Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.
Com o progresso e o desenvolvimento do município de Espinosa ao longo do tempo, com uma acentuada melhoria de vida do povo, aumentou e muito a quantidade de automóveis e motocicletas em poder da população, o que aumenta naturalmente o risco de acidentes nas ruas e avenidas da cidade. Mas antigamente, mesmo com poucos veículos nas ruas, ocorriam alguns acidentes de trânsito. Um desses foi documentado em fotografias e envolveu um Jeep e um Opala, dois exemplares icônicos dos anos de outrora. As imagens da colisão indicam que parece não ter havido vítimas, mas apenas danos materiais, graças a Deus.
Conforme dados do IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do ano de 2022, Espinosa contava com 17.823 veículos, sendo 4.806 automóveis, 1.423 caminhonetes, 368 caminhões, 180 ônibus e micro-ônibus, 1.001 motonetas e 9.632 motocicletas.
Estes exemplares dos velhos tempos praticamente desapareceram das nossas ruas, com a natural e necessária evolução, com a fabricação de carros modernos, menos poluentes e mais seguros. Estamos vivendo agora no mundo uma nova revolução no campo automobilístico, com a produção dos silenciosos, tecnológicos, econômicos e ecológicos carros elétricos. Em breve, estes novos modelos estarão aposentando os atuais veículos, como ocorreu há algum tempo com os velhos Jeep e Opala e afins.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário