Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

2117 - 70 anos de união de Seu José Oliva e Dona Nazinha

É realmente uma bênção de Deus contar com uma família numerosa e unida em paz e harmonia. Nos tempos recentes, formar uma família numerosa é quase raridade, pois a grande maioria dos jovens casais prefere gerar poucos filhos. Em Espinosa ainda temos exemplos de famílias bem numerosas, talvez nem todas tão unidas como a de Seu José Oliva e Dona Nazinha, que estão comemorando seus 70 anos de vida em comum, um verdadeiro marco na sociedade atual. 
E foi em uma celebração religiosa na Igreja do Divino Espírito Santo em Espinosa que se reuniram os filhos, netos e demais familiares e amigos do casal José Oliva e Nazinha para agradecer a Deus por esta tão divina graça de completar 70 anos de união matrimonial, as Bodas de Vinho. Completamente rodeados pelo carinho e amor de filhos, netos, bisnetos, genros e noras, o casal Zé Oliva e Nazinha recebeu as bênçãos do Padre Iranildo. Vale registrar e agradecer ao Padre Iranildo pelos ótimos serviços prestados à comunidade católica de Espinosa, já que ele está se despedindo da paróquia em direção a Porteirinha, seu novo local de trabalho.


Fiquei bastante feliz ao ver mais de 50 pessoas das mais variadas idades retratadas em uma única foto ao redor do casal Zé Oliva e Nazinha, um testemunho de amor, carinho e, de suma importância, o reconhecimento pela árdua luta na criação e bom direcionamento dos filhos na perigosa e espinhosa estrada da vida. Uma das razões de me sentir feliz é que em meus tempos de criança pude conviver, mesmo que não muito intimamente, com a família de Seu Zé e de Dona Nazinha. Eles moraram por um determinado tempo na minha Rua da Resina e pude conviver com alguns de seus filhos na adolescência. Mais que isso, tive a felicidade de juntar minhas moedinhas e comprar muitas revistinhas em quadrinhos na banca de Seu Zé Oliva nos meus tempos de adolescente, o que só me traz boas recordações.  
Parabéns Seu José Oliva e Dona Nazinha pela linda trajetória de vida! E aos seus descendentes pela compreensão da importância positiva deles em suas vidas. Que este exemplo de companheirismo e amor se propague pelo mundo, mostrando a beleza que é conviver eternamente em harmonia. Os cumprimentos se estendem também ao casal Vera Oliva (filha deles) e Osvaldo Alves Filho pelos 40 anos de união matrimonial, bem como a todos os outros muitos casais que comemoram alegremente suas bodas.
Um grande abraço espinosense.

Seu Zé Oliva e Dona Nazinha com os filhos

Seu Zé Oliva e Dona Nazinha com os netos

Seu Zé Oliva e Dona Nazinha com os bisnetos


Seu Zé Oliva e Dona Nazinha com o Padre Iranildo

Vera e Osvaldo com a família
Fotografias: retiradas da página do Facebook de Wagner Oliva, a quem agradeço e peço desculpas pela ousadia.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

2116 - O encanto do engenhoso Pipiripau

O Natal acabou de acontecer mais uma vez, a de número 2018 na história, comemorando o nascimento do mais importante ser humano que pisou neste mundo, Jesus Cristo. Nova festa dos cristãos quanto a este acontecimento maravilhoso só mesmo em 25 de dezembro de 2019. Mas a história da vida, morte e ressurreição de Cristo pode ser acompanhada durante todo o ano através de uma obra de arte encantadora e única: o Presépio do Pipiripau. A tradição de montagem de presépios, estas tradicionais representações do nascimento de Jesus com a presença das figuras de São José, da Virgem Maria, do burro e do boi (as principais), vem de longos anos, desde que São Francisco de Assis montou o seu em 1923 na floresta de Greccio, na Itália.



Imaginado e construído pelo mecânico da Estrada de Ferro Central do Brasil e artesão Raimundo Machado de Azevedo, o Pipiripau conta a trajetória de Jesus Cristo na Terra, desde o seu nascimento até sua violenta e covarde morte na cruz e posterior ressurreição. Através da sincronização de 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas, a vida de Jesus é contada em meio a cenas do cotidiano de uma cidade qualquer do interior do Brasil, com a presença de figuras simples das comunidades como o marceneiro, o pescador, a lavadeira, o lavrador, o sanfoneiro, a banda de música, as igrejas com seus sinos, a procissão, a roda d´água, o carrossel, entre outras. As suas peças foram modeladas em argila, papel machê, conchas e outros materiais e a parte mecânica contou com o uso de barbante, carretéis de linha, polias, mecanismos de relógio, radiola, gramofone e várias outras peças de velhos maquinários. 
Esta maravilha saída da mente brilhante de seu Raimundo teve a construção iniciada em 1906, quando ele tinha apenas 12 anos e demorou nada menos que 82 anos para ficar totalmente pronta. O presépio foi doado à UFMG em 1976, depois tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1984 e passou por uma completa restauração e modernização entre 2012 e 2017, com o uso de recursos captados através da Lei Rouanet, cerca de R$ 490 mil, com apoio do Instituto Unimed-BH. Além da reforma no presépio, foram executados serviços na edificação, nas instalações elétricas, hidrossanitárias e de prevenção a incêndio, na segurança eletrônica, sonorização e sinalização de emergência.



O Presépio do Pipiripau está localizado dentro das instalações do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, na Rua Gustavo da Silveira, 1.035, bairro Santa Inês, em Belo Horizonte. Ele pode ser visitado com um ingresso no valor irrisório de R$ 10,00 nas quartas, quintas e sextas-feiras, das 11h às 16h e nos finais de semana às 11h, 12h, 15h e 17h.
É muito interessante como um tesouro dessa magnitude tenha sido construído por uma única pessoa, sem uso de nenhuma tecnologia, com o uso de materiais simples do dia a dia, com um resultado tão surpreendente e encantador. Ficam o agradecimento e o reconhecimento ao Seu Raimundo e à sua mente genial, ele que nos deixou aos 27 de agosto de 1988, aos 93 anos de idade.
Um grande abraço espinosense.


segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

2115 - A arte e o amor transformam Pasmadinho




A pequena comunidade de Pasmadinho, distante 15 km da cidade de Itinga, no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, em que moram artesãos que trabalham com cerâmica e madeira, ganhou ares mais coloridos e estimulantes nos últimos tempos. É que por lá apareceu um jovem de coração altruísta e um sentimento possante de solidariedade e amor ao próximo de nome Wederson Moraes de Almeida. Com 42 anos de idade, o artista plástico, artesão, educador e músico amador, formado na Universidade Estadual de Minas Gerais em Belo Horizonte, depois de perambular pelo mundo mostrando sua arte, resolveu se envolver profundamente em um projeto meio maluco para um sujeito comum. Escolheu o pequeno distrito de Pasmadinho em Itinga, para colocar em prática um sonho antigo, o de transformar completamente a paisagem triste do Sertão através da arte, do desenho, da pintura e das cores, com a ideia subjacente de atingir e alavancar a auto-estima do sofrido povo do Sertão Mineiro.





Wederson largou tudo e tentou a todo custo conseguir patrocínio, mas sem sucesso, pois não teve nem apoio público muito menos privado para a empreitada. Não desistiu. Resolveu bancar tudo do próprio bolso, com ajuda de amigos. Para baratear os custos, ele resolveu fabricar a própria tinta, recolhendo barro de cores distintas na própria região. Com uma picareta ele mesmo cavou, recolheu, triturou, peneirou e misturou a terra com água, cal, cola branca e corante. Felizmente ele contou com a ajuda de alguns moradores e com apoio integral da criançada da comunidade na elaboração e confecção das pinturas. 





Inicialmente, como todo mineiro do Sertão, o povo ficou meio desconfiado, sem entender como alguém iria fazer alguma coisa tão porreta assim, totalmente de graça, nesses tempos de individualismo e capitalismo tão selvagem. Mas depois que Dona Marlete de Jesus autorizou a pintura da fachada da sua casa, outros se animaram a também participar do projeto. O interessante é que o artista pintou cada fachada com imagens que retratam o morador (ou moradores) ou ainda algo que tenha relação com sua vida ou atividade de trabalho. Alguns quiseram ver frases escritas na frente da casa, outros optaram por ter seus nomes escritos, como Dona Zenólia.      





Com 5 kg a menos após 133 dias de trabalho, 3.500 km pedalados no trajeto entre Itinga e Pasmadinho, com 128 casas pintadas e uma comunidade inteira de amigos conquistados para sempre, Wederson deu por findada a sua experiência fenomenal de vida com um prazer indescritível na alma. Para coroar tamanho sentimento de contentamento por realizar um trabalho árduo em prol de pessoas simples e humildes do interior de Minas, Wederson fez a última pintura na fachada da Dona Virani. Ela por ser cega, não havia autorizado a pintura em sua casa. Depois de escutar sobre as mudanças positivas no povoado, Dona Virani pediu para que sua casa fosse pintada também, de forma tão solidária, para não quebrar a harmonia da rua. Para agradá-la, o artista inovou, incluindo alguns elementos em alto relevo com figuras de flores e uma borboleta. Ao tocar as imagens, Dona Virani se sentiu cheia de contentamento.





Wederson não ganhou nada financeiramente com seu duro trabalho debaixo de um sol escaldante, dia após dia. E mais, pagou toda a despesa do próprio bolso. Mas ganhou o que não tem preço: reconhecimento e a sensação prazerosa de espalhar o bem sem esperar retorno. Após o término do projeto, o povo simples de Pasmadinho se reuniu na rua, colocou faixa, deu discurso, deu-lhe inúmeros abraços, derramou lágrimas de emoção, fez um jantar em sua homenagem e o cobriu de  bênçãos, debaixo de chuva e ao som do forró.
Esse sentimento de pertencimento do povo simples do Sertão é algo mágico. Esse amor pela terra em que se nasce é uma coisa inexplicável e maravilhosa. E gente como esse rapaz, Wederson, deveria ser a totalidade da população mundial, pois é de atitudes assim, desprendidas e recheadas de amor ao próximo, sem espera de algo em troca, é que precisamos urgentemente neste mundo cruel e desumano. Que Deus cubra de bênçãos Wederson Moraes de Almeida por onde ele andar!
Um agradecimento ao amigo Cristóvão Gomes Franca, pela dica no Facebook.
Um grande abraço espinosense.  





sábado, 22 de dezembro de 2018

2114 - O Real Madrid é Campeão do Mundial da FIFA pela terceira vez consecutiva

Depois de passar sem muitas dificuldades pelo Kashima Antlers do Japão na semifinal, com uma vitória por 3 x 1, o Real Madrid venceu o Al Ain, clube dos Emirados Árabes, no jogo final do Mundial de Clubes da FIFA na tarde deste sábado (aqui no Brasil), 22 de dezembro, em Abu Dhabi. O Real Madrid, Campeão da Europa e também vencedor dos dois últimos Mundiais da FIFA, era o grande favorito e não permitiu que a zebra desse as caras em Abu Dhabi. O time espanhol venceu com facilidade o Al Ain pelo placar de 4 x 1, com gols de Modric, Llorente, Sergio Ramos e Nader (contra), com Shiotani descontando. 


Para chegar surpreendentemente na partida que decidiria o título mundial, a equipe do Al Ain fez história no Estádio Hazza Bin Zayed. Conseguiu a façanha de eliminar o Campeão da Libertadores da América, o grande River Plate, após empate em 2 x 2 no tempo regulamentar e prorrogação, e vitória nos pênaltis por 5 x 4. Mas passar pelo Real Madrid era tarefa impossível, dada a diferença de qualidade dos elencos. Deu a lógica: o sétimo título mundial da equipe madrilenha. 
Mais cedo, às 11h30, no mesmo Zayed Sports City, em Abu Dhabi, o River Plate, com gols de Zuculini, Pity Martínez (2 vezes) e Borre, goleou o Kashima Antlers por 4 x 0 e ficou com o terceiro lugar do torneio. 


Resumo do jogo final:
Real Madrid 4 x 1 Al Ain
Local: Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi
Horário: 14h30
Motivo: Final do Mundial de Clubes da FIFA
Arbitragem: Jair Marrufo mais os auxiliares Frank Anderson e Corey Rockwell (USA). Quarto árbitro, o Wilton Sampaio (BRA). Danny Makkelie (HOL), o árbitro de vídeo (VAR) mais os assistentes Bruno Boschilia (BRA), Mark Geiger (USA) e Mauro Vigliano (ARG).
Gols: Modric (13 min), Llorente (60 min), Sergio Ramos (79 min) e Nader - contra (91 min) para o Real Madrid; Shiotani (86 min) para o Al Ain. 
Cartões amarelos: Sergio Ramos (Real Madrid)
REAL MADRID: 25-Thibaut Courtois, 2-Dani Carvajal, 5-Raphael Varane, 4-Sergio Ramos e 12-Marcelo; 18-Marcos Llorente (14-Casemiro), 8-Toni Kroos (24-Dani Ceballos) e 10-Luka Modric; 17-Lucas Vázquez (28-Vinicius Jr.), 9-Karim Benzema e 11-Gareth Bale. Técnico: Santiago Solari
AL AIN: 17-Khalid Eisa, 23-Mohamed Ahmad (11-Bandar Al Ahbabi), 5-Ismail Ahmed, 14-Mohammed Fayez e 33-Tsukasa Shiotani; 3-Tongo Doumbia, 43-Rayan Yaslem e 74-Hussein Elshahat; 16-Mohamed Abdulrahman (6-Amer Abdulrahman), 7-Caio Lucas e 9-Marcus Berg (88-Yahia Nader). Técnico: Zoran Mamic.

Premiação:
Destaque do jogo final: Marcos Llorente (Real Madrid)
Bola de Ouro: Gareth Bale (Real Madrid)
Bola de Prata: Caio Lucas (Al Ain)
Bola de Bronze: Santos Borre (River Plate)
Um grande abraço espinosense.




Elenco do Real Madrid Club De Fútbol no Mundial de Clubes FIFA 2018:

Goleiros:
Nº - Jogador
1 - Keylor Navas
13 - Kiko Casilla
25 - Thibaut Courtois

Defensores:
2 - Dani Carvajal
3 - Vallejo
4 - Sergio Ramos
5 - Raphael Varane
6 - Nacho
12 - Marcelo
19 - Alvaro Odriozola
23 - Sergio Reguilon

Meio-campistas:
8 - Toni Kroos
10 - Luka Modric
14 - Casemiro
15 - Federico Valverde
18 - Marcos Llorente
20 - Marco Asensio
22 - Isco
24 - Dani Ceballos

Atacantes:
9 - Karim Benzema
11 - Gareth Bale
17 - Lucas Vazquez
28 - Vinícius Jr.

Treinador: Santiago Solari

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

2113 - O dia em o Atlético se tornou a Seleção Brasileira

Em seus 110 anos de história, o Clube Atlético Mineiro, carinhosamente Galo para os seus milhões de apaixonados torcedores, foi protagonista de inúmeras batalhas, conquistas, fracassos e fatos por demais interessantes. Foi um dos poucos times do mundo a conseguir bater a incrível e poderosa equipe brasileira Campeã do Mundo em 1970, vencendo o esquadrão de Pelé, Gérson, Tostão e cia. O jogo amistoso aconteceu em 3 de setembro de 1969 no Mineirão, para festejar a classificação da Seleção para a Copa do Mundo de 1970 no México e celebrar o 147º aniversário da Independência do Brasil. O Atlético venceu a partida por 2 x 1, com gols de Amauri e Dadá Maravilha para o Galo e o Rei Pelé descontando para a Seleção Canarinho. Apitou Amilcar Ferreira o jogo em que houve um público de 71.533 espectadores no Mineirão. O Atlético comandado por Yustrich, jogou com Mussula, Humberto Monteiro, Grapete, Normandes (Vantuir) e Cincunegui (Zé Horta); Oldair e Amauri; Vaguinho, Laci, Tião (Caldeira) e Dadá Maravilha. A Seleção Brasileira do técnico João Saldanha atuou com Félix, Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel e Rildo (Everaldo); Wilson Piazza, Gérson (Rivelino) e Pelé; Jairzinho, Tostão (Zé Maria) e Edu (Paulo César). A partir desse resultado, a Seleção Brasileira nunca mais iria enfrentar um time brasileiro em amistosos.

O autor do gol da vitória: Ronaldo Drummond (Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Bem, esse aí foi um grande feito na gloriosa história do Atlético envolvendo a Seleção Brasileira, mas houveram outros. Um deles, também de imensa importância, está completando exatos 50 anos hoje. No dia 19 de dezembro de 1968, com a presença de 37.592 pagantes no Estádio Mineirão, o Clube Atlético Mineiro representou o país vestindo a camisa amarela da Seleção Brasileira diante da  Iugoslávia, então vice-campeã europeia. Dois dias antes, no dia 17 de dezembro, houve um outro jogo amistoso entre a Iugoslávia e o Brasil, desta vez no Maracanã. O jogo terminou empatado em 3 x 3, com gols de Carlos Alberto Torres, Pelé e Babá, para o Brasil; e Spasovski, Dzajic e Bukal para a Iugoslávia. No Mineirão, sob a arbitragem de Ramón Barreto, o Atlético começou perdendo por 2 x 0, isso com menos de 10 minutos de partida. Josip Bukal marcou aos 5 minutos e Nenad Bjekovic marcou aos 8 minutos do primeiro tempo. Empurrado pela torcida, o Atlético chegou ao empate ainda na primeira etapa, com gols de Vaguinho, aos 32 minutos,  e Amauri Horta, aos 45 minutos de jogo. O gol da vitória viria no segundo tempo através do ponta-direita Ronaldo Drummond aos 9 minutos. Após uma bela troca de passes entre Vaguinho, Lola e Amauri, a bola sobrou para Ronaldo bater forte e estufar as redes do goleiro iugoslavo Ivan Curkovic, decretando a vitória atleticana pelo placar de 3 x 2. Um dos maiores destaque desta partida foi o excelente jogador de meio-campo Amauri Horta, que participou dos três gols atleticanos, marcando o segundo, de cabeça. Depois desse triunfo glorioso, jamais outro clube teve a honra de vestir o uniforme da Seleção Brasileira de Futebol.  


Resumo da partida
Seleção Brasileira (Atlético) 3 x 2 Iugoslávia
Motivo: Amistoso internacional
Data: 19 de dezembro de 1968
Local: Mineirão, 21h30
Público: 37.592
Renda: NCr$ 116.870
Árbitro: Ramón Barreto 
Auxiliares: Armando Marques (BRA) e Miguel Angel Comesaña (ARG)
Gols: Josip Bukal (5 min) e Nenad Bjekovic (8 min) para a Iugoslávia (1º tempo); Vaguinho (32 min) e Amauri Horta (45 min) (1º tempo) e Ronaldo Drummond (9 min - 2º tempo) para a Seleção Brasileira (Atlético)
Seleção Brasileira (Atlético): Mussula, Vander, Grapete, Normandes (Djalma Dias) e Décio Teixeira; Vanderlei Paiva e Amauri; Lola, Vaguinho, Tião (Caldeira) e Ronaldo Drummond.
Treinador: Yustrich.
Iugoslávia: Ivan Curkovic, Andjelko Tesan, Rajko Aleksiv, Miroslav Pavlovic (Dragan Holcer) e Dujkovic; Paunovic e Nenad Bjekovic (Ilija Katic); Spasovski, Vahidin Musemic (Rudolf Belin), Nujkic (Acimovic)  e Josip Bukal.
Treinador: Rajko Mitić. 

Relembrar grandes feitos sempre é saudável, assim como lutar para que outras grandes vitórias se concretizem no futuro. Espero que o Atlético consiga superar seus graves problemas financeiros, realizar o sonho do estádio próprio e formar uma grande e competitiva equipe para alcançar grandes conquistas pelo mundo e enriquecer ainda mais sua brilhante trajetória. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.


terça-feira, 18 de dezembro de 2018

2112 - Eventos da Formatura de Thiago Antunes Lopes

Nos dias atuais, quando da conclusão dos seus cursos universitários, os formandos passam por uma verdadeira maratona de compromissos sociais e religiosos. É Culto, é Missa, é Coquetel, é Aula da Saudade, é Festa, é Sessão de Homenagens, quase tudo em uma única semana. Haja pique para aguentar! Mas a felicidade é tão grande pela importante conquista que eles tiram de letra.
Nesses eventos todos, o formando em Medicina Thiago Antunes Lopes teve a companhia da esposa Isabella, dos filhos gêmeos Pedro e Ricardo, dos pais Linda e Quinha, dos irmãos Gabriella, Tomás e Malu, dos avós, das tias e demais familiares e amigos. Alguns desses momentos foram registrados e estão no vídeo abaixo: a Missa na Igreja de Nossa Senhora da Rosa Mística, a Sessão de Homenagens no Espaço Vision e a festa no Portal Eventos.
Boa sorte e sucesso para Thiago!
Um grande abraço espinosense.  






segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

2111 - Sorteio da Copa Libertadores 2019

Na noite desta segunda-feira, 17 de dezembro, em sua sede no Paraguai, a Conmebol-Confederação Sul-Americana de Futebol realizou o sorteio dos confrontos das fases prévias e os grupos da Taça Libertadores de 2019. São Paulo e Atlético, classificados para a fase preliminar do torneio, irão enfrentar na segunda fase Talleres (ARG) e Danubio (URU), respectivamente, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, a primeira partida. Se passar por esta fase, o São Paulo poderá enfrentar Palestino (CHI) ou Independiente Medellín (COL). O Atlético, se prosseguir, poderá enfrentar o representante da Bolívia (4), o Defensor (URU) ou o Barcelona (EQU). Ainda bem que não será o Barcelona de Messi!

Primeira fase:
Delfín (EQU) x Nacional (PAR) – E1
Deportivo La Guaira (VEN) x Real Garcilaso (PER) – E2
Bolívia 4 x Defensor (URU) – E3

Segunda fase:
Danubio (URU) x ATLÉTICO – C1
Melgar (PER) x Universidad de Chile (CHI) – C2
Bolívia 3 x Libertad (PAR) – C3
Palestino (CHI) x Independiente Medellín (COL) – C4
Talleres (ARG) x SÃO PAULO – C5
E2 (La Guaira ou Garcilaso) x Atlético Nacional (COL) – C6
E1 (Delfín ou Nacional) x Caracas (VEN) – C7
E3 (Bolívia 4 ou Defensor) x Barcelona (EQU) – C8

Terceira fase:
Vencedor C1 x Vencedor C8 – G1
Vencedor C2 x Vencedor C7 – G2
Vencedor C3 x Vencedor C6 – G3
Vencedor C4 x Vencedor C5 – G4

Os outros times brasileiros, Athletico, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras, já entrarão diretamente na fase de grupos, que ficaram assim definidos após o sorteio: 

Grupo A:
River Plate (ARG) 
Internacional (BRA)
Alianza Lima (PER)
G4 (chave do São Paulo)

Grupo B: 
Cruzeiro (BRA)
Emelec (EQU) 
Huracan (ARG) 
Deportivo Lara (VEN) 

Grupo C: 
Olímpia (PAR) 
Sporting Cristal (PER) 
Godoy Cruz (ARG) 
Universidad Concepción (CHI) 

Grupo D: 
Peñarol (URU) 
Flamengo (BRA) 
LDU (EQU) 
Bolivia 2 

Grupo E: 
Nacional (URU) 
Cerro Porteño (PAR) 
Zamora (VEN) 
G1 (chave do Atlético)

Grupo F: 
Palmeiras (BRA) 
San Lorenzo (ARG) 
Junior Barranquilla (COL) 
G2 

Grupo G: 
Boca Juniors (ARG)
Athletico (BRA)
Jorge Wilstermann (BOL) 
Tolima (COL) 

Grupo H: 
Grêmio (BRA)
Universidad Católica (CHI) 
Rosario Central (ARG) 
G3


Em uma avaliação superficial, o São Paulo terá um caminho bem mais complicado que o do Atlético, pelo menos no papel. Se o Tricolor Paulista chegar à fase de grupos, irá cair no grupo A, onde terá de enfrentar River Plate, Internacional e Alianza Lima. Já o Galo, se conseguir a classificação até a fase de grupos, irá para o grupo E, onde estão Nacional, Cerro Porteño e Zamora. O Cruzeiro, sortudo como sempre, caiu no  fácil grupo B, onde enfrentará Emelec, Huracán e Deportivo Lara. Quanto aos outros times brasileiros, imagino que nenhum terá dificuldades de passar pela fase de grupos.   
Para maior motivação dos clubes na busca pelo título da competição, a Conmebol decidiu aumentar a premiação, oferecendo um prêmio ao campeão de valor dobrado sobre o da edição deste ano, vencida pelo River Plate. O grande campeão da Libertadores 2019 embolsará US$ 12 milhões (cerca de R$ 47 milhões).
A decisão da Libertadores, agora em jogo único e em campo neutro, será em Santiago, capital do Chile, no dia 23 de novembro de 2019. Que nos proporcione excelentes jogos e alguma alegria.
Um grande abraço espinosense.  

2110 - Eventos da Formatura de Beatriz Xavier Cruz

Missa, Culto, Coquetel, Sessão de Homenagens, Festa, são vários os compromissos atuais dos estudantes quando das suas formaturas. Haja energia para tantos eventos! Mas para os jovens alunos extasiados com a difícil conquista educacional, após duros períodos de estudos estafantes, isso é moleza. 
Durante essa verdadeira maratona de comemorações, ressalte-se de justa causa, a nova profissional da Medicina Beatriz Xavier Cruz teve a companhia inseparável dos pais Luiz Cláudio e Sayonara, do irmão Luiz Henrique, dos avós Adeval e Geralda, e de outros mais próximos familiares e amigos.
O vídeo abaixo mostra imagens da Missa ocorrida na Igreja de Nossa Senhora da Rosa Mística, da Sessão de Homenagens realizada na casa de eventos Vision e da festa realizada nos salões do Portal Eventos em Montes Claros.
Boa sorte e muito sucesso para Bia!
Um grande abraço espinosense.






2109 - Porteirinha comemora seus 80 anos de emancipação política

A nossa vizinha cidade de Porteirinha está completando 80 anos de emancipação política exatamente hoje, dia 17 de dezembro de 2018. Na sua história, Porteirinha foi distrito de Grão Mogol pela Lei Provincial nº 3.272, de 30 de outubro de 1884, com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Jatobá. Posteriormente, em 22 de setembro de 1921, através da Lei Estadual nº 805, passou a se denominar São Joaquim da Porteirinha. Dois anos mais tarde, passou a se chamar Porteirinha, conforme a Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923. A emancipação veio por conta do Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938. A cidade de Porteirinha já teve como distritos seus as atuais cidades de Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas e Pai Pedro. Atualmente são sete os distritos, além da sede: Gorutuba, Mocambinho, Paciência, Mulungu de Minas, Serra Branca de Minas, Tocandira e Tanque.
Quem nasce na cidade que de acordo com o IBGE possui 38.741 habitantes, é tratado como porteirinhense. A cidade se limita com os municípios de Monte Azul, Mato Verde e Pai Pedro (Norte); Riacho dos Machados (Sul); Rio Pardo de Minas e Serranópolis de Minas (Leste) e Nova Porteirinha e Janaúba (Oeste). Está localizada a 582 km da capital Belo Horizonte e a 165 km de Montes Claros. Um dos seus maiores tesouros é a belíssima Cachoeira do Serrado, localizado no Parque Estadual Serra Nova, a 10 km da rodovia CMG-122. 
Aos habitantes da nossa cidade-irmã Porteirinha, os parabéns pela importante data e o desejo de muita paz, harmonia e desenvolvimento a todos os seus filhos.
Um grande abraço espinosense. 


O vídeo é criação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Porteirinha.

2108 - Sorteados os confrontos da Champions League em 2019

Os melhores times do continente europeu irão se digladiar na Champions League já na fase dos jogos eliminatórios, os famosos "mata-mata". Após sorteio realizado na manhã desta segunda-feira, 17 de dezembro, na sede da UEFA em Nyon, Suíça, as equipes começam a se preparar para a disputa das oitavas de final da mais importante competição de clubes do mundo. Os primeiros confrontos acontecerão nas datas de 12 e 13 de fevereiro do próximo ano e os jogos de retorno serão realizados nas datas de 5 e 6 de março.
Mostrando sua incontestável força atual no futebol mundial, a Inglaterra está presente com quatro equipes: Manchester City, Manchester United, Tottenham e Liverpool. Alemanha vem com três equipes: Bayern, Borussia e Schalke, assim como a Espanha, com Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid. A França participa com duas equipes: PSG e Lyon, assim como a Itália, com Juventus e Roma. Portugal, com o Porto, e Holanda, com o Ajax, completam os dezesseis concorrentes ao título.

Assim ficaram os confrontos de gigantes:
FC Schalke 04 (Alemanha)  x  Manchester City FC (Inglaterra)
Club Atlético de Madrid (Espanha)  x  Juventus Football Club (Itália)
Manchester United FC (Inglaterra)  x  Paris Saint-Germain (França)
Tottenham Hotspur FC (Inglaterra)  x  Borussia Dortmund (Alemanha)
Olympique Lyonnais (França)  x  FC Barcelona (Espanha)
AS Roma (Itália)  x  FC Porto (Portugal)
AFC Ajax (Holanda)  x  Real Madrid CF (Espanha)
Liverpool FC (Inglaterra)  x  FC Bayern München (Alemanha)


Comparando com os classificados na temporada passada, de 2017, nota-se que onze repetiram a participação neste ano. As equipes do Basel (Suíça), Besiktas (Turquia), Chelsea (Inglaterra), Sevilla (Espanha) e Shakhtar Donetsk (Ucrânia) não se classificaram e cederam lugar a Schalke, Ajax, Borussia, Lyon e Atlético de Madrid. 
Agora é aguardar com ansiedade os grandes jogos que virão entre os clubes mais poderosos do planeta com seus atletas de qualidade incontestável.
Um grande abraço espinosense

domingo, 16 de dezembro de 2018

2107 - Confraternização de atleticanos e cruzeirenses na AABB MOC

Para manter a tradição, os associados da AABB Montes Claros tiveram que acordar cedo neste domingo, 16 de dezembro, mesmo após a imensa quantidade de festas, confraternizações e formaturas que movimentam a cidade no período final do ano, além da aplicação da prova do PAES-Programa de Avaliação Seriada, que permite o acesso dos estudantes a cursos superiores das universidades. 
Infelizmente nesta edição de 2018, houveram menos adesões à participação nas partidas de confraternização entre atleticanos e cruzeirenses, o que não impediu a paz, a harmonia e o congraçamento dos aficionados pelo futebol no clube, mesmo com algumas rusgas pontuais de alguns mais radicais. Neste ano aconteceram confrontos entre três categorias: Senior, Master e Aberto.
Na categoria Senior, após uma disputa intensa e recheada de oportunidades criadas e muitas convertidas em gols, os jogadores cruzeirenses venceram o embate com os atleticanos somente na decisão nos pênaltis. No tempo normal de jogo houve empate em 4 x 4. Deraldo foi o maior destaque do time dos torcedores do Cruzeiro, com a marcação de dois bonitos gols, um de cabeça após preciso cruzamento de Saul, e outro de forte e certeiro chute de fora da área, vencendo o goleiro Fred. Mas quem foi o grande destaque do time atleticano e da partida, protagonizando uma atuação de gala, foi o atacante Arara, que marcou nada menos que três gols, o famoso e raro hat-trick. Arara estava em um dia iluminado, fazendo três gols e levando muito perigo ao gol do goleiro Claudinho, sobretudo nas cobranças de falta. Com o empate em 4 x 4 no tempo regulamentar, a decisão foi para a cobrança de penalidades máximas, onde os cruzeirenses levaram a melhor, com as cobranças positivas de Jáder, Geremias e Deraldo. O time dos representantes do Atlético converteu duas cobranças, com Arara e Ademir, mas o goleiro Claudinho defendeu a cobrança de Zé Carlos. Assim, o Cruzeiro acabou saindo vencedor do confronto pelo placar de 3 x 2, nos pênaltis.



Na categoria Master, como sempre, competiram times de excelente qualidade e grande rivalidade na busca da vitória. Depois de muita competição em campo, os atleticanos venceram os cruzeirenses pelo placar de 2 x 0, com gols de Candango e Naldinho.



Na categoria Aberto, já sob um sol forte da manhã de domingo, outra disputa ferrenha pela vitória. Os times se equipararam em eficiência no campo e o resultado terminou empatando em 3 x 3. Para o time preto e branco marcaram Dênis, Ratson e Naldinho, enquanto Vitinho e Thiago, duas vezes, marcaram gols para o time azul celeste. Após o empate em 3 x 3 no tempo normal de jogo, a decisão foi para os pênaltis, onde os jogadores cruzeirenses foram mais eficientes e venceram por 3 x 1. 



Eu, infelizmente, por conta de uma lesão muscular na panturrilha esquerda, não pude participar desta edição, o que me deixou bastante contrariado, pois gostaria muito de estar ao lado dos amigos associados da AABB aficionados pelo futebol nesta festa do companheirismo e do esporte. Se Deus permitir, ano que vem estarei presente, nem que seja somente para assistir e torcer pelos parceiros.
Um grande abraço espinosense.