Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 29 de março de 2021

2643 - Parabéns, Salvador!

A primeira capital do Brasil comemora hoje os 472 anos da sua fundação, ocorrida em 29 de março de 1549 pelo militar e político português Tomé de Souza, que se tornaria primeiro governador-geral do Brasil a mando de D. João III. A belíssima cidade construída do nada, seguindo a topografia local, organizou-se em dois níveis, a Cidade Alta, onde se localizavam o poder civil e religioso, e a Cidade Baixa, onde aconteciam as atividades marítimas e comerciais. A cidade dos soteropolitanos sempre foi efervescente em todos os sentidos, até mesmo quando bombardeada em 1912 na época da República Velha, bem como quando invadida pelos holandeses no início dos anos 1620. A Cidade do São Salvador da Baía de Todos os Santos tem muita história que não caberia toda aqui, então é o mínimo listar alguns dos nomes dos seus grandes personagens nas mais variadas áreas do saber, do esporte e da cultura. Rui Barbosa, Gregório de Matos, Luiz Gama, Carla Akotirene, Itamar Vieira Junior, Manuela Dias, Dias Gomes, João Mangabeira, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Gilberto Gil, Gal Costa, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Dorival Caymmi, Raul Seixas, Pitty, Bell Marques, Armandinho, Simone, Riachão, Pepeu Gomes, Hyldon, Canarinho, Bebeto, Edcarlos, Edílson, Keno, Marcelo Chamusca, Marcelo Ramos, Oséas,  etc. 
Parabéns a Salvador, lugar de todas as raças, credos, cores, músicas, tambores e amores!
Um grande abraço espinosense.



sábado, 27 de março de 2021

2642 - A velha ponte do Rio Verde Pequeno

A Terra gira, o tempo passa e as coisas se transformam, assim como as pessoas, as cidades e a paisagem. Por conta da nem sempre sábia ação humana ou pela força inesgotável da nossa Mãe Natureza, o cenário do mundo vai se modificando à nossa frente, muitas vezes nem sendo percebido. Desde que me entendo por gente, tenho um amor enorme pela Natureza, especialmente pelos rios. Muitos dos maravilhosos momentos da minha já extensa existência, eu passei em instantes vividos nos rios da minha Espinosa, hoje bastante arruinados. 
Nos tempos atuais, dilacera-me o coração ver o meu Rio São Domingos tão maltratado, tomado pelo mato, pela sujeira e pela poluição desregrada. Dói-me a alma ver o Rio Bom Sucesso, mais conhecido como Rio do Galheiro, serpenteando pelo seu leito em filetes de água, parecendo implorar por uma ajuda dos céus. Penaliza minha mente já cansada de guerra, perceber que o Rio Verde Pequeno já não mantém durante todo o ano os cenários belíssimos de areia branca e barulhentas corredeiras que embalaram meus sonhos e farras juvenis, meus banhos e saltos acrobáticos nos poços e alguns dos meus fortuitos encontros amorosos. 
Imagino que tenha bastante gente em nossa Espinosa que desconheça o fato de que, muito tempo atrás, havia uma velha ponte de madeira que unia os estados de Minas Gerais e Bahia ali mesmo no local mais visitado e utilizado pela população para se divertir em tempos de água limpa no Rio Verde Pequeno. Após uma enchente de grandes proporções no ano de 1968, as pilastras da ponte acabaram sendo arrastadas pela força da correnteza e a construção foi completamente destruída. Não tive a felicidade de ver a tal ponte ainda intacta, mas por muito tempo vi e escalei os escombros das suas grossas colunas de pedra e cimento que restaram em meio às corredeiras do rio, nas aventuras constantes de finais de semana. Ainda tenho seus destroços gravados na minha memória. Mas, graças a velhas fotografias, algumas disponibilizadas no ótimo grupo de "Fatos e Fotos Antigas de Espinosa" criada pelo amigo Rogério Souza no Facebook, a velha ponte finalmente se apresentou inteira aos meus olhos nunca incrédulos.
A ponte desapareceu no tempo, destruída pela incrível força da Natureza, mas as boas lembranças de um tempo bom permanecerão vivas e por muito tempo, se Deus assim o permitir, como cotidianamente nos anunciava Tidim no outroso belo e pomposo Cine Coronel Tolentino. 
Um grande abraço espinosense.






quinta-feira, 25 de março de 2021

2641 - Formatura de Mariana Ribeiro

Em meio a tantas desoladoras notícias de perdas e mais perdas humanas causadas pela maldita pandemia do novo Coronavírus que devasta nosso país ainda sem vacina para todos os brasileiros, eis que uma notícia alvissareira que recebi agora há pouco me encheu de esperança e alegria.
Mesmo com as aulas presenciais ainda suspensas, uma nossa linda conterrânea manteve o foco nos estudos e conquistou a glória de terminar o seu curso superior de Medicina com êxito total. 
Mariana David Cangussu Fernandes Ribeiro, filha dos meus amigos Cláudio Humberto Fernandes Ribeiro e Aleandra Aparecida David Cangussu Fernandes tornou-se médica após longos anos de abdicações, superação de dificuldades e dedicação absoluta, com todo o mérito.
Aos pais Claudinho e Aleandra, os parabéns e o reconhecimento pelo suporte infinito dado à filha no encaminhamento correto na estrada do saber.
A Mariana, as congratulações pela imensa vitória, esta conquista significativa não só para ela e sua família, mas para o nosso país que tanto precisa de profissionais humanos, éticos e comprometidos com a saúde e o bem-estar dos pacientes. Que sua vida pessoal seja repleta de realizações e que sua carreira profissional seja extremamente bem sucedida, sempre pautada na ética, na dignidade, na benevolência e no respeito à sociedade, aos colegas e pacientes. Sucesso e felicidade, Mariana!
Um grande abraço espinosense.





2640 - Parabéns pelos 113 anos de glórias, Clube Atlético Mineiro!

Hoje o Clube Atlético Mineiro, clube mineiro adorado por milhões de apaixonados torcedores espalhados por todos os cantos do mundo, comemora os seus 113 anos de existência. O momento é triste e complicado, sombrio até, com campeonatos paralisados, surtos de contaminação pela Covid-19 em elencos e ausência das torcidas nos estádios, um cenário devastador causado pela pandemia que já matou mais de 300 mil brasileiros. Não é momento para festas, nem de comemorações efusivas. É hora de todos se resguardarem e cuidarem dos seus bens mais valiosos, as vidas. 
Mas, mesmo enclausurados e temerosos, temos sim que soltar nosso grito de parabéns pelo nosso amado clube de futebol, fonte inesgotável de emoções fortes, desencantos, tensões, sofrimentos e de overdoses de alegria e prazer. Queiram os deuses dos estádios que neste ano o Galo Forte Vingador consiga se entrosar de maneira perfeita o quanto antes, transformando-se em um time forte, competitivo, eficiente e vencedor, enfileirando vitórias e conquistas e enlouquecendo positivamente a tão apaixonada Massa Atleticana. E se der tudo errado, nenhum problema, estaremos sempre ao seu lado, torcendo contra o vento e a tempestade, com nosso amor intacto e renovado a cada nascer do Sol.
Parabéns pelos 113 anos, meu Galo querido, e obrigado por tudo!
Um grande abraço espinosense.



Uma homenagem aos nossos atleticanos ilustres que já estão no Céu, mas certamente ainda torcendo entusiasmadamente pelo nosso Atlético: Luiz Ribeiro da Cruz, Climério Cangussu, Gildásio Cangussu, Carlinhos Pé-de-Chumbo, Marinho do Supermercado, Jorge Adaílson Cordeiro dos Santos, Francisco Carlos Gonçalves Lopes (Nenzão), Geraldo Gonçalves Lopes, Luizinho peladeiro da AABB MOC, Ricardo Tolentino e Walter Pereira, recém falecido. 


       

2639 - Os incríveis duelos de pesos-pesados no UFC

Na noite deste sábado, 27 de março de 2021, com transmissão do Canal Combate a partir das 19 horas, os aficionados pelas artes marciais mistas, ou MMA, terão um card de tirar o fôlego no UFC 260 Apex, com uma espetacular disputa de cinturão na categoria mais importante de todas, a de pesos-pesados. Em Las Vegas, Estados Unidos, o desafiante Francis Ngannou tentará tirar o cinturão do campeão Stipe Miocic na luta principal, uma reedição do grande duelo ocorrido em janeiro de 2018, na luta principal do UFC 220 realizado em Boston (EUA), quando Miocic venceu a luta por decisão unânime dos jurados (triplo 50-44).
Tomara que vejamos uma luta franca, emocionante, com muitos chutes, joelhadas, cotoveladas, uppercuts, cruzados, diretos, jabs, e quem sabe até um mata-leão, uma guilhotina, um massacre no ground and pound ou um nocaute espetacular de um golpe único.
O atual campeão, Stipe Miocic, é um wrestler de 38 anos nascido em Euclid, Independence, Ohio, EUA em 19 de agosto de 1982. Tem 1,95m de altura, pesa 108,8 kg, tem 203,2m de envergadura e alcance das pernas de 99,06m. Fez sua estreia no UFC em 09 de outubro de 2011 vencendo Joey Beltran por pontos. Já venceu feras do UFC como Roy Nelson (UFC 161), Fabricio Werdum (UFC 198), Alistair Overeem (UFC 203), Júnior Cigano (UFC 211) e Daniel Cormier por duas vezes (UFC 241 e 252), além do próximo adversário Francis Ngannou (UFC 220). Miocic conquistou o cinturão de campeão dos pesos-pesados do UFC depois de vencer o ex-campeão Fabrício Werdum no UFC 198 realizado em Curitiba em 14 de maio de 2016, com um nocaute fenomenal após um potente soco cruzado de direita ainda no primeiro round. 
A luta deste sábado será a sua quarta defesa do cinturão dos pesos-pesados.    

Ranking Peso-pesado:
Campeão: Stipe Miocic
1) Francis Ngannou
2) Derrick Lewis
3) Curtis Blaydes
4) Ciryl Gane
5) Alexander Volkov
6) Jairzinho Rozenstruik
7) Shamil Abdurakhimov
8) Walt Harris
9) Augusto Sakai
10) Chris Daukaus
11) Marcin Tybura
12) Blagoy Ivanov
13) Tom Aspinall
14) Sergei Pavlovich
15) Aleksei Oleinik


Além desta luta principal que promete muitas emoções, poderemos ver ainda dois brasileiros em ação no octógono. O primeiro é o Vicente Luque, de 29 anos, 1,80m, categoria peso meio-médio (até 77 Kg), com um cartel de 19 vitórias, 7 derrotas e 1 empate. Ele enfrentará o americano Tyron Woodley, ex-campeão da categoria. O brasileiro entra como favorito após oito vitórias nas suas últimas nove lutas (a única derrota foi para Stephen Thompson por decisão dos juízes), enquanto o americano vive um momento delicado após três derrotas seguidas. 
O segundo brasileiro no card principal é o Thomas Almeida, o Thominhas, de 29 anos, 1,70m, categoria peso-galo (até 65,7 Kg), com um cartel de 22 vitórias e quatro derrotas. Ele enfrentará o americano Sean O'Malley. Ambos considerados prodígios, os dois tem prestígio e credibilidade para fazerem uma luta histórica.  

UFC 260

CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília):
Peso-médio: Marc-André Barriault x Abu Azaitar
Peso-pena: Omar Morales x Shane Young
Peso-meio-pesado: Modestas Bukauskas x Michal Oleksiejczuk
Peso-meio-médio: Jared Gooden x Abubakar Nurmagomedov
Peso-meio-pesado: Wiliam Knight x Alonzo Menifield

CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-leve: Jamie Mullarkey x Khama Worthy
Peso-mosca: Gillian Robertson x Miranda Maverick
Peso-galo: Sean O'Malley x Thomas Almeida
Peso-meio-médio: Tyron Woodley x Vicente Luque
Peso-pesado: Stipe Miocic x Francis Ngannou


Além dos lutadores, dos seus treinadores e assistentes, dos juízes, do árbitro, dos médicos, das equipes de organização e filmagem e das lindas ring girls, uma das maiores atrações dos combates do UFC é, indubitavelmente, o "announcer", o cara que coloca fogo no octógono, anunciando os combatentes, as estrelas do esporte. Ele é competentíssimo, sempre impecavelmente vestido com seus ternos alinhados e soltando a sua voz privilegiada com vigor e emoção para promover há 25 anos o espetáculo que gera milhões de dólares para o chefão Dana White. "It´s time!" Ele é Bruce Buffer, um prodígio!
Nascido em Tulsa, no estado de Oklahoma, Bruce Buffer vivia no sul da Califórnia com sua família, o pai Joe, a mãe Connie e o irmão mais velho Brian. Em 1989, ainda trabalhando com vendas, descobriu  na TV possuir um outro irmão, que apresentava lutas de boxe, o Michael. Fazendo contato e se entendendo rapidamente, Bruce passou a trabalhar com o irmão que, percebendo seu potencial, o introduziu na carreira de announcer. Bruce conseguiu a chance de ouro no UFC 8, em fevereiro de 1996, e a partir dali ganhou o posto de locutor oficial do UFC, encantando plateias com sua voz firme, potente e arrebatadora, sem a pretensão de parar, pelo menos por enquanto.




Tomara que tenhamos mais um show de apresentação do Bruce Buffer e uma noite cheia de boas lutas, com muitas emoções e nocautes neste sábado de isolamento social por conta da pandemia.
Um grande abraço espinosense.

 

terça-feira, 23 de março de 2021

2638 - Isso sim é sertanejo raiz!

Assim como tudo no mundo, a música também muda, nem sempre para melhor. Há boas coisas acontecendo no cenário musical, como sempre, mas o espaço para a boa música a cada dia fica mais estreito. Aquela velha música sertaneja, que verdade seja dita, nunca teve o espaço merecido nem em outros tempos, agora praticamente desapareceu da mídia, relegada quase ao ostracismo, sufocada pela overdose de sertanejos universitários e afins.
Assim é que descobri um canal recém criado no You Tube de uma dupla com foco na verdadeira música caipira, o chamado sertanejo raiz. Eles já mantém uma página no Facebook há mais tempo, onde publicam suas interpretações. Trata-se de uma dupla que valoriza a tradicional canção sertaneja, tocando clássicos da importante vertente musical brasileira. Eles são aqui de Montes Claros, a dupla de músicos e cantores Ney Nogueira e Fazzendeiro. O segundo eu não conheço, mas o Ney é meu amigo e companheiro de futebol nas peladas da AABB, carinhosamente chamado por todos nós de Balotelli, devido à sua característica de jogar como atacante e de ser um grande artilheiro. Balotelli é um sujeito entusiasmado, alegre e bem-humorado, gente muito boa, boa até na viola e no vocal, como se vê. 




Se gostam da tradicional e pura música sertaneja raiz, no You Tube vocês podem acessar https://www.youtube.com/channel/UCQ0XfDxeEAAv858nlgKb7EQ e no Facebook, acessar https://www.facebook.com/Fazzendeiro. Se após assistirem aos vídeos, sentirem-se felizes, não deixem de se inscrever no canal para receber novos vídeos.  
Um grande abraço espinosense. 


     

2637 - O Pinkfloydiano "The Dark Side of the Moon"

A obra-prima já se apresenta instantaneamente na fascinante capa do álbum, na imagem de um prisma transformando um solitário raio de luz, sob um fundo preto, em um multifacetado arco-íris. A imagem impactante, criada pelos designers especializados em capas de álbuns de Rock, Aubrey Powell and Storm Thorgerson, já indica que o conteúdo da obra é algo singular e extraordinário, saído da mente brilhante de Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright, os quatro integrantes da banda britânica Pink Floyd. O mítico álbum "The Dark Side of the Moon" ainda é um fenômeno, mesmo com seus exatos 48 anos desde o lançamento em 1º de março de 1973. 
Com a saída do líder e fundador da banda em 1968, o genial Syd Barrett, por problemas psiquiátricos agravados por consumo excessivo de drogas, o Pink Floyd se transformou sem perder a força musical, com suas composições grandiloquentes e seus versos discorrendo sobre as inquietações humanas do cotidiano como a morte, o tempo, a solidão, a loucura, a miséria, a guerra, a dor, o dinheiro, a falta de humanidade. Ainda gerado no processo de criação coletiva, este álbum alcançou as paradas de sucesso, vendendo milhões de cópias e trazendo prestígio e dinheiro aos músicos ingleses, batendo recordes de permanência na Billboard. Gravado no Abbey Road Studios, em Londres, em diversas sessões entre maio de 1972 e janeiro de 1973, "The Dark Side of the Moon" é um álbum coeso e intricado, uma coleção de canções memoráveis, desde a "The Great Gig in the Sky", com a incandescente interpretação vocal da cantora Clare Torry, até "Money", com seus efeitos sonoros ritmados de moedas e caixas registradoras evocando o vil metal e a busca insana e obcecada de alguns em ganhar e acumular dinheiro. O excelente músico Alan Parsons foi o produtor e engenheiro de som, ganhando reconhecimento mundial pela obra.



Entre as muitas histórias sobre o oitavo álbum de estúdio da banda, existe a de que o disco teria sido criado como trilha sonora do filme "O Mágico de Oz", uma balela. Há a história, verídica, de que o Pink Floyd pensou em denominar o disco de "Eclipse", pois a banda "Medicine Head" havia lançado um ano antes um disco com a mesma denominação, "The Dark Side of the Moon". Como aquela banda não fez muito sucesso, eles resolveram manter o nome do álbum, realizando shows com todo o repertório mesmo antes de lançá-lo.           
A partir deste disco, o Pink Floyd deixou a criação coletiva e tornou-se refém das ideias do seu novo líder, o criativo Roger Waters, autor de todas as letras dali em diante. A bela "Comfortably Numb" foi a última canção criada em parceria por Waters e Gilmour. Em 1986, Waters deixou o Pink Floyd para continuar em carreira solo, completamente rompido com Gilmour, que continuou com a marca da banda, lançando discos posteriores, porém com menos sucesso. Infelizmente, em 2008, o tecladista Richard Wright morreu, vítima de um câncer devastador. 

Lado A:
Nº - Título da Música - Compositores - Duração
1)  "Speak to Me" (Nick Mason) - 01h30
2)  "Breathe"  (Roger Waters, David Gilmour e Richard Wright) - 02h43
3)  "On the Run" (Roger Waters e David Gilmour) - 03h36
4)  "Time" (Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason) - 07h01
5)  "The Great Gig in the Sky" (Richard Wright e Clare Torry) - 04h36
Lado B:
Nº - Título da Música - Compositores - Duração
1)  "Money" (Roger Waters e David Gilmour) - 06h22
2)  "Us and Them" (Roger Waters e Richard Wright) - 07h46
3)  "Any Colour You Like" (David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright) - 03h25
4)  "Brain Damage" (Roger Waters) - 03h48
5)  "Eclipse" (Roger Waters) - 02h03




Créditos:
Pink Floyd:
Roger Waters - baixo, vocal, guitarra, sintetizador VCS 3 e efeitos gravados
David Gilmour - guitarra, teclados, baixo, vocal e sintetizador VCS 3
Nick Mason - percussão, bateria e efeitos gravados
Richard Wright - teclados, vocal e sintetizador VCS 3

Músicos de Apoio: 
Dick Parry - saxofone
Lesley Duncan - vocal de apoio
Doris Troy - vocal de apoio
Barry St. John - vocal de apoio
Liza Strike - vocal de apoio
Clare Torry - vocal em "The Great Gig in the Sky"

Técnicos de Produção:
Pink Floyd - produtor
Peter James - assistente de engenheiro de som
Chris Thomas - mixagem
Alan Parsons - engenheiro de som

Discografia do Pink Floyd em estúdio:
1) "The Piper at the Gates of Dawn" - Lançamento: 1967 - Faixas: 11
2) "A Saucerful of Secrets" - Lançamento: 1968 - Faixas: 7
3) "Ummagumma" - Lançamento: 1969 - Faixas: 16
4) "More" - Lançamento: 1969 - Faixas: 13
5) "Atom Heart Mother" - Lançamento: 1971 - Faixas: 5
6) "Meddle" - Lançamento: 1971 - Faixas: 6
7) "Obscured by Clouds" - Lançamento: 1972 - Faixas: 10
8) "The Dark Side of the Moon" - Lançamento: 1973 - Faixas: 10
9) "Wish You Were Here" - Lançamento: 1975 - Faixas: 5
10) "Animals" - Lançamento: 1977 - Faixas: 5
11) "The Wall" - Lançamento: 1979 - Faixas: 26
12) "The Final Cut" - Lançamento: 1983 - Faixas: 13
13) "A Momentary Lapse of Reason" - Lançamento: 1987 - Faixas: 11
14) "The Division Bell" - Lançamento: 1994 - Faixas: 11
15) "The Endless River" - Lançamento: 2014 - Faixas: 18


"O lado escuro da lua não existe, na verdade é tudo escuro". O ensaio sobre a loucura e a inquietação humana parece, mais do que nunca, atual. Pena que muitos até hoje não conseguem entender as ideias e letras belas e profundas do Waters, um desperdício. 
O Pink Floyd acabou, mas não a sua obra exponencial e atemporal, com toda sua sonoridade diferenciadamente complexa eternizada nos seus vários álbuns de valor inestimável. Foram 15 álbuns originais. Um deles, este "The Dark Side of the Moon", certamente está e estará para sempre entre os melhores álbuns da história do Rock and Roll. E eu tenho em casa este tesouro!
Um grande abraço espinosense.



segunda-feira, 22 de março de 2021

2636 - Tristeza... Meu amigo Walter se foi...

A semana não poderia se iniciar pior e mais triste. Logo de manhã tomo conhecimento de uma perda irreparável de um grande amigo. A maldita Covid-19 acaba de levar mais um digno trabalhador brasileiro, meu amigo bocaiuvense Walter José Pereira, companheiro leal e camarada das peladas de futebol na AABB Montes Claros. Carinhosamente o chamávamos de Walter Cabeção, apelido que ele aceitava numa boa, sem apelação.  
Há cerca de duas semanas, eu o encontrei saudável e tranquilo diante de um cartório aqui em Montes Claros. Cumprimentamo-nos e nos falamos por alguns minutos, inclusive sobre o nosso Galo, sobre a saudade e a vontade de retornar brevemente às peladas e também sobre o risco de nos contaminar pelo vírus. Hoje, através de uma mensagem enviada por um amigo em comum, tomei conhecimento deste terrível acontecimento, seu falecimento ainda tão jovem.
Perdemos um grande amigo, um fiel companheiro, um notável cidadão trabalhador e especial esposo e pai de três meninas, honrado, digno, responsável. Um cara muito legal, brincalhão, sereno, bem-humorado, de bem com a vida. Muito triste, muito triste mesmo.
À esposa Clara, às filhas Heloíse, Hannah e Talita e aos demais familiares e amigos de Walter, o meu sentimento profundo de imensa dor e tristeza e a minha solidariedade neste momento tão difícil e desesperador. Que Deus os conforte plenamente, dando-lhes bastante força para manter a fé, com paciência e resignação.
Aos familiares, amigos e companheiros, mais uma súplica. Pelo amor de Deus, cuidem-se! Esta terrível doença não é uma "gripezinha" ou um "resfriadinho" como uns afirmam, de forma irresponsável e insensível. Este novo Coronavírus é muito letal e mata não só idosos com comorbidades, mas também gente jovem e com boas condições físicas, inclusive crianças. Não se deixem tomar pelo fanatismo e pela ignorância, atendam aos pedidos da comunidade científica e façam pelo menos o básico: usem máscara, lavem constantemente as mãos e evitem aglomerações. Pelo amor de Deus! A vida, nossa e dos outros, é a coisa mais importante do mundo! Protejam-se!
Nosso querido Walter Cabeção nos fará imensa falta. Perdi um amigo muito querido. E sei que a recíproca era verdadeira. Guardarei na memória seu apoio constante nos nossos eventos solidários, nossas resenhas, nossas participações nas peladas e campeonatos da AABB, nossas brincadeiras, sempre com muita amizade, respeito e senso de humor. Que o bom Deus o receba de braços abertos no Paraíso e lhe conceda o descanso eterno em completa e merecida paz. 
Um grande, apertado e triste abraço espinosense.   













domingo, 21 de março de 2021

2635 - O tocante "Rosa e Momo"

Aos aficionados por cinema da melhor qualidade, sobretudo aos que apreciam um bom drama, indico uma ótima produção cinematográfica italiana. O filme "Rosa e Momo" é dirigido pelo filho da protagonista, a mítica Sophia Loren, que após dez anos de afastamento das telas, retorna aos 86 anos com todo seu talento. Além da direção, o Edoardo Ponti assina em conjunto com  Ugo Chiti o roteiro, baseado no romance "La Vie Devant Soi" de Romain Gary, lançado com o pseudônimo Émile Ajar. O filme, de 1h34min, tem "La Vita Davanti a Sé" na denominação original, com o nome de "The Life Ahead" na língua inglesa. A mesma história foi filmada e lançada em 1977, com o nome de "Madame Rosa" ("La Vie Devant Soi"), estrelada pela atriz francesa Simone Signoret. Muito bem sucedido, este filme do diretor Moshé Mizrahi ganhou o Oscar de "Melhor Filme Estrangeiro" (1978) e o César de "Melhor Atriz" para Simone Signoret.



"Rosa e Momo" é muito lindo. O filme trata de assuntos pesados com uma delicadeza ímpar. Mas é quase inevitável deixar fluir rosto abaixo algumas lágrimas. A triste realidade dos menos afortunados é mostrada sem subterfúgios, mas com encantadora suavidade. A fita passeia por um amplo plano social: os meninos abandonados ainda pequenos, a dureza da vida das prostitutas, o preconceito contra os homossexuais e imigrantes, os horrores do holocausto. Mas fala também substancialmente sobre o amor, a força transformadora do amor. O elenco mostra boas atuações, com destaque especial para o jovem protagonista Momo, brilhantemente interpretado pelo Ibrahima Gueye.    

Elenco:
Sophia Loren - Madame Rosa
Ibrahima Gueye - Momo
Abril Zamora - Lola
Diego Iosif Pirvu - Iosif
Renato Carpentieri - Doutor Coen
Babak Karimi - Hamil
Massimiliano Rossi - Traficante de drogas

Além de toda a beleza do filme, a canção final, "Io Sì", criação conjunta de Laura Pausini, Diane Warren e Niccolò Agliardi, é uma maravilha. Interpretada pela cantora italiana Laura Pausini, ela foi indicada ao Oscar e irá disputar o prêmio de "Melhor Canção Original" com "Husavik" (Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga), "Hear My Voice" (Os Sete de Chicago), "Speak Now" (Uma Noite em Miami) e "Fight For You" (Judas e o Messias Negro). A mesma canção foi premiada com o Globo de Ouro há poucos dias na categoria "Melhor Canção Original". 
O filme, que certamente tocará seu coração, especialmente neste momento sombrio em que mais do que nunca precisamos exercitar o amor ao próximo, está disponível para ser visto desde 13 de novembro de 2020 na Netflix. Não deixe de ver.
Um grande abraço espinosense.






sábado, 20 de março de 2021

2634 - Velhos tempos de tranquilidade e proximidade despreocupadas

Quanto mais me desencanto com a sombria situação do país nesta pandemia terrível do novo Coronavírus, em que milhares de brasileiros estão perdendo suas vidas em um ritmo assustador, mais eu recorro a imagens de alegria do passado para encontrar forças para encarar com esperança e fé o futuro que talvez nem mesmo chegue. 
O dia de São Cristóvão, padroeiro dos peregrinos, caminhoneiros, taxistas, motoristas e viajantes em geral, é comemorado anualmente em 25 de julho, de acordo com a tradição da Igreja Católica, data ainda um pouco distante no calendário, mas as imagens que publico abaixo me trazem boas lembranças de um tempo em que podíamos nos reunir com os familiares e amigos em praça pública, completamente livres e descontraídos, sem a preocupação em nos contaminar com uma doença tão letal e terrível como esta Covid-19 que atualmente apavora o mundo inteiro.
As fotografias foram tiradas na Praça Coronel Joaquim Tolentino, na lateral da Igreja Matriz de São Sebastião, em um evento de comemoração do dia de São Cristóvão. Nais imagens pode-se ver as presenças de três saudosos espinosenses que já não estão entre nós: meu amigo Albertozzi, meu sogro Moacir e meu tio Genésio. 
Que tudo possa se resolver o mais rápido possível com a vacinação em massa de toda a população mundial, para que possamos retornar à normalidade simples de poder estar em contato com os demais irmãos em Cristo com toda tranquilidade e contentamento. Que Deus nos proteja!
Um grande abraço espinosense. 




2633 - A Banda Que Nunca Existiu

O nome é bastante interessante, bem excêntrico: "A Banda Que Nunca Existiu". A ABQNE, nas iniciais, é na verdade um projeto musical antigo dos amigos compositores paulistanos Humberto Lyra e Luiz Pissutto que, por anos literalmente engavetado, finalmente se transforma em realidade. Com muitas canções autorais escritas, guardadas e esquecidas por muito tempo em fitas cassete e em um caderno em casa, a dupla enfim está gravando e lançando nas redes sociais, aos poucos, o projeto que conta com a participação de vários intérpretes de renome, entre eles Zeca Baleiro, Paulinho Moska e Pedro Mariano. O Ex-integrante da banda gaúcha "Engenheiros do Hawaii", o guitarrista Augusto Licks, interpreta a canção "Só Uma Vez", enquanto Pedro Mariano canta "Essa Canção". "Alice", mais uma música do álbum, é cantada por Paulinho Moska e Zeca Baleiro se incumbiu da interpretação de "Zero Grau". Outra artista convidada é a finalista do The Voice Brasil, Luana Camarah, que canta "Algum Lugar ao Sol". 
Como eles mesmo recomendam: "Sente-se, sinta, abra um vinho, coloque o seu fone de ouvido e deguste sem moderação". Façamos o que eles pedem, sem pestanejar.
Um grande abraço espinosense.












sexta-feira, 19 de março de 2021

2632 - A hora de a onça beber água na Champions League

Está chegando a hora da decisão, a hora de ver quem tem mais garrafa vazia pra vender, a decisiva hora de a onça beber água, como diz a sabedoria popular. É que nesta sexta-feira a UEFA realizou em sua sede o sorteio dos confrontos das quartas de finais da Champions League. Mesmo sem a presença nesta fase do antes todo-poderoso Barcelona de Messi e do gigante Juventus de Cristiano Ronaldo, a disputa promete ser emocionante entre oito grandes clubes da Europa. São três da Inglaterra, dois da Alemanha e um da Espanha, um da França e outro de Portugal. 
A grande final da Liga dos Campeões da Europa está marcada para acontecer na cidade de Istambul, na Turquia, no dia 29 de maio, no Estádio Olímpico Atatürk. Mas para chegar lá e levantar a tão cobiçada taça "orelhuda", os oito classificados às quartas de finais terão que mostrar competência, eficiência e sorte. Entre esses oito pretendentes, há quem nunca venceu a competição, casos de Paris Saint-Germain e Manchester City; há quem venceu uma única vez como o Chelsea e o Borussia Dortmund; há quem venceu duas vezes, como o Porto; e há os grandes campeões como o Liverpool e o Bayern, que venceram seis vezes, e o maior vencedor da história, o Real Madrid, com suas incríveis 13 conquistas da Champions League.   

Quartas de finais da Champions League:
6 ou 7 de abril - Manchester City x Borussia Dortmund
13 ou 14 de abril - Borussia Dortmund x Manchester City
6 ou 7 de abril - Porto x Chelsea
13 ou 14 de abril - Chelsea x Porto
6 ou 7 de abril - Bayern de Munique x PSG
13 ou 14 de abril - PSG x Bayern de Munique
6 ou 7 de abril - Real Madrid x Liverpool
13 ou 14 de abril - Liverpool x Real Madrid

Conforme o sorteio, o Porto de Sérgio Conceição e Tecatito Corona receberá o Chelsea de Thomas Tuchel e Timo Werner em casa no primeiro jogo, com data prevista para os dias 6 ou 7 de abril, com a partida de volta em 13 ou 14 de abril. O Manchester City de Pep Guardiola e Kevin De Bruyne receberá o Borussia Dortmund de Edin Terzic e Erling Haaland. O Real Madrid de Zinedine Zidane e Toni Kroos recepcionará o Liverpool de Jürgen Klopp e Mohamed Salah e, no confronto que promete ser o mais emocionante, o Bayern de Munique de Hansi Flick e Robert Lewandowski receberá o Paris Saint-Germain de Mauricio Pochettino e Kylian Mbappé. Nas semifinais, marcadas para acontecer nos dias 27 e 28 de abril (ida) e 4 e 5 de maio (volta), os vencedores dos confrontos Manchester City x Borussia Dortmund e Bayern de Munique x PSG irão se enfrentar. Os vencedores dos jogos entre Porto x Chelsea e Real Madrid x Liverpool se enfrentarão. Assim, infelizmente, está descartada uma final entre Manchester City e Bayern, o que seria sensacional. Mas este confronto dos melhores times da atualidade pode acontecer na semifinal, o que será ótimo para os que apreciam futebol de alta qualidade técnica e tática. Eu estou torcendo para que o Manchester City, do excelente treinador Pep Guardiola, finalmente consiga levantar a taça de campeão desta temporada da Champions. Aguardemos então.
Um grande abraço espinosense.


Bayern, o mais recente Campeão da Champions League


quinta-feira, 18 de março de 2021

2631 - A tristeza se espalha por todo lado

Os tempos atuais são terrivelmente sombrios e continuamente tristes, com perdas significativas de pessoas queridas da nossa comunidade espinosense e da região. Dia após dia as más notícias surgem nos informando dos falecimentos em série em Espinosa e demais cidades do Norte de Minas, alguns deles causados pela terrível Covid-19, enlutando famílias inteiras.
O dia de ontem foi terrivelmente triste e desalentador, com informações de nada menos que sete perdas relevantes para as sociedades espinosense, monte-azulense, porteirinhense e de outros lugares, ocorridas nos últimos dias. Faleceram Dadá, esposo de Celya Lima; Cidinha, irmã da educadora Maria Sônia e mãe do advogado Felippe Sepúlveda; Nélson Cirqueira, irmão de Mazinho e Joana Cirqueira; e Dona Dola, mãe de Naneza e sogra de Orlando. Todas essas mortes em Espinosa. E ainda houve o falecimento do Jorge, irmão da minha amiga Maria Lucélia de Aguiar, de Porteirinha; a morte do senhor Antônio, pai da minha amiga e colega Anair Lima e a partida de uma querida figura da comunidade de Monte Azul, o Agenor Brito Filho.
A todas essas pessoas amigas e conterrâneas, integrantes das famílias enlutadas, o meu abraço solidário neste terrível momento de sofrimento e tristeza, além das orações ao bom Deus para que lhes dê muita serenidade, paciência, fé e força para suportar tão grandes perdas. E que os nossos irmãos falecidos consigam descansar no Reino dos Céus em completa paz.
Os tempos são duros! E desalentadores! Vamos nos cuidar e pedir proteção a Deus por nós e por todos!
Um grande abraço espinosense.

OBS: Peço desculpas à família de Nélson Cirqueira por não ter em mãos uma fotografia para publicar aqui.

Dadá

Dola

Cidinha

Jorge

Agenor

Antônio

segunda-feira, 15 de março de 2021

2630 - O craque Cristiano Ronaldo fazendo história e superando o Rei Pelé

Estamos vivendo uma época deveras importante e significativa na história do mundo. Passamos atualmente por uma das mais desesperadoras pandemias da história que, infelizmente, já ceifou a vida de mais de 2 milhões e 640 mil pessoas e paralisou grande parte do planeta, com consequências catastróficas em todas as áreas da vida humana. Mesmo em meio a este cenário de tristeza e destruição, o esporte continua nos permitindo emoções diferenciadas. Nesta semana, mais um recorde expressivo do Rei do Futebol foi finalmente batido em terras italianas. 
Atual dono da camisa 7 do poderoso Juventus de Turim, o craque Cristiano Ronaldo conseguiu uma façanha quase inacreditável, a de suplantar o Rei do Futebol Pelé em número de gols em partidas oficiais. No ano passado, o cracaço Lionel Messi já havia batido o recorde de gols do Rei Pelé em jogos por um único clube, na partida com vitória do Barcelona sobre o Valladolid por 3 a 0, válida pela 15ª rodada do Campeonato Espanhol de 2020. Pelé anotou 643 gols em 660 jogos oficiais pelo Santos, uma média de 0,97 gols por partida. Messi chegou naquele jogo aos 644 gols em 749 partidas pelo Barcelona, com uma média de 0,85 por jogo.
Na partida em que o Juventus venceu o Cagliari por 3 x 1 neste domingo, 14 de março de 2021, na Sardegna Arena, pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Italiano, o demolidor atacante português Cristiano Ronaldo fez mais um hat-trick na sua vitoriosa carreira, o segundo em jogos de Campeonato Italiano pelo Juventus e o 57º em toda sua carreira de atleta profissional do futebol, atuando por Sporting, Manchester United, Real Madrid, Juventus e Seleção de Portugal. Só nesta temporada, o gajo já marcou 30 gols em 33 partidas. Com esses três gols, um de cabeça, um de pênalti e outro de um chutaço de perna esquerda, Cristiano chegou a incrível marca de 770 gols em 1.055 partidas oficiais, superando o gigante Pelé, que havia marcado 767 gols em 830 jogos oficiais na carreira, inclusive gols feitos em 13 partidas pela Seleção Paulista e um jogo pela Seleção Militar. Estes números dão uma média de 0,92 gols por partida para o Rei, enquanto Cristiano Ronaldo tem uma média de 0,72 por jogo. 



Temos, nós aficionados por futebol, que vibrar e comemorar a oportunidade de estar vivenciando a história diante dos nossos olhos, com a ajuda da televisão e da Internet. Poder assistir às performances de dois grandes ídolos e fenômenos do esporte como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo é uma dádiva. Esses dois gigantes do futebol também têm os seus recordes, mas talvez não superem o inacreditável número de 1.283 gols marcados em 1.375 jogos pelo eterno Rei do Futebol, o Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Parabéns ao Cristiano Ronaldo pela incrível proeza de suplantar o maior jogador da história do futebol! Vida longa e saudável ao grande atleta português!
Um grande abraço espinosense.



domingo, 14 de março de 2021

2629 - Pequenas lembranças de um passado feliz

Infelizmente algumas pessoas bastante queridas vão-se embora precocemente, deixando no coração da gente um gigante emaranhado de dor, tristeza e saudade. Assim ocorreu com cinco amigos-irmãos da minha eterna Rua da Resina. Partiram prematuramente deste mundo terreno Jésus Natalino Vieira, Jorge Adaílson Cordeiro dos Santos, Francisco Carlos Gonçalves Lopes, José Valite e Geraldo Gonçalves Lopes. E como também se foram para outra dimensão, ícones da nossa singular rua, personagens inesquecíveis como João Meira Gomes, Luiz Nogueira Tolentino e Florisvaldo Lopes Cruz, entre outros.



Orgulho-me enormemente e agradeço dia após dia por Deus ter-me dado a dádiva de nascer e viver naquela estreita e abençoada rua de paralelepípedos que ladeia o Rio São Domingos, antes um paraíso natural para toda a comunidade e sobretudo para uma geração singular de meninos e meninas cheios de sonhos e entusiasmo. Não bastasse o ambiente natural afortunado, contávamos com uma turma coesa e animada, sempre envolvida no respeito à Natureza, na prática de esportes e no exercício constante da arte e da cultura, seja na música, na poesia e na criação e elucidação de charadas. Corriqueiro era criar poesias para a anual queima do Judas, para competições culturais, para homenagens quaisquer e até para registrar fatos do cotidiano, muito influenciados positivamente por nosso mentor Luizão e demais figuras ilustres da nossa rua.


    
Dia desses, recebi um envelope enviado pela minha amiga Júlia Montalvão, esposa do falecido amigo-irmão Gera de Vavá. Como havia me prometido em encontro anterior ocorrido em Espinosa, ela me passou às mãos alguns simples documentos guardados com carinho desde os nossos bons tempos de juventude. Um deles é um pequeno cartão de Natal com dedicatória da nossa turma de amigos endereçada a alguém que não consegui identificar. 



Outro papel contém uma poesia intitulada "Ébrios", escrita por Carlos Magno Tolentino Vieira, o Magrão. Nos seus versos, Magrão descreve com detalhes poéticos um fato bastante engraçado envolvendo alguns dos nossos companheiros em um banho de rio misturado com pescaria e cachaça em que Jésus, ou Dézio como também era chamado, quase se afogou em pouco mais de 15 cm de água corrente no Rio São Domingos. 




Outro papel traz um "edital" em que eu havia criado e datilografado um documento de 14 regras para serem seguidas impreterivelmente em uma viagem de passeio à cidade de Montezuma, na época conhecida como Água Quente. Obviamente que as regras impostas eram pura gozação, nada mais que brincadeira tão normal e costumeira na turma. 



O derradeiro documento, datado de 27 de outubro de 1981, é uma despedida emocionante e carinhosa feita em forma de poesia pelo nosso amigo Valdivino Pinto de Rezende, quando de sua mudança de Espinosa para Brumadinho. Nos seus versos, Valdivino demonstra toda sua verve poética para transmitir à cidade de Espinosa, especialmente à nossa Rua da Resina, todo o seu carinho e consideração para com todos nós. Vale registrar aqui suas considerações finais no documento, que muito me alegraram.
"Aos amigos de Espinosa, especialmente da Resina: 
Comigo não existe a palavra despedida. Existe um até breve, carregado de saudade, emoção e talvez regado de lágrimas internas, pela separação física. Meu pensamento e meu espírito estarão sempre com vocês, onde quer que eu esteja. Minha despedida é um apertar de mãos e um até breve. E uma declaração de amor expressa e assinada a todos vocês da Resina: EU AMO TODOS VOCÊS, sem distinção de solteiros ou casados, noivos ou namorados, velhos ou novos, homens ou mulheres."




Este sentimento de pertencimento, de acolhimento, de fazer parte profundamente de uma comunidade amorosa, pacífica e harmoniosa, era um dos pilares da concórdia que imperava na minha amada Rua da Resina. Infelizmente, talvez pela passagem inclemente do tempo que tudo muda, isso parece estar se perdendo aos poucos no ar nesses tempos sombrios que vivemos. Espero estar enganado.
Tenho plena consciência de que esses velhos e amarelados papéis não têm o menor significado e valor para a grande maioria de vocês leitores, mas para mim e para mais alguns amigos que viveram esses momentos, essas lembranças têm importância extremamente relevante e nos trazem imensa alegria.   
Ficam aqui registrados os meus agradecimentos a Júlia pelos tesouros me presenteados e a imensa saudade dos amigos que já se foram, mas que continuarão eternizados no meu coração sempre aberto.
Um grande abraço espinosense.           

sábado, 13 de março de 2021

2628 - Valorize a vida! Ela é o seu maior tesouro! Vacine-se!

O mundo vive atualmente um dos piores momentos da sua história. Há mais de um ano sob uma pandemia gigante de uma nova forma de Coronavírus que paralisou boa parte dos países, o planeta sofre as terríveis consequências humanas, sociais e econômicas. O nosso Brasil, infelizmente, é um dos países mais afetados, contando atualmente com um número assustador de vítimas da pandemia, só atrás dos Estados Unidos. Com os números atualizados de hoje, 13 de março de 2021, os Estados Unidos lideram a triste estatística de afetados pela Covid-19, com 29.348.101 infectados e 532.593 mortos. Na triste segunda posição está o Brasil, com 11.363.380 infectados e 275.105 mortos. 



A situação está bastante crítica em muitos estados do país, com várias capitais e grandes, médias e pequenas cidades em desespero, onde a lotação dos leitos dos hospitais está perto do colapso, com falta de oxigênio, UTI e profissionais de Saúde. A situação é gravíssima e preocupante, pois a velocidade da contaminação da população está acima da capacidade de atendimento da rede pública de Saúde, o que já está causando mortes nas filas de espera para internação. 
A única solução para a interrupção plena da pandemia é a vacinação em massa. Mas para que isso aconteça é preciso que o governo federal adquira a quantidade necessária para a vacinação de pelo menos 75% da população, o que infelizmente não aconteceu até o momento. Até o presente momento foram vacinados apenas 9.539.078 pessoas, o que equivale a 4,5% da população brasileira, uma porcentagem diminuta. 



Mesmo com a certeza avalizada pela Ciência de que a vacina é a única possibilidade concreta da resolução do problema da pandemia, algumas pessoas pouco sensatas e sábias continuam insistindo na negação do poder da vacina, recusando-se a tomá-la, com receio de efeitos colaterais. Grandes personalidades do mundo, mesmo as mais conservadoras, já se vacinaram, tomando a vacina diante das câmeras de televisão para dar o exemplo aos seus conterrâneos. Alguns deles: Benjamin Netanyahu, Mike Pence, Rainha Elizabeth II, Príncipe Philip, Bill Clinton, George W. Bush, Joe Biden, Barack e Michelle Obama, Chico Buarque, Gilberto Gil, Sílvio Santos, Fernanda Montenegro, Elza Soares, Stênio Garcia, Lima Duarte, Dedé Santana, Ary Toledo, Paulinho da Viola, Susana Vieira, Caetano Veloso, Raul Gil, Ney Matogrosso, Roberto Carlos, Jô Soares, o casal Tarcísio Meira e Glória Menezes, Martinho da Vila, Cid Moreira, Betty Faria, Maurício de Sousa, Renato Aragão, Rosamaria Murtinho, Ary Fontoura, Stepan Nercessian, Zezé Motta, Laura Cardoso, Solange Couto, Paulo César Pereio, Leny Andrade, Ziraldo, Príncipe Charles, Jane Fonda, Willie Nelson, Tony Bennett, Steve Martin, Ian McKellen, Judi Dench, Oliver Stone, Joan Collins, Loretta Lynn e muitos outros mais.


 
É tempo de refletirmos profunda e serenamente sobre os cuidados que devemos tomar para proteger as nossas vidas e as vidas dos outros ao nosso redor. Só a vacina nos salvará a todos desta feroz e letal pandemia. Portanto, não a tema. Você pode até não se lembrar, mas certamente, desde que nasceu, já foi vacinado inúmeras vezes contra as mais variadas doenças como paralisia infantil, tuberculose, hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, meningite, pneumonia, otite, febre amarela, caxumba, rubéola e sarampo. Esta vacina contra a Covid-19 é só mais uma que nos dará novamente a chance de viver em paz, com bastante saúde, sem nenhuma complicação, podendo nos relacionar tranquilamente com as nossas pessoas queridas em plena liberdade de ir e vir. E se até a Rainha Elizabeth e os reis Roberto Carlos e Pelé tomaram a vacina, por que nós, mortais plebeus, não tomaríamos?
Um grande abraço espinosense.