Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 8 de julho de 2011

170 - "Causos" e histórias espinosenses: Essa nossa mania de falar errado...

Nós, brasileiros, aprendemos cedo na escola como ler e escrever algumas das milhares de palavras da nossa riquíssima língua portuguesa. Entretanto, temos a mania de falar errado. Talvez por preguiça, quiçá por vício de linguagem, eventualmente pela convivência com outros interlocutores ou simplesmente por displicência. O fato é que falamos errado sim, mesmo conhecendo a forma culta das palavras da nossa língua. Pois bem. Um grande amigo, a quem chamarei de Pedrinho*, por quem tenho o maior carinho e respeito, tinha uma mania danada de falar errado algumas palavras que continham o dígrafo "LH". Ele constantemente trocava o "LH" pelo "I". Nas oportunidades em que nos encontrávamos para um bom bate-papo, eu sempre o alertava sobre o erro. Mas não tinha jeito. Ele sabia que estava errado, mas nunca conseguia pronunciar corretamente as palavras. Ao invés de dizer folha, ele dizia fôia; a palavra baralho, ele pronunciava baraio; em vez de falar telha, ele falava teia e assim por diante. Era muito engraçado. Até que um belo dia, estávamos em um barzinho tomando umas cervejas geladas, quando ao flagrá-lo mais uma vez falando incorretamente algumas dessas palavras, chamei-o para uma aposta, na tentativa de mudar de uma vez por todas aquela mania que já estava incomodando. Eu lhe pagaria cinco cervejas se ele dizesse dez palavras sem cometer esse tipo de erro. Ao que ele, incontinênti, respondeu: - Óóóóóia, canaia! Faiô a gaiofa, paiaço! Se óia no espeio, veiaco. Ô véio, é mió num espaiá isso no meu trabaio, hein? (Traduzindo: Olha, canalha! Falhou a galhofa, palhaço! Se olha no espelho, velhaco. Ô velho, é melhor não espalhar isso no meu trabalho, hein?) Naquele momento vi que não iria conseguir mudá-lo. Era um caso perdido. Desisti.
Coisas de Espinosa. Um grande abraço espinosense.
* Pedrinho: nome fictício.


Nenhum comentário: