Quando eu era um magrelo adolescente despretensioso e tímido em Espinosa, recebi a visita, na minha Rua da Resina querida, de um personagem ilustre, o filho de um dos melhores prefeitos da História de Espinosa, o saudoso Paulo Caldeira da Cruz Campos. Era a já longínqua década de 1970. A inesperada visita do distinto e muito jovem conterrâneo Paulo Henrique Alves Campos, o Palau, tinha o objetivo de me convidar para uma missão mais que gratificante e prazerosa: integrar a equipe do Cruzeirinho Esporte Clube. Surpreso e completamente feliz e orgulhoso, mesmo sendo atleticano, não titubeei um segundo para aceitar tão especial convocação que desaguou em uma grande e longa amizade. Logo estaria ao lado de pessoas maravilhosas e um tanto de craques da bola que entrariam para sempre no rol dos meus amigos do coração. Com o saudoso Domingão de Gino na função de treinador, Noé de goleiro, Lucas Ribeiro e Cleone nas laterais, Gena e Jorjão na zaga, eu, Benildo e Jorginho no meio de campo, Euclides, Tatuzinho e Palau no ataque e mais outros companheiros da época como Luiz, Ju, Cal, João, Edmar, Tinha, Racini, Hilton e Zezinho Beckenbauer, jogamos, e ganhamos, muitas partidas no campinho na "manga" de Sêo Azemar Sepúlveda hoje tomada pelas construções. Mais adiante, a relação de companheiros aumentou com a chegada de Célio, Ernanni, Tarcísio, Zinho, Valdir Mestre, Jânio, Péba, Sérgio, Valdo Pezão, Lucélio, Nelsão, Normando, Edu, Dinga, Zezinho de Clérides e tantos outros bons jogadores e craques que honraram a camisa do Cruzeirinho. Quase todos também se tornaram grandes amigos até a atualidade. Jogamos por toda a cidade e região, do Norte de Minas até o Sudoeste da Bahia, inclusive uma partida memorável contra o juvenil do Cruzeiro na sede do Barro Preto em Belo Horizonte, conquistando o respeito e a admiração de boa parte dos amantes de futebol do município de Espinosa. Deixei o Cruzeirinho, mas a amizade seguiu inabalável, A minha ligação com Palau continuou forte e intacta, tanto é que eu e a esposa Cléa tivemos a honra e a alegria de sermos padrinhos do seu primeiro casamento. E quando vivemos o momento mais duro e doloroso de nossas vidas, com a perda de Ricardo, Palau estava presente se solidarizando conosco. Gratidão.
O tempo passa e a idade chega para todo mundo, não há escapatória. Após completar meus 63 anos de idade em 4 de setembro de 2025, recebi o convite para a celebração dos 60 anos do meu amigo e parceiro de bola que seria realizado na sexta-feira, 26 de setembro, em Espinosa. Com tamanha consideração, não podia de nenhuma maneira deixar de estar presente em momento tão especial. E lá estive, na Toca dos Craques do também querido amigo e parceiro de bola, Sidney Castro.
Logo ao chegar ao local, no horário como sempre, sou recebido com carinho pelo amigo Palau e encontro um sujeito conhecido de Montes Claros, o talentoso músico e cantor Vladmir Ribeiro, o Vlad, que dali a pouco estaria se apresentando com sua excelente banda Old Skull. Com atendimento cortês e prestativo do pessoal do buffet da casa, passei a reencontrar dezenas de pessoas queridas da minha centenária Espinosa que moram dentro do meu coração. Alguns há muito tempo não encontrava, como Zé Valério e Célio. Valeu cada reencontro e cada demonstração de carinho para comigo e Cléa. Registro especialmente aqui a gentileza e afetuosidade com que nos recebeu a Mônica, esposa de Palau.
Antes de a banda Old Skull apresentar sua ótima qualidade nas interpretações de clássicos do Rock and Roll, o som ficou por conta da turma boa do Felipe Mateus e sua banda, que animou a galera com muitos sucessos da MPB, do Pop e do Reggae.
Estava tudo muito lindo e maravilhoso, com organização perfeita, decoração impecável, buffet completo, cerveja gelada e muita conversa boa em todas as mesas. Foi gratificante ver o ambiente recheado de gente bonita, animada e feliz com o aniversário do amigo Palau. O aniversariante até se animou a pegar o microfone e fazer um discurso de agradecimento, chegando a se emocionar ao lado da esposa Mônica e dos filhos.
Palau é um cara legal, porreta, parceiro, a quem eu gosto muito, amigo de cerca de 50 anos, sempre fiel, leal e atencioso. Agradeço de coração a oportunidade de estar presente em momento tão significativo e importante na sua vida e desejo a ele muita felicidade, luz, paz, harmonia, sorte, alegria, e o mais valioso nas nossas vidas, a saúde.
Parabéns pelo aniversário, Palau, e que Deus continue a abençoá-lo com todas as bênçãos divinas!
Um grande abraço espinosense.


.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário