Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 28 de abril de 2023

3193 - Nunca é tarde para reconhecer a importância de um digno conterrâneo

Estava eu agora há pouco pesquisando um assunto na Internet e, repentinamente, dei de cara com uma informação que muito me chamou a atenção, um comunicado de falecimento de um cidadão espinosense em terras paulistas. 
A publicação é da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) e foi realizada em 20 de junho de 2022, ou seja, quase um ano atrás. Desconheço completamente o nosso digno irmão espinosense, bem como sua família, mas fiquei triste e feliz ao mesmo tempo. Triste pelo seu falecimento, mas extremamente orgulhoso em saber que um espinosense destacou-se de forma positiva em terras distantes, construindo uma trajetória de honradez e competência. 

"Nota de pesar pelo falecimento do Procurador de Justiça aposentado José Raimundo Gomes da Cruz

Publicado em 20 de junho de 2022

É com profundo pesar que a Associação Paulista do Ministério Público (APMP) comunica o falecimento do estimado colega José Raimundo Gomes da Cruz, Procurador de Justiça  aposentado, ocorrido em  20 de junho. O sepultamento foi no cemitério do Morumby.
A APMP se solidariza, por essa inestimável perda, com a família aqui representada pela viúva, Maria Lúcia, a filha Denise e os filhos Cristiano, Rafael e Márcio e os netos Gustavo, Felipe, Leonardo, Giovanna, Giuliano, Beatriz, Mateus e Flora.
Nascido em Espinosa-MG, em 5 de novembro de 1937, o doutor José Raimundo ingressou no MPSP em 6 de outubro de 1965 como Promotor Público Substituto em Assis. Também passou por Bananal, Igarapava e Jacareí. Já na Capital, promovido a Procurador de Justiça em 17 de julho de 1982 até a aposentadoria em março de 1988, prestou honroso trabalho ao longo dos 23 anos de carreira na instituição, coroados com o Colar do Mérito do Ministério Público do Estado de São Paulo.    
Titular da Academia Paulista de Direito, Mestre e Doutor, Professor de Direito Processual Civil, escritor  de livros jurídicos, artigos e poesias, também foi colaborador das publicações da APMP e ganhou o primeiro prêmio do concurso de melhor arrazoado forense em 1980. 
A APMP, no conjunto de seus Diretores, Associados e Colaboradores, solidariza-se com a família do Procurador de Justiça José Raimundo Gomes da Cruz, a quem consigna votos de mais sinceras condolências."



Como é prazeroso saber que conterrâneos nossos espalhados por este Brasil e pelo mundo tornam-se exemplos de integridade moral e profissional, influenciando para a cultura do bem os nossos jovens. Aos familiares do senhor José Raimundo Gomes da Cruz, à viúva Maria Lúcia, à filha Denise e aos filhos Cristiano, Rafael e Márcio e aos netos Gustavo, Felipe, Leonardo, Giovanna, Giuliano, Beatriz, Mateus e Flora, mesmo com tamanho atraso, os meus sentimentos de pesar e o meu respeito e reconhecimento pela sua ilibada e louvável trajetória pela Justiça de São Paulo. 
Um grande abraço espinosense.   

Um comentário:

João Marcel disse...

Boa tarde,

José Raimundo Gomes da Cruz é filho de Espinosa sendo filho de Raimundo Gomes e Eponina Ribeiro. Seus avós maternos são Juvenal Ribeiro da Cruz e Joana Amelia Sepulveda. Avós paternos José Teixeira Gomes e Jovita Maria Teixeira.

Ele e o seu irmão Aloisio Gomes da Cruz vinham com frequência em Espinosa até alguns anos atrás, não ficavam muito tempo, mas faziam questão de vir a terra.

Amava jantar no restaurante de cassiano e lelê.