Bull Bragantino comemoram o livramento da Segundona e mais nada. Athletico, Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá, rebaixados, só têm o que lamentar pelas campanhas negativas.
Deixei o meu time do coração para o final, pois o ano do Atlético foi, como sempre, recheado de fortes emoções, deixando a apaixonada e fanática torcida em polvorosa. E com os nervos à flor da pele. Examinando com atenção e imparcialidade a situação do Galo ao final desta temporada, percebemos que vivemos momentos inesperados, tanto positivos quanto negativos. Com um elenco desequilibrado e carente em algumas posições cruciais, fizemos bonito ao chegar a três finais das quatro competições que disputamos em 2024, com a primeira colocação e o título no Campeonato Estadual, vencendo com louvor o nosso arquirrival, e as segundas colocações na Copa do Brasil e na Libertadores, sendo superado por equipes de muito mais investimento e qualificação, casos de Flamengo e Botafogo. Nestas três competições, o Atlético foi muitíssimo bem e superou bastante as expectativas e os planejamentos do clube, especialmente nas duas últimas. Na direção contrária, negativa, sentimos muito a carência de bons jogadores na suplência do elenco, o que contribuiu de maneira expressiva para a campanha claudicante no Campeonato Brasileiro, notadamente em partidas em que as lesões, suspensões e convocações para a disputa da Copa América debilitaram sobremaneira o time titular, causando sucessivos resultados negativos que acabaram influenciando na pontuação pífia na tabela de classificação. Esses muitos pontos perdidos em jogos contra adversários menos qualificados, em que o time entrou em campo com predominância dos suplentes, custou muito caro ao clube, que chegou à derradeira partida do campeonato correndo um risco enorme de ser rebaixado, um cenário completamente desastroso e catastrófico para a sobrevivência esportiva e econômica do Pentacampeão Mineiro. A salvação e permanência na primeira divisão e a classificação para a disputa em 2025 da Copa Sul-Americana podem e devem ser comemoradas, mesmo com a bastante parcimônia, pois a queda seria um processo terrível e comprometedor às finanças do clube, que ainda enfrenta problemas graves com a administração das imensas dívidas. É de se lamentar e cobrar, firme, mas respeitosamente, dos dirigentes da SAF, a falta de investimentos no elenco, o que resultou nesta situação em que computamos um gigante prejuízo de ganhos futuros de mais de R$ 400 milhões, que viriam de participações em torneios milionários em 2024 e 2025, se tivéssemos tido sucesso pleno.



Agora é aguardar o desenrolar dos acontecimentos nas férias do futebol, esperando que em 2025 tenhamos uma reformulação ampla e uma reorganização e reforço do nosso elenco para lutarmos juntos por mais vitórias e conquistas importantes na nova temporada. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.