Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 31 de maio de 2022

2972 - "Hoje Eu Sei" que a Vanessa da Mata tem uma voz divina

Vanessa Sigiane da Mata Ferreira nasceu em um lar humilde de uma pequenina cidade do Mato Grosso de nome Alto Garças no dia 10 de fevereiro de 1976. Desde pequena descobriu o encantamento pela música, que seria sua profissão lá adiante. O caminho percorrido desde então foi pedregoso, com aprendizados constantes em vários projetos musicais em bandas ou em carreira solo, de Uberlândia onde morou na juventude, passando por São Paulo até chegar à Cidade Maravilhosa. O reconhecimento do talento enfim chegou, após o início da amizade e da parceria com o grande Chico César, com a composição conjunta de "A Força Que Nunca Seca", gravada pela suprema Maria Bethânia. A qualidade das suas composições abriu oportunidades de tornar-se conhecida e de receber convites para participações especiais em apresentações de ícones da MPB como Mílton Nascimento, Bethânia e Baden Powell. Trabalho aplaudido, era hora de alçar o voo solo. E o sucesso veio com o primeiro álbum lançado pela Sony em 2002, batizado com seu nome. "Não Me Deixe Só", "Onde Ir", "A Força Que Nunca Seca", essas músicas lindas confirmaram a força e a beleza do talento ímpar da compositora e a formosura de uma afinada e estupenda voz de mezzo-soprano. Os álbuns lançados adiante, as turnês pelo país e as músicas incluídas em trilhas sonoras de novelas de TV só amplificaram o seu trabalho musical, desaguando no amor do público e no reconhecimento dos críticos. 
 


Discografia
Ano   - Álbuns
2002 - Vanessa da Mata
2004 - Essa Boneca Tem Manual
2007 - Sim
2009 - Multishow Ao Vivo
2010 - Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias
2013 - Vanessa da Mata canta Tom Jobim
2014 - Segue o Som
2017 - Caixinha de Música (Ao Vivo)
2019 - Quando Deixamos Nossos Beijos Na Esquina 

Vanessa da Mata voou em plena liberdade, fez parceria com Gilberto Gil em "Quando Amanhecer", gravou disco cantando a obra de Tom Jobim, explodiu de sucesso com a maravilhosa parceria com Ben Harper no hit "Boa Sorte/Good Luck", foi premiada com o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro, com "Sim", escreveu livros como "A Filha das Flores", cantou com Ivete Sangalo no trio elétrico no Carnaval de Salvador e teve a honra de, a convite da Portela, representar a cantora Clara Nunes na avenida, em seu desfile em homenagem à Bahia em 2012. 
Há duas semanas, Vanessa da Mata disponibilizou mais um vídeo no YouTube, desta vez da canção "Hoje Eu Sei", com roteiro seu e direção de Bruno Fioravanti. A canção é uma composição em parceria de Vanessa com Jonas Myrin e trata da necessidade da aceitação do eu interior, do autoconhecimento, da transformação da alma e da desconexão de gentes e coisas negativas. O cenário é belíssimo, as cavernas do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães na cidade de Pedras, no Mato Grosso. A música integra o mais recente álbum da cantora, de 2019: "Quando Deixamos Nossos Beijos Na Esquina".



Superadas as angústias da adolescência e em paz consigo mesma, a diva Vanessa continua sua trajetória musical compondo, cantando e levando sua música e sua voz estupendamente linda a todos os cantos do Brasil, espalhando paz, amor, luz, prazer e esperança de dias melhores. Sob a proteção dos orixás, ela mostra o caminho a ser seguido por todos nós: "Que o mundo está doente, todos sabem, mas não tratam, o mundo precisa de mais amor por favor". É isso! Como já nos diziam Ronaldo Bastos e Beto Guedes: "A lição sabemos de cor, só nos resta aprender".
Um grande abraço espinosense


.


"Hoje Eu Sei"
Vanessa da Mata e Jonas Myrin

A minha vida hoje eu sei
Quem é dor, quem é luz, quem é fuga
Quem estraga ou quem estrutura
Quem é adubo, terra ou rosa
Hoje eu sei quem é conto, romance ou prosa
O silêncio amigo ou a cobra
Só não sei quem é o mistério
 
Ninguém me ensinou a amar
Me cuidar ou escolher 
Das sutilezas entre tédio e paz
Sempre acompanhada e só, 
Merecia muito mais, de mim mesma
 
O tempo entregou você
Depois que aprendi dizer não
E retirei o que me atrasava
 
Limpei minha estrada antiga
Mudei minhas velhas formas
Fiz a faxina pra você entrar
 
Ninguém me ensinou a amar
Me cuidar ou escolher 
Das sutilezas entre tédio e paz
Sempre acompanhada e só, 
Merecia muito mais, de mim mesma
 
O tempo entregou você
Depois que aprendi dizer não
E retirei o que me atrasava
 
Limpei minha estrada antiga
Mudei minhas velhas formas
Fiz a faxina pra você entrar
 
Lá, lá, lá...
 
Aonde a fome vivia
Joguei minhas cores fartas 
E como a natureza é sábia
Tem mazelas, mas tem cura
A solidão fazia casas
Plantei minhas jaboticabas lá



domingo, 29 de maio de 2022

2971 - Morreu Seu Noé Gonçalves Dias

Com muita tristeza, tomei conhecimento do falecimento do senhor Noé, figura bastante conhecida na comunidade espinosense, onde morou por um longo tempo, atuando como fazendeiro. Foi proprietário, ao lado de sua esposa Neusa, do Hotel Espinosa, localizado na Praça de Esportes em Montes Claros. 
Seu Noé Gonçalves Dias, cidadão de notória reputação ilibada, nascido em 22 de setembro de 1931, era irmão de Dona Noeme, de Dona Ederith e da saudosa Dona Edith, minha querida professora de 1º ano no Grupo Escolar Dom Lúcio, ainda na Praça Coronel Joaquim Tolentino, esquina com Rua da Imprensa. Seu Noé é também pai do meu grande amigo Márcio que se foi dessa vida há pouco tempo.
Tenho um carinho especial por Seu Noé e por Dona Neusa, que sempre me receberam de forma cordial, amorosa e atenciosa em sua casa situada na Rua Antônio Antunes Júnior em Espinosa. Eu ia sempre lá quando jovem fazer trabalhos de escola, pois era colega de classe de Márcio. Era acolhido com carinho e com fartos cafés vespertinos. Já em Montes Claros, era recepcionado com toda a atenção e zelo por eles, tratado como se fosse mais um da família. Só tenho a agradecê-los por tudo. Minha gratidão eterna!
Seu Noé nos deixa para reencontrar no Paraíso sua esposa Neusa e seu filho Márcio. À Graça e aos demais familiares, deixo aqui registrado o meu sentimento de pesar e a minha solidariedade cristã neste momento de tamanha consternação e sofrimento. Peço a Deus para que lhes conceda a bastante resignação, força e fé para atravessar este momento tão doloroso de perda de um ente querido. E que Seu Noé descanse na mais completa serenidade após a cumprida missão terrena.
Um grande abraço espinosense. 



sábado, 28 de maio de 2022

2970 - Real Madrid, grande Campeão da Champions League 2021/2022

O Stade de France esteve pulsante neste sábado, 28 de maio de 2022. Nas suas instalações, palpitou com estardalhaço o amor incondicional de milhares de torcedores espanhóis e ingleses pelos seus clubes de coração. Em campo, o desfile do melhor futebol do planeta. Em busca do título e da glória, dois gigantes do futebol mundial se digladiaram com técnica e sofreguidão. Um, o Real Madrid da Espanha, vencedor de 13 taças da Champions League, o maior vencedor da história com seus troféus de campeão nos anos de 1955–56, 1956–57, 1957–58, 1958–59, 1959–60, 1965–66, 1997–98, 1999–00, 2001–02, 2013–14, 2015–16, 2016–17 e 2017–18. O outro, o Liverpool da Inglaterra, com suas seis taças da Champions League erguidas nas temporadas de 1976–77, 1977–78, 1980–81, 1983–84, 2004–05 e 2018–19. A sorte, ou a competência, estava lançada. 
Vale lembrar que esses mesmos clubes decidiram a Champions por duas vezes, com um título para cada um. No dia 27 de maio de 1981, em final jogada no Parc des Princes, em Paris, França, o Liverpool do técnico Bob Paisley venceu o Real Madrid do treinador Vujadin Boskov com um solitário gol de Alan Kennedy aos 37 minutos do segundo tempo. Outra decisão se deu em 2018. Naquela oportunidade, em partida disputada no dia 26 de maio de 2018 no Estádio NSK Olimpijs'kyj de Kiev, na Ucrânia, o Real Madrid venceu o Liverpool pelo placar de 3 x 1 e conquistou o título de campeão, com gols de Karim Benzema e Gareth Bale (2) para o time de Zinedine Zidane, e de Sadio Mané para o time de Jürgen Klopp.
Nesta temporada, o Real Madrid de Carlo Lancelotti conquistou a vaga na final eliminando Paris Saint-Germain (França) nas oitavas de final, Chelsea (Inglaterra) nas quartas de final e o Manchester City (Inglaterra) na semifinal.
O Liverpool de Jürgen Klopp chegou à grande final depois de eliminar Internazionale (Itália) nas oitavas de final, o Benfica (Portugal) nas quartas de final e o surpreendente Villarreal (Espanha) na semifinal.
E venceu a grande batalha da final o Real Madrid! O grande Campeão levantou o troféu da UEFA Champions League de 73,5 cm de altura e 7,5 kg criada pot Jürg Stadelmann. Seus jogadores foram presenteados com 40 medalhas de ouro e os atletas da equipe vice-campeã, com 40 medalhas de prata.

MAIORES VENCEDORES DA CHAMPIONS LEAGUE:
Real Madrid - 14 títulos
Milan - 7 títulos
Liverpool - 6 títulos
Bayern - 6 títulos
Barcelona - 5 títulos
Ajax - 4 títulos



RESUMO DA PARTIDA FINAL
LIVERPOOL 0 X 1 REAL MADRID
Motivo: Final da UEFA Champions League 2021/2022
Data: 28-05-2022 - Sábado - 16 horas
Local: Stade de France, Saint-Denis, Paris, França
Arbitragem:
Árbitro: Clément Turpin (FRA)
Árbitros assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)
Quarto-árbitro: Benoît Bastien (FRA)
Vídeo-Árbitro Assistente: Jérôme Brisard (FRA)
Gols: Vinícius Jr. (Real Madrid)
Cartões amarelos: Fabinho (Liverpool); (Real Madrid)
LIVERPOOL: Alisson (1); Trent Alexander-Arnold (66), Virgil Van Dijk (4), Ibrahima Konaté (5) e  Andy Robertson (26); Fabinho (3), Thiago Alcântara (6) (Roberto Firmino-9) e Jordan Henderson (14) Keïta (8); Mohamed Salah (11), Sadio Mané (10) e Luís Díaz (23) (Diogo Jota-20). 
Treinador: Jürgen Klopp.
REAL MADRID: Thibaut Courtois (1); Daniel Carvajal (2), David Alaba (4), Éder Militão (3) e Ferland Mendy (23); Casemiro (14), Federico Valverde (15) (Camavinga-25), Toni Kroos (8) e Luka Modric (10) (Ceballos-19); Karim Benzema (9) e Vinícius Jr. (20) (Rodrygo-21).
Treinador: Carlo Ancelotti.


CAMPANHAS DOS FINALISTAS LIVERPOOL E REAL MADRID

LIVERPOOL
FASE DE GRUPOS - GRUPO B
15-09-2021 - Quarta-feira - 16h - Anfield - Liverpool 3 x 2 Milan
28-09-2021 - Terça-feira - 16h - Estádio do Dragão - Porto 1 x 5 Liverpool
19-10-2021 - Terça-feira - 16h - Metropolitano - Atlético de Madrid 2 x 3 Liverpool
03-11-2021 - Quarta-feira - 17h - Anfield - Liverpool 2 x 0 Atlético de Madrid
24-11-2021 - Quarta-feira - 17h - Anfield - Liverpool 2 x 0 Porto
07-12-2021 - Terça-feira - 17h - Giuseppe Meazza (San Siro) - Milan 1 x 2 Liverpool
OITAVAS DE FINAL
16-02-2022 - Quarta-feira - 17h - Giuseppe Meazza (San Siro) - Internazionale 0 x 2 Liverpool
08-03-2022 - Terça-feira - 17h - Anfield - Liverpool 0 x 1 Internazionale
QUARTAS DE FINAL
05-04-2022 - Terça-feira - 16h - Estádio da Luz - Benfica 1 x 3 Liverpool
13-04-2022 - Quarta-feira - 16h - Anfield - Liverpool 3 x 3 Benfica
SEMIFINAL:
27-04-2022 - Quarta-feira - 16h - Anfield - Liverpool 2 x 0 Villarreal
03-05-2022 - Terça-feira - 16h - El Madrigal -  Villarreal 2 x 3 Liverpool
FINAL
28-05-2022 - Sábado - 16h - Stade de France - Liverpool 0 x 1 Real Madrid

REAL MADRID
FASE DE GRUPOS - GRUPO D
15-09-2021 - Quarta-feira - 16h - Giuseppe Meazza (San Siro) - Internazionale 0 x 1 Real Madrid
28-09-2021 - Terça-feira - 16h - Santiago Bernabéu - Real Madrid 1 x 2 Sheriff
19-10-2021 - Terça-feira - 16h - Olímpico de Kiev - Shakhtar Donetsk 0 x 5 Real Madrid
03-11-2021 - Quarta-feira - 14h45 - Santiago Bernabéu - Real Madrid 2 x 1 Shakhtar Donetsk
24-11-2021 - Quarta-feira - 17h - Sheriff - Sheriff 0 x 3 Real Madrid
07-12-2021 - Terça-feira - 17h - Santiago Bernabéu - Real Madrid 2 x 0 Internazionale
OITAVAS DE FINAL
15-02-2022 - Terça-feira - 17h - Parc des Princes - Paris Saint-Germain 1 x 0 Real Madrid
09-03-2022 - Quarta-feira - 17h - Santiago Bernabéu - Real Madrid 3 x 1 Paris Saint-Germain
QUARTAS DE FINAL
06-04-2022 - Quarta-feira - 16h - Stamford Bridge - Chelsea 1 x 3 Real Madrid
12-04-2022 - Terça-feira - 16h - Santiago Bernabéu - Real Madrid 2 x 3 Chelsea
SEMIFINAL
26-04-2022 - Terça-feira - 16h - City of Manchester - Manchester City 4 x 3 Real Madrid
04-05-2022 - Quarta-feira - 16h - Santiago Bernabéu - Real Madrid 3 x 1 Manchester City
FINAL
28-05-2022 - Sábado - 16h - Stade de France - Liverpool 0 x 1 Real Madrid

Parabéns ao gigante do futebol mundial, o Real Madrid, por mais esta importante conquista.
Um grande abraço espinosense.

sexta-feira, 27 de maio de 2022

2969 - Aí vêm as oitavas da Libertadores e da Sul-Americana e o bicho vai pegar!

Terminada a fase de grupos, foi realizado hoje, dia 27 de maio de 2022, em evento em Assunção, no Paraguai, o sorteio dos esperados embates das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Para os confrontos decisivos de matas-matas a serem realizados nas datas entre 29 de junho e 6 de julho, estavam classificados Palmeiras e Emelec (Grupo A), Libertad e Athletico (Grupo B), Estudiantes e Vélez Sarsfield (Grupo C), Atlético e Tolima (Grupo D), Boca Juniors e Corinthians (Grupo E), River Plate e Fortaleza (Grupo F), Colón e Cerro Porteño (Grupo G) e Flamengo e Talleres (Grupo H). Classificaram-se seis times brasileiros, seis times argentinos, dois paraguaios, um colombiano e um equatoriano.



Destaque para a equipe do Palmeiras, Campeão da Libertadores nas duas últimas edições, que, aproveitando a imensa fragilidade dos adversários do seu grupo, conseguiu a melhor performance da história da competição, com 100% de aproveitamento, com seis vitórias e 18 pontos ganhos na fase de grupos, superando o Boca Juniors que, em 2015, conseguiu a mesma pontuação, só que com saldo de gols menor. O Boca conseguiu um saldo de 17 gols (19 gols marcados e dois sofridos), enquanto o Palmeiras conquistou o saldo de 22 gols (25 gols a favor e três contra). O  Palmeiras bateu também o recorde de gols marcados na fase de grupos, 25, superando o River Plate de 2020 que havia marcado 21 gols. Com este desempenho extraordinário, o Verdão conquistou a vantagem de decidir em casa contra qualquer adversário até as semifinais. A final será disputada em jogo único, em Guayaquil, Equador, dia 29 de outubro, portanto sem vantagem alguma para nenhum finalista.  

OS MAIORES GANHADORES DA COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA:
Clubes  -  Número de títulos - Anos das conquistas
Independiente - 7 títulos - 1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984
Boca Juniors - 6 títulos - 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007
Peñarol - 5 títulos - 1960, 1961, 1966, 1982 e 1987
River Plate - 4 títulos - 1986, 1996, 2015 e 2018
Estudiantes - 4 títulos - 1968, 1969, 1970 e 2009
Olimpia - 3 títulos - 1979, 1990 e 2002
Nacional - 3 títulos - 1971, 1980 e 1988
São Paulo - 3 títulos - 1992, 1993 e 2005
Grêmio - 3 títulos - 1983, 1995 e 2017
Santos - 3 títulos - 1962, 1963 e 2011
Palmeiras - 3 títulos - 1999, 2020 e 2021
Cruzeiro - 2 títulos - 1976 e 1997
Internacional - 2 títulos - 2006 e 2010
Atlético Nacional - 2 títulos - 1989 e 2016
Flamengo - 2 títulos - 1981 e 2019
Colo-Colo - 1 título - 1991
San Lorenzo - 1 título - 2014
Racing - 1 título - 1967
Vélez Sarsfield - 1 título - 1994
LDU - 1 título - 2008
Argentinos Juniors - 1 título - 1985
Corinthians - 1 título - 2012
Atlético - 1 título - 2013
Vasco da Gama - 1 título - 1998
Once Caldas - 1 título - 2004

TÍTULOS POR PAÍS:
País  -  Clubes campeões  - Títulos  -  Vices
Argentina - 8 títulos - 25 títulos - 12 vices
Brasil - 10 títulos - 21 títulos - 17 vices
Uruguai - 2 títulos - 8 títulos - 8 vices
Colômbia - 2 títulos - 3 títulos - 7 vices
Paraguai - 1 título - 3 títulos - 5 vices
Chile - 1 título - 1 título - 5 vices
Equador - 1 título - 1 título - 3 vices
México - 0 título - 0 título - 3 vices
Peru - 0 título - 0 título - 2 vices

Os clubes participantes desta edição da Libertadores recebem três milhões de dólares pela fase de grupos, 1,05 milhão pelas oitavas de final, 1,5 milhão pelas quartas e 2 milhões pela semifinal. O título vale a quantia de 16 milhões de dólares (R$ 77 milhões). O vice-campeão fica com 6 milhões.




Após o sorteio ansiosamente aguardado, assim ficaram os combates das oitavas:
Atlético x Emelec
Colón x Talleres
Boca Juniors x Corinthians
Estudiantes x Fortaleza
Flamengo x Tolima
Libertad x Athletico
Palmeiras x Cerro Porteño
River Plate x Vélez Sarsfield



De acordo com o chaveamento, o Palmeiras e o Atlético poderão se enfrentar já nas quartas de final, assim como Corinthians e Flamengo. Na final, se lá chegar, o Atlético poderá disputar o título com Flamengo, River Plate, Boca Juniors, Corinthians ou Vélez Sarsfield. 
Após uma detalhada e independente análise do cenário das oitavas de final da Libertadores, a conclusão a que cheguei é a de que o maior favorito à conquista do título é o Palmeiras, pelo seu elenco extremamente qualificado, pelo entrosamento conquistado há seguidos anos e ao momento atual de boa fase e imensa competência, numa simbiose perfeita entre diretoria, equipe, comissão técnica e torcida. O segundo maior favorito entendo que seja o River Plate. O Flamengo vem em terceiro, mas precisando se acertar, pois apesar de possuir um elenco de altíssima qualidade, passa por um momento delicado, com crise extracampo, muita insegurança e oscilação no desempenho. Já o meu Atlético aparece em quarto, ao lado do sempre forte Estudiantes da Argentina. O Galo passa por momentos turbulentos, com apresentações irregulares, como em uma gangorra, colhendo bons e maus resultados nos seus mais recentes compromissos.
Espero muito que o Atlético consiga sanar o quanto antes os seus desacertos para voltar a ser aquela equipe sólida, aguerrida e avassaladora que ganhou quase todas as competições na temporada passada. 



No mesmo evento foram sorteados também os confrontos das oitavas da Copa Sul-Americana, que assim ficaram, com a participação de cinco times brasileiros, dois argentinos, dois chilenos, um colombiano, um boliviano, um equatoriano, um paraguaio, um peruano, um uruguaio e um venezuelano:
Atlético-GO x Olimpia (Paraguai)
Ceará x The Strongest (Bolívia)
Internacional x Colo-Colo (Chile)
Santos x Deportivo Táchira (Venezuela) 
São Paulo x Universidad Católica (Chile)
Lanús (Argentina) x Independiente del Valle (Equador)
Unión de Santa Fe (Argentina) x Nacional (Uruguai)
Melgar (Peru) x Deportivo Cali (Colômbia) 

Boa sorte aos times brasileiros! Em especial, claro, ao meu Galo Doido, uai!  
Um grande abraço espinosense.

2968 - Vamos mandar a Carla Letícia pro Rock In Rio, meu povo!

Vocês já conhecem a bela e jovem espinosense Carla Letícia Vieira, filha dos meus amigos Carlos (Gaiola) e Valdete? Se não, vou apresentá-la a vocês. Trata-se de uma menina bonita, sagaz e talentosa da nossa Espinosa que está cursando Publicidade e Propaganda na Universidade Estácio de Sá, além de atuar já algum tempo como criadora de conteúdo ou influenciadora digital nas redes sociais. Pois bem. A universidade criou um projeto de âmbito nacional com a participação aberta a todos os seus alunos do curso, ou um desafio denominado "Gente é Para Brilhar", com a finalidade de proporcionar a três deles a oportunidade de fazer a cobertura "in loco" do maior festival de música da América Latina, o famoso e concorrido Rock In Rio. A Universidade Estácio de Sá é uma das patrocinadoras do festival.  
Para que ela possa viver plenamente esta experiência única, emocionante e enriquecedora tanto educacional quanto pessoal, é preciso que ela seja uma das três escolhidas (entre seis finalistas) pela população com curtidas dadas em um vídeo disponível no Instagran da universidade. Com a ajuda dos familiares e amigos que compartilharam seu vídeo nas redes sociais, ela já conseguiu um resultado espetacular, mas ainda falta um pouco mais para que o sonho dela possa ser realizado. O resultado do desafio sai no dia 31 de maio. Os três vídeos mais curtidos ou comentados até o dia 30 de maio darão aos alunos vencedores a experiência imperdível de cobrir os sete dias do festival com passagens e hospedagens gratuitas no Rio de Janeiro.
Estão concorrendo seis alunos:
- A nossa Carla Letícia Vieira, estudante do curso de Publicidade e Propaganda, de Espinosa, Minas Gerais (Vote aqui:https://www.instagram.com/p/Cd_JWlXj7Ju/);
- Pedro Italo Aguiar, estudante do curso de Jornalismo de Fortaleza, no Ceará;
- Lucas Valério, estudante do curso de Publicidade e Propaganda, de Petrópolis, no Rio de Janeiro;
- Laura Koiawinsky de Oliveira, estudante do curso de Publicidade e Propaganda, de Erechim, no Rio Grande do Sul;
- Jamylle Beatriz Seixas, estudante do curso de Publicidade e Propaganda, de Teresina, no Piauí;
- Bianca Farahon, estudante do curso de Jornalismo, de Niterói, no Rio de Janeiro. 
Então, meus amigos espinosenses e de todo o mundo, vamos ajudar apoiando esta boa causa. Acesse o endereço https://www.instagram.com/p/Cd_JWlXj7Ju/ ou o https://www.instagram.com/estacio_brasil/ e curta ou comente e ajude a Carla a realizar o seu sonho. Vamos lá! Compartilhe, curta e comente sem moderação.  
Um grande abraço espinosense.


quarta-feira, 25 de maio de 2022

2967 - O Roma ganha a primeira edição da UEFA Europa Conference League

Os aficionados por futebol têm mais uma competição continental para acompanhar. Trata-se da recém criada UEFA Europa Conference League (Liga Conferência Europa da UEFA) que reunirá clubes europeus classificados de acordo com as suas posições no ranking das ligas nacionais. É a terceira competição em importância na Europa, atrás da Champions League e da Europa League. 
Nesta primeira edição de 2021/2022, estiveram se digladiando em campo hoje às 16 horas, no Air Albania Stadium, na Albânia, as equipes do Roma da Itália e do Feyenoord da Holanda, em busca da primeira taça da competição. E deu Roma! 
Para chegar à primeira final do torneio, o time italiano comandado pelo vitorioso treinador português José Mourinho eliminou o inglês Leicester City nas semifinais. Já a equipe holandesa treinada pelo técnico holandês Arne Slot chegou à final após passar pelo Olympique de Marselha nas semifinais. 
O time italiano conquistou o título ao vencer o adversário holandês pelo placar de 1 x 0, gol do camisa 22 Nicolò Zaniolo aos 31 minutos do primeiro tempo.



FICHA TÉCNICA
ROMA 1 X 0 FEYENOORD
Motivo: Final da 1ª UEFA Europa Conference League
Data e horário: 25-05-2022, às 16h
Local: Air Albania Stadium, em Tirana, na Albânia
Arbitragem:
Árbitro: István Kovács (Romênia)
Assistentes: Vasile Florin Marinescu (Romênia) e Ovidiu Artene (Romênia)
VAR: Marco Fritz (Alemanha)
Gols: Zaniolo (Roma) aos 31 min. 1º tempo; (Feyenoord)
Cartões amarelos: Pellegrini, Rui Patrício e Spinazzola (Roma); Trauner (Feyenoord)
ROMA: 
Rui Patricio (1); Ibañez (3), Smalling (6) e Gianluca Mancini (23); Karsdorp (2) (Matías Viña-5), Cristante (4), Mkhitaryan (77) (Sérgio Oliveira-27) e Lorenzo Pellegrini (7); Zalewski (59) (Spinazzola-37), Zaniolo (22) (Veretout-17) e Tammy Abraham (9) (Shomurodov-14).
Técnico: José Mourinho.
FEYENOORD:
Bijlow (1); Lutsharel Geertruida (3), Gernot Trauner (18) (Pedersen-2), Marcos Senesi (4) e Malacia (5) (Jahanbakhsh-9); Fredrik Aursnes (17), Orkun Kökçu (10) (Waalemark-23) e Guus Til (26) (Toornstra-28); Reiss Nelson (14) (Linssen-11), Cyriel Dessers (33) e Luis Sinisterra (7).
Técnico: Arne Slot.

CAMPANHA DO ROMA:
FASE DE GRUPOS - GRUPO C
16-09-2021 - Quinta-feira - 16h - Olímpico de Roma - Roma 5 x 1 CSKA Sofia
30-09-2021 - Quinta-feira - 13h45 - Slavutych Arena - Zorya 0 x 3 Roma
21-10-2021 - Quinta-feira - 13h45 - Aspmyra Stadion - Bodo/Glimt 6 x 1 Roma
04-11-2021 - Quinta-feira - 17h - Olímpico de Roma - Roma 2 x 2 Bodo/Glimt
25-11-2021 - Quinta-feira - 17h - Olímpico de Roma - Roma 4 x 0 Zorya
09-12-2021 - Quinta-feira - 14h45 - Nacional Vasil Levski - CSKA Sofia 2 x 3 Roma
OITAVAS DE FINAL
10-03-2022 - Quinta-feira - 14h45 - Gelredome - Vitesse 0 x 1 Roma
17-03-2022 - Quinta-feira - 17h - Olímpico de Roma - Roma 1 x 1 Vitesse
QUARTAS DE FINAL
07-04-2022 - Quinta-feira - 16h - Aspmyra Stadion - Bodo/Glimt 2 x 1 Roma
14-04-2022 - Quinta-feira - 16h - Olímpico de Roma - Roma 4 x 0 Bodo/Glimt
SEMIFINAL
28-04-2022 - Quinta-feira - 16h - Leicester Stadium - Leicester 1 x 1 Roma
05-05-2022 - Quinta-feira - 16h - Olímpico de Roma - Roma 1 x 0 Leicester
FINAL
25-05-2022 - Quarta-feira - 16h - Air Albania Stadium - Roma 1 x 0 Feyenoord


CAMPANHA DO FEYENOORD:
FASE DE GRUPOS - GRUPO E
14-09-2021 - Terça-feira - 11h30 - Sammy Ofer Stadium - Maccabi Haifa 0 x 0 Feyenoord
30-09-2021 - Quinta-feira - 16h - De Kuip - Feyenoord 2 x 1 Slavia Praga
21-10-2021 - Quinta-feira - 13h45 - De Kuip - Feyenoord 3 x 1 Union Berlin
04-11-2021 - Quinta-feira - 17h - Olímpico de Berlim - Union Berlin 1 x 2 Feyenoord
25-11-2021 - Quinta-feira - 14h45 - Eden Arena - Slavia Praga 2 x 2 Feyenoord
09-12-2021 - Quinta-feira - 17h - De Kuip - Feyenoord 2 x 1 Maccabi Haifa
OITAVAS DE FINAL
10-03-2022 - Quinta-feira - 14h45 - Partizan Stadium - Partizan 2 x 5 Feyenoord
17-03-2022 - Quinta-feira - 17h - De Kuip - Feyenoord 3 x 1 Partizan
QUARTAS DE FINAL
07-04-2022 - Quinta-feira - 13h45 - De Kuip - Feyenoord 3 x 3 Slavia Praga
14-04-2022 - Quinta-feira 16h - Eden Arena - Slavia Praga 1 x 3 Feyenoord
SEMIFINAL
28-04-2022 - Quinta-feira - 16h - De Kuip - Feyenoord 3 x 2 Olympique de Marselha
05-05-2022 - Quinta-feira - 16h - Velódrome - Olympique de Marselha 0 x 0 Feyenoord
FINAL
25-05-2022 - Quarta-feira - 16h - Air Albania Stadium - Feyenoord 0 x 1 Roma



O grande campeão Roma levou para casa, além do belo troféu e da conquista da vaga na Liga Europa da próxima temporada, o valor de 5 milhões de euros (cerca de 25 milhões de reais), enquanto o vice Feyenoord embolsará 3 milhões de euros (cerca de 15,44 milhões de reais). O Roma faz história, com o seu primeiro título internacional. Já José Mourinho torna-se o primeiro treinador da história a conquistar título nas três principais competições europeias: Champions League (2 vezes), Europa League (duas vezes) e Conference League. O Feyenoord perdeu a chance de tornar-se o primeiro clube a ser campeão nas três principais competições do futebol europeu: Champions League, Europa League e Conference League.
Um grande abraço espinosense.

segunda-feira, 23 de maio de 2022

2966 - Manchester City de Pep Guardiola é Campeão Inglês com emoção. Na Itália deu Milan

Foi com intensa emoção até o final que o Manchester City conquistou seu oitavo título do Campeonato Inglês e o sexto da era Premier League iniciada em 1992/93, repetindo os feitos das temporadas 1936/37, 1967/68, 2011/12, 2013/14, 2017/18, 2018/19 e 2020/21. O excelente treinador Pep Guardiola comemora o seu quarto título à frente do clube de Manchester, um feito memorável no melhor campeonato de clubes da atualidade no mundo. Na história da competição, o Manchester City ultrapassou em quantidade de títulos o Aston Villa, com sete títulos, ficando atrás apenas do Everton, com nove, do Arsenal, com 13, do Liverpool, com 19, e do maior vencedor Manchester United, com 20 taças conquistadas. Na era Premier League, o Manchester City só fica atrás do Manchester United que possui 13 títulos. O City tem seis títulos, à frente do Chelsea, com cinco, e do Arsenal, com três. 




O oitavo título veio no sufoco, somente confirmado no finalzinho da difícil partida contra o Aston Villa, já que no mesmo instante o Liverpool de Jürgen Klopp vencia o Wolverhampton por 3 x 1, de virada, e chegava aos 92 pontos. A vitória contra o Aston Villa era crucial para o City. Uma derrota ou mesmo um empate significava a entrega da taça para o Liverpool. E tudo começou dando errado para Pep e seus comandados, com um placar adverso de 2 x 0, gols de Cash aos 35 minutos e Philippe Coutinho aos 68. A sensacional e emocionante virada se deu com os gols de Gündogan (75 min.), Rodri (78 min.) e novamente Gündogan (80 min.). Depois de ansiosamente pedir ao árbitro o encerramento da partida, Guardiola comemorou sob lágrimas a conquista, até que o gramado fosse invadido pelos torcedores enlouquecidos de alegria. O brasileiro meio-campista Fernandinho, o capitão, foi quem teve a honra de levantar a cobiçada taça ao lado dos companheiros de clube, entre eles os também brasileiros Ederson e Gabriel Jesus. 




Após 38 rodadas, a Premier League tem o grande Campeão Manchester City levantando o troféu com 93 pontos conquistados, com 29 vitórias, seis empates e apenas três derrotas. Marcou 99 gols e levou 26. O Vice-Campeão foi o Liverpool, que conquistou 92 pontos, com 28 vitórias, oito empates e apenas duas derrotas, com 94 gols marcados e 26 sofridos. Ao final, foram rebaixadas as equipes do Burnley, do Watford e do Norwich. Para a próxima temporada, ascenderam para a Premier League as equipes do  Fulham e Bournemouth. A última vaga será preenchida pelo vencedor do embate entre Nottingham Forest e Huddersfield a ser realizado no dia 29 de maio, em Wembley. 
Terminada a temporada, vem as premiações. Son Heung-Min (Tottenham) e Mohamed Salah (Liverpool) foram os artilheiros da competição, com 23 gols marcados cada. O craque do Manchester City, Kevin De Bruyne, foi eleito o melhor jogador da Premier League pela segunda temporada consecutiva, assim como o jovem atacante Phil Foden, também do City, foi eleito o melhor jogador jovem. Os goleiros brasileiros do Manchester City, Ederson, e do Liverpool, Alisson Becker, ganharam juntos o prêmio Luva de Ouro da Premier League 2021/22.




Na Itália, após um período de decadência e ostracismo de 11 longos anos, o gigante Milan ressurgiu das cinzas ao bater, na 38ª e derradeira rodada do Campeonato Italiano, o time do Sassuolo por 3 x 0, gols do goleador francês Olivier Giroud (dois gols) e do marfinense Franck Kessié. Com mais este Scudetto, a equipe dirigida pelo técnico Stefano Pioli chega a 19º conquista e empata em número de títulos italianos com o Internazionale. O maior vencedor da história da Série A é o Juventus, com 36 títulos. O Milan terminou a competição com 86 pontos ganhos, com 26 vitórias, oito empates e quatro derrotas, com 69 gols marcados e 31 sofridos.
O Internazionale, Vice-Campeão Italiano, conquistou 84 pontos, com 25 vitórias, nove empates e quatro derrotas, com 84 gols marcados e 32 sofridos. Foram rebaixados para a segunda divisão as equipes do Unione Venezia, do Genoa e do Cagliari. Para a próxima temporada, estarão na Série A as equipes do Lecce e Cremonese, com mais uma integrante saindo do playoff entre Pisa, Monza, Brescia, Ascoli, Benvento e Frosinone.    
Um grande abraço espinosense.

2965 - Ísis completa dois anos de vida

A pequena e linda Ísis Tolentino Freitas, orgulho dos pais Rogério e Maíla, comemorou o seu aniversário de dois anos de idade na sexta-feira à noite ao lado dos papais, dos avós, tios e demais familiares e mais alguns amigos da família. A festinha colorida de balões e docinhos os mais saborosos, foi realizada no início da noite congelante deste 20 de maio na casa de eventos Kairós, localizada no Bairro Todos os Santos aqui em Montes Claros.
No salão aconchegante que minimizou a noite gelada de maio, os convidados puderam render homenagens à pequena Ísis cantando parabéns e registrando o momento nas fotografias tiradas ao lado da aniversariante e dos seus papais corujas.



Desejamos todos que a bela Ísis Tolentino Freitas, sempre ao lado dos pais, continue a ser abençoada por Deus com muita saúde e longevidade, trilhando uma trajetória de paz, amor e felicidade completa.
Um grande abraço espinosense.  



sexta-feira, 20 de maio de 2022

2964 - Informações médicas com Doutor Acácio

Com imenso orgulho e alegria vejo aumentar a cada ano o número de profissionais da Medicina formados nas mais conceituadas universidades do país, jovens estes nascidos na nossa amada terrinha Espinosa. São centenas de homens e mulheres dedicados, inteligentes e comprometidos com a ética e o cuidado com seus pacientes, doutrinados nas muitas especialidades da Medicina e atualmente exercendo suas atividades nas diversas cidades espalhadas por este lindo e gigante país.
Um desses conterrâneos, figura da mais alta competência e integridade pessoal e profissional, labuta no estado de São Paulo. Acácio Fernandes Cardoso, filho do saudoso Manoel da Luz e de Dona Iza, é cardiologista graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (1995/2001), especializado em cardiologia no Biocor Instituto (MG), com título de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, especializado em arritmias e eletrofisiologia invasiva no Instituto do Coração/HCFMUSP, com certificado de atuação na área de eletrofisiologia invasiva conferido pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas - SOBRAC e pela Associação Médica Brasileira - AMB e ainda possuidor de Doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo-USP. Atua nas seguintes áreas: cardiologia, arritmia clínica e eletrofisiologia cardíaca invasiva com seu CRM-SP 117799. No seu consultório particular, instalado na Rua Itapeva, 518 (conjunto 1505), São Paulo, o Dr. Acácio atende seus pacientes e é bastante elogiado pela sua conduta muito atenciosa, educada, gentil, qualificada e profissional. 
Atua também na Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência (SP) e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde tem sua competência e credibilidade reconhecidas por dirigentes, colegas e pacientes. 
No vídeo abaixo, o Doutor Acácio explica com detalhes as arritmias cardíacas que atingem uma boa parcela da nossa população. Vale a pena assistir e se informar.



Como é gratificante perceber que pessoas queridas da nossa Espinosa se destacam no mundo com a elevada qualidade do seu trabalho. Parabéns, caro amigo atleticano Acácio. Continue sempre assim, digno, ético, dedicado, humilde e compromissado com seus pacientes.  
Um grande abraço espinosense.

    

quinta-feira, 19 de maio de 2022

2963 - Luto na música, Vangelis se vai

Evángelos Odysséas Papathanassíu. Este nome meio esquisito lhe diz alguma coisa, lhe lembra alguém ou algo familiar? E se eu lhe falar de Vangelis, será que irá reconhecer a figura por detrás desse nome? Os aficionados por cinema certamente já saberão que se trata do renomado compositor grego de trilhas sonoras de filmes famosos como "Chariots of Fire" ("Carruagens de Fogo"), pelo qual ganhou o Oscar em 1982 na categoria de Melhor Trilha Sonora Original. Notabilizou-se também pelos temas dos icônicos filmes "Blade Runner" e "1492 - A Conquista do Paraíso", ambos do aclamado diretor Ridley Scott. E não só! Fez discos ao lado do líder da banda de Rock Progressivo Yes, o vocalista Jon Anderson; compôs o tema da Copa do Mundo de 2002 e a música da série "Cosmos", de Carl Sagan. Participou das bandas de Rock Progressivo "Forminx" e "Aphrodite's Child", esta com os integrantes Demis Roussos e Loukas Sideras, e lançou uma grande série de álbuns solo de música eletrônica, conquistando muito sucesso, inclusive no Brasil, onde suas canções foram bastante utilizadas em programas de TV. Até mesmo o Steve Jobs, falecido presidente da Apple, utilizou de sua música para apresentar em grande estilo o primeiro Macintosh desenvolvido pela empresa, em 1984.




É quase impossível que você, em algum momento da vida, não tenha escutado uma música do Vangelis. O artista genuinamente musical nasceu em Vólos, na Grécia, em 29 de março de 1943 e infelizmente morreu aos 79 anos de idade no último dia 17 de maio, na França, por complicações da Covid-19. A música de Vangelis continuará por aí, no mundo inteiro, invadindo serenamente nossos ouvidos cansados de ruídos e encantando nossas almas preenchidas de esperança.
Um grande abraço espinosense. 



quarta-feira, 18 de maio de 2022

2962 - O Eintracht Frankfurt é o grande campeão da UEFA Europa League

Hoje, após a vitória por 5 x 4 na disputa de pênaltis, depois de empate em 1 x 1 no tempo regulamentar e na prorrogação sobre o adversário escocês Rangers, em partida final disputada no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán na cidade de Sevilha na Espanha, o Eintracht Frankfurt sagrou-se o grande campeão da UEFA Europa League desta temporada, encerrando linda campanha. É o segundo título do clube alemão, campeão também em 1979/1980, quando bateu o Borussia Mönchengladbach. O Rangers esteve na final do torneio em 2008, mas foi vencido pelo Zenit, ficando com o vice-campeonato. Agora repetiu o feito, perdendo o título para o Eintracht Frankfurt. 




FICHA TÉCNICA DA DECISÃO
Eintracht Frankfurt 1 (5) x 1 (4) Rangers
Final da Uefa Europa League
Data e horário: 18-05-2022, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha, Espanha
Árbitro: Slavko Vincic (SLO)
Assistentes: Tomaz Klancnik (SLO) e Andraz Kovacic (SLO)
Gols: Aribo, 11 min. 2º tempo (Rangers); Borré, 23 min. 2º tempo (Eintracht Frankfurt)
Pênaltis convertidos: Tavernier, Davis, Arfield, Roofe (Rangers); Lenz, Hrustic, Kamada, Kostic, Borré (Eintracht Frankfurt)
Pênaltis perdidos: Ramsey (Rangers)
Cartões amarelos: Joe Aribo, Wright (Rangers)
EINTRACHT FRANKFURT:
Trapp; Touré, Tuta (Hasebe) e Ndicka (Lenz);  Knauff, Rode (Jakic), Sow (Hrustic) e Kostic; Lindström (Hauge), Kamada e Rafael Borré.
Técnico: Oliver Glasner.
RANGERS:
McGregor; Tavernier, Goldson, Bassey e Barisic (Roofe); Lundstram, Jack (Davis) e Kamara (Arfield); Kent, Aribo (Sands) e Wright (Sakala-Ramsey).
Técnico: Giovanni van Bronckhorst.

CAMPANHA DO EINTRACHT FRANKFURT
FASE DE GRUPOS - GRUPO D 
16-09-2021 - Quinta-feira - 16h - Frankfurter Volksbank - Eintracht Frankfurt 1 x 1 Fenerbahçe
30-09-2021 - Quinta-feira - 13h45 - Bosuilstadion - Royal Antwerp 0 x 1 Eintracht Frankfurt
21-10-2021 - Quinta-feira - 16h - Frankfurter Volksbank - Eintracht Frankfurt 3 x 1 Olympiacos
04-11-2021 - Quinta-feira - 14h45 - Georgios Karaiskakis - Olympiacos 1 x 2 Eintracht Frankfurt
25-11-2021 - Quinta-feira - 17h - Frankfurter Volksbank - Eintracht Frankfurt 2 x 2 Royal Antwerp
09-12-2021 - Quinta-feira - 14h45 - Sukru Saracoglu - Fenerbahçe 1 x 1 Eintracht Frankfurt
OITAVAS DE FINAL
09-03-2022 - Quarta-feira - 14h45 - Benito Villamarín - Betis 1 x 2 Eintracht Frankfurt
17-03-2022 - Quinta-feira - 17h - Waldstadion - Eintracht Frankfurt 1 x 1 Betis
QUARTAS DE FINAL
07-04-2022 - Quinta-feira - 16h - Waldstadion - Eintracht Frankfurt 1 x 1 Barcelona
14-04-2022 - Quinta-feira - 16h - Camp Nou - Barcelona 2 x 3 Eintracht Frankfurt
SEMIFINAL
28-04-2022 - Quinta-feira - 16h - Olímpico de Londres - West Ham 1 x 2 Eintracht Frankfurt
05-05-2022 - Quinta-feira - 16h - Waldstadion - Eintracht Frankfurt 1 x 0 West Ham
FINAL
18-05-2022 - Quarta-feira - 16h - Ramón Sánchez Pizjuán - Eintracht Frankfurt 1 (5) x 1 (4) Rangers

CAMPANHA DO RANGERS
FASE DE GRUPOS - GRUPO A 
16-09-2021 - Quinta-feira - 16h - Ibrox Stadium - Rangers 0 x 2 Lyon
30-09-2021 - Quinta-feira - 13h45 - Letná - Sparta Praga 1 x 0 Rangers
21-10-2021 - Quinta-feira - 16h - Ibrox Stadium - Rangers 2 x 0 Brondby
04-11-2021 - Quinta-feira - 14h45 - Brondby Stadion - Brondby 1 x 1 Rangers
25-11-2021 - Quinta-feira - 17h - Ibrox Stadium - Rangers 2 x 0 Sparta Praga
09-12-2021 - Quinta-feira - 14h45 - Lyon - Lyon 1 x 1 Rangers
SEGUNDA FASE
17-02-2022 - Quinta-feira - 14h45 - Westfalenstadion - Borussia Dortmund 2 x 4 Rangers
24-02-2022 - Quinta-feira - 17h - Ibrox Stadium - Rangers 2 x 2 Borussia Dortmund
OITAVAS DE FINAL
10-03-2022 - Quinta-feira - 17h - Ibrox Stadium - Rangers 3 x 0 Estrela Vermelha
17-03-2022 - Quinta-feira - 14h45 - Marakana - Estrela Vermelha 2 x 1 Rangers
QUARTAS DE FINAL
07-04-2022 - Quinta-feira - 16h - Municipal de Braga - Braga 1 x 0 Rangers
14-04-2022 - Quinta-feira - 16h - Ibrox Stadium - Rangers 2 x 1 Braga
SEMIFINAL
28-04-2022 - Quinta-feira - 16h - RB Arena de Leipzig - RB Leipzig 1 x 0 Rangers
05-05-2022 - Quinta-feira - 16h - Ibrox Stadium - Rangers 3 x 1 RB Leipzig
FINAL
18-05-2022 - Quarta-feira - 16h - Ramón Sánchez Pizjuán - Eintracht Frankfurt (5) 1 x 1 (4) Rangers

Parabéns ao grande campeão Eintracht Frankfurt e à sua torcida pela importante conquista!
Um grande abraço espinosense.

MAIORES CAMPEÕES DA EUROPA LEAGUE:
Sevilla (Espanha) - 6 títulos (2005/06, 2006/07, 2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2019/20)
Liverpool (Inglaterra) - 3 títulos (1972/73, 1975/76 e 2000/01)
Juventus (Itália) - 3 títulos (1976/77, 1989/90 e 1992/93)
Internazionale (Itália) - 3 títulos (1990/91, 1993/94 e 1997/98)
Atlético de Madrid (Espanha) - 3 títulos (2009/10, 2011/12 e 2017/18)
Parma (Itália) - 2 títulos (1994/95 e 1998/99)
Chelsea (Inglaterra) - 2 títulos (2012/13 e 2018/19)
Borussia Mönchengladbach (Alemanha) - 2 títulos (1974/75 e 1978/79)
Feyenoord (Holanda) - 2 títulos (1973/74 e 2001/02)
Göteborg (Suécia) - 2 títulos (1981/82 e 1986/87)
Porto (Portugal) - 2 títulos (2002/03 e 2010/11)
Real Madrid (Espanha) - 2 títulos (1984/85 e 1985/86)
Tottenham (Inglaterra)- 2 títulos (1971/72 e 1983/84)
Eintracht Frankfurt (Alemanha) - 2 títulos (1979/80 e 2021/22)
Villarreal (Espanha) - 1 título (2020/21)
Ipswich (Inglaterra) - 1 título (1980/81)
Schalke 04 (Alemanha) - 1 título (1996/97)
CSKA Moskva (Rússia) - 1 título (2004/05)
Zenit (Rússia) - 1 título (2007/08)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia) - 1 título (2008/09)
Manchester United (Inglaterra) -1 título (2016/17)
Valencia (Espanha) - 1 título (2003/04)
Ajax (Holanda) - 1 título (1991/92)
Napoli (Itália) - 1 título (1988/89)
Bayer Leverkusen (Alemanha) - 1 título (1987/88)
Anderlecht (Bélgica) - 1 título (1982/83)
Galatasaray (Turquia) - 1 título (1999/00)
PSV (Holanda) - 1 título (1977/78)
Bayern (Alemanha) - 1 título (1995/96)

2961 - Morreu o jovem Heider Cruz

Recebi um triste comunicado da minha amiga e conterrânea espinosense Marlene Sepúlveda dando conta do falecimento precoce do seu sobrinho Heider Cruz em Belo Horizonte. Heider é filho de Beto e Marizete e a causa da sua morte não me foi informada.
Não o conhecia, mas é bastante desolador e triste ver uma pessoa tão jovem e cheia de vida partindo deste mundo terreno tão prematuramente. Descobri agora que ele, assim como eu, era um apaixonado torcedor do Clube Atlético Mineiro. 
Expresso aqui os meus sentimentos de profundo pesar aos pais Beto e Marizete, bem como a Marlene e aos demais familiares e amigos do rapaz, pedindo a Deus para que lhes conceda a bastante força, fé e resignação para aceitar, compreender e superar esta manifestação inexplicávvel do destino. 
A todos, a minha solidariedade e o meu apoio fraterno. Que Heider descanse junto ao Pai na mais completa paz!
Um grande abraço espinosense. 



terça-feira, 17 de maio de 2022

2960 - Até quando seremos homofóbicos?

Antes de tudo, uma afirmação resoluta. Sou um conservador progressista, casado e feliz, heterossexual, com dois filhos criados e encaminhados para o itinerário do bem e da justiça, e compromissado com a evolução e a aceitação das mudanças positivas na sociedade. Dito isso, para que não paire nenhuma dúvida quanto à minha opção sexual, é gratificante perceber a revolução que pode estar se aproximando no mundo do esporte, sobretudo no cenário extremamente machista do futebol. Explico.
Hoje, dia 17 de maio, é comemorado o Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, criado com o objetivo básico de coordenar eventos internacionais que aumentem a conscientização da população mundial sobre as violações dos direitos LGBT+. Tal data foi escolhida por ter sido o dia 17 de maio de 1990 um dia histórico, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) finalmente tomou a acertada decisão de retirar a homossexualidade da classificação internacional de doenças, aberração incluída em 1977. 



Exatamente nesta data de hoje tão importante para a comunidade LGBT+ surgiu a notícia de que o jovem atacante do Blackpool Football Club, Jake Daniels, comunicou a toda a imprensa que é homossexual. O garoto de 17 anos, nascido aos 8 de janeiro de 2005 em Bispham, Reino Unido, tem se destacado no futebol inglês e agora estampa as manchetes de jornais, TV e Internet como o único jogador de futebol profissional masculino do Reino Unido a se assumir publicamente gay, de forma corajosa e louvável. Outro atleta, após encerrada a carreira, também se assumiu homossexual. Foi o londrino Justinus Soni Fashanu, atacante que jogou pelo Nottingham Forest, Brighton, Newcastle e West Ham, entre outros clubes. Fashanu suicidou-se em 1998 em Londres, aos 37 anos, após ser acusado de abuso sexual por um jovem de 17 anos nos Estados Unidos, onde jogava à época, fato que negou até o final. A coragem e clarividência do Jake pode enfim desencadear uma onda de admissão da condição de homossexual pelos atletas do futebol, inseridos sempre em um ambiente extremamente machista, preconceituso e hipócrita. É o que espero que aconteça, finalmente. 
Por mais que alguns não queiram aceitar a realidade, o homossexualismo existe desde que o mundo é mundo. O maldito preconceito contra ele também. Cálculos extraoficiais dão conta de que cerca de 10% da população mundial é formada por homossexuais. Ninguém sabe ao certo, mas eles existem e são encontrados em todas as classes sociais, em todas as profissões, em todos os lugares do mundo, sem a menor dúvida, mesmo que ocultos. E sofrem discriminações ridículas, violência pesada e perseguições severas a todo momento, sendo tratados até como criminosos em países atrasados como Emirados Árabes Unidos, Bangladesh, Trinidad e Tobago, Rússia, China e Irã, entre outros. É até engraçado ver que existem gays em todas as profissões e lugares, de artistas a bancários, mas inexplicavelmente inexistem no âmbito do futebol mundial. É uma piada!
Estamos em pleno Século XXI, mas continuamos a tratar o homossexualismo como tabu da Idade da Pedra. Os velhos radicais conservadores, ainda presos àquela criação repressora que tiveram dos pais no passado, ainda não evoluíram a ponto de conviver pacífica e harmonicamente com os novos tempos. Ainda persistem a rejeição, a hostilidade e a intolerância com os nossos irmãos que escolheram ser diferentes. Pior ainda o repúdio que vem dos cristãos de Bíblia sempre nas mãos e versículos na boca, fracassados na tentativa de compreender os ensinamentos de Jesus Cristo que tão claramente nos ensinou a tarefa de "amar ao próximo como a nós mesmos", sem exceções. Estes, obsoletos e equivocados, parecem não ter captado a mensagem de que os "próximos" não são somente os nossos pais, irmãos, filhos, demais parentes e amigos queridos, mas e também nossos desconhecidos, nossos adversários e nossos inimigos. Entre esses humanos, também filhos de Deus, estão os homossexuais, obviamente. Eles, que são cidadãos comuns, semelhantes, trabalhadores, inteligentes, cultos e amorosos, integrantes de famílias, pagadores de impostos como todo mundo.



Ninguém é obrigado a gostar da questão ou das pessoas nela envolvidas, mas exije-se apenas respeito a elas. Espero que os radicais conservadores antiquados consigam refletir, aprender e se desvencilhar dessa ignorância e deste ódio desmedido com nossos irmãos e cidadãos brasileiros, merecedores de toda nossa consideração, apoio e carinho. Quem sabe um dia? 
Meu imenso respeito e a minha completa solidariedade ao jovem Jake Daniels e a todos os homossexuais de todo o mundo. Que sua atitude destemida sirva de exemplo para muitos dos seus colegas de futebol se assumirem e serem felizes em sua real condição humana. 
Um agradecimento especial aos gays Freddie Mercury, Elton John, Renato Russo, Cássia Eller, Cazuza, Adriana Calcanhotto, Zélia Duncan, Gal Costa, Lulu Santos, Leila Pinheiro, Maria Gadu, Simone, por terem tornado minha vida tão mais feliz e prazerosa! E viva a Liberdade e a Diversidade!   
Um grande abraço espinosense.   

segunda-feira, 16 de maio de 2022

2959 - Morre Paulinho Tolentino

Que triste notícia acabei de receber agora há pouco! Através da página de Nice Tolentino no Facebook tomei conhecimento do falecimento do nosso conterrâneo e meu parente Paulo Sandro Tolentino, carinhosamente chamado de Paulinho de Miru. Conforme o comunicado publicado na página de Nice, ele faleceu hoje de madrugada na cidade de Uberlândia, onde será sepultado.
Pessoa muito conhecida e querida em nossa comunidade espinosense, Paulinho era professor e meu amigo virtual. Há pouco tempo, ele publicou umas fotos de uma viagem de avião que fez ao lado de sua mãezinha, relatando ter realizado um sonho, o que me deixou bastante feliz.
À Dona Almerinda (Miru), aos demais familiares e amigos de Paulinho externo aqui os meus sentimentos de pesar, pedindo a Deus para que Ele lhes consolem neste momento tão doloroso e triste da perda de uma pessoa querida. Que Paulinho, após sua caminhada terrena e sua missão cumprida com louvor, descanse em completa paz!
Um grande abraço espinosense.



domingo, 15 de maio de 2022

2958 - AABB Montes Claros comanda a Jemab em São Francisco

Como se diz na linguagem popular, a AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros fez "barba, cabelo e bigode" nos jogos promovidos pela FENABB neste final de semana na cidade de São Francisco. Lá na cidade situada às margens do Velho Chico, foi realizada nos dias 14 e 15 de maio o evento esportivo Jemab-Jornada Esportiva Microrregional de AABBs, com a participação das AABBs de Bocaiuva, Brasília de Minas, Coração de Jesus, Corinto, Curvelo, Francisco Sá, Mato Verde, Montes Claros e São Francisco em competições de Futebol Minicampo, Futsal, Vôlei, Vôlei de Areia, Vôlei 4 x 4, Futevôlei, Peteca, Sinuca, Tênis de Mesa, Xadrez, Vídeo Game e Truco. 
Mostrando uma superioridade extraordinária, os atletas da AABB MOC ganharam quase todas as modalidades em disputa. Os representantes montes-clarenses foram condecorados com as medalhas de ouro reservadas aos campeões nas categorias Futebol Minicampo Aberto, Futebol Minicampo Master, Futebol Minicampo Supermaster, Futsal, Futevôlei, Vôlei de Areia, Vôlei 4 x 4, Voleibol, Peteca e Vídeo Game.

Fotografia: Heberth Halley


Assim ficaram os resultados de todas as categorias da Jemab 2022:
FUTEBOL MINICAMPO ADULTO MASCULINO - Campeão: Montes Claros - Vice: Francisco Sá
FUTEBOL MINICAMPO MASTER MASCULINO - Campeão: Montes Claros - Vice: Bocaiuva
FUTEBOL MINICAMPO SUPERMASTER MASCULINO - Campeão: Montes Claros (Artilheiro com 3 gols: Héber Lúcio Alves Rezende) - Vice: São Francisco 
FUTSAL LIVRE MASCULINO - Campeão: Montes Claros - Vice: Bocaiuva
VOLEIBOL LIVRE FEMININO - Campeão: Montes Claros - Vice: São Francisco
VÔLEI AREIA 4X4 LIVRE MISTO - Campeão: Montes Claros - Vice: Brasília de Minas
VÔLEI DE AREIA ADULTO MASCULINO - Campeão: Montes Claros (João Pedro Silva Rodrigues e Jomerson Antunes Alves) - Vice: São Francisco
FUTEVÔLEI ADULTO MASCULINO - Campeão: Montes Claros (Peterson Vagno Vieira e Vítor Francisco Assis Ribeiro) - Vice: São Francisco
TRUCO ADULTO MISTO - Campeão: Brasília de Minas - Vice: Francisco Sá
TÊNIS DE MESA LIVRE MASCULINO - Campeão: Bocaiuva - Vice: Corinto
TÊNIS DE MESA LIVRE FEMININO - Campeão: Corinto - Vice: Montes Claros
PETECA LIVRE MASCULINO - Campeão: Montes Claros (Gilvan Pereira Barbosa e Warley Gonçalves Dutra) - Vice: Bocaiuva
SINUCA ADULTO MISTO - Campeão: Francisco Sá - Vice: Bocaiuva
XADREZ LIVRE MISTO - Campeão: São Francisco - Vice: Montes Claros
VÍDEO GAME LIVRE MASCULINO - Campeão: Montes Claros (Artilheiro com 38 gols João Victor Souza Cruz) - Vice: São Francisco

Fotografia: Reginaldo PM


Parabéns à diretoria da AABB pelo vigoroso apoio dado ao esporte e aos atletas de Montes Claros e por essa incrível demonstração de competência, determinação e eficiência na conquista desta quantidade avassaladora de troféus e medalhas nas competições disputadas na Jemab em São Francisco.
Um grande abraço espinosense.

2957 - Guarani é o Campeão do Campeonato de Futebol Veterano de Espinosa 2022

Chegou ao fim o Campeonato de Futebol Veterano de Espinosa, Edição 2022, que prestou homenagem ao grande desportista Carlos Humberto Ribeiro da Cruz, mais conhecido como Carlinhos Despachante. Contando com a participação de sete equipes da cidade e da zona rural (Charco, Guarani, Guerreiros, Minas, Tanque de Pedra, Vila de Santana e Ypiranga), o evento esportivo apresentou excelente nível técnico dos atletas e uma vibrante presença dos aficionados por futebol no Estádio Caldeirão, com seu entusiasmo e apoio aos times do coração.



Na manhã quente e ensolarada deste domingo, 15 de maio, a esperada decisão entre as duas mais gabaritadas equipes inscritas no campeonato proporcionou muita emoção aos muitos torcedores que estiveram presentes no Estádio Caldeirão. Estiveram em campo na acirrada batalha pelo título e pela taça de campeão as equipes do Guarani e da Vila de Santana. 
O time do Guarani chegou à decisão do título após vencer, na disputa dos pênaltis, a competente equipe de Tanque de Pedra, após igualdade no placar no tempo regulamentar por 1 x 1. Já o seu oponente, a Vila de Santana, eliminou na semifinal o valente adversário Minas também com uma vitória nos pênaltis após empate de 1 x 1 nos 90 minutos.
Na partida final que valia o título e a taça do campeonato, disputada hoje, deu Guarani, que com muita garra, determinação e eficiência, venceu a equilibrada disputa com o Vila de Santana nos pênaltis, após empate no tempo regulamentar.
Parabéns ao grande campeão Guarani pela importante conquista, como também a todos os atletas das demais equipes, aos seus dirigentes, aos árbitros e auxiliares, aos torcedores e aos servidores da Secretaria de Esportes de Espinosa. Como é bom ver o esporte espinosense sendo conduzido com atenção e cuidado pela administração municipal, com esta competição dedicada aos atletas veteranos, finalizada em completa paz e harmonia e com a comemoração festiva dos vencedores e a aceitação serena e com espírito esportivo dos derrotados. Assim deveria ser sempre, pois esporte é sinônimo de prazer, alegria e respeito aos adversários, jamais inimigos. Viva! 
Um grande abraço espinosense.



2956 - Pathy de novo no lugar mais alto do pódio

Boas notícias são raras atualmente no Brasil nesses tempos sombrios de recessão econômica, desemprego gigante, renda decrescente ou estagnada e preços nas alturas, mas eis que para animar o meu domingo tomo conhecimento do retorno da nossa eterna "Menina de Ouro" Pathy (Ana Patrícia Silva Ramos) ao lugar mais alto do pódio em sua nova casa, o Praia Clube de Uberlândia. 
Na fase final do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia que foi realizado de 12 a 14 de maio em Uberlândia (MG) neste final de semana, na sede do Praia Clube, a nossa vitoriosa conterrânea Pathy tornou-se campeã da competição, agora ao lado da nova parceira Duda. A medalha de ouro veio após a disputa final contra a dupla brasileira Elize e Thâmela, com a vitória de Pathy e Duda por 2 sets a 0, parciais de 22/20 e 21/15.



Para tornar-se mais uma vez campeã, este foi o caminho da dupla Pathy e Duda:
13-05-2022 - 2 x 0 Valda/Torres (Bolívia) - parciais de 21/11 e 21/5
13-05-2022 - 2 x 0  Elize Maia/Thâmela (Brasil) - parciais de 21/19 e 21/18
14-05-2022 - Semifinal - 2 x 0 Michelle/Erika (Paraguai) - parciais de 21/12 e 21/10
14-05-2022 - Final - 2 x 0 Elize Maia/Thâmela (Brasil) - parciais de 22/20 e 21/15
Participaram da competição atletas do Paraguai, Chile, Uruguai, Colômbia, Bolívia, Argentina e Equador nos dois naipes. No masculino, a dupla brasileira André/George faturou o título da etapa final do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Areia vencendo a dupla chilena Marco e Estevam Grimaldi por 2 x 1, parciais de 25/27, 21/16 e 15/11.



Já estava sentindo falta da alegria de poder noticiar aqui as conquistas da nossa gigante atleta Pathy, que só nos enche de orgulho com seu talento, dedicação e humildade. Mais sucesso ainda na trajetória esportiva, garota!
Um grande abraço espinosense.