Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.
Um dos maiores e mais bem-sucedidos esportistas da nossa Espinosa, indubitavelmente, foi o jogador de futebol e goleiro Gilsivan Soares da Silva. Ivan para a mídia brasileira e Van para os amigos, o hoje aposentado atleta profissional de 39 anos retornou às suas origens em Espinosa, deixando registrada sua trajetória percorrida em importantes clubes do país como Goiás, Paysandu, Joinville, Chapecoense e Santo André. Seu melhor momento na carreira foi sem dúvida vestindo a camisa do Joinville, onde foi Campeão Brasileiro das séries B (2014) e C (2011). Entrou definitivamente para a história do clube catarinense ao marcar um gol de pênalti contra o Marcílio Dias, na Copa Santa Catarina de 2012, feito inédito nos 40 anos de existência do clube.
Em 2015, Van perdeu de forma trágica o seu irmão mais velho, Juciano Bruno, atropelado por um trem de carga em Espinosa. Van infelizmente se envolveu em uma tremenda confusão no ano de 2019, tendo sua imagem arranhada nos maiores jornais do país, como acusado de agredir e roubar o celular da sua então ex-namorada. Entretanto, destacou-se positivamente ao promover em 2014 uma gigante demonstração de humildade, solidariedade e generosidade ao distribuir milhares de brinquedos no Natal às crianças carentes de Espinosa. Outra belíssima ação do nosso ilustre atleta aconteceu quando ainda jogava pelo Joinville, em 2013, conseguindo de presente a camisa do craque Neymar na sua despedida do Santos, em partida válida pela Copa do Brasil. O valioso presente foi leiloado e os recursos arrecadados foram direcionados por Van para uma torcedora do JEC que passava por dificuldades para realizar um tratamento de saúde.
Conheci Van ainda jovem, em um domingo em que ele foi convidado para atuar como goleiro para o nosso time máster do 9 de Março. Depois não tive mais notícias suas até que ele reapareceu já brilhando pela equipe do Joinville, tornando-se ídolo e exemplo positivo para todos os nossos jovens espinosenses. No Natal de 2017 tive um rápido encontro com ele durante uma partida amistosa de final de ano realizada no Estádio La Bombonera, no Bairro Ponta Nova, quando consegui registrar esta fotografia acima.
Espero que ele esteja bem, saudável, tranquilo, realizado e feliz, agora que pendurou as chuteiras profissionalmente.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário