Voe e suba aos Céus completamente encantada, Maria!
Vá contagiar o Reino de Deus com sua eterna alegria
Compartilhe com todos por lá a sua suave sabedoria
E espalhe pelo paraíso celeste a sua cativante simpatia
Voe e suba aos Céus totalmente livre, Geralda!
Alcance o topo do universo num foguete, agarrada à cauda
Leve, para embelezar seu rosto, uma bela peça de grinalda
E que, na recepção merecida que terás, a legião de anjos te aplauda
Voe e suba aos Céus inteiramente imaculada, Lia!
Com seu espírito conciliador, acabe com qualquer dicotomia
Mostre aos que lá estão o poder mágico da sua companhia
E aos daqui, ensine-nos a jamais cair no ódio, na inércia e na agonia
É comum e natural que ao morrer alguém, tenhamos uma condescendência bastante ampla e uma generosidade exagerada com a trajetória terrena do falecido, realçando muito mais seus acertos que seus erros e pecados. Depois de morto todo mundo se torna "bonzinho", é o cenário habitual. Mas não é bem assim a realidade irrefutável. Existem sim pessoas perversas, dissimuladas e desumanas, canalhas que espalham malignidade e ódio e que também envelhecem e morrem, sem merecer quaisquer elogios. Graças a Deus não foi o caso de Tia Lia! Ela sim, merece todas as homenagens e elogios pela sua impecável caminhada terrena, baseada no amor, no carinho, na generosidade, na serenidade, na solidariedade, no trabalho digno e no cuidado com os seus e não seus. Lutou contra as muitas adversidades da vida com decência, integridade, resistência, humildade e sem jamais perder a doçura, a pureza, a fé e a esperança, tratando a todos à sua volta com um amor sem fronteiras. Merece como ninguém o afago e o aconchego do Todo-Poderoso!
A Deus, adeus, Tia Lia! Descanse em paz após uma longa caminhada bravia, cruciante e insigne! Um tanto de gente ama muito você e lhe terá eterna gratidão, tenha certeza disso onde estiver. Eu sou um desses.
A manhã da quarta-feira despontou quente e ensolarada, mas com uma triste e desoladora notícia vinda de Espinosa: Tia Lia faleceu. Maria Geralda Tolentino Vieira, minha tia de verdade, irmã da minha Mãe Juvercina (Zu), era conhecida, amada e tratada por todos, mesmo os que não eram familiares, como Tia Lia. Foi uma mulher batalhadora por todo o sempre, desde o início. Resiliente, serena, amorosa, trabalhadora e dedicada aos que amava de forma total e admirável. Tia Lia era uma fortaleza gigante no corpo frágil, sempre se sacrificando nas mais diversas tarefas para garantir a sobrevivência própria e da família. Com renda pequena e insuficiente do emprego público de merendeira de escola, empenhava-se com obstinação, talento e esmero na produção de biscoitos, bolos, iguarias cozidas e assadas que atraíam fregueses e elogios. Manteve seu barzinho ou barraca em vários locais da cidade, com a presença constante das pessoas amadas por perto. Realizou sonhos de construção da casa própria por vezes, fruto de sua incrível força e pertinácia. Passou pelas mais difíceis vicissitudes da vida, mas sempre mantendo a alegria, a aura de pura e a esperança de dias melhores. Adorava estar entre gente, em especial os amigos e fregueses fiéis. Amava conversar, atender bem as pessoas, ser reconhecida pela sua mão de fada na cozinha, estar entre gente animada e, claro, de vez em quando, também participar da farra tomando uma cervejinha gelada como todos nós fazíamos. Tia Lia exalou amor por todos os poros, em tempo integral, até o suspiro final. Estava acamada há um bom tempo, sofrendo bastante, o que jamais mereceu pela sua trajetória de Paz e Amor neste mundo terreno. Descansou, finalmente. Que Deus a receba de braços abertos em seu Reino de Amor e Justiça.
Aos meus primos Carlos Magno (Magrão), Marco Aurélio (Lelo) e Júlio César, bem como aos demais familiares, os meus mais profundos sentimentos de tristeza e dor pela perda irreparável. Que o Senhor Deus Todo-poderoso lhes conceda a necessária força, fé e resignação para suportar momento tão penoso.
Tia Lia era para mim uma segunda mãe, uma das tias que mais amo, assim como Tia Cleide. Vou guardar para sempre o amor que sempre tive por ela, que me tratava tão bem e me chamava carinhosamente de "Meu Fiim". É difícil explicar, mas o sentimento de imensa tristeza que me invade o coração por sua partida se junta a uma sensação de alívio por saber que ela deixou de sofrer tanto, indo finalmente, agora sem dor ou sofrimento, encontrar-se com o nosso Criador. Que descanse na mais completa paz, findada a sua caminhada neste mundo, certamente com a missão cumprida com louvor.
Obrigado por tudo, Tia Lia! Amarei-te eternamente.
Ozzy Osbourne, já ouviu falar dele? Pois é, o cara é um prodígio, um sobrevivente, uma figura fascinante, um artista incrível, um personagem lendário e extraordinário da música mundial, sobretudo do planeta Rock and Roll. E como é bom ver o cara John Michael Osbourne vivo, ativo e vigoroso, cantando com energia e confiança uma nova e pulsante canção de Rock.
Ao lado dos amigos e parceiros de composição Billy Morrison e Steve Stevens, Ozzy canta a música "Crack Cocaine", música que integra o álbum "The Morrison Project" do guitarrista Billy Morrison, que será lançado em 19 de abril. A canção trata do amor insaciável e aprisionador, já o disco conta com a participação de vários músicos de prestígio no cenário roqueiro, casos de Matt Cameron (Pearl Jam), David Johansen (New York Dolls), Slash (Guns N' Roses), Duff McKagan (Guns N' Roses), Taylor Hawkins (Foo Fighters) e Chad Smith (Red Hot Chili Peppers). O vídeo, disponível no YouTube desde 21 de março, já conta com mais de 760 mil visualizações.
"CRACK COCAINE" ("COCAÍNA EM PEDRA")
Billy Morrison, Ozzy Osbourne e Steve Stevens
Acho que a forma como seu amor me faz sentir I guess the way that your love makes me feel Deve significar que estou realmente viciado Must mean I'm really addicted Às vezes me pergunto, seu amor é realmente real? Sometimes I wonder, is your love really real? Ou estou simplesmente aflito Or am I simply afflicted Não consigo parar de pensar em você I can't stop thinking of you Você apenas me controla You just control me Quero ter você só para mim I wanna have you all to myself E te dar amor sem restrições And give you love unrestricted Te amar está me deixando louco Loving you is driving me insane Eu te deixo de lado e te pego de novo I put you down and pick you up again Como cocaína em pedra Like crack cocaine Seu amor é como uma droga que não consigo controlar Your love is like a drug that I can't control Não consigo viver com ou sem você I can't live with or without you Você me faz voltar sempre You keep me coming back again and again Você até é bom em um pesadelo You're even good in a bad dream Te amar está me deixando louco Loving you is driving me insane Eu te deixo de lado e te pego de novo I put you down and pick you up again Como cocaína em pedra Like crack cocaine Nunca pensei que teria você de volta I never thought I'd have you back again Cocaína em pedra Crack cocaine E agora estou ficando sem dinheiro de novo And now I'm running out of cash again Cocaína em pedra Crack cocaine E tudo que você faz é me trazer dor And all you ever do is bring me pain Te amar está me deixando louco Loving you is driving me insane Eu te deixo de lado e te pego de novo I put you down and pick you up again Te amar está me deixando louco Loving you is driving me insane Como cocaína em pedra Like crack cocaine
Uma atração mais do que linda e impactante no clipe é a participação da filha do saudoso gênio da música, Michael Jackson (29-08-1958 - 25-06-2009), a cantora e compositora Paris Jackson. E como é gratificante ver um astro da música, que passou por tantas aventuras perigosas na vida, continuar vivendo em paz com sua esposa Sharon e seus seis filhos, atuante, produtivo e ainda apaixonado pela música aos 75 anos de idade. Vida longa ao Ozzy!
A segunda-feira já chegou trazendo, infelizmente, uma triste notícia: o falecimento do senhor Francisco Alves da Silva, conhecido na comunidade espinosense pelo nome de Valdemar, desde que chegou em Espinosa vindo da Bahia, muito tempo atrás. Ele tinha 99 anos de idade.
Sêo Francisco é figura bastante respeitada e apreciada na cidade, tendo sua residência localizada na esquina da Rua Padre Guilhermino com a Praça Antonino Neves desde sempre.
Aos meus amigos filhos de Sêo Francisco, Luiz, Zé Protácio, Fernando e Luciano, como também à sua esposa e demais familiares, os meus sinceros sentimentos de pesar pela sua passagem à outra dimensão e a minha prece ao Senhor Deus para que lhes conforte e fortaleça neste momento de tristeza e sofrimento.
Que Sêo Francisco descanse na completa paz no Reino dos Céus!
O velório está sendo realizado nas instalações da Dejan Funerária e o sepultamento ocorrerá ainda hoje, às 17 horas, no Cemitério Horto da Paz, o novo.
Estreou hoje na Internet um vídeo por demais porreta sobre a paixão ao Clube Atlético Mineiro, o glorioso GALÃO DA MASSA, com a participação de apaixonados torcedores atleticanos ligados à arte: o ator Daniel de Oliveira e os cantores e compositores MC Anjim, Clara Lima, MC Nahara, Thiago SKP e MC Morena.
A produção musical traz os artistas declamando seus versos amorosos ao clube do coração, com imagens do estádio do clube, a Arena MRV.
O vídeo pode ser visto em várias plataformas, inclusive no YouTube.
Adoro o Greta Van Fleet! Fiquei fã à primeira vista, ou melhor, à primeira audição. Os rapazes são muito bons, especialmente o vocalista Joshua Kiszka, um cantor extraordinário. E depois de dois álbuns muito bons, "Anthem of the Peaceful Army" (2018) e "The Battle at Garden’s Gate" (2021), a banda de Frankenmuth, Michigan, lançou mais um disco no dia 21 de julho de 2023, denominado "Starcatcher", pela Republic Records. E a linda canção "Meeting the Master" destaca-se em meio a excelentes canções, dez no total, todas produzidas por Dave Cobb. A banda se apresentará hoje, no encerramento do Lollapalooza Brasil, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no terceiro e último dia do festival de música. Nesta edição de 2024, já se apresentaram Blink-182, The Offspring, Arcade Fire, Marcelo D2, Thirty Seconds to Mars, Kings of Leon, Limp Bizkit e Titãs, entre outros.
Canções de "Starcatcher":
1) "Fate of the Faithful" - 4:46 2) "Waited All Your Life" - 4:26 3) "The Falling Sky" - 3:38 4) "Sacred the Thread" - 5:21 5) "Runway Blues" - 1:17 6) "The Indigo Streak" - 4:04 7) "Frozen Light" - 4:32 8) "The Archer" - 5:00 9) "Meeting the Master" - 5:12 10) "Farewell for Now" - 4:28
O Greta Van Fleet é uma banda quase totalmente familiar, ao estilo Bee Gees.É formada pelos três irmãos, o vocalista Joshua "Josh" Kiszka, o guitarrista Jacob "Jake" Kiszka e o baixista/tecladista Samuel "Sam" Kiszka. Além deles, integra a banda o baterista Daniel "Danny" Wagner, amigo da rapaziada.
Como sou um ignorante completo sobre música, e não só, não tenho condições de elaborar quaisquer comentários técnicos superficiais ou aprofundados sobre acordes, harmonias, ritmos, melodias e outras peculiaridades das obras artísticas dos rapazes, mas tenho certeza de uma coisa apenas. Eu escutei e gostei bastante do disco dos caras, assim como apreciei os dois anteriores.
Música é um trem fascinante, mas complexo. De uma canção, pode-se gostar somente da letra, da interpretação, do ritmo, da melodia, ou de tudo isso junto. Entendo música como uma coisa bastante pessoal, aquele sentimento bom ou ruim que bate nos nossos cansados e deteriorados miolos quando a escutamos. E é interessante que às vezes me apaixono por alguma música na primeira audição. Em outras situações, só sou conquistado depois de várias audições da canção. Já com algumas músicas, a repulsa é instantânea, não dá para engolir (ou apreciar). Como não tenho know-how, sigo apenas a intuição e o sentimento e é assim que me enamoro de músicas e artistas. Se bateu lá no coração, a música passa a ser boa e pronto. E com o Greta Van Fleet, aconteceu isso, encanto e vínculos imediatos.
Hoje de manhã, os estudantes espinosenses que se sagraram Campeões nas disputas dos JEMG-Jogos Escolares de Minas Gerais foram homenageados em uma solenidade de entrega de medalhas realizada no Ginásio Poliesportivo que tem o nome do saudoso desportista Mateus Salviola Antunes, que por muito tempo esteve no comando da equipe do Cruzeirinho Esporte Clube. O evento contou com a presença do prefeito Mílton Barbosa, do Secretário de Esportes Wagner Oliva, de diretores e professores de escolas locais e com autoridades da Polícia Militar, entre outras personalidades. Mas as estrelas do evento foram mesmo os medalhistas Campeões nas modalidades da 1ª etapa dos JEMG-Jogos Escolares de Minas Gerais.
Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira - Campeã do Basquete Módulo ll
Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira - Campeã do Handebol Masculino Módulo ll
Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira - Campeã do Voleibol
Escola Estadual Joaquim de Freitas - Campeã Futsal / Vôlei Módulo ll
Imagens: Fidelino Fernandes
Parabéns a todos os envolvidos neste processo elogiável de apoio e valorização do esporte nas escolas da nossa cidade, transformando os nossos jovens estudantes em cidadãos cultos, clarividentes e saudáveis para sua atuação positiva em nossa comunidade.
E congratulações também aos valorosos Campeões das diversas modalidades disputadas, bem como a todos os demais que participaram das competições de forma ética, respeitosa e correta, seguindo as regras e aceitando serena e democraticamente os resultados.
Um grande abraço espinosense.
PS: Agradeço muito ao Fidelino Fernandes pela cessão das fotografias do evento. Valeu!
Estive presente há poucos dias na minha amada terra natal Espinosa, nas festividades do seu Centenário de emancipação política, e o tempo acabou se tornando curto para tantos reencontros maravilhosos e tantos eventos realizados. Nos reencontros com alguns velhos e fiéis amigos, o tempo foi completamente insuficiente para uma conversa mais alongada sobre tantos assuntos importantes do passado, do presente e do futuro. Um dos grandes amigos que revi após algum tempo foi Arquimedes da Silva Dourado, funcionário da Codevasf-Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, e adversário, jamais inimigo!, de ideias nos campos político e futebolístico.
Assim como aconteceu com outros amigos queridos que revi, Ernanni, Zé Lúcio, Jorjão, Alexandre, Palau, Cristiane, Marquinhos, Clemente, Walter Cangussu, Guim, Gibão, Juliano, Beá, D´Arc, Sé, Betânia, João Carlos, Cleonice, Joana, Wagner, Mazinho, Luiz, Eliane, Marinalva, Tinteco e tantas outras mais pessoas especiais, foi um enorme prazer o reencontro com meu amigo Arquimedes, que me presenteou com algumas velhas fotografias do tempo em que ele integrou os times de futebol de campo e de salão da Codevasf local.
Time da Codevasf: Jairo, Jorjão, Madeira, Edmilson, Isaías, Deli, Rosalvo (In memoriam) e Gera; Fonso, Sula, Anselmo, Arquimedes, Luiz Alberto e Eduzinho
Time da Codevasf no Caldeirão: Fonso, Roberto Pé-Duro, Madeira, Eduzinho, Jorjão, Valdelício, Almir, Gera, Luiz Alberto, Arquimedes e Isaías
Canhoto, rápido e habilidoso, com uma potência e pontaria excepcionais na perna esquerda, Arquimedes destacou-se no futebol espinosense, tanto no futebol de campo quanto no futebol de salão, jogando ao lado de grandes craques da nossa história, como Fonso, Roberto Pé-Duro e Tatuzinho.
Time de futebol de salão da Codevasf: Edmílson, Isaías, Tatuzinho, Arquimedes e Luiz Alberto
Isaías e Arquimedes campeões no futebol de salão
Agradeço ao amigo Arquimedes pela amizade e pela contribuição histórica dessas imagens que integram e eternizam a rica trajetória do futebol em terras espinosenses.
O extraordinário guitarrista do Dire Straits, Mark Knopfler, conseguiu um feito também extraordinário: reunir em uma ação humanitária os maiores craques e ícones da guitarra, reforçados com as participações do baixista Sting e dos bateristas, pai e filho, Ringo Starr e Zak Starkey, e mais a atuação do vocalista Roger Daltrey tocando gaita. A ação humanitária, idealizada para reunir os amigos músicos na interpretação da canção "Going Home", tema do filme "Local Hero", pretende arrecadar fundos para serem destinados às instituições "Teenage Cancer Trust" e "Teen Cancer America", especializadas na luta contra o câncer. O projeto foi denominado "Mark Knopfler’s Guitar Heroes". Pelo menos 50% do lucro líquido arrecadado pela gravadora BMG será destinado a essas instituições que apoiam especialmente jovens com câncer.
Dezenas de grandes astros da música mundial, experts no domínio da guitarra, alguns deles ídolos meus, como o líder Mark Knopfler, Peter Frampton, Brian May, Eric Clapton, David Gilmour, Mike Rutherford, Slash, Pete Townshend, Ronnie Wood e Bruce Springsteen, juntaram-se para gravar a canção, alguns de forma conjunta, outros com participações virtuais. Até o já falecido guitarrista Jeff Beck participa do projeto, com sua performance gravada anteriormente incluída no início da música. A produção da faixa ficou a cargo do Guy Fletcher e a arte do projeto foi desenhada por Sir Peter Blake.
A lista de colaboradores inclui ainda astros como Joan Armatrading, Richard Bennett, Joe Bonamassa, Joe Brown, James Burton, Jonathan Cain, Paul Carrack, Ry Cooder, Jim Cox, Steve Cropper, Sheryl Crow, Danny Cummings, Duane Eddy, Sam Fender, Guy Fletcher, Audley Freed, Vince Gill, Buddy Guy, Keiji Haino, Tony Iommi, Joan Jett, John Jorgenson, Sonny Landreth, Albert Lee, Greg Leisz, Alex Lifeson, Steve Lukather, Phil Manzanera, Dave Mason, Hank Marvin, Robbie McIntosh, John McLaughlin, Tom Morello, Rick Nielsen, Orianthi, Brad Paisley, Nile Rodgers, Joe Satriani, John Sebastian, Connor Selby, Andy Taylor, Susan Tedeschi e Derek Trucks, Ian Thomas, Keith Urban, Steve Vai, Waddy Wachtel, Joe Louis Walker, Joe Walsh, Glenn Worf e Zucchero.
Se você tem bom coração, espírito humanitário e boa condição financeira e quiser ajudar o projeto, acesse o endereço a seguir e faça o download da canção: https://markknopfler.lnk.to/download.
Encontro de tamanha qualidade artística já seria magnífico somente pela importância musical, mas ele se expande e se dignifica ainda mais pelo propósito filantrópico. Só merece aplausos o Mark e seus amigos geniais. Fazer o bem nunca é demais.
Ontem à noite foram realizados, pela Conmebol, os sorteios dos grupos das competições continentais da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores da América. O diferencial deste ano da Libertadores será o prêmio financeiro recorde para o grande campeão, agora de US$ 23 milhões, valor este apenas direcionado para a conquista na partida final. A este valor será acrescido o montante arrecadado durante as diversas fases de classificação da competição. Na fase de grupos, cada clube receberá US$ 1 milhão por jogo mais outros US$ 330 mil para o vencedor com base no mérito esportivo. Nas oitavas de final, o prêmio será de US$ 1,250 milhão; nas quartas de final, US$ 1,700 milhão; nas semifinais, US$ 2,300 milhões. O vice-campeão receberá US$ 7 milhões e o grande campeão, o prêmio de US$ 23 milhões.
Na Copa Sul-Americana, que terá participação dos clubes brasileiros Athletico, Corinthians, Cruzeiro, Cuiabá, Fortaleza, Internacional e Red Bull Bragantino, o sorteio acomodou os 32 clubes em oito grupos de quatro equipes, assim como ocorre no sorteio da Libertadores. A diferença é que na Sul-Americana classificam-se somente os primeiros colocados dos grupos, com os clubes que ficaram na segunda colocação disputando uma vaga nas oitavas com os que vierem da Libertadores. A premiação da fase de grupos será de US$ 900 mil + US$ 115 mil por vitória. Nos playoffs para as oitavas de final será de US$ 500 mil. A partir daí, será de US$ 600 mil nas oitavas de final; de US$ 700 mil nas quartas de final e de US$ 800 mil nas semifinais. O Vice-Campeão levará para casa o valor de US$ 2 milhões e o grande Campeão embolsará um prêmio de US$ 6 milhões. No total, a premiação será de US$ 9,69 milhões para o Campeão da competição.
Já na maior e mais difícil e importante competição de clubes do continente, teremos a participação de sete clubes brasileiros, todos sorteados em grupos diferentes para evitar confrontos nacionais prematuros ainda nesta fase de grupos. São eles: Atlético (Grupo G), Botafogo (Grupo D), Flamengo (Grupo E), Fluminense, atual Campeão (Grupo A), Grêmio (Grupo C), Palmeiras (Grupo F) e São Paulo (Grupo B). Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, enquanto os terceiros colocados vão para a disputa da Sul-Americana. A grande final da Libertadores será disputada no dia 30 de novembro de 2024, na cidade de Buenos Aires, na Argentina, mas ainda em estádio incerto.
Eis as datas planejadas para a disputa:
Fase de grupos:
Rodada 1: 2 a 4/4
Rodada 2: 9 a 11/4
Rodada 3: 23 a 25/4
Rodada 4: 7 a 9/5
Rodada 5: 14 a 16/5
Rodada 6: 28 a 30/5
Oitavas: 14/08 e 21/08
Quartas: 18/09 e 25/09
Semifinais: 23/10 e 30/10
Final: 30/11
O Cruzeiro foi sorteado no Grupo B da Sul-Americana, junto com as equipes do Alianza Fútbol Club (Colômbia), Club de Deportes Unión La Calera (Chile) e Club Deportivo Universidad Católica (Equador). O clube celeste passou longe de cair no "grupo da morte", como é chamado normalmente o grupo que reúne os times mais capacitados, pois os três inéditos adversários são muito fracos, mas certamente o Cruzeiro terá alguma dificuldade para seguir adiante na disputa por conta das viagens, de um gramado artificial e da altitude, o que não significa que o clube mineiro não possa demonstrar competitividade, força e competência para seguir adiante e sonhar com o título ainda inédito em sua longa história de conquistas.
Tabela de jogos do Cruzeiro na fase de grupos da Sul-Americana:
Rodada 1: 2 a 4 de abril - Universidad Católica (EQU) x Cruzeiro
Rodada 2: 9 a 11 de abril - Cruzeiro x Alianza FC (COL)
Rodada 3: 23 a 25 de abril - Unión La Calera (CHI) x Cruzeiro
Rodada 4: 7 a 9 de maio - Alianza FC (COL) x Cruzeiro
Rodada 5: 14 a 16 de maio - Cruzeiro x Unión La Calera (CHI)
Rodada 6: 28 a 30 de maio - Cruzeiro x Universidad Católica (EQU)
Já o Atlético, que lutará para conquistar sua segunda taça da Libertadores da América, caiu no Grupo G, tendo pela frente os adversários Caracas Fútbol Club (Venezuela), Club Atlético Peñarol (Uruguai) e Club Atlético Rosario Central (Argentina). Também se safou o Galo de cair no temido "grupo da morte". Os adversários não são os titãs do cenário sul-americano, mas o Peñarol tem História na competição, sendo o terceiro maior ganhador da Libertadores, com cinco títulos conquistados: 1960, 1961, 1966, 1982 e 1987. Outro osso duro de roer é o Rosário Central, adversário de 134 anos de fundação que conseguiu a façanha de reverter um resultado negativo de 4 x 0 contra o Atlético na decisão da Copa Conmebol no ano de 1995, em partida memorável disputada no Estádio Gigante de Arroyito. Até hoje não dá para acreditar direito nesta virada histórica do Rosario Central, com a épica vitória na cobrança de pênaltis que entrou definitivamente para a história do futebol. Quanto ao Caracas, apesar de ser o maior vencedor do Campeonato Venezuelano (12 títulos), não assusta, por ser o mais fraco time do grupo, devendo ser batido sem muita dificuldade por todos os demais.
Tabela do Atlético na fase de grupos da Libertadores 2024:
Rodada 1: 2 a 4 de abril - Caracas (VEN) x Atlético
Rodada 2: 9 a 11 de abril - Atlético x Rosario Central (ARG)
Rodada 3: 23 a 25 de abril - Atlético x Peñarol (URU)
Rodada 4: 7 a 9 de maio - Rosario Central (ARG) x Atlético
Rodada 5: 14 a 16 de maio - Peñarol (URU) x Atlético
Rodada 6: 28 a 30 de maio - Atlético x Caracas (VEN)
Está claro que a Libertadores é uma das mais duras e difíceis competições do mundo. E este ano não será diferente, com equipes extremamente qualificadas na disputa, exemplos de Flamengo, Palmeiras e River Plate, entre outros. O Atlético não é um dos favoritos, mas tem elenco com capacidade para vencer o torneio, precisando apenas conseguir encaixar completamente o seu time, passando a apresentar um futebol mais coeso, equilibrado e competitivo. O treinador Luiz Felipe Scolari, que sofre críticas contundentes de boa parte da torcida, tem enorme experiência na competição sul-americana, de nove torneios disputados, conseguindo levar o seu time a quatro finais, perdendo duas e sendo Campeão em outras duas: em 1995, com o Grêmio, e 1999, com o Palmeiras.
Um fato complicador para o Galo. O Atlético estreará na Libertadores entre as datas finais do Campeonato Mineiro, quando terá pela frente o arquirrival Cruzeiro. A data prevista para a estreia será entre 2 a 4 de abril, uma semana antes do segundo jogo da decisão do Campeonato Estadual.
Como otimista, mas antes de tudo realista, creio que Atlético e Cruzeiro conseguirão se classificar sem maiores problemas para as oitavas de final. A partir daí, em jogos eliminatórios, a coisa vai se complicando e um vacilo qualquer pode significar o adeus precoce à competição e as grandes premiações em dinheiro. Vamos torcer e aguardar os acontecimentos, lembrando aos torcedores mais radicais, exaltados, insensatos e "modinhas" que são 32 equipes participantes do torneio e apenas UMA levantará a taça de Campeão na partida final em novembro.
Comemorando os seus 100 anos de emancipação política no dia 9 de março de 2024, a cidade Norte-Mineira de Espinosa esteve em ebulição neste último final de semana, com vários eventos comemorativos da especial data acontecendo. Foram realizadas sessões de homenagens com distribuição de placas e medalhas a personalidades do município, bem como ocorreram shows musicais, exposição de fatos da nossa história centenária, competições esportivas e bovinos disponibilizados à população, assados no tradicional estilo Boi no Rolete.
Nas dependências do antigo Fórum Doutor José Cangussu, na Avenida que também homenageia este que é um dos nossos mais ilustres personagens, foi montada uma ampla, diversa e maravilhosa exposição cultural denominada "Nossa História, Novas Vivências" sobre a nossa centenária história, com divisão da divulgação de aspectos relevantes da nossa cidade a cargo das escolas participantes. O resultado foi brilhante e louvável, com a confirmação da competência singular dos nossos mestres e estudantes. Com alguns professores ali presentes, capacitados, gentis e extremamente interessados em difundir seus vastos conhecimentos, tive acesso a informações de grande valor da nossa história que eu desconhecia completamente. Deixo aqui os meus parabéns a todos por tão expressivo e valoroso trabalho, que deveria ser mantido para sempre à disposição da comunidade.
Tive a oportunidade de acompanhar boa parte da sessão solene realizada na noite de quinta-feira, 7 de março, na AABB, que prestou homenagens a dezenas de personalidades que ajudaram a construir a história centenária da nossa Espinosa. Fiquei imensamente feliz em ver pessoas tão queridas sendo reconhecidas pelas suas contribuições fundamentais na construção do nosso município e da nossa comunidade, atuando nos mais diversos campos do conhecimento e labor. Entre tantas figuras de suma relevância na nossa trajetória secular, destaco e louvo as homenagens ao meu irmão José de Freitas Tolentino, aos meus amigos João Carlos Amarante Castro, Francisco Gomes da Rocha (Xará), Francisco Alves Martins (Chico da Santana), Manoel Alexandre Pereira, Clemente Francisco de Oliveira e Walter Fernandes Cangussu, às minhas queridas mestras Nair Antunes Meira, Maria das Dores Barbosa Fernandes (Dozinha) e Elza Barbosa, às queridas senhoras Noeme Gonçalves Dias, Ana Nogueira Neves, Tia Cleide Alves de Freitas, Tia Azeli Cruz Tolentino, Maria José Antunes Lima, Joana Rosa de Jesus (Joaninha), Corina Salviola, Maria Aparecida Coelho Prates e Maria Geralda Tolentino Vieira, a minha Tia Lia, e à minha sogra Joana Maria de Souza, a Dona Nininha, estendendo meu carinho e consideração a todos os demais merecidamente homenageados.
Gostaria de ter estado em todos os eventos promovidos pela administração municipal para comemorar os 100 anos da nossa emancipação política, mas infelizmente a falta de tempo e a necessidade de descanso me impediram de presenciar alguns momentos importantes como, por exemplo, a alvorada festiva, a inauguração do Marco do Centenário e a Missa de Ação de Graças celebrada pelo nosso querido e respeitado Monsenhor Tolentino na Igreja Matriz de São Sebastião às 9 horas da manhã do sábado, 9 de março. Faltou energia para acordar cedo após ficar até às 5 horas da madrugada na festa dos Espinosenses Ausentes e Presentes no Centenário, realizada na Fábrica de Iogurte. Também por este motivo, não pude acompanhar a sessão de homenagens aos espinosenses que foram agraciados com a Medalha Maria Neuza e a entrega do Selo Comemorativo do Centenário, eventos realizados no sábado de manhã nas dependências da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil.
Três personalidades de merecimento inconteste foram agraciadas com a Medalha Maria Neuza: o escritor Daniel Antunes Júnior, a Ministra do Supremo Tribunal Federal Cármem Lúcia Antunes Rocha e a atleta Campeã Mundial de Vôlei de Praia Ana Patrícia Silva Ramos. Outras personalidades receberam o título de Cidadão Honorário de Espinosa: Deputado Estadual Luiz Tadeu Martins Leite, Deputado Estadual Oscar Lisandro Teixeira, Deputado Estadual Ricardo Augusto da Costa Campos, Marcelo Guilherme de Aro Ferreira, Virgílio Guimarães de Paula e Bardesanio Rocha Giovanini. Neste mesmo evento e no anterior, vários cidadãos ilustres receberam placas comemorativas e algumas outras personalidades receberam o título de Cidadão Benemérito pelos excelentes serviços prestados ao município de Espinosa: Herivélton Ruas Santana, João Lucas Teixeira Bebé, Freddie Leonard Pereira Cardoso, Oscar Lisandro Teixeira, Marcelo Guilherme de Aro Ferreira, Deputado Estadual Leonídio Bouças, Deputado Federal Igor Timo, Deputada Estadual Marilene Alves de Souza (Leninha), Zildete Ferreira de Souza (Detinha), Lidiane Ribeiro Marinho, Eros Braga Biscotto, Maria das Graças Gonçalves Dias, Flávio Márcio Lopes Pinheiro, Vereador Aldino Barbosa Dantas, Augusto Coelho Xavier, Vereador Ananias Cardoso Fagundes, Prefeito de Jaíba Reginaldo Silva, Alessandre Custódio Jorge, Vereador Gilberto Rocha Rodrigues, Alexsander Oliveira de Souza e o Projeto Viagem Kombinada de Sandra Doyama (San) e Cristiano Cazarotto (Cris). Minhas congratulações a todas estas personalidades que deram sua especial colaboração para a evolução da nossa cidade.
Mas voltei para casa em Montes Claros com o coração repleto de contentamento, gratidão e orgulho de poder ter estado presente em momento tão importante e significativo da história da minha amada terra natal. Ser recepcionado com tamanha consideração e carinho pelos amigos fiéis e leais, e até por desconhecidos, deixou-me bastante contente. E o reencontro com amigos queridos sempre é motivo de um prazer imensurável. Valeu cada instante, minha Espinosa querida! Que venham tempos ainda melhores que os atuais para a nossa amada, calorosa e hospitaleira terrinha!