Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.
A casa da sede da fazenda de José Cangussu no meio do caminho para a Vila de Santana era uma das mais belas construções do município de Espinosa, com sua peculiar torre redonda que chamava atenção e encantava a todos que a viam. Nosso saudoso amigo e parceiro de futebol Tintim, o Caio Lincoln Cangussu Tolentino, sobrinho do ilustre proprietário, era completamente apaixonado por ela, tanto é que fez de tudo para ficar com a administração da fazenda após o falecimento de seu pai Zé Patim. Ao conseguir definitivamente a posse, ele imediatamente mandou construir coisa parecida. Pena que Tintim se foi precocemente, não podendo usufruir por longo tempo da sua grande paixão.
A belíssima e simpática construção era como um cartão postal de Espinosa, atraindo visitações e olhares admirados dos curiosos, que a utilizavam como cenário para muitas fotografias. Tal cativante residência também era cenário constante para encontros políticos e longas e descontraídas conversas com os amigos. Ainda bem que o amigo Tintim, ou "Bichão" para os colegas de 9 de Março, conseguiu realizar seu sonho de ficar com a fazenda, reconstruir a casa e usufruir, mesmo que por tempo curto, desta maravilha.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário