Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 11 de dezembro de 2011

290 - O povoado do Mingu

Um dos lugares mais importantes da zona rural de Espinosa é o povoado do Mingu, terra de muitos espinosenses espalhados pelo mundo, entre eles o meu grande amigo Tonhão, que hoje reside em Salvador, na Bahia, cujos antepassados viveram ali há muito tempo. Ali ainda estão muitos parentes seus.
O Mingu sempre foi um lugar tranquilo, onde sempre íamos passear e tomar banho no pequeno açude do Rio São Domingos e jogar bola nos vários campos do povoado. Havia também o muito concorrido bar de Valdo, hoje desativado, onde, diz a lenda, eram vendidos como saborosas codornas, os pintos criados no quintal. Se é verdade, não sei, mas a história já faz parte do folclore da cidade.
A entrada do povoado do Mingu

Uma bela paisagem antes do povoado

A fazenda de Sêo Mateus Salviola fica no caminho para o Mingu

A quadra de esportes, tendo ao fundo a escola e a igreja

A igreja da comunidade

A escola da comunidade do Mingu

Uma bela vista da ponte sobre o Rio São Domingos

O barzinho e o campinho onde jogamos muitas vezes

As traves continuam lá, mas e o campo?

As casas bem cuidadas do Mingu

Estrada principal do povoado

Uma imagem do povoado a partir do açude

A vista do açude a partir do barzinho

Os casarões velhos e novos do povoado

A tranquilidade e o sossego imperam por aqui

O tempo passa devagar e sem pressa nessas paragens

As árvores e as flores embelezam o lugar

O açude em tempo de seca

Mesmo na seca, a beleza da natureza permanece intacta

A natureza resiste bravamente ao período seco

Na saída para Espinosa, a ponte

O famoso Bar de Valdo, das saborosas codornas 

4 comentários:

Anônimo disse...

Não podemos esquecer do Bar de Zezim Rupiado(meu querido avô), que fica em frente ao antigo campo, hoje a quadra. Lugar da cerveja mais gelada do mingú e do melhor papo de boteco.

Antonio Cirqueira disse...

Como um Minguense ausente da terrina e adorador desse lugar impar, ouso postar o poema "Meus oito anos" de Casimiro de Abreu.

Meus oito anos


Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!


Como são belos os dias
Do despontar da existência!
— Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é — lago sereno,
O céu — um manto azulado,
O mundo — um sonho dourado,
A vida — um hino d'amor!


Que aurora, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d'estrelas,
A terra de aromas cheia
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!


Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minhã irmã!


Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberta o peito,
— Pés descalços, braços nus —
Correndo pelas campinas
A roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!


Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo.
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!


................................


Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
— Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
A sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!

Unknown disse...

Ola, colega, já estive ai em espinoza, a muito tempo fui em uma casa,, ai na zona rural, que na casa nem banheiro tinha,, o banheiro improvisado ,,era lá fora em quadrado no chão,também me lembro, que não ,tinha telefone,no tinha que soube de cavalo ou carroça,, para uma cabine dentro de um comodo no alto da serra para ligar para outra cidades,e esse telefone era para todo ao redor uzar,, e também para compra mantimentos , tinha que ir de carroça ou a cavalo,no mercadão do centro de espinoza, e se morria alguém nas redondezas dos sítios,, todo mundo ficava, sabendo anunciava, na igreja do centro de espinoza a morte da pessoa e também velava a pessoa lã, , conheci casal que moro na zona rural de espinoza,, tenho saudades desse lugar desse povo mineiro..

Anônimo disse...

Porque o nome Migu