Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

1031 - Puede celebrar, Francisco! A América é do San Lorenzo de Almagro...

Como aconteceu nos dois últimos anos, mais um grande time consegue conquistar a América no futebol, de forma inédita. Depois de Corinthians em 2012 e Atlético em 2013, o San Lorenzo de Almagro, time do coração do Papa Francisco, venceu a Copa Libertadores da América de maneira justa, tensa e emocionante. São times de massa, de paixão exacerbada, de glórias e de muito sofrimento. O San Lorenzo era o único dos times grandes da Argentina que ainda não havia vencido a Libertadores. Era até motivo de galhofa dos torcedores adversários, que usavam a sua sigla, CASLA (Club Atlético San Lorenzo de Almagro), para insinuar que ela significava na verdade Clube Argentino Sem Libertadores da América. Isso agora é passado! Acabou! O San Lorenzo é campeão da América!


Para chegar ao tão sonhado título inédito, o San Lorenzo passou pelo Unión Española, Independiente del Valle e Botafogo (na fase de grupos), Grêmio (nas oitavas), Cruzeiro (nas quartas), Bolívar (nas semifinais) e finalmente o Nacional do Paraguai (nas finais).
Para sacramentar a conquista, foi preciso muita vontade e determinação, além de um pouquinho de sorte, ingrediente indispensável aos grandes campeões. Depois de sofrer o gol de empate na primeira partida da decisão, fora de casa, no finalzinho do jogo, o San Lorenzo sofreu em casa, passou um sufoco tremendo, mas conseguiu a suada vitória sobre o Nacional do Paraguai com um único gol, de pênalti, marcado pelo árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci, que Ortigoza bateu com extrema competência, aos 35 minutos do primeiro tempo, tornando-se o herói da partida.


Se durante o nervoso jogo, a animada cantoria argentina não parava de contagiar as dependências do Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, o que se viu após o apito final foi um espetáculo de emoção e alegria que só o futebol é capaz de produzir. Até quem não era torcedor da equipe argentina, não deve ter conseguido conter a emoção de uma torcida tão apaixonada, que tem como um dos seus integrantes mais ilustres o Papa Francisco. Nós, atleticanos, sabemos o que é isso, essa sensação inexplicável de emoção e prazer.
Méritos também para a equipe paraguaia do Nacional, que mesmo com suas limitações técnicas e financeiras, fez boa campanha na competição e vendeu caro a derrota na final da Libertadores.
Em dezembro, o San Lorenzo disputará o Mundial de Clubes da FIFA, no Marrocos, e poderá ter a chance de enfrentar e vencer o poderoso Real Madrid. Uma tarefa quase impossível, mas o que é impossível no futebol?



O título continental do San Lorenzo vem consagrar a carreira do técnico Edgardo Bauza, que chegou ao seu segundo troféu da Libertadores, o primeiro conquistado com a LDU em 2008. Com mais essa conquista argentina, os nossos eternos rivais passaram a ter 23 títulos da Libertadores contra 17 dos clubes brasileiros. Os uruguaios já ganharam 8 títulos.  
Um grande abraço espinosense e viva o San Lorenzo, novo campeão da América!

Ficha Técnica:

SAN LORENZO  1 X 0  NACIONAL-PAR
Local: Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires (ARG)
Data: 13 de agosto de 2014, às 21h15 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)
Auxiliares: Emerson de Carvalho (BRA) e Marcelo Van Gasse (BRA)
Gol: Ortigoza (35 min do 1º tempo)
Cartões amarelos: Mercier (SLO), Coronel (NAC), Benítez (NAC) e Mendoza (NAC).

SAN LORENZO: Torrico, Buffarini, Cetto, Gentiletti e Más; Mercier, Ortigoza, Villalba (Kalinski, 36'/2ºT) e Romagnoli (Kannemann, 42'/2ºT); Matos e Cauteruccio (Veron, 20'/2ºT). Técnico: Edgardo Bauza.
NACIONAL-PAR: Don, Coronel, Piris, Cáceres e Mendoza; Melgarejo (Luzardi, 42'/2ºT), Torales, Riveros e Orué (Montenegro, 11'/2ºT); Benítez (Santa Cruz, 40'/2ºT) e Bareiro. Técnico: Gustavo Morinigo.

Nenhum comentário: