Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 30 de junho de 2010

23 - Depois de uma "Soneca", o "Zangado" e "Dengoso" "Mestre" "Dunga" está "Feliz". "Atchim!" Desculpe-me o resfriado.

Desculpe-me pela brincadeira no título, mas não poderia deixar de fazê-la. É da minha natureza. Vamos ao assunto, com seriedade. Nunca fui admirador do futebol apresentado por Dunga nos seus tempos de atleta profissional. Sou fanático por futebol, mas futebol de qualidade, de criatividade, de talento, de habilidade. Dunga não teve essas qualidades todas. Foi apenas um bom jogador, de muita raça, muita força e com um bom passe, além de bastante personalidade e um talento especial para a liderança. Agora, como treinador da seleção brasileira, ele tem demonstrado competência e tem levado o Brasil a grandes conquistas, mesmo com um estilo de jogo que tem despertado críticas, muitas críticas. Minhas, inclusive. Ele apostou tudo no seu trabalho e na união do grupo, implantando um tipo de comando militaresco. É certo que ele corre o risco de não ganhar a Copa e ser novamente massacrado pela mídia, mas o que se descortina para 11 de julho, na final da Copa, é mais uma conquista do vitorioso futebol brasileiro. Assim como Zagallo, teremos que "engolir" o zangado Dunga. Aguardemos os acontecimentos.

Mas Dunga merece elogios mesmo é por ter colocado um fim no vergonhoso monopólio da Rede Globo na cobertura da seleção brasileira, que vinha se mantendo há um longo período, em detrimento das outras emissoras. Talvez por ter trabalhado como comentarista na Rede Bandeirantes, tempos atrás, ele tenha percebido a completa falta de acesso enfrentada pelos profissionais da imprensa que não pertenciam à toda-poderosa Vênus Platinada. Se vocês se recordam, a jornalista Fátima Bernardes tinha, na copa passada, acesso irrestrito à concentração e até mesmo fazia entrevistas e reportagens dentro do ônibus da seleção, no trajeto para o estádio. Isso acabou, finalmente. Há relatos na imprensa de que Fátima foi barrada na porta da concentração, por ordem expressa de Dunga, causando enorme mal-estar na emissora carioca. A Globo então, mesmo se sentindo insatisfeita, resolveu não retaliar.
Assim, só nos resta parabenizar o técnico brasileiro por ter, corajosamente, extinguido essa anomalia, que durante anos imperou no cenário esportivo brasileiro.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

22 - O Brasil está estreando na Copa

Enfim uma boa atuação. Depois de alguns jogos abaixo da crítica (Coréia do Norte e Portugal) e outro razoável (Costa do Marfim), eis que finalmente a seleção canarinho começa a empolgar os aficionados do bom futebol. Com uma formação com apenas um volante fixo, Gilberto Silva, e mais dois volantes, Ramires e Dani Alves, jogando como armadores, marcando quando atacados e saindo rápido para o ataque, o técnico Dunga acertou na escalação. O time brasileiro facilmente destruiu o fraquíssimo time do Chile, freguês de longa data. Há que se destacar o desempenho espetacular da defesa da nossa seleção, que raramente deixa chegar a bola com perigo ao gol de Júlio César, que tem trabalhado pouco nas partidas. Destaque para Lúcio (o melhor), Juan, Maicon, Gilberto Silva e Ramires. Kaká ainda não tem apresentado o futebol que conhecemos, mas mesmo sem muito brilho, com seus passes milimétricos, tem colocado os atacantes na cara do gol. Robinho só jogou bem contra a Coréia. Depois caiu de produção. E o Luiz Fabiano é aquilo mesmo, fica sumido do jogo e, de repente, balança as redes. É a vida do artilheiro.
Não podemos, entretanto, deixar de reconhecer a sorte que acompanha o Brasil. Enquanto na outra chave se digladiam Argentina, Alemanha, Inglaterra e Espanha, do lado do Brasil é só "mamão com açúcar", como diria Dadá Maravilha. A Alemanha está melhor, mas estou torcendo para que a Argentina chegue à final contra o Brasil. Aí sim, será a maior final de Copa do Mundo de todos os tempos. Aguardemos.

domingo, 27 de junho de 2010

21 - Ótimo futebol na Copa da África do Sul


Finalmente o futebol de ótima qualidade apareceu na Copa do Mundo na África do Sul. Depois de uma fase de classificação com jogos horríveis, com muito 0 x 0 e poucos gols, Alemanha e Inglaterra fizeram uma exibição de gala, mostrando um futebol que a gente gostaria de ver a seleção brasileira jogando. Uma partida realmente emocionante. A Alemanha deu um show de técnica, tática, força, velocidade, belos contra-ataques e ótimas finalizações. Torna-se assim o maior favorito para a conquista do título, até o momento. O jogo das 15:30h, entre Argentina e México, não chegou a tanto, mas não deixou de ser um belo jogo, com muita disputa, pegada e chances de gol. A lamentar nos dois jogos, os inacreditáveis erros dos árbitros e bandeiras, um deles curiosamente chamado Espinosa.

Uma coisa que me chama bastante a atenção nas copas do mundo e me deixa bastante feliz, é o congraçamento entre as torcidas de todos os países. É maravilhoso ver todo mundo torcendo pela sua seleção, totalmente misturados, com toda a harmonia e a alegria do mundo. É claro que deve haver alguma desavença de algum torcedor mais exaltado, pois a bebida é liberada nos estádios. Mas é o mínimo, acredito.

Eu sonho em ver aqui no Brasil, torcedores de Atlético e Cruzeiro, Grêmio e Internacional, Palmeiras e Corinthians, Vasco e Flamengo e tantos outros, torcendo em completa harmonia, em defesa dos seus times, mas com total respeito e cordialidade. Talvez seja apenas um sonho, e impossível, mas quem sabe, no futuro não saberemos desfrutar de um jogo de futebol, com a família, os amigos e adversários (não inimigos) em perfeita paz?

quinta-feira, 24 de junho de 2010

20 - Tracy Chapman, que voz!

Em tempos de domínio da música descartável, de baixíssima qualidade nas letras, nada como escutar o som da voz magnificente da cantora e compositora americana Tracy Chapman. Acompanhada do seu violão, ela encanta não só pelo talento musical, como também pela sua luta na defesa dos direitos civis, sempre engajada em causas sociais, através da Anistia Internacional. Ganhadora de quatro prêmios Grammy, em 1989, com o disco que leva o seu nome "Tracy Chapman", ela lançou ainda mais sete discos: "Crossroads", "Matters of the heart", "New beginning", "Telling stories", "Let it rain", "Where you live" e "Our bright future".
Esqueça um pouquinho só de tudo o que você está ouvindo por aí e dê uma espiada na voz admirável de Tracy Chapman.
http://www.youtube.com/watch?v=zkftyHSf6sQ
http://www.youtube.com/watch?v=Fn01zVMX6Q0
http://www.youtube.com/watch?v=fm1-jPEAe9s
http://www.youtube.com/watch?v=UHiM63vWPXU

segunda-feira, 21 de junho de 2010

19 - Copa do Mundo 2010

A Copa do Mundo de Futebol 2010, na África do Sul, vem se revelando, no geral, uma completa decepção para os amantes do futebol bem jogado, com muito talento, criatividade e belas jogadas. Nas primeiras rodadas, o que se viu foi muita marcação, com muita retranca, poucos gols e algumas surpresas. Grandes equipes, candidatas ao título de campeã mundial, como Espanha, Inglaterra e Alemanha tiveram reveses em seus jogos, com resultados desfavoráveis, em jogos contra equipes de menor qualidade. Até o Brasil teve problemas na estreia contra a fraquíssima Coreia do Norte, suando sangue para conseguir vencer por apenas 2 x 1. Foi uma tristeza. Mas a coisa melhorou consideravelmente no segundo jogo, contra a Costa do Marfim, com a equipe mostrando um bom futebol, principalmente no segundo tempo, com belas jogadas e belos gols. O gol de Luiz Fabiano, o segundo, foi espetacular, mesmo com os toques de braço. O que deixa-me esperançoso é a grande possibilidade de que, a partir dos jogos eliminatórios, o nível aumente bastante e que possamos assistir a grandes batalhas entre as grandes seleções do mundo. E por que não sonhar com uma final entre Brasil e Argentina? Seria o máximo! Vamos aguardar.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

18 - Futebol de salão: um time vencedor


Por muito tempo em Espinosa, o futebol de salão foi disputado em alto nível, com competições disputadíssimas, muita rivalidade, times fortíssimos e jogadores de grande qualidade. Havia campeonatos na AABB e também na Toca dos Craques. E em uma dessas competições, na AABB, chegaram à final as equipes da AABB-Espinosa e do Bradesco, dois ferrenhos adversários. O time da AABB sagrou-se campeão. A foto mostra que, mesmo com tamanha rivalidade, havia o respeito e a amizade entre todos os competidores, demonstrando o fair-play característico dos atletas da nossa cidade. Éramos adversários, mas acima de tudo, grandes amigos.
Na foto: em pé: Jésus (In memoriam), Dailson, Zinho, Quinha, Tone Chaves, Eustáquio, Dió, João Carlos, Valdomiro, Tiãozinho e Dim; agachados: Lelo, Paulo Roberto, Walter, Vitamina, Zequinha e Erisvaldo (In memoriam).


terça-feira, 8 de junho de 2010

17 - Mais um goleiro para o GALO: Fábio Costa

Para tentar acertar de vez o grave problema do gol atleticano, a diretoria trouxe o veterano goleiro Fábio Costa, que estava na reserva do Santos. Trata-se de um bom goleiro, prejudicado por seu temperamento forte, que sempre resulta em boas confusões. Mas era sim necessário contratar um bom goleiro, já que os últimos que vestiram a gloriosa camisa 1 do GALO só decepcionaram a torcida. Depois da saída do excelente Diego Alves, que brilha na Espanha, nenhum goleiro se firmou no time do Atlético. Bruno, Édson, Juninho, Carini, Aranha e Marcelo tiveram as suas oportunidades e não corresponderam às expectativas do treinador e da torcida, com seguidas falhas, algumas grotescas. E pensar que vestiram essa camisa nº 1 do GALO excelentes goleiros como Kafunga, Taffarel, Mazurkievski, Ortiz, Veloso, Diego, Bruno (o do Flamengo), Carlos e João Leite. Esperamos com ansiedade que finalmente o problema seja resolvido.
Mas o problema do GALO não está só no gol. Há que se contratar urgentemente bons jogadores para a zaga e o meio-campo, sob pena de brigarmos mais uma vez contra o rebaixamento. As recuperações de Obina e de Serginho e a chegada de Daniel Carvalho e Mendez não serão suficientes, imagino, para colocar o Atlético como um dos favoritos ao título. Vamos aguardar.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

16 - O melhor time master de todos os tempos de Espinosa









Na história do futebol de Espinosa existiram grandes times, alguns dos quais tive a honra de participar. O Cruzeirinho, o Juventus, o Espinosense, o Santa Cruz, o Milan, o Ipiranga, o Minas, o Sayonara, o Atletiquinho, a M. Teixeira, entre outros. Mas um deles tem uma história de muitos craques e muitas vitórias. Criado pelo Tarcísio, o 9 de Março fez história no futebol espinosense. Com jogadores veteranos consagrados, o 9 de Março jogava por música. Tinha como rival o Bola de Ouro, que durante muito tempo foi o seu principal adversário.

O time base, na sua melhor fase, tinha Rogério no gol; Tintin e Palau nas laterais; a zaga tinha Zinho e Beto; o meio-de-campo contava com Fonso, Tarcísio, Eustáquio e Dai e o ataque era composto por Rubens e Walter. Ainda reforçavam esse timaço, entre outros: Doidinho, Alair, Maurício, Célio, Valdir, Ito, Claudão, Tiãozinho, Ró, Gena, João Carlos, Naneza, etc. Mais do que um time, a turma do 9 de Março era e continua sendo um excepcional grupo de grandes amigos.

Aí estão algumas fotos do inesquecível time do 9 de Março.

15 - Vander Lee

Para quem ainda não conhece, vou dar uma dica de boa música. Procurem ouvir Vander Lee. Cantor e compositor, mineiro de Belo Horizonte, atleticano, autor de lindas baladas e de ótimos sambas, com muito suingue e humor, Vander Lee é a prova concreta de que nem só de axé e funk vive a música brasileira.
Entre tantas músicas maravilhosas, destaco "Aonde Deus possa me ouvir", "Românticos", "Galo e Cruzeiro", "Eu e ela", "Esperando aviões" e tantas outras mais.

Acesse e veja com seus próprios olhos. Não deixe de fazê-lo. Você não se arrependerá.

http://www.youtube.com/watch?v=19OaxjeKkvo
http://www.youtube.com/watch?v=qhSrmV-YDO8
http://www.youtube.com/watch?v=8RxOPe-zG9s
http://www.youtube.com/watch?v=YE7VCErirw4

Abaixo a letra de "Aonde Deus possa me ouvir":

Aonde Deus possa me ouvir

Composição: Vander Lee

Sabe o que eu queria agora, meu bem...?
Sair chegar lá fora e encontrar alguém
Que não me dissesse nada
Não me perguntasse nada também

Que me oferecesse um colo ou um ombro
Onde eu desaguasse todo desengano
Mas a vida anda louca
As pessoas andam tristes
Meus amigos são amigos de ninguém.

Sabe o que eu mais quero agora, meu amor?
Morar no interior do meu interior
Pra entender porque se agridem
Se empurram pro abismo
Se debatem, se combatem sem saber

Meu amor...
Deixa eu chorar até cansar
Me leve pra qualquer lugar
Aonde Deus possa me ouvir

Minha dor...
Eu não consigo compreender
Eu quero algo pra beber
Me deixe aqui pode sair.

Adeus...

Simplesmente maravilhoso...

14 - Que saudade do trem...




Símbolo de uma era de progresso e desenvolvimento, a velha estação ferroviária amarga, indefesa, a sua total deterioração. Tenho na memória, meio incompleta, a imagem dos vagões carregados de cimento que foram inapelavelmente tombados pela fúria da natureza, quando da famosa enchente de 1968, que ficou marcada para sempre na memória dos espinosenses. A saudade do "trem baiano" que, desativado, deixou a população sem um meio de transporte barato e seguro, bate de vez em quando. Viajei uma única vez, de Monte Azul à Montes Claros, e foi uma experiência inesquecível. O time de futebol de salão da AABB-Espinosa iria disputar a fase estadual na bela cidade de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Fomos de carro até Monte Azul, onde pegamos o trem para Montes Claros. A viagem se deu completamente no vagão-restaurante, tomando cerveja e jogando baralho, com o balanço e o som característico do trem. Maravilhosa viagem! Em Montes Claros, alugamos uma velha Kombi que, após alguns problemas mecânicos e um pneu furado, nos conduziu, vivos e inteiros, à cidade de Ituiutaba.

Há, em Montes Claros, uma organização que luta para a volta do famoso "trem baiano", mas até agora, infelizmente, não conseguiu sucesso em sua empreitada.

Gostaria muito que a administração da cidade de Espinosa pudesse reformar a antiga estação ferroviária e construir ali um centro cultural, uma biblioteca pública ou, quem sabe, um escola de música e de teatro para a meninada. Sonhar nunca é demais.
A foto antiga mostra o dia da inauguração da estação ferroviária de Espinosa. Imagine a importância do fato naquela época.