Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 10 de agosto de 2010

37 - A ultrapassada forma de se fazer política

Em plena época da tecnologia avançada, em que tudo muda a cada minuto, os políticos brasileiros continuam a utilizar recursos da Idade da Pedra para se tornar conhecidos e tentar arrebanhar os votos dos eleitores. Ainda hoje, na minha caminhada matinal, visualizei uns seis cidadãos pilotando as suas bicicletas, equipadas com uma bateria e uma caixa de som, fazendo propaganda de dois candidatos, um a deputado estadual e outro, a deputado federal. Até que o som não incomodava muito, já que a lei do silêncio finalmente está sendo cumprida e o volume do som estava dentro das normas. O problema, para os candidatos, é que ninguém escuta bem o que está sendo dito e tampouco se preocupa em prestar atenção ao discurso. Havia também na frente do Shopping Ibituruna, alguns "santinhos" de outro candidato a deputado, espalhados pelo chão, emporcalhando a calçada. A pintura de muros com os nomes dos candidatos e a colocação de pessoas nas esquinas portando bandeirinhas é outro recurso utilizado com frequência. O que eu questiono é a eficácia desses arcaicos métodos de convencimento dos eleitores. Sinceramente, não acredito que isto irá fazer qualquer diferença na escolha, por alguém minimamente esclarecido, de algum pretendente a cargo público. Não consigo imaginar que alguém escolha o seu candidato simplesmente por ouvir na rua ou ver pintado em um muro o nome de um candidato. 
A realização de comícios deixou de existir, depois que a lei proibiu a contratação de artistas para fazer shows, o que demonstra claramente que o povo só ia aos comícios para assistir à apresentação dos cantores famosos e não para ouvir e apoiar as idéias dos políticos.
Por fim, outro recurso hilário utilizado, é a caminhada pelos locais de maior movimento, como mercados, praças, avenidas, campos de futebol, fazendo média com a população, comendo pastel, buchada e tomando cachaça para passar uma imagem de homem do povo. Chega a ser constrangedor assistir aos políticos, com a maior cara-de-pau, pedir votos nas ruas, cumprimentando a todos, abraçando eleitores, pegando crianças no colo, com um largo sorriso no rosto e toda a demagogia do mundo, prometendo maravilhas que nunca poderão ser cumpridas. É muito engraçado, uma situação repleta de tragicomicidade. Mas é a democracia, faz parte do jogo político. Difícil é depois da eleição conseguir qualquer contato, por mínimo que seja, com qualquer um deles, para fazer alguma reivindicação.

Nenhum comentário: