Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

3886 - A incrível cidade de Chongqing

Um exemplo extraordinário de convivência harmoniosa entre tradição e modernidade, sob um panorama agitado da mais alta tecnologia, é a magnífica cidade chinesa de Chongqing, também conhecida como Xunquim. Incrustada em uma região montanhosa, numa península sobre o Rio Yangtse, no centro-sudoeste da China, Chongqing tem mais de 3 mil anos de existência e foi transformada, em 14 de março de 1997, em município de nível provincial sob a administração direta do governo central, o quarto a ser estabelecido depois de Pequim, Xangai e Tianjin, separando-se da província de Sujuão. A partir daí, a cidade vivenciou um desenvolvimento extraordinário, com investimentos pesados em construções de edifícios, avenidas, terminais de transporte, pontes e estradas. 
Distante 2.250 km do mar, na confluência dos rios Yangtze e Jialing, limitando-se com as províncias Hubei, Honã, Guizhou, Xianxim e Sujuão, a cidade foi nomeada Chongqing (duplamente abençoada) em 1189 sob a dinastia Nan (Sul) Song (1127-1279 dC), funcionando como capital da China Nacionalista durante a Guerra Sino-Japonesa (1937-1945). 
Rica em mananciais de água mineral, com grandes depósitos de carbono, gás natural, alumínio, estrôncio, mármore e mercúrio, Chongqing atingiu um crescimento exponencial em pouco tempo, com uma mega infraestrutura de transporte com muitas pontes sobre o rio Yangtze, uma paisagem urbana deslumbrante de arranha-céus imponentes, com várias indústrias de maquinaria, química, petroquímica, farmacêutica e metalurgia, além da riqueza agrícola, com a grande produção de cereais, laranja, tabaco e seda. Depois de um vigoroso programa de modernização implantado pelo governo, com maciços investimentos, a cidade tornou-se um dos portos mais importantes da China, mesmo após uma destruição relevante da cidade pelos bombardeios japoneses durante a guerra, no período de 1938 a 1942.




 
Chongqing é conhecida por várias denominações, como a "Cidade das Montanhas", a "Cidade dos Rios" ou a "Cidade da Neblina". As montanhas cobrem 76% da área, as colinas respondem por 22% e os vales dos rios representam apenas 2%. O ponto mais alto da cidade é o Pico Yintiaoling na Montanha Jieliang, com seus 2.796,8 metros.
A cidade de luzes brilhantes e coloridas refletidas em seus edifícios gigantescos e modernos tem muitos atrativos para os turistas, como Cavernas Jiefangbei e Hongya, Dazu Rock Carvings, Shapingba – Becos Antigos e Ecos Industriais, Escadas Antigas de Shibati, Wulong Karst, Três Gargantas no Rio Yangtze, Teleférico do Rio Yangtze, Segunda Fábrica E'ling, Parque Cultural e Criativo de Beicang, Rua Velha do Longmenhão, Rua Velha de Danzishi, Trilha da Cidade da Montanha, Rua de Graffiti de Huangjueping, Ponte Guanyin, Parque Florestal do Templo de Hong'en, Ópera de Sichuan e o Metrô de Liziba. Outras opções de visitas são o Aeroporto Internacional de Chongqing-Jiangbei, que atende voos domésticos e internacionais, e as grandes estações de trem Chongqing North e Chongqing West.
Ao contrário do que imaginam os ignorantes e mal informados, a China é uma potência econômica mundial com um desenvolvimento incrível nas últimas décadas, depois de investimentos sólidos e consistentes em tecnologia, que trouxeram à sua imensa população uma melhor qualidade de vida, com muita segurança, liberdade, paz, saúde e educação.
Um grande abraço espinosense.
  

 


Nenhum comentário: