Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

3947 - Um abençoado Natal e um maravilhoso 2026 a todos!

Chegou o Natal! O dia em que o mundo inteiro celebra o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas tem quem ignore, despreze ou desfigure esta data tão importante para os verdadeiros cristãos. No capitalismo, para divertir a meninada, homenagear o generoso São Nicolau e incrementar o comércio, criou-se a figura lendária do Papai Noel, um velhinho gorducho e simpático que aparece uma única vez no ano pilotando com maestria e perícia o seu trenó puxado por renas voadoras para trazer presentes e afagos às inocentes crianças. Ho, ho, ho! E tem até adulto que acredita nele. E outros que indecorosamente trocam de vermelho para azul as suas vestes, simplesmente por picuinha política.
O dia 25 de dezembro é para se comemorar a vida e o nascimento do Menino Jesus. E, de preferência, em casa, com a família reunida em paz e harmonia. É um momento de muita importância para que as pessoas todas reflitam sobre seus desempenhos diários nesta imprevisível caminhada terrena. Tempo de olhar para trás e revisitar pensamentos e atitudes, decisões e condutas na relação com os demais habitantes deste lindo e esférico planeta. É hora de examinar em detalhes se tudo o que Jesus Cristo nos ensinou em suas ações e parábolas descritas na Bíblia, está sendo praticado com justiça, amor e paz. É época de meditação e exercício do discernimento. E de correção de rota. E de mudança de conceitos. Se a nossa vida até agora está fundamentada no ódio, na mentira, na violência, no preconceito, na arrogância, na desumanidade, é tempo de renascer em Cristo, aquele que morreu por nós para salvar-nos do pecado.
Sim, é preciso falar de Deus. Importante. Mas muito mais necessário e substancial é viver integral e verdadeiramente os seus ensinamentos de amar o próximo e a si mesmo. E o próximo não é só a nossa mãe, o nosso pai, os nossos irmãos, a nossa esposa, os nossos filhos e os nossos parentes não! É também o inimigo, o adversário no futebol e na política, o crente de outra religião, o mendigo, o drogado, o criminoso, o bêbado, o doente, o miserável. É de Jesus o chamado para que TODOS sejam amados com todo fervor e humildade.
Que todos nós, neste NATAL, aniversário de JESUS CRISTO, possamos refletir, encontrar a luz divina e nos transformar em seres humanos melhores e mais decididos a viver plenamente a Palavra de Deus! E que esta descoberta nos permita ter saúde e discernimento para usufruirmos inteiramente felizes e iluminados as dádivas que certamente virão no ano de 2026! Que assim seja!



Uma das mais lindas músicas referentes ao Natal foi escrita em 1932 pelo baiano de Santo Amaro, José de Assis Valente, grande compositor. Perto do Natal, melancólico e desiludido com a pobreza de muitas crianças que nunca tinham a chance de receber um presente sequer do Papai Noel, ele compôs a belíssima música "Boas Festas", também conhecida como "Anoiteceu". Na letra, o infeliz e subestimado artista traduziu sua insatisfação com o velhinho que nunca aparece para trazer o tão esperado presente de Natal. Genial!
Outra música que tem relação com o Natal é da banda paulista de Punk Garotos Podres, que com toda sua irreverência fez uma crítica pesada ao personagem criado para alegrar as crianças. A música "Papai Noel, Velho Batuta" virou até caso de polícia, pois recentemente os integrantes da banda foram denunciados por um extremista pelo teor da canção lançada em 1985, há inacreditáveis 40 anos. Inacreditável a situação.  
Um grande abraço espinosense.

  


BOAS FESTAS
Assis Valente

Anoiteceu
O sino gemeu
E a gente ficou
Feliz a rezar

Papai Noel
Vê se você tem
A felicidade
Pra você me dar

Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Bem assim felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel

Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem
Oh, anoiteceu

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

3946 - Amistoso entre as AABBs de Montes Claros e Belo Horizonte

Em uma ensolarada e escaldante manhã de sábado, 20 de dezembro de 2025, em meio a um tanto de inaugurações de obras importantes na AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros, foi realizada uma partida amistosa de futebol society envolvendo equipes da AABB local e da AABB da capital Belo Horizonte.





Realizada no Campo Society José Carlos Gomes, o jogo terminou empatado em 3 x 3. Para a equipe visitante, marcaram Macarrão, Caio e Rafael. Para o time local, marcaram Luciano, Héber e Renato. Estiveram em campo pelo time amarelo de BH os atletas Luizinho, Branquinho, Wagner, Macarrão, Danillo, Roney, Caio, Jefinho, Rafael e Carlinhos. Pelo time de MOC jogaram Zé Roberto, Orlando, Chiquinho, Nilsão, Renato, Kal, Héber, Luciano, Jorginho, Eustáquio, Damata, Batatinha, Tiãozinho e Deraldo. Comandaram a equipe local os "treinadores" Silvano, Chau e Góes.





Como não poderia deixar de acontecer, terminada a partida os participantes se reuniram alegremente no espaço do bar e restaurante do clube para a indispensável e irresistível resenha.
Um grande abraço espinosense.

 

3945 - Morreu Gonzaga

Depois de um intervalo de tempo sem notícias ruins chegando da nossa Espinosa, eis que infelizmente tomei conhecimento do falecimento do senhor Luiz Gonzaga de Castro ocorrido em Janaúba, onde ele residia. Ele tinha 89 anos de idade. É mais uma figura querida da nossa cidade que se vai, um integrante de família numerosa, tradicional e respeitada na nossa comunidade.
Expresso aqui os meus sentimentos de tristeza a todos os familiares de Gonzaga, especialmente ao seu irmão e meu amigo Sidney Castro. Que o misericordioso Deus os ampare e fortaleça neste momento de tamanha dor e angústia, concedendo a todos as bastantes e necessárias força, fé e resignação.
Que Gonzaga descanse na mais completa paz no Reino dos Céus, após finalizada sua caminhada terrena!
Um grande abraço espinosense.



domingo, 21 de dezembro de 2025

3944 - Corinthians Tetracampeão da Copa do Brasil

Finalizando a temporada 2025 do futebol brasileiro, as finais da Copa do Brasil trouxeram tensão e competitividade em dose gigante nos confrontos entre o carioca Vasco da Gama de Fernando Diniz e o paulista Sport Club Corinthians de Dorival Júnior. E o Corinthians se deu melhor na briga, vencendo o torneio e levantando sua quarta taça de Campeão da Copa do Brasil. A conquista se confirmou na tarde/noite deste domingo, em partida realizada no Maracanã.
Para chegar às finais, o Timão passou com muita dificuldade e raça sobre o Cruzeiro nas semifinais, vencendo por 1 x 0 em Belo Horizonte e tendo melhor desempenho na disputa de pênaltis, após uma derrota por 2 x 1 jogando em seu estádio em São Paulo. O Gigante da Colina fez trajetória parecida, eliminando o rival carioca Fluminense com uma vitória por 2 x 1 no primeiro confronto e uma maior eficiência na cobrança de pênaltis, depois de uma derrota por 1 x o no tempo regulamentar da segunda partida decisiva. Ambos eliminaram surpreendentemente os favoritos Cruzeiro e Fluminense, coisas do futebol.



Na primeira partida da final, um jogo fraco, ruim, com erros em série de lado a lado, sem grandes ou nenhuma emoção. Um 0 x 0 daqueles de dar sono. E mais surpresa veio, pois o Vasco dominou a maior parte da partida e mereceu vencê-la. Mas faltou qualidade. Ficou então para a derradeira partida neste domingo, 21 de dezembro.
Na partida derradeira e decisiva, deu Corinthians! Com uma vitória suada pelo placar de 2 x 1, com gols de Yuri Alberto e Memphis Depay, o Timão fez História novamente no Maracanã, enlouquecendo ainda mais a sua já enlouquecida torcida.
Além da grande conquista, o Corinthians também garantiu vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026 e presença na disputa da Supercopa do Brasil, em que enfrentará o Flamengo.
Vibra e comemora com alegria e orgulho o treinador Dorival Júnior, que igualou em conquistas da Copa do Brasil o treinador gaúcho Luiz Felipe Scolari, o Felipão, como maior vencedor da competição. Foi o quarto título com quatro equipes diferentes: Santos (2010), Flamengo (2022), São Paulo (2023) e Corinthians (2025).



RESUMO DA PARTIDA VASCO 1 X 2 CORINTHIANS
Motivo: Final da Copa do Brasil 2025
Local: Maracanã (Estádio Jornalista Mário Filho), Rio de Janeiro, Brasil
Data: Domingo, 21 de dezembro de 2025, 18 horas
Arbitragem:
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos
Quarto Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli
Árbitro de vídeo: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
Gols: Yuri Alberto, aos 18 minutos do 1º tempo, Memphis Depay, aos 17 minutos do 2º tempo (Corinthians), Nuno Moreira, aos 40 minutos do 1º tempo (Vasco)
Cartões amarelos: Yuri Alberto, Dorival Júnior, Carrillo, Matheuzinho (Corinthians), Carlos Cuesta, Thiago Mendes, Vegetti (Vasco)
VASCO: 1-Léo Jardim; 96-Paulo Henrique, 46-Carlos Cuesta (7-David), 30-Robert Renan e 2-Puma Rodríguez (9-Matheus França); 88-Barros (99-Vegetti), 23-Thiago Mendes e 10-Philippe Coutinho (3-Tchê Tchê); 11-Andrés Gómez, 77-Rayan e 17-Nuno Moreira (19-GB)
Treinador: Fernando Diniz
Estiveram no banco de reservas: 13-Daniel Fuzato, 29-Lucas Oliveira, 43-Lucas Freitas, 12-Victor Luís, 18-Paulinho, 25-Hugo Moura, 15-Garré
CORINTHIANS: 1-Hugo Souza; 2-Matheuzinho, 5-André Ramalho, 13-Gustavo Henrique e 21-Matheus Bidu (26-Angileri); 14-Raniele (19-Carrillo), 70-José Martínez, 7-Maycon (49-André) e 27-Breno Bidon (8-Garro); 9-Yuri Alberto (47-João Pedro) e 10-Memphis Depay
Treinador: Dorival Júnior
Estiveram no banco de reservas: 40-Felipe Longo, 25-Cacá, 37-Ryan, 61-Dieguinho, 11-Ángel Romero, 29-Vitinho e 56-Gui Negão



CAMPANHA DO CORINTHIANS NA COPA DO BRASIL 2025:
TERCEIRA FASE:
30-04-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino 0 x 1 Corinthians
21-05-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Neo Química Arena - Corinthians 1 x 0 Novorizontino
OITAVAS DE FINAL:
30-07-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Neo Química Arena - Corinthians 1 x 0 Palmeiras
06-08-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Allianz Parque - Palmeiras 0 x 2 Corinthians
QUARTAS DE FINAL:
27-08-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Arena da Baixada - Athletico 0 x 1 Corinthians
10-09-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Neo Química Arena - Corinthians 2 x 0 Athletico
SEMIFINAIS:
10-12-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Mineirão - Cruzeiro 0 x 1 Corinthians
14-12-2025 - Domingo - 18h - Neo Química Arena - Corinthians 1 (5) x (4) 2 Cruzeiro
FINAIS:
17-12-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Neo Química Arena - Corinthians 0 x 0 Vasco
21-12-2025 - Domingo - 18h - Maracanã - Vasco 1 x 2 Corinthians
10 jogos - 8 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 12 gols marcados, 3 gols sofridos, saldo de 9 gols
Os artilheiros foram Rayan (Vasco) e Kaio Jorge (Cruzeiro) com 5 gols.



ELENCO DO CORINTHIANS:
GOLEIROS:
1 - Hugo de Souza Nogueira - Duque de Caxias (RJ) - 31-01-1999 - 26 anos
32 - Matheus Planelles Donelli - São Paulo (SP) - 17-05-2002 - 23 anos
40 - Felipe Longo Fernandes da Silva - São Paulo (SP) - 05-03-2005 - 20 anos
LATERAIS:
2 - Matheus "Matheuzinho" França Silva - Londrina (PR) - 08-09-2000 - 25 anos
21 - Matheus "Bidu" Lima Beltrão Oliveira - São Paulo (SP) - 04-05-1999 - 26 anos
26 - Fabrizio Germán Angileri - Mendoza (Argentina) - 15-03-1994 - 31 anos
46 - Hugo Ferreira de Farias - Arapiraca (AL) - 29-08-1997 - 28 anos
ZAGUEIROS:
3 - Félix Eduardo Torres Caicedo - San Lorenzo (Equador) - 11-01-1997 - 28 anos
5 - André Ramalho Silva - Ibiúna (SP) - 16-02-1992 - 33 anos
13 - Gustavo Henrique Vernes - São Paulo (SP) - 24-03-1993 - 32 anos
25 - Carlos "Cacá" de Menezes Júnior - Visconde do Rio Branco (MG) - 25-04-1999 - 26 anos
47 - João Pedro de Sousa Rodrigues - Sete Lagoas (MG) - 31-12-2003 - 21 anos
MEIO-CAMPISTAS:
7 - Maycon de Andrade Barberan - São Paulo (SP) - 15-07-1997 - 28 anos
8 - Rodrigo Garro - General Pico (Argentina) - 04-01-1998 - 27 anos
14 - Raniele Almeida Melo - Baixa Grande (BA) - 31-12-1996 - 28 anos
19 - André Martín Carrillo Díaz - Lima (Peru) - 14-06-1991 - 34 anos
22 - Héctor José Hernández Marrero - Las Palmas de Gran Canaria (Espanha) - 14-09-1995 - 30 anos
27 - Breno de Souza Bidon - São Paulo (SP) - 20-02-2005 - 20 anos
35 - Charles Rigon Matos - Santiago (RS) - 19-06-1996 - 29 anos
37 - Ryan Gustavo de Lima - São Paulo (SP) - 15-07-2003 - 22 anos
70 - José Andrés Martínez Torres - Maracaibo (Venezuela) - 07-08-1994 - 31 anos
ATACANTES:
9 - Yuri Alberto Monteiro da Silva - São José dos Campos (SP) - 18-03-2001 - 24 anos 
10 - Memphis Depay - Moordrecht (Países Baixos) - 13-02-1994 - 31 anos
11 - Ángel Rodrigo Romero Villamayor - Fernando de la Mora (Paraguai) - 04-07-1992 - 33 anos
29 - Victor "Vitinho" Vinícius Coelho dos Santos - Rio de Janeiro (RJ) - 09-10-1993 - 32 anos
31 - Kayke Ferrari Guimarães - Guarulhos (SP) - 28-04-2004 - 20 anos
43 - Talles Magno Bacelar Martins - Rio de Janeiro (RJ) - 26-06-2002 - 23 anos
56 - Guilherme William "Gui Negão" Silva Inácio - São Paulo (SP) - 06-02-2007 - 18  anos



CAMPANHA DO VASCO NA COPA DO BRASIL 2025:
PRIMEIRA FASE:
18-02-2025 - Terça-feira - 21h30 - Kleber Andrade - União Rondonópolis 0 x 3 Vasco
SEGUNDA FASE:
05-03-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Nilton Santos (Engenhão) - Nova Iguaçu 0 x 3 Vasco
TERCEIRA FASE:
01-05-2025 - Quinta-feira - 16h - Germano Krüger - Operário 1 x 1 Vasco
20-05-2025 - Terça-feira - 19h - São Januário - Vasco 1 (7) x (6) 1 Operário
OITAVAS DE FINAL:
30-07-2025 - Quarta-feira - 19h - Rei Pelé - CSA 0 x 0 Vasco
07-08-2025 - Quinta-feira - 20h - São Januário - Vasco 3 x 1 CSA
QUARTAS DE FINAL:
27-08-2025 - Quarta-feira - 21h30 - São Januário - Vasco 1 x 1 Botafogo
11-09-2025 - Quinta-feira - 21h30 - Nilton Santos (Engenhão) - Botafogo 1 (3) x (5) 1 Vasco
SEMIFINAIS:
11-12-2025 - Quinta-feira - 20h - Maracanã - Vasco 2 x 1 Fluminense
14-12-2025 - Domingo - 20h30 - Maracanã - Fluminense 1 (3) x (4) 0 Vasco
FINAIS:
17-12-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Neo Química Arena - Corinthians 0 x 0 Vasco
21-12-2025 - Domingo - 18h - Maracanã - Vasco 1 x 2 Corinthians
12 jogos - 4 vitórias, 6 empates, 2 derrotas, 16 gols marcados, 9 gols sofridos, saldo de 7 gols

ELENCO DO VASCO:
GOLEIROS:
1 - Leonardo "Léo" César Jardim - Ribeirão Preto (SP) - 20-03-1995 - 30 anos
13 - Daniel Cerantola Fuzato - Santa Bárbara d´Oeste (SP) - 04-07-1997 - 28 anos
37 - Pablo de Paula Cardoso - Volta Redonda (RJ) - 11-02-2003 - 22 anos
40 - Phillipe Gabriel Pires de Oliveira - Niterói (RJ) - 23-02-2006 - 19 anos
LATERAIS:
2 - José Luis "Puma" Rodríguez Bebanz - Canelones (Uruguai) - 14-03-1997 - 28 anos
6 - Lucas Piton - Jundiaí (SP) - 09-10-2000 - 25 anos
12 - Victor Luis Chuab Zamblauskas - São Paulo (SP) - 23-06-1993 - 32 anos
22 - Paulo Ricardo de Souza Babilônia - Tefé (AM) - 23-05-2005 - 20 anos
45 - Riquelme de Carvalho Araújo Viana - Barra Mansa (RJ) - 28-08-2002 - 23 anos
66 - Leandro "Leandrinho" Vianna da Silva Gama - Rio de Janeiro (RJ) - 17-03-2005 - 20 anos
96 - Paulo Henrique de Oliveira Alves - Sete Barras (SP) - 25-07-1996 - 29 anos
ZAGUEIROS:
4 - Mauricio Lemos Merladett - Rivera (Uruguai) - 28-12-1995 - 29 anos
29 - Lucas da Cruz Oliveira - Rio de Janeiro (RJ) - 02-02-1996 - 29 anos
30 - Robert Renan Alves Barbosa - Brasília (DF) - 11-10-2003 - 22 anos
43 - Lucas de Freitas Molarinho Chagas - Rio de Janeiro (RJ) - 20-01-2001 - 24 anos
46 - Carlos Eccehomo Cuesta Figueroa - Quibdó (Colômbia) - 09-03-1999 - 26 anos
MEIO-CAMPISTAS:
3 - Danilo "Tchê Tchê" das Neves Pinheiro - São Paulo (SP) - 30-08-1992 - 33 anos
8 - Jair Rodrigues Júnior - Ibirubá (RS) - 26-08-1994 - 31 anos
10 - Philippe Coutinho Correia - Rio de Janeiro (RJ) - 12-06-1992 - 33 anos
14 - Guilherme Estrella de Paiva - Rio de Janeiro (RJ) - 06-01-2005 - 20 anos
18 - Paulo "Paulinho" Lucas Santos de Paula - Rio de Janeiro (RJ) - 08-01-1997 - 28 anos
23 - Thiago Henrique Mendes Ribeiro - São Luís (MA) - 15-03-1992 - 33 anos
25 - Hugo Moura Arruda da Silva - Rio Claro (RJ) - 03-01-1998 - 27 anos
85 - Mateus Carvalho dos Santos - Tucuruí (PA) - 18-03-2002 - 23 anos
88 - Cauan Lucas Barros da Luz - Petrolândia (PE) - 06-05-2004 - 21 anos
ATACANTES:
7 - David Corrêa da Fonseca - Vitória (ES) - 17-10-1995 - 30 anos
9 - Matheus França de Oliveira - Rio de Janeiro (RJ) - 01-04-2004 - 21 anos
11 - Carlos Andrés Gómez Hinestroza - Quibdó (Colômbia) - 12-09-2002 - 23 anos
15 - Benjamin Antonio Garre - Buenos Aires (Argentina) - 11-07-2000 - 25 anos
17 - Nuno Gonçalo Rocha Moreira - Espinho (Portugal) - 16-06-1999 - 26 anos
19 - Gabriel "GB" Souza da Silva - Rio de Janeiro (RJ) - 05-01-2005 - 20 anos
21 - Jean David Meneses Villarroel - Quillota (Chile) - 16-03-1993 - 32 anos
28 - Adson Ferreira Soares - Aruanã (GO) - 06-10-2000 - 25 anos
77 - Rayan Vitor Simplício Rocha - Rio de Janeiro (RJ) - 03-08-2006 - 19 anos
99 - Pablo Ezequiel Vegetti Pfaffen - Santo Domingo (Argentina) - 15-10-1988 - 37 anos



Parabéns ao Corinthians e à sua imensa e apaixonada torcida pelo quarto título da Copa do Brasil, conquistas de 1995, 2002, 2009 e 2025.
Um grande abraço espinosense.

sábado, 20 de dezembro de 2025

3943 - Encontro de Amigos do BB 2025

Como ocorre tradicionalmente no meio do mês de dezembro de cada ano, alguns funcionários aposentados do Banco do Brasil reuniram-se em confraternização para celebrarem a vida e a amizade. Sempre sob a iniciativa e coordenação da dinâmica e vibrante colega e amiga Rose Durães, foi realizado o Encontro de Amigos do BB, um momento afetuoso, agradável, alegre e harmonioso entre colegas e amigos que nem sempre têm oportunidades de se encontrarem durante o ano.



Realizado nas dependências da Casa do Rotaryano em Montes Claros na noite desta quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, o evento íntimo e prazeroso reuniu cerca de 32 pessoas. A música que embalou e entusiasmou a turma a invadir a pista de dança ficou a cargo do músico Lindomar Coimbra. E os comes e bebes de excelente qualidade ficaram sob a responsabilidade do Buffet La Maison, da Maria Coelho.



Como é de costume, foi realizada uma pequena brincadeira de amigo oculto entre os participantes presentes, com a finalidade de distrair, divertir e aproximar as pessoas. Já era quase meia-noite quando a turma finalmente decidiu que era hora de ir embora para casa e descansar o corpo em paz e com a alma recheada de boas energias.



Se o bom e misericordioso Deus nos permitir, no próximo ano estaremos mais uma vez juntos para celebrarmos a vida e essas tão boas amizades bebeanas.
Um grande abraço espinosense.


sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

3942 - Nego e Charles promovem Jogo da Solidariedade em Espinosa

Numa bela demonstração de amor e solidariedade aos nossos irmãos espinosenses em situação de vulnerabilidade social e econômica, os amigos e parceiros Nego e Charles promoveram mais uma edição do Jogo da Solidariedade, com o intuito de arrecadarem alimentos e cestas básicas para doação neste fim de ano.
Com participação de amigos aficionados pelo futebol, a dupla Nego e Charles conseguiu apoio de cidadãos, da administração municipal e de empresas locais para organizar e promover o evento beneficente que foi realizado na manhã do último domingo, 14 de dezembro de 2025, no Estádio Caldeirão. Na partida realizada, o time de Nego venceu o time de Charles pelo placar de 4 x 2.
Externo aqui o meu respeito e admiração a Nego e Charles, pela preocupação e dedicação a causa tão elogiável, de gastar seus preciosos tempo e trabalho para ajudar pessoas necessitadas. Que o nosso bom e misericordioso Deus abençoe vocês e todos os que de alguma forma, colaboraram com essa tão bela ação beneficente.
Parabéns e obrigado, Nego e Charles! Que o Criador os proteja! E que o Natal, assim como todos os demais dias do ano sejam de muita saúde, felicidade e alegria para todo o mundo!
Um grande abraço espinosense.



 

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

3941 - Encerramento do campeonato da AABB MOC que homenageou Mauro Rodrigues

Na manhã do último domingo, dia 14 de dezembro de 2025, as instalações da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros estiveram completamente lotadas com os jogos finais e a confraternização dos associados peladeiros que participaram do XIII Campeonato Interno de Futebol Society. Com cerca de 700 atletas inscritos em quatro categorias separadas por idade, a tradicional competição esportiva de society do clube prestou merecida homenagem ao querido funcionário aposentado do Banco do Brasil, ex-presidente e atual vice-presidente do clube, Mauro de Almeida Rodrigues.



Os jogos finais foram realizados no Campo Society José Geraldo Sindeaux Araújo. Surpreendentemente, nenhum dos times campeões do torneio início realizado em 31 de agosto de 2025 chegaram às finais: categoria Sênior (Sérgio Turismo), categoria Supermáster (JL Express), categoria Máster (Fogo no Espeto) e categoria Aberto (Embalamontes).



Na categoria Sênior, na primeira partida decisiva do domingo, enfrentaram-se na grande final as equipes do Jacs e do Genvet. Em uma virada emocionante, a aguerrida equipe do Jac´s reverteu uma derrota de 2 x 1 para uma consagradora vitória de 3 x 2. Nildão e Agamenon marcaram para o Genvet, e Alex Cuíca, Charles (pênalti) e o craque Cesinha marcaram para o Campeão Jac´s. 
Na categoria Supermáster, na segunda partida decisiva, a equipe d´O Boticário venceu o time do Solar MOC nos pênaltis por 5 x 4, após um empate em 1 x 1 no tempo regulamentar. Balu fez o gol do Solar MOC e Mazinho fez o gol do Campeão O Boticário.
Na categoria Máster, na terceira partida decisiva do dia, a equipe Campeã do Risco Zero não deu chance ao adversário e goleou por 4 x 0 o time da Félix Construtora, com gols de Danilo, Lulinha, Toninho (contra) e Ildeu Pica-Pau.
Na categoria Aberto Djames, na partida decisiva que encerrou a competição, o time do Sérgio Máquinas venceu a equipe do Djames pelo placar de 2 x 0, com dois gols do craque Tim, conquistando o título e a taça de Campeão.

JAC´S - Campeão Sênior

O Boticário - Campeão Supermáster

Risco Zero - Campeão Máster

Sérgio Máquinas - Campeão Aberto


Encerrada a competição de forma brilhante, foi momento de premiar os times e atletas que mais se destacaram. Para delírio dos associados, o clube ofereceu uma confraternização gigante, com farto café da manhã antes dos jogos e depois das finais, muita cerveja gelada e refrigerante de graça com três atrações musicais: as bandas Sassaricando, Vírus e Feedback.

CATEGORIA SÊNIOR:
CAMPEÃO: Jac´s
VICE-CAMPEÃO: Genvet
CRAQUE: Cesinha (Jac´s)
ARTILHEIROS: Marcelo (Genvet) e Wagner (Espetáculo), 11 gols
MELHOR GOLEIRO: Fábio (Jac´s)

CATEGORIA SUPERMÁSTER:
CAMPEÃO: O Boticário 
VICE-CAMPEÃO: Solar MOC
CRAQUE: Mazinho (O Boticário)
ARTILHEIRO: Bentinho (Classe A Acabamentos)
MELHOR GOLEIRO: Vinícius (O Boticário) 

CATEGORIA MÁSTER:
CAMPEÃO: Risco Zero
VICE-CAMPEÃO: Distribuidora Félix
CRAQUE: Gerinha (Risco Zero) 
ARTILHEIRO: Rômulo (Fogo no Espeto)
MELHOR GOLEIRO: Dida (Risco Zero) 

CATEGORIA ABERTO:
CAMPEÃO: Sérgio Máquinas
VICE-CAMPEÃO: Djames
CRAQUE: Tim (Sérgio Máquinas)
ARTILHEIRO: Tim (Sérgio Máquinas)
MELHOR GOLEIRO: Gleydson (Sérgio Máquinas)

Parabéns a todos os envolvidos nesta importante competição: administradores da AABB, funcionários, associados atletas, seus familiares, árbitros, narradores, videomakers, fotógrafos e também nós, torcedores. E aplausos e reconhecimento aos grandes campeões. 
Um grande abraço espinosense.


quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

3940 - Safonov é o herói do título intercontinental do PSG

Agora há pouco o goleiro russo Matvey Safonov, de 26 anos, foi o grande destaque da decisão da Copa Intercontinental da FIFA. Com quatro defesas de pênaltis cobrados pelos jogadores do Flamengo, o jogador virou herói da equipe francesa.


 
O atleta destro de 1,92m de altura, revelado pelo Krasnodar, da Rússia, e comprado em 2024 para ser o reserva da equipe por 20 milhões de euros, foi escolhido pelo treinador espanhol Luis Henrique para ser o titular na final, surpreendendo muita gente. Mas quem surpreendeu mesmo foi o jovem goleiro Safonov que mostrou sua capacidade de impedir gols em cobranças de pênaltis, tornando-se uma barreira debaixo das traves e interferindo plena e positivamente na vitória e conquista do seu clube. Ele defendeu as cobranças de Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo. O único que marcou para o Flamengo foi o meio-campista uruguaio De la Cruz. Pelo PSG, marcaram Vitinha e Nuno Mendes. Rossi defendeu a cobrança de Barcola e o recém eleito Melhor Jogador do Mundo na temporada pela FIFA, Ousmane Dembélé, chutou nas nuvens. 



RESUMO DA FINAL:
PSG 1 (2) x (1) 1 FLAMENGO
Competição: Final da Copa Intercontinental FIFA 2025
Data: 17 de dezembro de 2025, quarta-feira
Horário: 14h (horário de Brasília)
Local: Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar
Arbitragem: Ismail Elfath (Árbitro); Parker Corey (Assist. 1); Atkins Kyle (Assist. 2)
VAR: Chapman Allen
Gols: Kvaratskhelia, aos 37 minutos do 1º tempo (PSG), Jorginho, aos 16 minutos do 2º tempo (Flamengo)
Cartões amarelos: Vitinha e Fabián Ruiz (PSG), Alex Sandro, Erick Pulgar, Jorginho, Saúl, Plata e Juninho (Flamengo)
PSG: 29- Safonov; 33- Zaire-Emery, 5-Marquinhos, 51-Pancho e 25-Nuno Mendes; 17-Vitinha, 8-Fabián Ruíz (47-Ndjantou) e 87-João Neves; 19-Lee Kang-in (24-Mayulu/29-Barcola), 14-Doué (10-Dembélé) e 7-Kvaratskhelia (49-Mbaye)
Técnico: Luis Enrique
Estiveram no banco de reservas: 30-Chevalier, 89-Renato Marin, 21-Lucas Hernández, 6-Zabarnyi, 4-Lucas Beraldo e 9-Gonçalo Ramos
Flamengo: 1-Rossi; 2-Varela, 3-Léo Ortiz, 4-Léo Pereira e 26-Alex Sandro; 5-Pulgar (18-De la Cruz), 21-Jorginho (8-Saúl) e 10-Arrascaeta (11-Everton Cebolinha); 15-Carrascal (9-Pedro), 50-Plata (16-Samuel Lino) e 27-Bruno Henrique (7-Luiz Araújo)
Técnico: Filipe Luís
Estiveram no banco de reservas: 49-Dyogo Alves, 22-Emerson Royal, 6-Ayrton Lucas, 13-Danilo, 52-Evertton Araújo, 23-Juninho, 30-Michael e 64-Wallace Yan



Parabéns ao Paris Saint-Germain que aumentou seu histórico de conquistas, levantando nesta temporada pela primeira vez este título da Copa Intercontinental da FIFA, como também a cobiçada Champions League.
E parabéns ao Flamengo, que equilibrou a partida e, infelizmente devido às más cobranças de penalidades, perdeu a chance de fazer história mundialmente. Mesmo com a irrefutável superioridade do PSG, o time brasileiro jogou com altivez e fez uma boa partida, merecendo o nosso reconhecimento. Nesta temporada, o Mengão ganhou quatro títulos: Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores. O PSG, o Bayern de Munique e o Atlético impediram os títulos da Copa Intercontinental, do Mundial de Clubes da FIFA e da Copa do Brasil, respectivamente. 
Um grande abraço espinosense.



terça-feira, 16 de dezembro de 2025

3939 - Confraternização dos peladeiros sessentões na AABB MOC

Para reunir e alegrar a turma dos associados peladeiros sessentões da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros, o entusiasta desportista e comandante do pessoal, Osmano da Mata, idealizou e promoveu uma rodada de confrontos de futebol society seguida de uma animada e amigável confraternização neste final de ano.
No recentemente reformado Campo Society José Carlos Gomes, de piso sintético, cerca de 30 associados apreciadores do futebol entraram no gramado para demonstrarem suas habilidades com a bola, em confrontos amistosos, após um café da manhã tomado ao lado dos peladeiros do clube.
No primeiro confronto, enfrentaram-se as equipes GELOL e CALMINEX. Com a partida terminando empatada em 3 x 3, com gols de Zé Roberto, Renato e Ademir para o GELOL e Valdemir (3) para o CALMINEX, a decisão foi para as cobranças de pênalti. Eustáquio e Valmir converteram suas cobranças para o GELOL, determinando a vitória. Ednaldo defendeu a batida de Fernando Zica.
No segundo confronto, a equipe do FISIOFORT goleou o time do CALMINEX por 4 x 1, gols de Reginaldo (2), Aquino e Manoel, com Batatinha descontando. 
No terceiro e derradeiro confronto, o time do GELOL venceu o FISIOFORT pelo placar de 1 x 0, com um belo gol de Ademir, sagrando-se o Campeão da brincadeira.
Assim foram formadas as equipes:
GELOL - Ednaldo, Chiquito, Beto Bocão, Sérgio, Valmir, Ademir, Eustáquio, Zé Roberto, Damata, Ivo, Renato e Vilmar
FISIOFORT - Helinho, Messias, Bazuca, Paulo Bruno, Reginaldo, Ari, Aquino, Manoel, Zelim, Gilsão e Zé do Gás
CALMINEX - Orlando, Éder, Fernando Zica, Ronan, Raul, Vovô, Batatinha, Valdemir, Joaquim (Quinha) e Casagrande

GELOL - CAMPEÃO: Zé Roberto, Sérgio, Beto Bocão, Ademir, Damata e Ednaldo;
Ivo Cândido, Chiquito, Valmir, Vilmar, Eustáquio e Renato

FISIOFORT - VICE-CAMPEÃO: Helinho, Zelim, Bazuca, Gilsão, Ari e Fabão;
Aquino, Manoel, Paulo Bruno, Messias, Zé do Gás e Reginaldo

CALMINEX - 3º LUGAR: Orlando, Fernando Zica, Éder, Raul e Ronan;
Vovô, Valdemir, Batatinha e Joaquim (Quinha)
Fotografia: Reginaldo

  
Terminados os confrontos em campo, os peladeiros, alguns acompanhados dos seus familiares, participaram de uma alegre e harmoniosa fraternização, com boa e farta comida e uma indispensável cerveja gelada para acompanhar a mais que necessária e gostosa resenha pós pelada. O presidente da AABB MOC, Silvano Tolentino, que está se despedindo do cargo neste final de 2025, apareceu por um breve momento na confraternização para prestigiar a turma. 





Com a aprovação e o reconhecimento de todos pelo bem-sucedido evento, já está marcado um novo encontro no próximo ano, quem sabe com a adesão de mais companheiros sessentões associados à nossa tão moderna, gostosa e acolhedora AABB MOC. Em 2026 está praticamente confirmada uma data na semana para a realização de uma pelada exclusiva para os sessentões, além de uma nova categoria para atender esta turma no tradicional e celebrado Campeonato Interno de Futebol Society do clube abebeano. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.

   

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

3938 - O incrível Mirassol

Quem, em sã consciência, poderia afirmar com certeza que o Mirassol, na sua estreia na primeira divisão do futebol brasileiro, terminaria a disputa na quarta posição na tabela de classificação, atrás apenas dos milionários clubes Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro? E que este mesmo Mirassol conquistaria o direito de participar da Copa Libertadores da América de 2026, entrando diretamente na fase de grupos? Imagino que ninguém, ou com muita boa vontade, poucos, muito poucos.
Mas foi isto que aconteceu nesta temporada de 2025. O pequeno Mirassol da cidade de pouco mais de 65 mil habitantes, fez História e estará representando o Brasil na mais importante competição do continente no próximo ano. Sob um trabalho competentíssimo do treinador Rafael Guanaes e sua comissão técnica, o clube terminou o Brasileirão na quarta posição com 67 pontos ganhos, 18 vitórias, 13 empates e 7 derrotas, com 63 gols marcados, 39 sofridos, saldo de 24 e um aproveitamento de 58%.
Além de todo o prestígio angariado pelo feito memorável da equipe mirassolense, ainda tem uma grana extraordinária chegando aos cofres do clube, com seis partidas garantidas na fase de grupo da Libertadores que trarão uma premiação já assegurada de US$ 3 milhões (cerca R$ 15,95 milhões). E mais bônus por vitória, de US$ 330 mil (R$ 1,7 milhão). Valores de tão alta monta certamente irão transformar para sempre a estrutura e a amplitude do pequeno clube paulista carinhosamente chamado de Leão Caipira. Para se ter uma ideia da façanha, neste ano de 2025 os dirigentes investiram R$ 6,5 milhões em reforços. E o valor recebido anualmente de todos os patrocinadores é de cerca de R$ 9 milhões.

 

Com a presença garantida na Libertadores, agora o clube se dedica a atender às exigências da Conmebol. O clube precisa criar uma equipe feminina e disponibilizar um aeroporto próximo para recepção adequada das delegações das equipes adversárias. O de São José do Rio Preto está sendo preparado. O Maião atende às condições exigidas para a fase de grupos, de 10 mil lugares. Ele tem capacidade para 15 mil torcedores, o que será insuficiente se o Mirassol passar adiante para a fase dos mata-matas, quando a exigência é de uma capacidade de 20 mil espectadores. Na semifinal, ela passa para 30 mil. Mas tudo bem, o Mirassol pode mandar seus jogos em outro estádio, inclusive na capital.
Conquistados o prestígio e a grana, o Mirassol agora será muito mais exigido, pois em 2026 estará competindo em quatro torneios: Paulistão, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão. 
Na sua História centenária, o Mirassol Futebol Clube foi fundado no dia 9 de novembro de 1925, mas só estreou no profissionalismo em 1951, quando o clube estreou no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (equivalente a atual Série A2). Já conquistou os títulos de Campeão Paulista A-3 (1997), Campeão Brasileirão Série D (2020) e Campeão Brasileirão Série C (2022).
A atual diretoria do clube é formada por:
PRESIDENTE: Edson Antonio Ermenegildo
VICE-PRESIDENTE: Júnior Antunes
SUPERINTENDENTE ADMINISTRATIVO: Fernando Teixeira
EXECUTIVO DE FUTEBOL: Paulinho
SUPERVISOR DE FUTEBOL: João Vitor Scavacini Possebon
COMUNICAÇÃO E MARKETING: Adolfo Lima e João Pinheiro
TESOUREIRO: Antônio Carlos Barroso
FINANCEIRO: Júlio Belleti
SECRETÁRIO: Celso do Carmo



ELENCO PROFISSIONAL DO MIRASSOL:
GOLEIROS:
Alex "Muralha" Roberto Santana Rafael - Três Corações (MG), 10-11-1989, 36 anos   
Bruno Oliveira Bertinato - Curitiba (PR), 31-05-1998, 27 anos
Carlos Eduardo Lecciolle Thomazzela - Botucatu (SP), 15-08-1990, 35 anos
Walter Leandro Capeloza Artune - Jaú (SP), 18-11-1987, 38 anos

ZAGUEIROS:
Gabriel Knesowitsch - Guarapuava (PR), 18-10-2003 - 22 anos
Jemmes Bruno Ribeiro da Silva - Rosário Oeste (MT), 09-04-2000, 25 anos 
João Victor Carroll Santana - Recife (PE), 02-09-1997, 28 anos
Luiz Otávio da Silva Santos - Japeri (RJ), 09-10-1992, 33 anos

LATERAIS:
Daniel Fortunato Borges - São José dos Campos (SP), 23-03-1993, 32 anos
Lucas Ramon Batista Silva - Montes Claros (MG), 03-07-1994, 31 anos
Felipe Jonatan Rocha Andrade - Fortaleza (CE), 15-02-1998, 27 anos
Reinaldo Manoel da Silva - Porto Calvo (AL), 28-09-1989, 36 anos

VOLANTES:
Matheus Henrique Bianqui - Ribeirão Claro (PR), 31-01-1998, 27 anos
Antonio Francisco Moura Neto (Neto Moura) - Atalaia (AL), 06-08-1996, 29 anos
Roni Medeiros de Moura - São Paulo (SP), 15-04-1999, 26 anos 
Matheus de Sales Cabral - Guarulhos (SP), 13-05-1995, 30 anos
Yago Felipe da Costa Rocha - Limoeiro do Norte (CE), 03-02-1995, 30 anos

MEIAS:
Daniel "Danielzinho" de Oliveira Sertanejo - Andradina (SP), 04-11-1994, 31 anos
Gabriel Santana Pinto - Salvador (BA), 06-01-1990, 35 anos
Guilherme Costa Marques - Três Rios (RJ), 21-05-1991, 34 anos
José Aldo Soares de Oliveira Filho - Surubim (PE), 25-07-1998, 27 anos
Shaylon Kallyson Cardozo - Modelo (SC), 27-04-1997, 28 anos

ATACANTES:
Alesson dos Santos Batista - Guarulhos (SP), 16-02-1999, 26 anos 
Carlos Eduardo Ferreira de Souza - Nerópolis (GO), 10-10-1996, 29 anos
Francisco "Chico" Hyun-sol Kim - Cascavel (PR), 17-05-1991, 34 anos
Cristian Renato Gonçalves Riquelme - Ponta Porã (MS), 18-02-2000, 25 anos
Francisco "Chico" da Costa Aragão - Taquari (RS), 05-05-1995, 30 anos
Edson "Carioca" Guilherme Mendes dos Santos - Rio de Janeiro (RJ), 04-06-1997, 28 anos
Luís Henrique "Negueba" Soares Firmino - Ceará-Mirim (RN), 03-12-1999, 26 anos
Renato Marques de Oliveira Júnior - Belo Horizonte (MG), 09-12-2003, 22 anos

TREINADOR:
Rafael Silva Guanaes - São Paulo (SP), 27-03-1981, 44 anos



No dia do seu aniversário de 100 anos, 9 de novembro de 2025, o Mirassol recebeu o então líder Palmeiras pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sob um clima de festa e alegria, o clube prestou homenagem aos seus ídolos e ex-treinadores no gramado do estádio José Maria de Campos Maia, o Maião. Embalado pelo entusiasmo da apaixonada torcida, o Mirassol venceu o poderoso Palmeiras por 2 x 1, com gols de Gabriel e João Victor.



Há muito o que comemorar pelo Mirassol. Uma equipe de uma cidade pequena, de pouco mais de 65 mil habitantes, com investimento pequeno quando comparado às potências futebolísticas do país, com um elenco com atletas pouco badalados pela mídia, conseguiu um feito notável, superando clubes que possuem elencos grandes e caros, com muita grana investida. A sua proeza, fundamentada na humildade e no trabalho sério e correto, serve de exemplo aos grandes clubes do Brasil, em particular ao meu amado Clube Atlético Mineiro.
Parabenizo a todos os integrantes do Mirassol e desejo muita boa sorte e sucesso na temporada de 2026, sobretudo na Copa Libertadores da América. 
Um grande abraço espinosense.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

3937 - Morreu o nosso poeta Daniel Antunes

Em meio à alegria desmedida da nossa comunidade sertaneja do Norte das Minas Gerais com a chegada das boas e transformadoras chuvas agora em dezembro, eis que a tristeza se instala em nossos corações com a partida do nosso querido conterrâneo Daniel Antunes Júnior.
Com uma trajetória de vida longa, íntegra, virtuosa e repleta de poesia e amor à terra natal, Sêo Daniel, nascido em Lençóis do Rio Verde em 17 de setembro de 1921, deixa a nós todos um bonito exemplo de paz, serenidade, respeitabilidade e fé. Foram mais de 104 anos de luta em várias searas, como bancário, fazendeiro, empresário, escritor, historiador, poeta e defensor ferrenho da nossa Espinosa.
Uma imensa perda para a nossa cidade, tão bem descrita e valorizada em suas obras literárias. A todos os seus familiares registro aqui os meus sentimentos de pesar e a prece ao Criador para que lhes console neste momento de tão angustiante tristeza e dor.
Que Sêo Daniel descanse na mais completa e merecida paz no Reino dos Céus!
Sua importante obra permanecerá iluminando a vida de muitos de nós. Nossa gratidão!
Um grande abraço espinosense.

  


terça-feira, 9 de dezembro de 2025

3936 - Um olhar íntimo sobre Espinosa

Mas que beleza! Contagiado de alegria e sentimento de pertencimento ao Sertão Norte-Mineiro é que fiquei ao descobrir dois vídeos de projetos culturais produzidos por duas conterrâneas minhas, ambos dirigidos e editados com a participação sempre sábia, primorosa e apaixonada do amigo espinosense José Lúcio "Luc" Antunes.
São dois projetos de vídeos documentais que tratam de coisas bastante conhecidas da nossa gente criativa e hospitaleira, que luta cotidianamente com alegria, persistência e fé pela sobrevivência no Sertão da nossa terrinha Espinosa querida. Ambos os projetos audiovisuais têm a realidade do nosso Sertão Norte-Mineiro, especialmente a zona rural de Espinosa, como foco e razão de existir. As produtoras dos belos e meritórios projetos são Camila Ribeiro Carvalho e Jânia Ribeiro Santana.
O projeto da professora e intérprete de Libras Camila tem o nome de "Espinosa - Soluções da Gente" mostrando soluções locais criadas de forma vernacular pelos moradores de Espinosa em suas residências, quintais, jardins, objetos artísticos e de afetos. Ali ela trata das criativas soluções apresentadas pelos nossos conterrâneos moradores das muitas comunidades rurais na tentativa particular de preservar a Natureza, aproveitar com sabedoria a pouca água que cai das chuvas na nossa região e retirar da terra o indispensável alimento, sempre em um ambiente de paz e harmonia com o planeta esférico e azul. 
O projeto da Jânia, intitulado "Espinosa - Paisagens e Expressões Culturais", nos traz a Cultura e o Clima: retratos de expressões culturais no município de Espinosa, onde convergem os biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Nele a produtora apresenta um documento bonito e real da realidade do nosso Sertão Norte-Mineiro, com ênfase na comunidade rural espinosense, com seus dons e aptidões na culinária e nas artes, como também no aproveitamento feliz e luminoso na convivência com a Natureza nesta bendita vida nos proporcionada pelo Criador.
Ambos os projetos têm roteiro e direção de Camila Ribeiro Carvalho, Jânia Ribeiro Santana e Luc Antunes, este também responsável pela edição dos vídeos. Ambos têm apoio da Prefeitura Municipal de Espinosa.
Que coisa maravilhosa é a nossa Cultura, não é mesmo? E como são importantes as ferramentas disponibilizadas às pessoas criativas pelo poder público, como é a Lei Paulo Gustavo, ou Lei Complementar nº 195/2022, aprovada em 5 de julho de 2022, em benefício do setor cultural que durante a pandemia da COVID-19, sofreu um baque gigantesco, impedido por longo tempo de realizar atividades artísticas e culturais no país. O nome da lei homenageia um expoente do Cinema e da TV do Brasil que corajosamente abordava em suas obras temas importantes e necessários para a arcaica sociedade brasileira, como a diversidade e a inclusão, o talentoso ator e humorista Paulo Gustavo, que faleceu em decorrência da COVID-19 em maio de 2021, aos 42 anos. E pensar que esta lei tão fundamental para a livre manifestação cultural do nosso povo e pelo suporte aos projetos artísticos foi vetada pelo presidente da época, em 6 de abril de 2022 (PLP 71/2021). Posteriormente, em 5 de julho, o Congresso Nacional votou pela derrubada do veto e em 8 de julho, finalmente a Lei foi publicada no Diário Oficial da União. E é preciso lembrar que o MinC-Ministério da Cultura foi extinto em 1º de janeiro de 2019, perdendo importância e se tornando apenas uma Secretaria Especial. Infelizmente, há alguns que odeiam a Educação, a Arte, a Cultura. Só em 1º de janeiro de 2023, o Ministério da Cultura foi recriado com sua devida relevância, sob nova administração. Que assim continue!
Fico feliz vendo tanto projeto cultural bonito sendo realizado com a verba de R$ 3,8 bilhões disponibilizada pelo Governo Federal a qualquer cidadão brasileiro com uma boa ideia na cabeça e disposição para fomentar a Cultura em nosso país. Ver este recurso chegar até o coração rural da nossa Espinosa com tamanha competência e encanto dos produtores me deixa bastante contente.
Que mais e mais projetos assim sejam realizados mostrando a beleza e a resiliência deste povo tão batalhador, digno e forte, nunca se rendendo às vicissitudes da vida!
Parabéns ao lindo trabalho de Camila, Jânia e Luc! Brilharam vocês! 
Um grande abraço espinosense.




segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

3935 - Acabou o Brasileirão 2025!

E chegou ao fim, com muita emoção, sobretudo na briga contra o rebaixamento, a disputa do Campeonato Brasileiro de 2025. E com surpresas, algumas positivas, outras negativas. Terminada a competição, quem apostaria na campanha espetacular do Mirassol, classificado diretamente para a fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2026? E quem, em sã consciência, apostaria no rebaixamento do Fortaleza, clube que alcançou uma condição privilegiada no cenário esportivo nacional nas últimas temporadas? Pois é, assim é o futebol, com muita lógica mas também com algumas surpresas.



Como faço todo ano, dei meus pitacos no início do campeonato, registrando minhas expectativas quanto aos desempenhos dos clubes na mais importante competição nacional. Acertei muita coisa e errei outro tanto. Conforme minha previsão, os favoritos ao título seriam Flamengo, Palmeiras, Atlético, Botafogo e Internacional, nesta ordem. Acertei na mosca quanto ao Campeão Flamengo e mais Palmeiras e Botafogo, classificados nos primeiros lugares. Entretanto, errei feio quanto ao meu Atlético e ao Internacional, clubes que brigaram até o fim contra o descenso, com campanhas decepcionantes no campeonato. Na briga pela Libertadores, listei equivocadamente Corinthians, São Paulo e Grêmio. Nenhum deles conseguiu a vaga para a Libertadores, conquistando apenas a chance de disputar a Copa Sul-Americana em 2026. Previ que Bahia, Cruzeiro, Fortaleza, Fluminense e Vasco estariam brigando por uma vaga na Copa Sul-Americana. Só acertei o Vasco, que garantiu sua vaga com a ajuda do futuro clube brasileiro Campeão da Copa do Brasil, talvez ele mesmo. O Fortaleza desapontou sua apaixonada torcida, sendo rebaixado à Série B, ao lado do arquirrival Ceará, enquanto o Bahia, o Cruzeiro e o Fluminense fizeram bonito na competição, conquistando participação na Libertadores do próximo ano, o Baêa na fase Pré-Libertadores, e a Raposa e o Fluzão, diretamente na fase de grupos. Com a decisão da Copa do Brasil, pode ocorrer mudança e inclusão do São Paulo na Pré-Libertadores, caso Cruzeiro ou Fluminense conquiste o título.
 

 
Na minha brincadeira anual de prever o futuro, falhei feio na ideia de que o Mirassol iria ser mais uma equipe na briga contra a queda. E como fui rechaçado pela realidade! O time do Mirassol transformou-se na maior surpresa da temporada, com um time sem estrelas, mas coeso, entrosado e bem treinado pelo técnico Rafael Guanaes. O Mirassol fez bela campanha e se mostrou bastante competitivo, conquistando muito mais que o esperado, uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores, um feito memorável para o modesto clube do interior de São Paulo. Quanto aos demais clubes, acertei tudo. Em algum momento eles brigaram para não cair, especialmente o poderoso Santos de Neymar, que se livrou da degola nas rodadas finais. Sport, Juventude e Ceará foram rebaixados e Vitória e Red Bull Bragantino confirmaram sua presença na primeira divisão em 2026. Infelizmente, o Nordeste foi o mais afetado no campeonato, com o rebaixamento de três grandes clubes da região. O outro foi o gaúcho Juventude. Os representantes agora na Série A serão apenas os baianos Bahia e Vitória e o paraense Clube do Remo. Além deles, em 2026 teremos seis paulistas (Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Mirassol e Red Bull Bragantino), quatro cariocas (Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco), dois gaúchos (Internacional e Grêmio), dois mineiros (Atlético e Cruzeiro), dois paranaenses (Athletico e Coritiba) e um catarinense (Chapecoense).



Os times mineiros viveram momentos opostos neste Brasileirão. O Cruzeiro conseguiu, com o excelente treinador Leonardo Jardim, superar o péssimo início de ano e montar uma equipe equilibrada, coesa e competitiva, fazendo bonito na competição com a terceira colocação na tabela de classificação e retornando, após seis anos afastado, à disputa da Copa Libertadores da América. O time celeste não jogava a Libertadores desde 2019, quando foi eliminado nas oitavas de final pelo argentino River Plate. Foi o mesmo ano do rebaixamento do clube, quando sofreu por três anos consecutivos na segunda divisão, só retornando à elite em 2023. Na História, o Cruzeiro já disputou 17 edições da Copa Libertadores, sendo Campeão em 1976 (venceu o River Plate) e 1997 (venceu o Sporting Cristal), e Vice em 1977 (Boca Juniors Campeão) e 2009 (Estudiantes Campeão). 
O Cruzeiro pode voltar ao pódio com o título de Campeão ainda neste ano de 2025, pois está disputando as semifinais da Copa do Brasil com o Corinthians. Se eliminar o time paulista, enfrentará na final os times cariocas Fluminense ou Vasco.
Na premiação da Bola de Prata da ESPN realizada hoje, receberam troféus de melhores do campeonato os atletas Kaio Jorge (atacante e artilheiro), Fabrício Bruno (zagueiro), Lucas Romero (volante) e Matheus Pereira (meia). Os demais premiados foram Walter (goleiro), Reinaldo (lateral-esquerdo) e Rafael Guanaes (treinador), do Mirassol; Paulo Henrique (lateral-direito), do Vasco; Vítor Roque (atacante), do Palmeiras; e Léo Pereira (zagueiro), Arrascaeta (meia) e Pedro (atacante), do Flamengo. O craque Arrascaeta uruguaio do Mengão ficou com o prêmio da Taça de Ouro, destinada ao melhor jogador da competição.
Na premiação da CBF, poucas diferenças. Rossi (Flamengo) no lugar de Walter e Jorginho (Flamengo) no lugar de Pedro. O jogador revelação foi o jovem atacante Rayan (Vasco). No futebol feminino a artilheira foi Amanda Gutierres (Palmeiras), a jogadora revelação foi Jhonson (Corinthians) e a craque do campeonato foi Gabi Zanotti (Corinthians). A seleção feminina ficou assim: Nicole, goleira (Corinthians), Isabela, lateral-direita (Cruzeiro), zagueiras Isa Haas (Cruzeiro) e Mariza (Corinthians), Gisseli, lateral-esquerda (Cruzeiro), volantes Brena (Palmeiras) e Lorena Bedoya (Cruzeiro), meias Gabi Zanotti (Corinthians) e Duda Sampaio (Corinthians) e atacantes Amanda Gutierres (Palmeiras) e Letícia (Cruzeiro). O melhor treinador foi o Jonas Urias, do Cruzeiro.



Quanto ao Atlético, a temporada foi decepcionante, principalmente para a exigente e chata torcida alvinegra. Muitos torcedores ainda insistem em viver em uma realidade paralela em que o clube possui cacife e grana suficiente para gastar milhões em contratações e se igualar aos gigantes Flamengo e Palmeiras. A realidade é completamente diferente. O clube, mesmo com a SAF, continua endividado, com poucos recursos disponíveis para investimento em aquisições de atletas de alto nível e preços exorbitantes. Quem não gostaria de ter como contratados o Erling Haaland, o Lamine Yamal, o Kylian Mbappé? Mas não há grana que chegue nem perto do valor de R$ 1 bilhão que o Flamengo afirma ter para investir em 2026. É outro mundo, bem distante da nossa realidade. Mas sim, os donos da SAF atleticana merecem muitas críticas pelo investimento insuficiente no elenco e no baixo ou nulo rendimento de muitas das contratações realizadas. E ainda pela ausência no elenco de um volante e de um atacante goleador. Muitos dos atletas contratados não jogaram o esperado, o que enfureceu a parte da torcida mais estressada. Contou muito para a descrença e principalmente a ira incontida dos torcedores alvinegros, sobretudo os corneteiros de plantão, o péssimo desempenho nas três finais desperdiçadas pelo time no ano passado e neste. Perder títulos é realmente desanimador, principalmente para uma torcida bipolar que vai da confiança absoluta para o descrédito total em segundos. Eu compreendo, mas não concordo com o exagero das críticas nem com acusações graves, falsas e desleais aos profissionais do clube. É preciso ter bom senso, serenidade e uma boa educação, com pitadas de reconhecimento e justiça.



Indo para o que realmente interessa, é mais que importante saber o que farão os homens fortes da direção do clube em relação à reformulação mais que necessária e urgente para a temporada de 2026. O Victor Bagy não vai continuar no cargo de Diretor de Futebol. Espero que os bons garotos vindo da base tenham mais espaço para jogar, casos do Iseppe e do Gabriel Veneno. Certamente alguns atletas serão desligados do clube, por venda, empréstimo ou liberação. Entre estes, que não renderam o esperado e que viraram alvo da fúria da torcida, estão Biel, Gabriel Menino, Fausto Vera, João Marcelo e o massacrado Caio Paulista. O lateral Saravia não deve ter o contrato renovado, assim como Junior Alonso. Este tem alguma chance de permanecer. Vítor Hugo, apesar de ter ido bem, deve sair pela dificuldade de negociação do passe e pela idade avançada. Outros atletas que, mesmo sendo bastante criticados, devem continuar, pois têm contratos até o final dos próximos anos, são Rony e Júnior Santos, este ainda lesionado. Imagino que continuem nos planos do clube o goleiro Everson, peça fundamental na equipe, os zagueiros Ruan Tressoldi, Lyanco e o jovem Ivan Román, os laterais Natanael e Guilherme Arana, os meio-campistas Alan Franco, Alesander, Patrick, Ígor Gomes, Bernard, Gustavo Scarpa e Reinier, e os atacantes Dudu e Tomás Cuello. Mesmo com a ingratidão de parte da torcida, sou totalmente favorável à permanência do nosso craque e ídolo Hulk, pois ele ainda pode nos ajudar muito, mesmo jogando mentos tempo na temporada e nas partidas, preservado por sua condição física próxima aos 40 anos de idade. Entendo que sim, este deva ser o último ano de contrato com o Galo, pois que a idade chega para todo mundo. Mas que o nosso ídolo saia de cabeça erguida e com todo reconhecimento possível tanto da diretoria quanto da torcida pelo extraordinário trabalho realizado com a camisa alvinegra das Gerais.



Agora é aguardar os acontecimentos e torcer para que o treinador Jorge Sampaoli possa ter liberdade de indicar a contratação de pelo menos uns oito jogadores qualificados, jovens e aguerridos de sua preferência para que a preparação do elenco se dê o quanto antes. E qualquer que seja o desfecho da equipe no ano vindouro, mesmo triste ou desapontado, com título ou sem título, seguirei amando e gritando GALO até morrer.
Um grande abraço espinosense.