Ele se foi cedo demais. E como já aconteceu e acontece com tanta gente incrivelmente talentosa no mundo competitivo e extremamente capitalista do show business, não teve o reconhecimento que merecia. Sua obra musical é farta de maravilhas da música, com canções que tocam o coração de quem possui um mínimo de sensibilidade na alma. O músico, cantor e compositor mineiro e atleticano Vander Lee, Vanderli Catarina na certidão de nascimento, nasceu em Belo Horizonte, em 3 de março de 1966. Enfrentou as dificuldades naturais de um músico então desconhecido para gravar suas composições no início da carreira e só começou a ser notado nacionalmente após Elza Soares gravar sua música "Subindo a Ladeira". Outros artistas de menor visibilidade também gravaram suas músicas. Tempos depois, a música "Românticos" tornou-se um grande sucesso nas rádios do país. Outro empurrão significativo na carreira veio com a gravação de Gal Costa da música "Onde Deus Possa Me Ouvir", no disco "Gal Bossa Tropical". Com o público conhecendo mais inteiramente seu trabalho, a carreira deslanchou, mas sem nunca chegar ao estrelato, o lugar merecido de tão criativo artista brasileiro. Vander Lee faleceu precocemente aos 50 anos, vítima de um aneurisma cerebral em 5 de agosto de 2016, deixando seus fãs surpresos e inconformados com perda tão prematura.
Neste ano de 2026, Vander Lee comemoraria seus 60 anos de vida. Sua esposa, Regina Souza, irá lançar exposição, livro e espetáculo com a intenção de difundir e preservar a belíssima obra do artista. O projeto Vander Lee 60 Anos inclui livro, exposição e show com artistas convidados. No final de 2025, no dia 12 de dezembro, foi lançado um álbum pela sua gravadora Balaio Produções intitulado "Vander Lee, Voz e Violão, Vol. 1", contendo 11 músicas retiradas de um HD, com performances intimistas do cantor no estúdio, apenas com voz e violão.
Disco "Vander Lee, Voz e Violão, Vol. 1":
1) Contra o Tempo - 03:47
2) Pra Ela Passar - 02:07
3) Esperando Aviões - 03:52
4) Idos Janeiros - 02:55 (parceria com Flávio Venturini)
5) Outra Manhã - 03:43
6) Lenço e Lençol - 02:20
7) Lenda - 02:13
8) Do Brasil - 04:26
9) Menino - 03:19
10) O Baile dos Anjos - 03:00
11) Sambado - 03:34
Também foi lançado em 2023 o álbum "Estrela – Laura Catarina Canta Vander Lee", pela filha Laura Catarina, com repertório do pai, com participações de Dani Black e Mariene de Castro.
Durante sua trajetória, Vander Lee lançou nove discos autorais e dois DVDs: "Vander Lee" (1997), "No Balanço do Balaio" (1999), "Vander Lee Ao Vivo" (2003), "Naquele Verbo Agora" (2005), CD/DVD "Pensei Que Fosse o Céu Ao Vivo" (2006), "Faro" (2009), "Sambarroco" (2012), "Loa" (2015), "Vander Lee 9" (2015), "Vander Lee 20 Anos" (2017). As melódicas, poéticas e sofisticadas canções de Vander Lee falam de amor, de apego à casa, de relacionamentos, de gente, da sua BH querida, do cotidiano, às vezes com muito bom humor.
Vander Lee deixou três filhos, todos já encaminhados na estrada da música, Lucas Catarina e Laura Catarina, frutos do seu primeiro casamento, e Clara Catarina, do seu segundo casamento com a também cantora e compositora Regina Souza.
Assisti a um único show do Vander Lee. E foi lindo e inesquecível. Ele ainda era pouco conhecido quando se apresentou em um palco montado no estacionamento do Mercado Municipal de Montes Claros durante uma noite da Festa do Pequi. Havia pouca gente na plateia, talvez umas 200 pessoas só. Eu o encontrei perto do palco, sozinho, fumando um cigarro antes da apresentação. Dirigi-me a ele falando da minha admiração pelo seu trabalho e pedi para tirar uma foto ao seu lado. Ele gentilmente negou, talvez por superstição, não sei. Disse que estaria disponível para uma fotografia logo após o show, no camarim. Mas perdi a chance. Encerrado o show, o pessoal furou a fila e eu não quis esperar para encontrá-lo, indo embora. Arrependo-me até hoje de não ter tido paciência para esperar para vê-lo e registrar tão especial momento. Coisas da vida! Mas ele e sua música estarão comigo até o fim, inclusive a bonita canção "Esperando Aviões", composta aqui em Montes Claros, no aeroporto Mário da Silveira.
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário