Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

3835 - Ederaldo Gentil, grande sambista baiano

Que o mundo é injusto, todos os que utilizam minimamente bem os seus neurônios, sabem. E no cenário musical esta injustiça é bem nítida, sobretudo nos tempos atuais. Com a maravilhosa e revolucionária abertura propiciada pela tecnologia, milhões de pessoas comuns do mundo tiveram a oportunidade de mostrarem seus talentos nas redes sociais da Internet. Ou a falta deles, também. Infelizmente é o que mais tem, gente sem criatividade nenhuma, nenhum talento, mas que pela lábia privilegiada e o uso de táticas engambeladoras, conseguem atrair e manter a atenção de milhões de pessoas. E faturam alto, tornando-se milionários em pouco tempo, sem criarem arte nenhuma.
Tanta gente talentosa e criativa passa por este mundo sem ter o reconhecimento devido do seu trabalho. Na música então, a realidade é bastante cruel. Enquanto gente desqualificada e medíocre conquista os holofotes e fortunas, outras vocacionadas a criar e construir maravilhas artísticas não recebem a devida importância e consagração. Esta é a história do cantor e compositor soteropolitano Ederaldo Gentil Pereira, nascido no Largo Dois de Julho, em Salvador, em 7 de setembro de 1943.



Ederaldo Gentil, um nome de destaque do Samba feito na Bahia, infelizmente sem alcançar fama e dinheiro, apesar da sua criatividade em construir canções simples, mas belas, profundas e reflexivas sobre temas do cotidiano e da nossa frágil existência. Quando jovem em Salvador, aprendeu a profissão de ourives e relojoeiro, mas também trabalhou em outras áreas, como gerente de casa comercial. Atuou como meia-esquerda no Esporte Clube Guarany, elogiado pelo talento com a bola. Mas sua alma já estava tomada pela paixão pelo Samba. Filho de Dona Maria José de Souza, a Dona Zezé, e Sêo Carlos Gentil Peres, após se mudar para o Bairro do Tororó, começou compondo músicas para o Carnaval e lançou seu primeiro disco, um compacto simples, em 1973, com as canções "Triste Samba" e "O Ouro e a Madeira". Dois anos mais tarde, lançou seu primeiro álbum, denominado "Samba, Canto Livre de Um Povo". Depois veio "Pequenino", em 1976, e "Identidade", em 1984. Destacou-se na Bahia ao lado de outros compositores como Batatinha, Riachão, Panela, Nélson Rufino, Tião Motorista, Chocolate, Edil Pacheco e Roque Ferreira. Algumas de suas composições alçaram voo e foram gravadas por grandes nomes da MPB, casos de Jair Rodrigues, Eliana Pittman, Leny Andrade, Beth Carvalho, Alcione e Roberto Ribeiro. Indubitavelmente, a sua mais conhecida e valorizada composição é a linda "O Ouro e a Madeira", música em que ele faz um comparativo entre as coisas, com a definição poética da força e do valor da simplicidade. A música foi gravada pela saudosa sambista Clara Nunes.



No ano de 1999, em sua homenagem, foi lançado o álbum "Pérolas Finas", produzido pelo seu amigo e parceiro Edil Pacheco, com interpretações de suas canções por vários artistas brasileiros, entre eles Gilberto Gil, João Nogueira, Luiz Melodia, Elza Soares, Paulo César Pinheiro, Beth Carvalho e Jair Rodrigues.

Músicas de "Pérolas Finas":
1) "Luandê" (Ederaldo Gentil e Capinam) - Canta: Gilberto Gil - 4:13
Acervo Ederaldo Gentil
2) "Identidade" (Ederaldo Gentil) - Canta: João Nogueira - 2:55
3) "Espera" (Ederaldo Gentil e Batatinha) - Canta: Luiz Melodia - 3:06
4) "A Saudade Me Mata" (Ederaldo Gentil) - Canta: Elza Soares - 4:23
5) "Rose" (Ederaldo Gentil e Nelson Rufino) - Canta: Lazzo - 3:00
6) "Maria da Graça" (Ederaldo Gentil) - Canta: Edil Pacheco - 3:33
7) "Barraco" (Ederaldo Gentil) - Canta: Carlinhos Brown - 2:17
8) "Impressão Digital" (Ederaldo Gentil e Paulinho Diniz) - Canta: Jussara Silveira - 3:31
9) "De Menor" (Ederaldo Gentil) - Canta: Paulo César Pinheiro - 3:22
10) "Eu e a Viola" (Ederaldo Gentil) - Canta: Beth Carvalho - 3:08
11) "Oceano de Paz" (Ederaldo Gentil e Edil Pacheco) - Canta: Vânia Bárbara - 3:45
12) "In-lé-In-Lá" (Ederaldo Gentil e Anísio Félix) - Cantam: Paulinho Boca de Cantor e Pepeu Gomes - 5:16
13) "O Ouro e a Madeira" (Ederaldo Gentil) - Canta: Jair Rodrigues - 3:13



Ederaldo Gentil morreu em 30 de março de 2012, sepultado no Cemitério do Campo Santo em Salvador, ainda sem o devido reconhecimento à sua trajetória marcante de grande compositor, o que configura uma imensa injustiça.
Um grande abraço espinosense. 


sábado, 23 de agosto de 2025

3834 - Copas Sul-Americana e Libertadores chegando perto do fim

A dura, difícil e cobiçada Copa Libertadores da América já tem definidos os oito clubes que continuarão seguindo na luta pelo título da temporada 2025. Ainda brigam pela taça, três clubes brasileiros, Clube de Regatas do Flamengo, São Paulo Futebol Clube e Sociedade Esportiva Palmeiras; quatro clubes argentinos, Club Atlético River Plate, Club Atlético Vélez Sarsfield, Club Estudiantes de La Plata e Racing Club; e um equatoriano, LDU-Liga Deportiva Universitaria.
Os confrontos já foram definidos e assim serão realizados nas quartas de final:
17-09-2025 - Quarta-feira - LDU x São Paulo
17-09-2025 - Quarta-feira - River Plate x Palmeiras
17-09-2025 - Quarta-feira - Vélez Sarsfield x Racing
17-09-2025 - Quarta-feira - Flamengo x Estudiantes
24-09-2025 - Quarta-feira - São Paulo x LDU
24-09-2025 - Quarta-feira - Palmeiras x River Plate
24-09-2025 - Quarta-feira - Racing x Vélez Sarsfield
24-09-2025 - Quarta-feira - Estudiantes x Flamengo
Na minha visão de apaixonado torcedor de futebol, acho que os brasileiros Flamengo, em primeiro lugar, e Palmeiras, são os grandes favoritos à conquista do título. Mas tudo pode acontecer no futebol, sabemos bem. As semifinais serão disputadas nas semanas dos dias 22 e 29 de outubro, enquanto a grande final está marcada para ocorrer no sábado, dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru.



Na segunda mais importante competição de clubes da Conmebol no continente, a Copa Sul-Americana, já são conhecidos sete dos oito clubes classificados para a disputa das quartas de final. Estão confirmados dois brasileiros, Clube Atlético Mineiro e Fluminense Football Club; um argentino, Club Atlético Lanús; um equatoriano, Club de Alto Rendimiento Especializado Independiente del Valle; um boliviano, Fútbol Club Bolívar; um peruano, Club Alianza Lima; e um colombiano, Once Caldas S.A.
Falta apenas a definição da Conmebol sobre o confronto entre as equipes do Independiente e do Universidad de Chile que foi suspenso quando o placar mostrava empate em 1 x1 no início do segundo tempo, momento em que ocorreu uma briga generalizada com vários feridos nas arquibancadas do Estádio Avellaneda. Enquanto a decisão não sai, o Alianza Lima espera o futuro adversário ou a sua classificação direta para as semifinais. 
Assim serão os confrontos nas quartas de final:
16-09-2025 - Terça-feira - Alianza Lima x ?
16-09-2025 - Terça-feira - Lanús x Fluminense
16-09-2025 - Terça-feira - Bolívar x Atlético
16-09-2025 - Terça-feira - Independiente del Valle x Once Caldas
23-09-2025 - Terça-feira - ? x Alianza Lima
23-09-2025 - Terça-feira - Fluminense x Lanús
23-09-2025 - Terça-feira - Atlético x Bolívar
23-09-2025 - Terça-feira - Once Caldas x Independiente del Valle

Obviamente que, com um maior investimento no elenco, os times brasileiros Atlético e Fluminense possuem um pequeno favoritismo para a conquista do título. Mas favoritismo não vale muito quando a bola rola, ainda mais se for na altitude. Para vencer, não basta o poderio técnico ou a fama dos jogadores, mas também a estratégia, a dedicação e a garra são importantíssimas na disputa.




Em três competições bastante difíceis e competitivas, e com elenco reduzido e desequilibrado, o Atlético continua seguindo adiante nas Copas do Brasil e Sul-Americana, com possibilidades de título, mesmo com adversários de peso pela frente. Além da força dos rivais, grandes inimigos do time alvinegro das Minas Gerais são o cansaço, o desgaste físico, o esgotamento. São viagens e partidas em sequência, sem tempo para descanso. E quanto mais as competições se afunilam, chegando às suas fases decisivas, maiores são as dificuldades. Como atleticano apaixonado, é claro que gostaria de ver o time ganhando de todos e conquistando os títulos da Copa do Brasil e da Sul-Americana, já que o título do Campeonato Brasileiro é praticamente impossível neste momento em que a distância para o líder Flamengo é enorme e irreversível. Só resta ao time do Galo encarar de frente os desafios e tentar chegar o mais longe possível nas copas, quem sabe levantando uma taça, e também alcançar uma pontuação favorável no Brasileirão que afaste o quanto antes a possibilidade de descenso, como aconteceu no ano passado, deixando assustada a torcida. O time ainda não encaixou completamente na maneira de jogar pretendida pelo treinador Cuca, alternando boas e más atuações, às vezes em tempos distintos em uma mesma partida. Se as performances não são as melhores, não podemos reclamar até aqui dos resultados, especialmente nas copas, pois estamos classificados para as quartas de final da Copa do Brasil e da Sul-Americana, ficando entre as oito melhores equipes das competições eliminatórias. Essa boa participação tem um outro efeito positivo além do futebolístico, a excelente premiação garantida aos cofres do clube que sofre com sua dívida bilionária. A torcida, sobretudo a turma dos corneteiros, precisa se conscientizar que ganhar os dois títulos é uma tarefa bastante difícil e improvável, como vimos acontecer no ano passado. Mesmo um título só, é muito difícil pela boa qualidade dos adversários. Mas temos cacife para lutar até o fim, com toda força e vontade. A preocupação e objetivo maior é apresentar um futebol competitivo e equilibrado para resgatar a confiança da torcida, superando os desfalques na equipe e o cansaço pelo acúmulo de jogos.
No final do ano, poderemos estar frustrados novamente assim como no ano passado, em que chegamos a duas finais e saímos sem nenhuma taça na mão. Ganhar é ótimo, mas temos que valorizar as boas campanhas e o fato de o time estar sempre no topo, brigando com os melhores por conquistas importantes. São muitos os times concorrentes e no final da batalha apenas um comemorará o título. Assim é o futebol. É fundamental saber ganhar e perder, sempre mantendo a calma e a dignidade. É isso!  
Um grande abraço espinosense. 

3833 - Estudantes atletas espinosenses brilham nos JEMG 2025

Alguns estudantes espinosenses, atletas de Karatê, brilharam nas competições realizadas na cidade mineira de Araguari há poucos dias, durante a etapa estadual dos JEMG-Jogos Escolares de Minas Gerais. Neste ano de 2025, a edição dos JEMG foi histórica, com cerca de 25 milhões destinados ao evento que teve todas as 853 cidades de Minas Gerais inscritas.




"O JEMG é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação - SEE. A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG. O apoio é da Liga Esportiva NESCAU®."
A etapa estadual nas modalidades judô, karatê, natação, taekwondo e tênis de mesa, foi realizada entre os dias 11 a 17 de agosto de 2025 nas instalações do Ginásio do Centro Esportivo Savério Petanha na cidade de Araguari. A cidade de Uberlândia sediou as competições de atletismo. A Etapa Estadual PCD dos Jogos Escolares de Minas Gerais, com as modalidades paralímpicas, foi realizada na cidade de Poços de Caldas.





Os estudantes e atletas espinosenses fizeram bonito e valorizaram por demais o nome de Espinosa e das suas unidades educacionais perante o país, com o jovem Brayan Felipe Antunes Pereira, da Escola Estadual Joaquim de Freitas conquistando a Medalha de Ouro na modalidade Karatê Kumite Masculino Módulo II - Acima de 76Kg. Na categoria Feminino Módulo I - Acima de 54Kg, a jovem estudante e atleta Emanuelly Ribeiro de Souza, da Escola Estadual Santos Dumont, conquistou a Medalha de Prata. E o jovem Arthur Bernardo de Oliveira Silva, da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira, conquistou outra Medalha de Prata no Masculino Módulo II - Até 68Kg. Outros atletas ficaram com Medalhas de Bronze e a Escola Estadual Joaquim de Freitas, com 50 pontos, ficou em primeiro lugar na classificação geral das escolas no Masculino Módulo II, motivo de orgulho para todos nós, espinosenses.





RESULTADOS DO KUMITE: 
Feminino Módulo I - Acima de 54Kg 
2º - Emanuelly Ribeiro de Souza - E.E. Santos Dumont
3º - Jeniffy Paola Pereira de Souza - E.E. Dom Lúcio 

Masculino Módulo I - Até 63Kg
5º - Rhian Nogueira Souza - E.E. Comendador Viana

Masculino Módulo I - Acima de 63Kg 
5º - Luan Felipe Batista Noronha - E.E. Comendador Viana
 
Feminino Módulo II - Até 53Kg
3º - Clara Jamily Felix Guimarães - E.E.  Joaquim de Freitas 
5º - Brenda Tauany Nascimento Menezes - E.E. Joaquim de Freitas

Masculino Módulo II - Até 55 kg
5º - Diogo Fernando Gonçalves Pereira - E.E. Joaquim de Freitas

Masculino Módulo II - Até 68Kg 
2º - Arthur Bernardo de Oliveira Silva - E.E. Betânia Tolentino Silveira 
3º - Carlos Eduardo da Silva Souza - E.E. Joaquim de Freitas

Masculino Módulo II - Acima de 76Kg 
1º - Brayan Felipe Antunes Pereira - E.E. Joaquim de Freitas
3º - Marcos Vinicius Fernandes Lima - E.E. Joaquim de Freitas 

CLASSIFICAÇÃO GERAL DAS ESCOLAS: 
Masculino Módulo II 
1º - 50 pontos - E.E. Joaquim de Freitas




RESULTADOS DO KATA:
Feminino Módulo I 
5º - Sofia David Carvalho - E.E. Comendador Viana

Masculino Módulo II 
3º - Pietro Ferreira Chaves - E.E. Joaquim de Freitas
5º - Diogo Fernando Gonçalves Pereira - E.E. Joaquim de Freitas 

Feminino Módulo I - Até 42Kg 
3º - Joyce Ribeiro de Sá - E.E. Santos Dumont
5º - Jamilly Cláudia da Silva - E.E. Comendador Viana

Masculino Módulo I - Acima 52Kg
5º - Nikolas Gabriel Fagundes da Silva - E.E. Comendador Viana 

Feminino Módulo II - Até 48Kg 
3º - Emilly Thauany Alves Fagundes - E.E. Comendador Viana

Masculino Módulo II - Até 61Kg 
3º - Pietro Ferreira Chaves - E.E. Joaquim de Freitas
5º - David Maick Andrade Cirqueira - E.E. Joaquim de Freitas






Merecidamente, ao retornarem para Espinosa, os estudantes foram recepcionados carinhosamente com uma carreata pelas ruas da cidade e foram homenageados pelo Secretário de Esportes, Gilsivan Soares, na sede da Prefeitura. 
Parabéns a todos os estudantes e atletas participantes dos JEMG, especialmente aos vencedores. E reconhecimento e gratidão a todos os agentes desta ação educacional de suprema importância, desde os senseis Alcebíades e Jhonatan, até os professores e diretores das escolas, a Secretaria de Esportes da Administração Municipal, como também os patrocinadores. Respeito e agradecimentos a todos estes que trabalham e valorizam a Educação e o Esporte, canais fundamentais para o desenvolvimento humano.
Um grande abraço espinosense. 

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

3832 - Lô Borges lança mais um álbum, desta vez com Zeca Baleiro

Um dos maiores ícones do idolatrado e preeminente Clube da Esquina continua criando maravilhas sonoras. Salomão Borges Filho, o Lô Borges, mineiro de Belô (10-01-1952), está lançando mais uma das suas muitas e criativas produções musicais, desta vez em parceria com outro brilhante astro da Música Popular Brasileira, o maranhense de Arari José Ribamar Coelho Santos, o Zeca Baleiro (11-04-1966).


   
Hoje, sexta-feira, 22 de agosto de 2025, já está disponibilizado nas plataformas de música o álbum "Céu de Giz - Lô Borges Convida Zeca Baleiro". O disco lançado pela gravadora Deckdisc conta com dez canções inéditas compostas em parceria com Zeca, com eles cantando juntos em cinco delas: "Antes do Fim", "Céu de Giz", "Donos do Mundo", "Olhos Cansados" e "Santa Tereza". O entrosamento entre os artistas mineiro e maranhense é repleto de admiração, carinho e harmonia, com Zeca criando as letras e Lô inventando as melodias, resultando em canções poéticas, mas contundentes e críticas, focadas em temas atuais de enorme relevância, como a crise climática e o poder desmesurado e nocivo das big techs. 
Desde o ano de 2019, quando voltou a gravar depois de um bom tempo desde o lançamento de "Horizonte Vertical" em 2011, Lô Borges vem compondo em abundância e lançando um álbum de inéditas por ano, sempre com letras de um único parceiro. Foram lançados "Rio da Lua" (2019), com letras de Nélson Ângelo; "Dínamo" (2020), com letras de Makely Ka; "Muito Além do Fim" (2021), com letras do irmão Márcio Borges; "Chama Viva" (2022), com letras de Patrícia Maês; "Não Me Espere na Estação (2023)", com letras de César Maurício; "Tobogã" (2024), com letras da fã e médica brasiliense Manuela Costa; e agora em 2025, "Céu de Giz - Lô Borges Convida Zeca Baleiro". Para o próximo ano há a promessa de mais um disco, com letras de Márcio Borges, intitulado "A Estrada".



Gravado e mixado por Henrique Matheus no Estúdio Frangonobafo de Belo Horizonte, o disco "Céu de Giz - Lô Borges Convida Zeca Baleiro" contou com a produção musical de Lô Borges (voz e violão) e performances de Henrique Matheus (guitarra), Thiago Corrêa (contrabaixo, piano Rhodes e percussão) e Robinson Matos (bateria). 

1) "Antes do Fim" (Lô Borges & Zeca Baleiro) - 03:49
2) "Zumbis" (Lô Borges & Zeca Baleiro) - 03:27
3) "Santa Tereza" (Lô Borges & Zeca Baleiro) - 03:50
4) "Ao Sair do Avião" (Lô Borges & Zeca Baleiro) - 03:30
5) "Olhos Cansados" (Lô Borges & Zeca Baleiro) - 03:29
6) "Seda" (Lô Borges & Zeca Baleiro) - 03:21
7) "Céu de Giz" (Lô Borges & Zeca Baleiro) - 04:01
8) "Tá Tudo Estranho Demais" (Lô Borges & Zeca Baleiro) - 03:35
9) "Estrelas Vadias" (Lô Borges & Zeca Baleiro) - 03:23
10) "Donos do Mundo" (Lô Borges & Zeca Baleiro) - 02:44



Nesta verdadeira "overdose tsunâmica" de música comercial de péssima qualidade que preenche quase todos os espaços do cenário musical do país, nada como ouvir saborosas e harmoniosas canções com boas pitadas da boa e velha poesia mesmo tratando de problemas graves e indesejados. 
Um grande abraço espinosense. 


quinta-feira, 21 de agosto de 2025

3831 - Festas de Agosto 2025

As fitas coloridas estavam espalhadas em algumas ruas da cidade de Montes Claros neste mês de agosto anunciando o retorno dos catopês, marujos e caboclinhos para comemorarem as suas velhas tradições com fé inabalável e muita alegria e cantoria em honra à Nossa Senhora do Rosário, a São Benedito e ao Divino Espírito Santo. É a força da fé e da resiliência do povo brasileiro que segue adiante superando todas as vicissitudes da vida.
Uma das mais bonitas e valorosas expressões da nossa cultura popular, as Festas de Agosto ano após ano encantam a todos nas ruas de Montes Claros, com os levantamentos de mastro e as procissões pulsantes e musicais que reúnem adultos, jovens e crianças na manutenção das tradicionais celebrações aos santos.






Neste ano de 2025, comemorou-se a 184ª edição das Festas de Agosto e também o 45º Festival Folclórico de Montes Claros, promovido pela Prefeitura da cidade. Sem atrações nacionais, os artistas locais tiveram mais espaço neste ano, com shows de Cevisa Harmonia, Bruno & Fabiana com o Pequi Trio, Catrumanos, Carol Boaventura, Faminguê, o senegalês Mamour BA, Calango Baila, Sérgio Pererê, Jukita Queiroz, Edu Lemos e a Banda Quatrocidade subindo ao palco montado na Praça da Matriz. No Palco Arena, apresentações dos grupos folclóricos montes-clarenses Fitas e Saruê.  
Foram dias de muita fé, festa e harmonia, com música pulsante em todos os cantos da região central da cidade, alegrando os que amam arte e cultura. Ano que vem, se Deus quiser, tem mais!
Um grande abraço espinosense.

 

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

3830 - Fábio, o recordista mundial em jogos oficiais disputados!

É claro que o goleiro Fábio, ex-Cruzeiro, já foi alvo constante das nossas vaias e xingamentos durante muitos anos nos muitos confrontos entre os arquirrivais mineiros no futebol profissional. Faz parte da paixão louca pelo Clube Atlético Mineiro essa atitude pouco gentil e sociável dos torcedores atleticanos, infelizmente. Mas, aos sensatos e clarividentes, não há como negar e deixar de reconhecer, respeitar e enaltecer a digna, responsável, qualificada, vitoriosa e bem-sucedida carreira deste atleta exemplar que, aos 44 anos de idade, ainda joga em alto nível defendendo o gol de um dos grandes clubes do futebol brasileiro, o Fluminense Football Club.



Fábio Deivson Lopes Maciel, nascido na cidade de Nobres (MT) em 30 de setembro de 1980, iniciou a carreira profissional jogando pelo União Bandeirante, clube da pequena cidade de Bandeirantes, no Paraná. Passou pelo Athletico sem jogar e foi emprestado, aos 19 anos, para o Cruzeiro, onde foi valorizado e colocado como titular da equipe em alguns jogos, substituindo o titular André. Dali foi para o Vasco, onde depois de dois anos como reserva de Hélton, assumiu a titularidade após a saída do titular. Em 2005, após desentendimentos com a direção do clube alvinegro carioca, foi contratado pelo Cruzeiro, onde brilhou intensamente com ótimas atuações e muitas conquistas. Novamente por desentendimentos com a diretoria, deixou o time celeste mineiro indo jogar no Fluminense, em 2022. No Rio de Janeiro e com a camisa tricolor, continuou se destacando e ganhando títulos, especialmente a Copa Libertadores da América em 2023.



Depois de muitos recordes batidos, como o de goleiro com mais jogos sem sofrer gols na história do futebol (507 jogos), o goleiro Fábio superou o icônico arqueiro inglês Peter Leslie Shilton na façanha de ter atuado em 1.390 partidas oficiais. O incrível recorde foi batido na noite desta terça-feira, 19 de agosto de 2025, na partida do Fluminense contra o América de Cali (Colômbia) pela Copa Sul-Americana, no Maracanã, vencida por 2 x 0, gols de Kevin Serna e Martinelli. A vitória tricolor confirmou a vaga do Fluzão para as quartas de final do torneio continental. Encerrada a partida, o goleiro foi homenageado pela diretoria do Fluminense, recebendo das mãos do presidente, Mário Bittencourt, ainda no gramado e diante dos torcedores e jornalistas, uma placa e um prato temático pelo feito conquistado, sob aplausos da torcida e dos companheiros de time. Fábio renovou contrato com o Fluminense até dezembro de 2026, confirmando sua ótima fase e a confiança do clube em seu trabalho.




Fábio conseguiu o feito de 1.391 partidas oficiais disputadas realizando 976 partidas pelo Cruzeiro, 235 pelo Fluminense, 150 pelo Vasco e 30 pelo União Bandeirante. Na sua extensa carreira até o momento atual, Fábio tem na sua galeria particular 25 títulos conquistados:

Pela Seleção Brasileira:
1997 - Campeonato Sul-Americano Sub-17
1997 - Copa do Mundo FIFA Sub-17
2004 - Copa América

Pelo Fluminense:
2022 - Taça Guanabara
2022 - Campeonato Carioca
2023 - Taça Guanabara
2023 - Campeonato Carioca
2023 - Copa Libertadores da América
2024 - Recopa Sul-Americana

Pelo Cruzeiro:
2000 - Copa do Brasil
2006 - Campeonato Mineiro
2008 - Campeonato Mineiro
2009 - Campeonato Mineiro
2011 - Campeonato Mineiro
2013 - Campeonato Brasileiro
2014 - Campeonato Mineiro
2014 - Campeonato Brasileiro
2017 - Copa do Brasil
2018 - Campeonato Mineiro
2018 - Copa do Brasil
2019 - Campeonato Mineiro

Pelo Vasco da Gama:
2000 - Copa Mercosul
2000 - Campeonato Brasileiro
2003 - Campeonato Carioca

Pelo Atlético Paranaense:
1998 - Campeonato Paranaense




Fábio se destacou na carreira como um ótimo pegador de pênaltis, tendo defendido 39 cobranças, algumas de grandes nomes do futebol mundial, casos de Nilmar do Internacional; Ronaldo Nazário do Corinthians; Luís Fabiano do São Paulo; Fred do Fluminense; Diego do Flamengo; Rodrygo do Santos; e de Ronaldinho Gaúcho e Hulk, adversários do Atlético.
Meus parabéns e o meu reconhecimento e respeito ao grande exemplo de atleta profissional que é o Fábio, sempre competente e dedicado à profissão. Um gigante! Merece todas as homenagens. 
Um grande abraço espinosense.

terça-feira, 19 de agosto de 2025

3829 - Escola Estadual Comendador Vianna homenageada na Assembleia Mineira

O nome da nossa amada terrinha Espinosa esteve em destaque positivo na política mineira nesta semana, em solenidade realizada na capital Belo Horizonte. Às 19 horas do dia 18 de agosto de 2025, segunda-feira, o deputado porteirinhense Oscar Lisandro Teixeira (PP), em substituição ao deputado montes-clarense Luiz Tadeu Martins Leite (MDB), atual Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), comandou a 22ª Reunião Especial de Plenário da casa do povo mineiro destinada a homenagear a nossa Escola Estadual Comendador Viana pelos 100 anos de sua fundação.
A primeira escola da cidade de Espinosa teve sua fundação no ano de 1925, no dia 5 de maio, através do decreto nº 6.864 do então governador Fernando Mello Vianna, batizada em homenagem ao pai do governante. No ano seguinte, exatamente na data de 25 de julho de 1926, o grupo escolar abriu as portas e iniciou suas atividades educacionais com seus primeiros 292 alunos devidamente uniformizados diante dos professores. Atualmente a escola, que se tornou estadual, conta com 782 alunos e 83 funcionários, entre professores, supervisores, assistentes técnicos, ajudantes de serviços gerais, diretores e demais.






A mesa de honra da 22ª Reunião Especial de Plenário contou com a presença do Presidente da Sessão, o deputado Oscar Lisandro Teixeira (PP); da Sub-Secretária de Articulação Educacional da Secretaria de Estado da Educação, a senhora Cláudia Aparecida Lara Augusto; do Deputado Ricardo Campos (PT); do Prefeito de Espinosa Nílson Faber Sepúlveda (Avante); do vereador espinosense Gilmar Alves Pereira, o Gilmar de Tazinho (PT); da Superintendente Regional de Ensino de Janaúba, a senhora Veraci de Sousa Jácome; do representante dos pais dos alunos da escola, o senhor Marcelo Cardoso Fernandes; e da Diretora da Escola Estadual Comendador Viana, a senhora Eugênia Almeida Cardoso. Na plateia, ilustres espinosenses residentes em Belo Horizonte como Djalma Caldeira Tolentino e José Lúcio Antunes e conterrâneos como Juraci Barbosa Lima, Paulo Henrique Alves Campos, Walter Souza e Luciana Oliva Barbosa Lima, bem como alguns professores e alunos da instituição. O Hino Nacional Brasileiro foi apresentado pelos alunos Tiago Oliveira, Caio Anderson e Nícolas Nunes. O Hino da Escola Estadual Comendador Viana foi performado pela dupla Marina Lima Martins e Caio Castro Cruz.
Há muito o que comemorar neste centenário de existência da Escola Estadual Comendador Vianna, com diretores, professores, servidores e alunos elevando o nome da instituição com suas trajetórias elogiáveis no comando e na participação ativa no cotidiano durante todo esse tempo. Meu respeito e admiração por tantos e tantos excelentes profissionais da Educação que tão bem trabalharam enaltecendo o nome da escola até os dias atuais. Merecem aplausos e reconhecimento os educadores, com seus projetos inovadores que resultam em bons desempenhos dos estudantes em olímpiadas e um futuro de sucesso em vestibulares e carreiras profissionais de destaque pelo país afora. 
Não tive a oportunidade de estudar na Escola Comendador Vianna, eduquei-me na Escola Dom Lúcio, mas tive o prazer de estudar na Escola Normal Professor José Monteiro Fonseca participando das aulas em suas instalações físicas, o que foi bastante gratificante por poder adquirir conhecimento de ótimos mestres bem próximo das suas imensas e belas gameleiras.
Registro aqui os meus parabéns a esta centenária instituição importante, salutar e respeitável, bem como a todos os homens e mulheres que a fizeram e a fazem existir desde 1925.
Um grande abraço espinosense.

   

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

3828 - Atletas abebeanos de Montes Claros fazem confrontos de society com os de Brasília de Minas

A AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros amanheceu com um lindo cenário no horizonte, um Sol gigante e abrasador entusiasmando dezenas de aficionados pelas bicicletas que se encontraram ali para realizarem um passeio ciclístico pelas redondezas da cidade.
Dali também, um ônibus da DS Transportes pilotado pelo experiente, cuidadoso e gentil motorista Getúlio saiu bem cedinho de Montes Claros na manhã fria deste domingo, 17 de agosto de 2025, carregando uma animada turma de associados peladeiros da AABB Montes Claros e alguns de seus familiares em direção à acolhedora cidade de Brasília de Minas, distante 105 km e com população estimada em pouco mais de 32 mil habitantes.
Comandada pelo desportista Osmano da Mata, essa galera aficionada por futebol foi realizar, nas dependências da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Brasília de Minas, duas partidas amistosas de society, uma com atletas de idade acima de 60 anos e outra com atletas de idade entre 50 e 59 anos. Na primeira partida, os sessentões montes-clarenses venceram os sessentões brasilminenses pelo placar de 2 x 1, com dois gols do meio-campista Ronaldo, o Véio. Sil do Queijo descontou, em cobrança de pênalti, para a equipe local. No segundo confronto, os cinquentões de Montes Claros golearam os cinquentões de Brasilinha por 6 x 1, com dois gols do craque Celsinho e mais outros de Chiquinho, Israel, Birrinha e Paulista. Vânio marcou o único gol do time local.
Peço desculpas ao Ronaldo (Véio) e ao Paulista por não ter captado as imagens dos seus gols. 










Para estreitar ainda mais os laços de amizade, os participantes do evento esportivo se reuniram no espaço do bar da AABB local para uma festiva e animada confraternização, com boa e farta comida, muita cerveja gelada e aquela indispensável resenha. Em breve, os amigos e companheiros brasilminenses irão até Montes Claros para nova rodada de confrontos amistosos.
Um grande abraço espinosense.



sábado, 16 de agosto de 2025

3827 - Será o novo ídolo do Atlético o Gabriel Veneno?

Surge no horizonte futebolístico o jovem Gabriel Veneno, promessa de craque do futebol brasileiro, atleta do Clube Atlético Mineiro. Nascido em Ilhéus (BA) no dia 16 de julho de 2009, João Gabriel Castro Santos chegou ao Atlético em 2023, descoberto por Dennys Dilettoso, coordenador de captação do clube mineiro, em um torneio disputado em Santa Rita de Cássia (BA) onde o jovem atuou pela seleção da cidade, a Copa Dois de Julho. Antes disso, o jovem atleta que havia começado a jogar bola aos sete anos, aos dez tinha sido reprovado em teste no futsal do Bahia. Foi levado pelo Santos em 2019 após sua participação destacada em uma peneira realizada na cidade de Santa Rita de Cássia. Por motivos inexplicáveis, o Santos o dispensou em 2022. E o Galo não titubeou em contratá-lo imediatamente.


 
Gabriel Veneno começou a brilhar ainda nas competições do sub-14, chegando à Seleção Brasileira das categorias de base logo adiante. O apelido vem de uma situação bastante complicada por que ele passou na infância, quando aos três anos de idade ele foi picado por uma venenosa cobra jararaca na sua cidade natal, Ilhéus, precisando ficar hospitalizado durante dezenove dias e tendo que se submeter a uma cirurgia de amputação parcial do dedo anelar direito.



O garoto canhoto, ousado, veloz e habilidoso, que já desperta interessa de alguns grandes clubes da Europa, assinou na quinta-feira, 10 de agosto, um contrato profissional com o Atlético, com o vínculo valendo até julho de 2028. A multa rescisória do jogador para clubes do exterior é de 60 milhões de euros (cerca de R$ 387,6 milhões na cotação atual). Gabriel também assinou um contrato global com a empresa Adidas para utilização da sua imagem em campanhas publicitárias. Há pouco, o garoto de 16 anos que é fã do Neymar, ganhou dele uma camisa autografada do Santos.



Como tantas outras grandes promessas do futebol brasileiro, há o risco de o garoto jovem e talentoso não vingar, perdendo-se no caminho, como aconteceu em parte com seu ídolo Neymar, que não deu o devido desvelo à carreira, preferindo dedicar muito do seu tempo e atenção a prazeres mundanos, perdendo a chance de se tornar o melhor jogador do mundo. Mas eu torço muito pelo sucesso deste menino que veio da pobreza e certamente irá, em algum momento futuro, ser vendido para um grande clube do mundo, conquistando a independência financeira e dando uma vida muito melhor aos seus familiares. Espero que ele não se deixe vencer pela soberba e consiga se transformar em um excelente e dedicado atleta profissional, talvez fazendo tanto sucesso em campo que o leve a defender a nossa Seleção Brasileira. Que ele se mantenha focado e empenhado completamente na profissão, sempre mantendo a humildade e o discernimento, e, durante o tempo em que vestir o manto sagrado do Galo, dê-nos muitas e muitas alegrias.
Espero também que ele não seja vítima das pessoas canalhas, perversas e preconceituosas que possam, em algum momento, fazer troça da sua condição de amputado de um dos dedos da mão. 
Boa sorte e sucesso, garoto!
Um grande abraço espinosense.  

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

3826 - Morreu Zé Miranda em Espinosa

A gente nunca quer, mas as tristes notícias sempre haverão de chegar, infelizmente. Hoje logo cedo tomei conhecimento do falecimento, em Espinosa, do senhor José Alves Miranda, um dos filhos de Dona Loza e de Sêo Antônio Miranda, família grandemente querida e respeitada na comunidade espinosense. Zé tinha 65 anos de idade.
A todos os familiares os meus mais sinceros sentimentos de pesar, minha solidariedade cristã e a minha oração ao Senhor Deus para que lhes console e fortaleça nesta hora tão difícil, dando a todos as necessárias e bastantes resignação, força e fé.
Que o bom Zé descanse no Reino dos Céus após terminada a sua caminhada terrena!
Um grande abraço espinosense.



3825 - Ivan Lins, 80 anos de vida e encanto musical

Um dos mais talentosos e respeitados artistas brasileiros está comemorando seus 80 anos de vida e arte com ótima saúde, uma alegria contagiante e o entusiasmo de continuar na estrada realizando shows por todo o mundo. Nascido no Bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em 16 de junho de 1945, Ivan Guimarães Lins teve uma infância maravilhosa, livre, leve, solta, confeccionando e soltando pipa e jogando futebol de botão com os amigos. A mãe Leia Guimarães Lins tocava piano e o pai Geraldo Lins, engenheiro naval da Marinha, gostava de música mas não o queria como artista. Mas contrariando o pai, Ivan decidiu se tornar músico profissional aos 18 anos. No final dos anos 60, exatamente em 1968, ganhou alguma notoriedade ao participar do Primeiro Festival da Canção da TV Tupi com a sua canção "Até o Amanhecer", parceria com Waldemar Correia. Em 1970 ampliou sua relevância musical no país durante o V Festival Internacional da Canção da Rede Globo, com sua composição "O Amor É o Meu País", parceria com Ronaldo Monteiro de Souza, que ficou com o segundo lugar. Saboreou o sucesso estrondoso quando a divina e eterna Elis Regina gravou sua música "Madalena" no seu álbum de 1971, "Ela", outra composição com Ronaldo Monteiro de Souza.


 
Entre 3 de dezembro de 1970 e 22 de agosto de 1971, Ivan Lins apresentou o programa "Som Livre Exportação" na TV Globo ao lado de Elis Regina. O programa, que era apresentado às quintas-feiras, no horário das 20h30, mostrou apresentações de ícones da MPB, como Aldir Blanc, César Costa Filho, Chico Buarque de Hollanda, Clementina de Jesus, Gonzaguinha, Mílton Nascimento, Tim Maia, Tony Tornado, Toquinho, Vinicius de Moraes e Os Mutantes.
Nas décadas de 70 e 80, onde batia forte a repressão da maldita ditadura civil-militar, Ivan Lins não se acovardou, lançando grandes canções de resistência ao violento e covarde regime antidemocrático, como "Abre Alas", "Desesperar Jamais", "Aos Nossos Filhos", "Somos Todos Iguais Nesta Noite" e "Começar de Novo". Seu primeiro álbum saiu em 1971, intitulado "Agora", sendo sucedido por muitos outros repletos de sonoridades ímpares. Um que adoro é o lançado em 1997, triplo, em homenagem ao grande compositor carioca Noel Rosa, "Vivanoel - Tributo A Noel Rosa".




Sempre atento ao que ocorre no mundo, nunca resignado com a destruição da Natureza, o autoritarismo e a injustiça social, o artista lançou há pouco uma nova canção, "Menino de Gaza", composta em parceria com Simone Guimarães, que trata do terrível e desumano genocídio de Israel que continua a matar crianças inocentes na Faixa de Gaza.
Aos 80 anos de idade e comemorando 55 anos de carreira musical, Ivan está em turnê com shows agendados no país e no Japão. Ainda neste ano ele irá lançar um álbum só com seus Sambas, com regravações e uma música inédita, que terá participações especiais de Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Xande de Pilares, Péricles, Ferrugem e Mart’nália. E estão em fase de produção uma biografia e um documentário sobre ele.



Datas e locais da turnê "Ivan Lins - 80 Anos":
26/07 • Rio de Janeiro • Vivo Rio
01/08 • São Paulo/SP • Tokio Marine Hall
22/08 • Fortaleza/CE • Teatro RioMar
23/08 • Recife/PE • Teatro Guararapes
09/09 • Tokyo/JP • Blue Note Tokyo com a Blue Note All Star Orchestra
10, 11 e 12/09 • Tokyo/JP • Blue Note Tokyo
13/09 - Kanawaga/JP • Kanazawa Jazz Street
14/09 - Takasaki/JP • Takasaki City Theatre
10/10 • Belo Horizonte/MG • Palácio das Artes



O rapaz que se formou em Engenharia Química na UFRJ mas que virou músico, segue fazendo música de qualidade e encantando o povo, não só o brasileiro. Foi várias vezes indicado ao Prêmio Grammy e múltiplo vencedor do Latin Grammy, ganhando o prêmio de Melhor Álbum do Ano em 2005 com "Cantando Histórias". Teve suas canções gravadas por astros da música internacional, como Quincy Jones, George Benson, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Barbra Streisand.
O músico, cantor e compositor Ivan Lins tem 802 músicas cadastradas no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), entre elas maravilhas como "Vitoriosa", "Daquilo Que Eu Sei", "Lembra de Mim", "Depende de Nós" e "Iluminados". Não à toa o artista brasileiro será homenageado na edição de 2025 do Grammy Latino pelo conjunto da sua monumental obra, laureado com o Prêmio à Excelência Musical. Ivan é um gigante, merecedor de todas as homenagens!
Um grande abraço espinosense.