Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

3375 - A voz cristalina e saborosa de Vanessa da Mata

Minhas cantoras preferidas, acho que já contei aqui para vocês em diversos momentos quais são elas. 
Foi ao assistir na TV Globo a um show de Elis Regina no ano de 1980, na interpretação da música "Atrás da Porta" (composição de Chico Buarque e Francis Hime), que me apaixonei imediata e profundamente pela "Pimentinha". Arrepiei-me todo ao ver e escutar aquela baixinha talentosa e poderosa cantar daquela maneira mágica e impactante, com lágrimas nos olhos, mas sem perder a voz e a técnica impecável. E continuo me emocionando quando assisto novamente a esta cena histórica da melhor cantora do Brasil de todos os tempos. Na minha opinião, obviamente.
Depois de Elis, a primeira isolada no pódio, vêm Gal Costa, Maria Bethânia, Cássia Eller, Paula Toller, Beth Carvalho, Marisa Monte e Leila Pinheiro. E tem também uma mulher linda que eu adoro, com seus longos cabelos cacheados, nascida na pequenina cidade de Alto Garças, no Mato Grosso, aos 10 de fevereiro de 1976, a senhorita Vanessa Sigiane da Mata Ferreira. Compositora de qualidade e possuidora de uma voz linda, cristalina e cativante, Vanessa da Mata já conquistou o público e o sucesso com músicas gostosas demais como "Ainda Bem", "Boa Sorte/Good Luck", "Não Me Deixe Só", "A Força Que Nunca Seca", "Ai, Ai, Ai...", "Amado" e seus oito álbuns de estúdio lançados.
 
Álbuns de estúdio:
Vanessa da Mata (2002)
Essa Boneca Tem Manual (2004)
Sim (2007)
Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias (2010)
Vanessa da Mata canta Tom Jobim (2013)
Segue o Som (2014)
Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina (2019)
Vem Doce (2023)


O que mais ouvimos por aí dos melancólicos e nostálgicos é que a música brasileira de qualidade sumiu do mapa. Mentira! Fake News! Conversa fiada! Papo furado! É só apego ao passado e uma preguiça danada de procurar. A produção musical brasileira continua a todo vapor, com milhares de antigos e novos artistas produzindo maravilhas nos mais diversos ritmos. Hoje temos disponíveis a Internet e vários serviços de streaming que nos permitem viajar pelo universo da música e descobrir inúmeros tesouros escondidos, canções as mais belas e saborosas. Como estas duas músicas da Vanessa da Mata aqui embaixo. Apreciem sem moderação.  
Um grande abraço espinosense.





Nenhum comentário: