Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

3865 - Martin se foi

Por quase 11 anos ele foi nosso companheiro e amigo fiel, auxiliando de forma substancial no nosso enfrentamento ao luto quando Ricardinho se foi abrupta e precocemente. Presente da querida amiga de nosso filho Renato, a Alana, o cãozinho da raça Shih tzu, de pelos pretos e brancos, foi imediatamente batizado por ele de Martin. E apesar de algumas mordidas, teimosias e desentendimentos com seus filhotes Hunter e Nina, ele alegrou consideravelmente a nossa existência diária com sua lealdade, carinho e companheirismo.



Percebemos nos tempos atuais um enorme recrudescimento na "humanização" dos animais de estimação, com enorme reflexo na Economia. Aumentou, e muito, o interesse da população mundial em criar um animalzinho em casa, especialmente um cachorro, transformando-se em uma tendência global denominada "fenômeno da humanização". Quem passa a viver ao lado de um cachorro, ou gato, ou outro bicho qualquer, imediatamente se apaixona e passa a senti-lo como um filho ou outro integrante da família. A gente se apega tanto e passa a sentir tanto amor por eles que às vezes, em muitos casos, o caso descamba para o exagero. Tem gente que cuida e trata o chamado pet como se humano fosse, até fazendo festa de aniversário e vestindo-o com um figurino completo. Todo excesso é prejudicial, mas é louvável que os animais que tanto amamos sejam tratados com carinho e responsabilidade, com todos os cuidados de saúde sendo realizados constantemente. Infelizmente, eles têm vida mais curta e logo se vão, deixando um sentimento profundo de tristeza no coração da gente.



Vou sentir muito a falta de Martin. Dos vários momentos em que ele ficava ao meu lado, depois de eu chegar da pelada na AABB, para me ajudar a tirar os meiões e brincar sacudindo-os com os dentes. Ou de quando, sempre, ele se deitava perto de mim no chão enquanto eu assistia aos jogos de futebol na TV, apoiando sua cabeça nas minhas pernas. Ou quando eu jogava a bolinha para ele pegar, e ele, teimoso e estressado, nunca devolvia para eu jogar novamente. São coisas bem simples e insignificantes, mas que causam sentimentos de afeição e ternura inexplicáveis.



Martin se foi, depois de alguns dias de desânimo e prostração. Deixou a gente muito triste, especialmente sua tutora Cléa Márcia, que está inconsolável, pois era ela quem dispensava os maiores cuidados a ele. Martin nos fez muito felizes e tornou as nossas vidas muito mais interessantes e prazerosas. Só temos o que agradecer pela sua companhia nesse pequeno intervalo de 11 anos de convivência diária.
Que descanse em paz, pequeno grande "filho" amigo! Que Hunter e Nina, seus filhos, ajudem a nos consolar da sua perda. 
Um grande e tristonho abraço espinosense. 

3864 - Morreram Dinha em Espinosa e Amigão em São Paulo

As perdas humanas se sucedem em todo o canto. Assim é a vida, com fim certo em data incerta. Tomei conhecimento do falecimento, em Espinosa, da professora Maria Geralda Rodrigues. Conhecida como Geraldinha ou mais carinhosamente, de Dinha, ela prestou relevantes serviços à Educação na nossa cidade, fazendo a diferença na vida de muitos estudantes. Com sua competência inegável, sua dedicação pertinaz e sua discrição absoluta, conquistou a admiração e o respeito da comunidade.
A todos os seus familiares, registro aqui a minha solidariedade cristã, os meus sentimentos de pesar e a prece ao bom Deus para que lhes console neste difícil momento de despedida, concedendo a todos as bastantes resignação, fé e força.



Outra notícia triste veio de São Paulo, com a morte, aos 63 anos, do jornalista, narrador e apresentador Paulo Soares. Ele foi vencido pela falência múltipla dos órgãos após graves problemas de saúde. Com seu jeito competente, diferenciado, alegre e divertido, Paulo ganhou notoriedade e fama principalmente pelo trabalho de apresentador de programa esportivo na ESPN, o SportsCenter, ao lado de outro ícone do jornalismo, o notável amigo e parceiro Antero Greco. Por suas tiradas hilárias e o bom humor desembestado, recebeu o apelido de "Amigão da Galera". Paulo irá se reencontrar no Céu com o amigo Antero Greco, que morreu aos 69 anos, em 16 de maio de 2024, após lutar bravamente contra um tumor no cérebro.
Que descansem em paz no Reino de Deus depois de encerrada a caminhada terrena.
Um grande abraço espinosense.


domingo, 28 de setembro de 2025

3863 - Aniversário de Adílson

Para comemorarem o aniversário do colega Adílson, os associados peladeiros do clube da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros realizaram uma partida amistosa de futebol society, reunindo a equipe do CINFAABB e a equipe dos Peladeiros Amigos de Adílson.
Encerrada a partida realizada às 9 horas da manhã do sábado, 27 de setembro de 2025, no Campo Society José Geraldo Sindeaux Araújo, o placar foi de 5 x 3 a favor da equipe do CINFAABB. Marcaram os gols do vencedor, Tiãozinho (3), Deraldo e Nino. Para os vencidos, marcaram Gílson Cumpáde (2) e Adilson.
Pelo time do CINFAABB, reforçado por alguns peladeiros, atuaram Helinho, Fernando Zica, Miltinho, Tiãozinho, Deraldo, Nino, Damata, Ivo, Marcone, Sérgio e Reginaldo.
Pelo time dos Peladeiros Amigos de Adílson jogaram Manoel, Russo, Ademir, Adílson, Mazinho, Rancharia, Paulo Henrique, Chapa, Osmar, Paulo Bruno, Éder, Ronan, Gílson Cumpáde, Geremias, Vovô e Newtinho.





Logo após a partida, os participantes, juntamente com alguns de seus familiares, reuniram-se em confraternização no espaço do restaurante do clube com muita comida, bebida e resenha em clima de amizade, paz e harmonia. Além dos atletas e seus familiares, estiveram presentes a esposa e filha de Adílson, Hernan, Mauro e Dinah, Getúlio e esposa, Longuinhos, Pipoca, Wandaick, Borracha, Jáder e esposa, entre outros.





Infelizmente, por estar em Espinosa, fiquei de fora do evento, o que muito me desagradou pois gostaria muito de estar presente com os queridos amigos e companheiros da AABB MOC para comemorar o aniversário do amigo Adílson. Que ele continue a ser abençoado pelo bom e misericordioso Deus, tornando-se a cada dia vivido um ser humano melhor e mais evoluído.
Um agradecimento especial ao amigo e companheiro Reginaldo pelas informações e fotografias do evento.
Um grande abraço espinosense.

  

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

3862 - Gonzaguinha, 80 anos

Ele falou de amor, de paixão, de afeto, de fé na vida, do trabalhador brasileiro, mas não se acovardou jamais, tocando o dedo na ferida da repressão e da truculência da maldita ditadura, sem nenhum medo de lutar contra o sistema e ser feliz. 
Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, nascido na Cidade Maravilhosa Rio de Janeiro no dia 22 de setembro de 1945, compôs e cantou com maestria e sua voz inconfundível versos como:
- "Acredito é na rapaziada, que segue em frente e segura o rojão, ponho fé é na fé da moçada, que não foge da fera e enfrenta o leão, eu vou à luta é com essa juventude, que não corre da raia a troco de nada..."
- "Você deve estampar sempre um ar de alegria, e dizer: Tudo tem melhorado. Você deve rezar pelo bem do patrão e esquecer que está desempregado. Você merece..."
- "A gente quer carinho e atenção, a gente quer calor no coração, a gente quer suar, mas de prazer, a gente quer é ter muita saúde, a gente quer viver a liberdade, a gente quer viver felicidade. É!"
- "E depois desses anos no escuro do quarto, quem te diz que não é só o vício da obrigação, pois com a outra você faz de tudo, lembrando daquela tão santa que é dona do teu coração..."
- "Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs, deixe a luz do Sol brilhar no céu do seu olhar, fé na vida, fé no homem, fé no que virá, nós podemos tudo, nós podemos mais, vamos lá fazer o que será..."
- "Se é amor, deu e recebeu, se é suor só o meu e o teu, verbo eu, pra mim já morreu, quem mandava em mim nem nasceu..."
- "Não quero a razão pois eu sei o quanto estou errado, o quanto já fiz destruir, só sinto no ar o momento em que o copo está cheio, e que já não dá mais pra engolir. Veja bem, nosso caso é uma porta entreaberta, eu busquei a palavra mais certa, vê se entende o meu grito de alerta..."
- "É tão bom poder andar pelo país, o meu pedaço de ilusão, o meu pedaço de irmão, o meu pequeno coração, e penetrar em cada lar, com um pedaço de esperança, que eu arranco do meu peito, pra te alimentar, alô alô Brasil..."
- "Nós atravessamos mil Saaras, e eu nunca vi gente melhor pra resistir, a tanta avidez, a triste estupidez, ao cada um por si, ao brilho da ilusão, digo na maior, melhores dias virão, é um desejo deste enorme coração..." 
- "Quando eu soltar a minha voz, por favor entenda, que palavra por palavra, eis aqui uma pessoa se entregando, coração na boca, peito aberto, vou sangrando, são as lutas dessa nossa vida, que eu estou cantando..."
- "Chega de temer, chorar, sofrer, sorrir, se dar, e se perder e se achar, e tudo aquilo que é viver, eu quero mais é me abrir, e que essa vida entre assim, como se fosse o Sol desvirginando a madrugada, quero sentir a dor dessa manhã..."



Com letras ácidas e poéticas dotadas de alguma complexidade e muita sofisticação, o compositor astuto e crítico foi massacrado por alguns analistas musicais, sendo apelidado sarcasticamente de "cantor-rancor", muito por conta da sua inconformidade com o ambiente repressor da ditadura em vigor no país. Até seu relacionamento com o conservador pai ausente Luiz Gonzaga ficou por tempos estremecido pelas divergências políticas, somente sanadas já bem adiante, no final da vida, quando se reconciliaram e se apresentaram juntos pelas cidades do país.



Nos 10 anos finais de sua vida, Gonzaguinha viveu em BH, bem caseiro e tranquilo, aproveitando ao máximo o cotidiano com a família e até batendo uma bolinha com os amigos peladeiros. Infelizmente, o vascaíno apaixonado também tornou-se torcedor do Cruzeiro, para meu desapontamento. Mas mesmo em Belô, morando na Pampulha, continuou compondo e gravando suas belas composições, agora falando um pouco mais de afeto e amor. O disco "Grávido", de 1984, tem na capa uma imagem cativante do artista aconchegando carinhosamente sua filhinha Mariana no colo, fruto do seu relacionamento com a sua terceira esposa, Louise Margarete, a Lelete. De Belo Horizonte ganhou um bloco carnavalesco em sua homenagem, "O Lindo Bloco do Amor".



Gonzaguinha partiu muito cedo, deixando um vazio enorme na música brasileira. Faleceu em um acidente de carro entre as cidades de Renascença e Marmeleiro, no Sudoeste do Paraná, no dia 29 de abril de 1991, quando voltava de uma turnê pelo Sul do país. Ele tinha apenas 45 anos e seu corpo foi velado no Palácio das Artes e sepultado no Parque da Colina, em Belo Horizonte. Ele teve quatro filhos: Daniel Gonzaga e Fernanda, com a primeira esposa Ângela; Amora Pêra, com a segunda esposa Sandra; e Mariana, com a terceira esposa, Louise Margarete Martins.
O artista carioca perdeu a mãe aos dois anos de idade. Com o falecimento da cantora, compositora e dançarina Odaléia Guedes dos Santos, vítima de tuberculose, o pai não biológico Luiz Gonzaga deixou a criação do filho aos cuidados dos padrinhos, Odina e Henrique Pinheiro, este um músico conhecido como "Baiano do Violão", que viviam no Morro de São Carlos, no Estácio. Com total apoio financeiro do pai, Gonzaguinha formou-se em Ciências Econômicas, mas sua paixão era mesmo a música. Começou a sua batalha no cenário musical brasileiro no MAU-Movimento Artístico Universitário, ao lado de feras como Aldir Blanc, Ivan Lins, Marcio Proença, Paulo Emílio e César Costa Filho. Em 1969 venceu o Festival Universitário de Música Popular da TV Tupi com a canção "O Trem". Em 1973 lançou seu disco de estreia, que tinha entre outras, a canção "Comportamento Geral", um protesto firme e forte que incomodou a censura. Assim vieram álbuns bastante engajados, músicas censuradas e mais adiante, sucessos estrondosos com algumas de suas composições sendo gravadas por ícones da MPB como Maria Bethânia, Elis Regina e Simone. Uma das suas canções mais famosas saiu no ano de 1982, "O Que É o Que É", no álbum "Caminhos Do Coração".


 
Para celebrar os 80 anos de Gonzaguinha, que seriam completados neste 22 de setembro de 2025, a sua ex-esposa Sandra Pêra lançou um álbum intitulado "Eu Apenas Queria Que Você Soubesse”, com 12 canções do saudoso artista:
1) "Com a Perna no Mundo" - Sandra Pêra - 3:37
2) "A Felicidade Bate à Sua Porta" - Sandra Pêra, Dhu Moraes e Regina Chaves - 3:12
3) "Ser, Fazer e Acontecer" - Sandra Pêra - 3:12
4) "Maravida" - Sandra Pêra e Chico Chico - 3:49
5) "Ponto de Interrogação" - Sandra Pêra - 2:56
6) "Recado" - Sandra Pêra e Simone - 3:47
7) "Feliz" - Sandra Pêra - 3:39
8) "Morro de Saudade" - Sandra Pêra - 4:03
9) "Ocê i Eu" - Sandra Pêra - 3:46
10) "Borboleta Prateada" - Sandra Pêra - 5:17
11) "Coração" - Sandra Pêra - 3:03
12) "Eu Apenas Queria Que Você Soubesse" - Sandra Pêra, Amora Pêra e Gonzaguinha - 3:32



No ECAD-Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, Gonzaguinha possui registradas 309 obras musicais e 371 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva. No ranking da instituição a música mais tocada e regravada é a linda, pulsante e esperançosa "O Que É o Que É", esta maravilha que foi trilha sonora de boa parte da minha juventude.
Estivesse vivo, certamente o grande Gonzaguinha estaria lutando incansavelmente em favor da Justiça, da Paz e da Democracia, claro que ainda compondo letras recheadas de lirismo e críticas sociais e políticas, com toda a coragem que lhe era peculiar. Quanta falta faz! 
Um grande abraço espinosense. 


quarta-feira, 24 de setembro de 2025

3861 - AABB MOC brilha em Salinas na JEMAB 2025

Confirmando seu poderio esportivo na região Norte-Mineira, a AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros, administrada pelo atuante presidente Silvano Tolentino, continua ganhando títulos e medalhas nas competições realizadas pela FENABB-Federação Nacional das AABB´s. 
Neste final de semana, no sábado 20 e no domingo 21 de setembro, na cidade de Salinas, foi realizada a JEMAB-Jornada Esportiva Microrregional de AABB 2025. 
A AABB Montes Claros brilhou mais uma vez, conquistando os títulos nas modalidades Futebol de Salão Livre Masculino, Futevôlei Livre Masculino, Peteca Livre Masculino, Sinuca Livre Misto, Truco Livre Misto, Vôlei de Areia 4 X 4 Livre Misto, Vôlei de Areia Livre Masculino, Voleibol Livre Feminino, Xadrez Livre Misto, Futebol Minicampo Máster Masculino e Futebol Minicampo Supermáster Masculino.



RESULTADOS:
Beach Tennis Livre Feminino: AABB SALINAS
LARISSA MARIA CORREA MATOS e KARINY SOUZA COUTO

Beach Tennis Livre Masculino: AABB SALINAS
VICTOR LUCAS ALMEIDA PINHEIRO e ENZO RIBEIRO ALMEIDA

Futebol de Salão Livre Masculino: AABB MONTES CLAROS
Artilheiro: FELIPE OLIVEIRA PIMENTA - 3 gols (AABB MONTES CLAROS)

Futevôlei Livre Masculino: AABB MONTES CLAROS
VITOR FRANCISCO ASSIS RIBEIRO e PETERSON KAUE GONCALVES SILVA

Peteca Livre Masculino: AABB MONTES CLAROS
RENAN SOUZA DE BRITO e GILVAN PEREIRA BARBOSA

Sinuca Livre Misto: AABB MONTES CLAROS
FARLEY JEAN DE SOUSA

Truco Livre Misto: AABB MONTES CLAROS
JEFFERSON SOARES RAMOS e ERIVALTON OLIVEIRA GOMES

Vôlei de Areia 4 X 4 Livre Misto: AABB MONTES CLAROS
ALLAN PEREIRA ALVES, ANDERSON VELOSO CHAGAS, REDNILSON FERREIRA DA SILVA, PEDRO HENRIQUE ALMEIDA RODRIGUES e JACQUELINE SOARES ROCHA

Vôlei de Areia Livre Masculino: AABB MONTES CLAROS
YAGO BARBOSA DE JESUS LIMA e JOMERSON ANTUNES ALVES

Voleibol Livre Feminino: AABB MONTES CLAROS

Xadrez Livre Misto: AABB MONTES CLAROS
ARLEM DE JESUS

Futebol Minicampo Adulto Masculino: AABB ÁGUAS FORMOSAS



Futebol Minicampo Máster Masculino: AABB MONTES CLAROS
AABB MONTES CLAROS 1 X 0 MATO VERDE
Artilheiro: ALAN OLIVEIRA MEIRELES - 4 gols (AABB MONTES CLAROS)

Futebol Minicampo Supermáster Masculino: AABB MONTES CLAROS
Artilheiro: ALEXANDRE SOARES - 3 gols (AABB MONTES CLAROS)

Parabéns a todos os atletas que tão bem representaram a AABB MOC em terras salinenses!
Um grande abraço espinosense. 

terça-feira, 23 de setembro de 2025

3860 - Revista France Football entrega a Bola de Ouro 2025

Ontem, segunda-feira, 22 de setembro de 2025, foi dia de a Revista France Football anunciar os nomes dos grandes vencedores da Bola de Ouro (Ballon d'Or) na temporada 2024/25. A cerimônia aconteceu em Paris, capital da França, no Théâtre du Châtelet.
Nesta temporada, havia uma imensa expectativa para saber, sobretudo, quem seria escolhido o Melhor Jogador do Mundo, com os brasileiros torcendo pela escolha do nosso atacante Raphinha, do Barcelona. Mas não foi o que aconteceu. O atacante francês Ousmane Dembélé, do PSG-Paris Saint Germain foi o grande vencedor, com méritos. Na segunda posição ficou o jovem craque espanhol Lamine Yamal, do Barcelona, que foi eleito o Melhor Jogador Sub-21.
Assim ficaram as premiações da Bola de Ouro na temporada 2024/25:

FUTEBOL FEMININO:
Melhor Jogadora: Aitana Bonmatí (Espanha/Barcelona-ESP) - Terceiro prêmio consecutivo
Melhor Jogadora Sub-21 (Troféu Kopa): Vicky López (Espanha/Barcelona-ESP)
Melhor Goleira (Troféu Yashin): Hannah Hampton (Inglaterra/Chelsea-ING)
Melhor Técnica: Sarina Wiegman (Holanda/Seleção da Inglaterra)
Melhor Clube: Arsenal-ING
Troféu Gerd Müller: Ewa Pajor (Polônia/Barcelona-ESP)



FUTEBOL MASCULINO:
Melhor Jogador: Ousmane Dembélé (França/PSG-FRA)
Melhor Jogador Sub-21 (Troféu Kopa): Lamine Yamal (Espanha/Barcelona-ESP)
Melhor Goleiro (Troféu Yashin): Gianluigi Donnarumma (Itália/Manchester City-ING)
Melhor Técnico: Luís Enrique (Espanha/PSG-FRA)
Melhor Clube: PSG-FRA
Troféu Gerd Müller: Viktor Gyökeres (Suécia/Arsenal-ING)
Troféu Sócrates: Xana Foundation (pelo trabalho com crianças que sofrem com doenças graves)



FUTEBOL FEMININO - RANKING DOS MELHORES DA TEMPORADA 2024/25:
1º - Aitana Bonmatí (Espanha/Barcelona-ESP)
2º - Mariona Caldentey (Espanha/Barcelona-ESP)
3º - Alessia Russo (Inglaterra/Arsenal-ING)
4º - Alexia Putellas (Espanha/Barcelona-ESP)
5º - Chloe Kelly (Inglaterra/Arsenal-ING)
6º - Patricia Guijarro (Espanha/Barcelona-ESP)
7º - Leah Williamson (Inglaterra/Arsenal-ING)
8º - Ewa Pajor (Polônia/Barcelona-ESP)
9º - Lucy Bronze (Inglaterra/Chelsea-ING)
10º - Hannah Hampton (Inglaterra/Chelsea-ING)
11º - Claudia Pina (Espanha/Barcelona-ESP)
12º - Marta (Brasil/Orlando Pride-EUA)
13º - Caroline Graham Hansen (Noruega/Barcelona-ESP)
14º - Barbra Banda (Zâmbia/Orlando Pride-EUA)
15º - Sandy Baltimore (França/Chelsea-ING)
16º - Cristiana Girelli (Itália/Juventus-ITA)
17º - Temwa Chawinga (Malawi/KC Current-EUA)
18º - Melchie Dumornay (Haiti/Lyon-FRA)
19º - Klara Bühl (Alemanha/Bayern de Munique-ALE)
20º - Pernille Harder (Noruega/Bayern de Munique-ALE)
21º - Amanda Gutierres (Brasil/Palmeiras)
22º - Esther Gonzales (Espanha/Gotham FC-EUA)
23º - Johanna Rytting Kaneryd (Suécia/Chelsea-ING)
24º - Sofia Cantore (Itália/Juventus-ITA)
25º - Emily Fox (EUA/Arsenal-ING)
26º - Lindsey Horan Heaps (EUA/Lyon-FRA)
27º - Frida Leonhardsem Manum (Noruega/Arsenal-ING)
27º - Clara Mateo (França/Paris FC-FRA)
29º - Steph Catley (Austrália/Arsenal-ING)
30º - Caroline Weir (Escócia/Real Madrid-ESP)



FUTEBOL MASCULINO - RANKING DOS MELHORES DA TEMPORADA 2024/25:
1º - Dembélé (França/PSG-FRA)
2º - Lamine Yamal (Espanha/Barcelona-ESP)
3º - Vitinha (Portugal/PSG-FRA)
4º - Salah (Egito/Liverpool-ING)
5º - Raphinha (Brasil/PSG-FRA)
6º - Hakimi (Marrocos/PSG-FRA)
7º - Mbappé (França/Real Madrid-ESP)
8º - Cole Palmer (Inglaterra/Chelsea-ING)
9º - Donnarumma (Itália/PSG-FRA)
10º - Nuno Mendes (Portugal/PSG-FRA)
11º - Pedri (Espanha/Barcelona-ESP)
12º - Khvicha Kvaratskhelia (Georgia/PSG-FRA)
13º - Harry Kane (Inglaterra/ Bayern de Munique-ALE)
14º - Desiré Doué (França/PSG-FRA)
15º - Viktor Gyokeres (Suécia/Sporting-POR/Arsenal-ING)
16º - Vinicius Jr. (Brasil/Real Madrid-ESP)
17º - Robert Levandowski (Polônia/Barcelona-ESP)
18º - Scott Mctominay (Escócia/Napoli-ITA)
19º - João Neves (Portugal/PSG-FRA)
20º - Lautaro Martinez (Argentina/Inter de Milão-ITA)
21º - Serhou Guirassy (Guiné/Borussia Dortmund-ALE)
22º - Alexis Mac Allister (Argentina/Liverpool-ING)
23º - Jude Bellingham (Inglaterra/Real Madrid-ESP)
24º - Fabian Ruiz (Espanha/PSG-FRA)
25º - Denzel Dumfries (Holanda/Internazionale-ITA)
26º - Erling Haaland (Noruega/Manchester City-ING)
27º - Declan Rice (Inglaterra/Arsenal-ING)
28º - Virgil van Dijk (Holanda/Liverpool-ING)
29º - Florian Wirtz (Alemanha/Liverpool-ING)
30º - Michael Olise (França/Bayern de Munique-ALE)



Parabéns aos atletas e treinadores vencedores bem como a todos que se destacaram no futebol durante a temporada.
Um grande abraço espinosense. 

3859 - Faleceu Marquinhos do Servlar

Que surpresa mais desagradável e desoladora esta! Acabei de acordar e ao dar uma olhada nas notícias do dia, deparei-me com a péssima notícia do falecimento de Marquinhos do Servlar, ocorrido ontem em Montes Claros, onde ele se tratava de um grave problema de saúde. 



Nascido na Bahia, município de Licínio de Almeida, Marcos Caires dos Santos veio para Espinosa com o intuito de empreender e alcançar o sucesso empresarial, o que conseguiu com méritos, ao consolidar na cidade a sua empresa Servlar, no ramo de supermercados. Com sua honestidade, dedicação, competência e uma serenidade admirável, Marquinhos conquistou também o respeito, o carinho e a admiração da nossa comunidade espinosense, que agora chora e lamenta sua partida prematura.
Para os que quiserem se despedir do amigo Marquinhos, o velório será realizado nas instalações da Dejan Funerária das 9 às 14 horas. Após este horário, seu corpo será transferido para a sua cidade natal de Licínio de Almeida, onde será velado pelos familiares e amigos e sepultado às 19 horas no cemitério local.
A todos os familiares do querido e atencioso amigo Marquinhos, expresso aqui os meus mais sinceros sentimentos de pesar, minha solidariedade cristã e as minhas preces ao Pai Celeste para que lhes console e fortaleça nesta situação tão dura e triste, concedendo a todos as devidas e bastantes resignação, fé e força para suportarem e superarem perda tão significativa em suas vidas. Que Deus os abençoe!
Que Marquinhos descanse na mais completa paz terminada sua caminhada terrena!
Um grande abraço espinosense.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

3858 - Aniversários da sogra Dona Nininha, do amigo-irmão Tião e da sobrinha Betânia em Espinosa

Matando saudade da minha terrinha querida nesta semana e passeando pelo solo quente do Sertão Norte-Mineiro abrasado pelo Sol escaldante que frita meus miolos ainda minimamente discernentes, eis que tive a oportunidade de parabenizar e abraçar a minha sobrinha Nívia Betânia de Freitas Mota; a minha sogra, Dona Joana Nunes de Souza, carinhosamente chamada de Dona Nininha; e o meu querido amigo-irmão Sebastião Nunes Xavier, o Tião de Ninha. Betânia celebrou com a família seus 49 anos. Dona Nininha completou seus 96 anos de idade, graças a Deus ainda firme e lúcida. Já meu velho amigo e companheiro de farras e aventuras na Rua da Resina, Tião, comemorou ontem seus 63 anos, empatando comigo na idade.
Aos três, expresso aqui também os meus cumprimentos pelos aniversários, com a prece ao bom e misericordioso Deus para que Ele, com todo seu poder e benevolência, continue a abençoá-los com as mais divinas graças, especialmente saúde, paz e clarividência.
Um grande abraço espinosense.




3857 - Pathy e Duda ficam com o bronze em João Pessoa

Nem sempre a gente ganha na vida. Nem no esporte, onde é tão difícil chegar e permanecer no topo. Mas o bom é estar lá na luta, sempre em busca de novos desafios, nunca perdendo a humildade de saber ganhar e, principalmente, saber perder com dignidade, justiça e respeito ao adversário.
Assim é que as nossas queridas campeãs olímpicas Ana Patrícia, a Pathy, e Eduarda, a Duda, conquistaram mais uma medalha, desta vez no Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Neste domingo, dia 21 de setembro, na etapa da Elite 16 realizada na capital da Paraíba, João Pessoa, Pathy e Duda venceram Carol Solberg e Rebecca por 2 a 0, parciais de 21/16 e 21/13, na disputa da terceira colocação. É mais uma Medalha de Bronze na sala de troféus das nossas Meninas de Ouro, a quarta consecutiva de Pathy e Duda no Circuito Mundial, totalizando 19 medalhas.
Infelizmente, Pathy e Duda ficaram de fora da disputa pela Medalha de Ouro ao perderem a semifinal por 2 x 1 para a dupla americana Terese Cannon/Megan Kraft. Na final esta dupla perdeu a Medalha de Ouro para outra dupla estadunidense, a formada por Kelly Cheng e Molly Shaw, por 2 a 0 (21/16 e 21/17).
A próxima etapa do Elite 16 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia será realizada entre os dias 24 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, na Praia de Copacabana. Por estratégia de treinamento, a dupla Pathy e Duda não estará na disputa.



CAMPANHA DE PATHY E DUDA:
PRIMEIRA FASE - GRUPO D:
18-09-2025 - 2 x 0 Hailey Harward/Molly Phillips (Estados Unidos) - 21/13 e 21/19
19-09-2025 - 2 x 1 Molly Shaw/Kelly Cheng (Estados Unidos) - 17/21, 21/19 e 15/13
19-09-2025 - 2 x 0 Corinne Quiggle/Chloe Loreen (Estados Unidos) - 21/18 e 21/14
20-09-2025 - 2 x 0 Daniela "Dani" Álvarez Mendoza/Tania Moreno Matveeva (Espanha) - 21/14 e 21/15
QUARTAS DE FINAL:
21-09-2025 - 2 x 0 Anouk Vergé-Dépré/Zoé Vergé-Dépré (Suiça) - 21/10 e 21/09
SEMIFINAIS:
21-09-2025 - 1 x 2 Terese Cannon/Megan Kraft (Estados Unidos) - 21/13, 13/21 e 13/15
DISPUTA 3º LUGAR:
21-09-2025 - 2 x 0 Carol/Rebecca (Brasil) - 21/16 e 21/13
FINAL:
21-09-2025 - Kelly Cheng/Molly Shaw (Estados Unidos) 2 x 0 Terese Cannon/Megan Kraft (Estados Unidos) - 21/16 e 21/17



Cada medalha tem sua importância na carreira de qualquer atleta, até mesmo na vida de nós, atletas amadores. Por isso, nada mais justo que valorizar esta conquista da nossa dupla Pathy e Duda no topo do Vôlei de Praia Mundial. Que outras conquistas venham no futuro para se juntar às demais tão valiosas já asseguradas com dedicação, trabalho e competência. Sucesso, garotas!
Um grande abraço espinosense. 

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

3856 - Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade

A descoberta de um imenso tesouro aurífero nas montanhas do centro do Brasil atraiu a atenção de bastante gente que almejava enriquecer ou se tornar ainda mais argentária. Era o final da década de 1690 quando bandeirantes paulistas liderados por Antônio Dias de Oliveira, pelo Padre João de Faria Fialho e pelo Coronel Tomás Lopes de Camargo, descobriram jazidas de ouro em abundância na região, logo transformando o lugar em um polo de riqueza e pompa no período colonial. O dia 24 de junho de 1698 foi a data definida para a fundação do arraial na região. Chamado inicialmente de Arraial do Padre Faria, o local foi elevado à categoria de vila em 8 de julho de 1711 com o nome de Vila Rica. 
No final do século XVIII, por volta de 1788, a elite socioeconômica mineira, revoltada com a política fiscal da Coroa portuguesa, resolveu tramar uma conjuração no intuito de decretar a independência de Minas Gerais e fazer cessar a pesada cobrança de impostos. Com a denúncia do traidor Joaquim Silvério dos Reis, os principais líderes do movimento foram condenados e apenas um, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, exatamente o menos poderoso economicamente da turma, foi enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro no dia 21 de abril de 1792, tendo partes do seu corpo deixados em locais da estrada chamada "Caminho Novo", que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. A cabeça decepada de Tiradentes ficou por algum tempo, até desaparecer misteriosamente, em exposição na praça central da antiga Vila Rica, atualmente a Praça Tiradentes em Ouro Preto, para desestimular a população de novas conspirações.




Em 20 de março de 1823, a antiga Vila Rica recebeu o título de Cidade Imperial dado por Dom Pedro I e foi elevada à condição de cidade, agora com o nome de Ouro Preto, em razão da enorme riqueza que corria pela vila, que tornou o lugar um dos maiores, mais populosos e mais importantes centros econômicos da época no país, nome escolhido devido ao aspecto escuro provocado pelo óxido de ferro que cobria o brilho do ouro abundante retirado das muitas minas existentes na área.
Com o passar do tempo, Ouro Preto perdeu muito do seu poderio econômico e da sua população, com a diminuição da extração do ouro das minas. Por conta do seu terreno acidentado, entre montanhas, sem condições adequadas de crescimento físico urbano, veio a decisão governamental de transferir a capital das Minas Gerais para um local mais adequado e planejado. No ano de 1897, dia 12 de dezembro, Ouro Preto perdia o status de capital para o antigo Curral del-Rei, que viria se tornar Belo Horizonte em 11 de agosto de 1901. No ano de 1933, através de decreto do presidente Getúlio Vargas, Ouro Preto se tornou Monumento Nacional. A partir de 1938, o seu Centro Histórico passou a ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 5 de setembro de 1980, uma vitória consagradora para a população ouro-pretana. Em sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, realizada em Paris, França, a cidade de Ouro Preto foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.



 
Dois símbolos de Ouro Preto são pouco conhecidos nacionalmente, acredito. A bandeira da cidade apresenta duas partes, um lado na cor preta representando o óxido de ferro que cobria as pepitas, e outro na cor amarelo-ouro, representando as riquezas e o ouro em abundância encontrado na região. No centro, um triângulo na cor verde representa a esperança, as matas e as florestas. Ao redor do triângulo, semelhante à bandeira de Minas, aparece uma inscrição em latim. Inicialmente havia a inscrição "Proetiosum Tamen Nigrum" ("Precioso, Embora Negro"), que, por seu significado racista, foi substituída em 2005 pela "Proetiosum Aurum Nigrum" (Precioso Ouro Negro).  




HINO A OURO PRETO
Letra: Carlos Veloso
Música: Augusto Correa Magalhães

Em cada aresta de pedra
Uma epopeia ressoa
Na terra formosa e boa
Onde a guilheta não medra

A terra, que um cento de anos
Três vezes viu passar
Possui, dos ouro-pretanos
Em cada peito um altar (bis)

A névoa que cobre a rocha
Do mais brando e puro véu
Quando a manhã desabrocha
É um beijo que vem do céu

Os fatos de Vila Rica
Lembram raças titãs
Cuja memória nos fica
Para os mais nobres afãs

Guarda o seio das montanhas
Os áureos filões mais ricos
Contempla os altos picos
Das laceradas entranhas

Protege, Deus, estes lares
Dos filhos dos bandeirantes
Por estas serras gigantes
São outros tantos altares




Localizada a 95 quilômetros de Belo Horizonte, Ouro Preto tem um clima bastante inconstante, com tempos chuvosos e ensolarados ocorrendo quase sempre em sequência, com temperaturas bem baixas durante o ano, muito por conta da sua altitude de 1.150 metros e sua localização em meio às montanhas, com seu ponto mais alto sendo o Pico do Itacolomi, com seus 1.772 metros. Sua população em 2022, conforme o IBGE, era de 74.821 habitantes. 
Saiu na imprensa há pouco a boa notícia de que "Minas Gerais foi contemplada com mais de 40 ações do Novo PAC, com aproximadamente R$ 236 milhões voltados à preservação do patrimônio cultural no estado. Desse total, Ouro Preto receberá mais de R$ 32 milhões, destinados a 12 iniciativas de restauração e requalificação. Esse valor será destinado a requalificação urbanística do entorno da Capela do Padre Faria, a restauração de capelas como Santana, São João, São Sebastião e Nossa Senhora da Piedade, além da recuperação de igrejas de grande valor histórico e artístico, como a de São Francisco de Assis, a de São Francisco de Paula, a de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e a Basílica de Bom Jesus de Matosinhos, incluindo seus elementos artísticos. Também estão programados trabalhos de restauro dos sinos históricos da cidade".




A linda e exuberante cidade dos ouro-pretanos atrai milhões de turistas do mundo inteiro que se encantam não só com suas igrejas belíssimas, seus chafarizes, seus museus, seus prédios históricos, suas construções de beleza singular, suas ruas de pedra, seus tesouros barrocos dos mestres Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manoel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde, sua gastronomia, mas também com as maravilhas naturais do seu território que conta com 12 distritos, cada um com suas atrações: Amarantina (a 25 km), Antônio Pereira (a 16 km), Cachoeira do Campo (a 18 km), Engenheiro Corrêa (a 35 km), Glaura (a 26 km), Lavras Novas (a 13 km), Miguel Burnier (a 40 km), Rodrigo Silva (a 18 km), Santa Rita de Ouro Preto (a 30 km), Santo Antônio do Leite (a 25 km), Santo Antônio do Salto (a 35 km) e São Bartolomeu (a 16 km).




Ouro Preto é linda! Um lugar impressionante, com um nível elevado de preservação dos seus casarões e igrejas, da sua memória social e econômica, uma verdadeira e prazerosa viagem a um tempo bem distante da outrora situação de colônia portuguesa, uma era de absurda riqueza transformada pelo ouro abundante no solo. É uma imersão aprazível num tempo de séculos atrás em que nossa história foi escrita, inclusive com a tragédia violenta do assassinato de um dos atuais heróis da Pátria, Tiradentes. Pena que toda esta riqueza, toda esta exuberância exposta no luxo dos casarões e igrejas seculares, tenha sido construída sob a tortura, o suor e a dor dos nossos irmãos africanos escravizados e tão ultrajados, humilhados e açoitados pelos poderosos de então, uma mancha impagável na nossa história.
Um passeio atento, tranquilo e descompromissado pela ruas e vielas de Ouro Preto, observando meticulosamente todos os detalhes do cativante cenário, é uma experiência transcendental que nos transporta, aos que amam Cultura e História, a um estado de contemplação e imersão em um mundo totalmente distinto e formidável, ao nos deparar com tantos tesouros nas fachadas dos casarões, nos itens dos museus e, especialmente, nos interiores das belíssimas igrejas. Imperdível! E inesquecível!  
Um grande abraço espinosense.


terça-feira, 16 de setembro de 2025

3855 - Morreu o astro do cinema Robert Redford

O mundo, e a sétima arte em particular, perdem um dos mais talentosos atores e diretores. Morreu hoje Robert Redford.
Charles Robert Redford, Jr., nascido em Santa Mônica, condado de Los Angeles, na Califórnia, aos 18 de agosto de 1936, tornou-se um dos mais belos, famosos e amados artistas do cinema mundial, por seus papéis marcantes e inesquecíveis em filmes como "Butch Cassidy" (1969), "Golpe de Mestre" (1973), "O Grande Gatsby" (1974), "Todos os Homens do Presidente" (1976), "Proposta Indecente" (1993), "O Encantador de Cavalos" (1998) e "Um Lugar para Recomeçar" (2005). E não só como ator, mas, e também, pelas suas atuações atrás das câmeras como diretor em sucessos como "Gente Como a Gente" (1980), em que foi premiado com o Oscar de Melhor Diretor, "Nada É Para Sempre" (1992), "Quiz Show - A Verdade dos Bastidores" (1994), "O Encantador de Cavalos" (1998) e "Leões e Cordeiros" (2007). Em 2002 recebeu um Oscar honorário por sua contribuição ao cinema.



Bonito, elegante e carismático, Robert Redford conquistou a idolatria de milhões de mulheres e homens aficionados por cinema no mundo todo, sempre mantendo-se sensato e insensível à fama, preferindo viver distante da badalação em seu rancho localizado no estado de Utah. Mas, com elevada consciência social e política, sempre esteve na luta pela defesa da Natureza, dos indígenas e da arte cinematográfica. Foi o criador do Instituto Sundance, promotora do Festival de Sundance, que abre espaço para as produções do cinema independente mundial.  



Apontado pela imprensa como conquistador de beldades no círculo hollywoodiano, Robert Redford casou-se duas vezes. Com a primeira esposa, Lola Van Wagenen, vieram quatro filhos: Scott, Shauna, James e Amy Redford. Dois deles já faleceram. O Scott Anthony Redford morreu ainda bebê, com apenas 2 meses de idade, e o David James Redford morreu em 2020 aos 58 anos de idade, vítima de um câncer. Com a segunda e atual esposa, a pintora alemã Sibylle Szaggars, não teve filhos.
A derradeira atuação de Redford foi no filme de 2019 "Avengers: Endgame" ("Vingadores: Ultimato"), onde fez o papel de Alexander Pierce.



O tempo é implacável. Até mesmo com os mais lindos artistas de Hollywood. O galã Robert Redford também, como todos nós, envelheceu, ganhou rugas e cabelos brancos e chegou ao fim da vida, aos 89 anos. Assim é a vida, e a morte, esta incomplacente com todos, lindos ou feios, inteligentes ou burros, milionários ou mendigos. Ninguém escapa do destino, é a realidade dura e fria. Que estejamos preparados para a última viagem.
Descanse em paz, Robert, e obrigado por tudo!
Um grande abraço espinosense.

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

3854 - "Brabas" do Corinthians, sete vezes Campeãs Brasileiras!

Elas não se cansam de fazer história no futebol feminino do Brasil! As "Brabas", como são chamadas as atletas do Sport Club Corinthians Paulista, levantaram mais uma taça do Campeonato Brasileiro, a sétima. São seis conquistas consecutivas do time paulista, os dois últimos sob a direção do treinador Lucas Piccinato que substituiu o vitorioso Arthur Elias. Mesmo depois de uma reformulação no elenco, que manteve veteranas como Gabi Zanotti, Tamires e Erika, mas se renovou com a chegada de jovens como Gi Fernandes, o Timão continua mantendo a hegemonia no futebol feminino brasileiro com todo o merecimento.
O título veio após a vitória pelo placar mínimo, gol de Thaís Ferreira aos quatro minutos do segundo tempo, na Neo Química Arena lotada com 41.130 torcedores. Na primeira partida da decisão, jogada no Independência em Belo Horizonte, houve um empate em 2 x 2.
Além da glória pela conquista do seu sétimo título na competição nacional, o Corinthians confirmou presença na disputa da Supercopa do Brasil de 2026 com o ainda desconhecido vencedor da Copa do Brasil, e na disputa da próxima Copa Libertadores da América, nesta, junto com o Cruzeiro. O título ainda valeu a premiação de R$ 2,4 milhões no total, sendo R$ 1,8 milhão somente pelo título. O Cruzeiro, vice, recebeu R$ 1,8 milhão, com R$ 900 mil referentes à segunda colocação. A CBF aumentou em cerca de 20% a premiação aos clubes no Brasileirão Feminino, mas os valores são bastante inferiores aos que são pagos no futebol masculino.



Os campeões do Brasileirão Feminino:
Corinthians: 7 títulos (2018, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025)
Ferroviária: 2 títulos (2014 e 2019)
Santos: 1 título (2017)
Flamengo: 1 título (2016)
Rio Preto (SP): 1 título (2015)
Centro Olímpico (SP): 1 título (2013)

Nesta temporada o Cruzeiro se destacou com a melhor campanha realizada por um time de Minas Gerais na competição, chegando até a final e dando enorme trabalho ao timaço do Corinthians, a maior potência da história do Campeonato Brasileiro Feminino.



CAMPANHA DO CORINTHIANS:
PRIMEIRA FASE:
1ª rodada - 24-03-2025 - Segunda-feira - 20h15 - Bezerrão - 8 x 2 Real Brasília
2ª rodada - 27-03-2025 - Quinta-feira - 16h - Parque São Jorge - 2 x 0 Juventude
3ª rodada - 30-03-2025 - Domingo - 17h - Santana de Parnaíba - 2 x 2 Bragantino
4ª rodada - 12-04-2025 - Sábado - 11h - Parque São Jorge - 1 x 2 Palmeiras
5ª rodada - 15-04-2025 - Terça-feira - 19h - Moça Bonita - 1 x 1 Fluminense
6ª rodada - 19-04-2025 - Sábado - 21h - Parque São Jorge - 8 x 0 3B da Amazônia
7ª rodada - 26-04-2025 - Sábado - 15h - Cotia - 1 x 1 São Paulo
8ª rodada - 01-05-2025 - Quinta-feira - 19h - Parque São Jorge - 2 x 0 Grêmio
9ª rodada - 04-05-2025 - Domingo - 18h30 - Parque São Jorge - 5 x 1 Bahia
10ª rodada - 11-05-2025 - Domingo - 20h - Fonte Luminosa - 1 x 1 Ferroviária
11ª rodada - 17-05-2025 - Sábado - 21h - Prefeito José Liberatti - 4 x 0 Sport 
12ª rodada - 21-05-2025 - Quarta-feira - 16h30 - Arena do Jacaré - 1 x 0 América
13ª rodada - 09-06-2025 - Segunda-feira - 20h - Canindé - 1 x 0 Flamengo
14ª rodada - 15-06-2025 - Domingo - 18h - Francisco Novelletto - 5 x 0 Internacional
15ª rodada - 18-06-2025 - Quarta-feira - 15h - Parque São Jorge - 4 x 2 Cruzeiro
QUARTAS DE FINAIS:
09-08-2025 - Sábado - 18h - Batistão - 2 x 1 Bahia
15-08-2025 - Sexta-feira - 21h - Pacaembu - 2 x 0 Bahia
SEMIFINAIS:
24-08-2025 - Domingo - 10h30 - Pacaembu - 2 x 0 São Paulo
31-08-2025 - Domingo - 10h30 - Canindé - 2 x 2 São Paulo
FINAIS:
07-09-2025 - Domingo - 10h30 - Independência - 2 x 2 Cruzeiro
14-09-2025 - Domingo - 10h30 - Neo Química Arena - 1 x 0 Cruzeiro



CAMPANHA DO CRUZEIRO:
PRIMEIRA FASE:
1ª rodada - 23-03-2025 - Domingo - 18h30 - Castor Cifuentes - 4 x 3 Grêmio
2ª rodada - 26-03-2025 - Quarta-feira - 21h30 - Moça Bonita - 2 x 1 Fluminense
3ª rodada - 30-03-2025 - Domingo - 15h - Cotia - 1 x 1 São Paulo
4ª rodada - 12-04-2025 - Sábado - 15h - Gregorão - 4 x 0 Juventude
5ª rodada - 17-04-2025 - Quinta-feira - 16h - Eucaliptos - 2 x 1 Internacional
6ª rodada - 20-04-2025 - Domingo - 15h - Gregorão - 3 x 0 América
7ª rodada - 26-04-2025 - Sábado - 15h - Gregorão - 2 x 1 Bragantino
8ª rodada - 30-04-2025 - Quarta-feira - 19h - Castor Cifuentes - 1 x 1 Flamengo
9ª rodada - 05-05-2025 - Segunda-feira - 15h - Defelê - 3 x 0 Real Brasília
10ª rodada - 11-05-2025 - Domingo - 15h - Gregorão - 1 x 0 Bahia
11ª rodada - 17-05-2025 - Sábado - 17h - Castor Cifuentes - 3 x 1 Ferroviária
12ª rodada - 22-05-2025 - Quinta-feira - 16h - Arena Barueri - 1 x 0 Palmeiras
13ª rodada - 07-06-2025 - Sábado - 15h - Gregorão - 5 x 1 3B da Amazônia
14ª rodada - 14-06-2025 - Sábado - 15h - Castor Cifuentes - 1 x 1 Sport
15ª rodada - 18-06-2025 - Quarta-feira - 15h - Parque São Jorge - 2 x 4 Corinthians
QUARTAS DE FINAIS:
10-08-2025 - Domingo - 10h30 - Canindé - 0 x 0 Bragantino
17-08-2025 - Domingo - 10h30 - Independência - 2 x 0 Bragantino
SEMIFINAIS:
24-08-2025 - Domingo - 10h30 - Arena Barueri - 3 x 1 Palmeiras
31-08-2025 - Domingo - 10h30 - Independência - 1 x 2 Palmeiras
FINAIS:
07-09-2025 - Domingo - 10h30 - Independência - 2 x 2 Corinthians
14-09-2025 - Domingo - 10h30 - Neo Química Arena - 0 x 1 Corinthians



RESUMO DA FINAL DO BRASILEIRÃO FEMININO 2025:
CORINTHIANS 1 X 0 CRUZEIRO
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Data: Domingo, 14 de setembro de 2025, 10h30
Arbitragem:
Árbitra: Deborah Cecilia Cruz Correia
Assistente: Leila Moreira da Cruz
Assistente: Brígida Cirilo Ferreira
Quarta Árbitra: Cassia Franca de Souza
Gols: Thaís Ferreira, aos 4 minutos do segundo tempo (Corinthians)
Cartões amarelos: Tamires, Duda Sampaio e Jhonson (Corinthians); Paloma Maciel (Cruzeiro)
CORINTHIANS: 1-Nicole; 5-Thaís Ferreira, 99-Erika, 20-Mariza e 37-Tamires; 31-Dayana Rodríguez (17-Vic Albuquerque), 27-Duda Sampaio (19-Letícia Monteiro) e 9-Andressa Alves (8-Vitória Yaya); 40-Jhonson (23-Gi Fernandes), 30-Jaque Ribeiro e 10-Gabi Zanotti (94-Ariel Godoi)
Técnico: Lucas Piccinato
Estiveram no banco de reservas: 24-Kemelli, 21-Paulinha, 3-Letícia Teles, 4-Thaís Regina, 22-Juliete, 7-Gisela Robledo e 11-Eudimilla
CRUZEIRO: 12-Camila; 33-Vitória Calhau, 4-Paloma Maciel (11-Miriã), 3-Isa Haas e 2-Isabela; 56-Bedoya, 8-Gisseli (29-Patrícia Sochor), 77-Pri Back (9-Letícia Ferreira) e 95-Gaby Soares (99-Letícia Alves); 10-Byanca Brasil e 20-Marília (7-Vanessinha)
Técnico: Jonas Urias
Estiveram no banco de reservas: 31-Taty Amaro, 6-Ana Clara, 14-Camila Ambrózio, 15-Tauane Zóio, 16-Limpia Fretes, 18-Monse Ayala e 21-Gaby Rodríguez



Parabéns às "Brabas" corintianas por mais uma conquista de enorme importância, mantendo uma hegemonia incrível no futebol feminino brasileiro e sul-americano. Já são 5 Copas Libertadores da América (2017, 2019, 2021, 2023 e 2024), 7 Campeonatos Brasileiros (2018, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025), 3 Supercopas do Brasil (2022, 2023 e 2024), 1 Copa do Brasil (2016), 4 Campeonatos Paulistas (2019, 2020, 2021 e 2023) e 1 Copa Paulista (2022).



Parabéns também à equipe das "Cabulosas" cruzeirenses que fizeram bonito e orgulharam os torcedores mineiros com uma campanha espetacular e memorável. Quem também merece elogios, além das atletas e dos membros da comissão técnica, é o dono do clube, o Pedrinho "BH" Lourenço, que fez grandes investimentos na categoria feminina e que já estão dando resultados, totalmente o contrário do que acontece no lado do adversário Atlético, que nunca valorizou devidamente a categoria feminina, fez investimentos minúsculos e viu seu time cair e só voltar este ano à primeira divisão.



Outro projeto esportivo do clube azul celeste que merece aplausos e reconhecimento pelas suas gigantes conquistas é o do Vôlei Masculino, que desde 2010 coleciona conquistas sob o nome SADA Cruzeiro. Já são 59 títulos conquistados, entre eles 5 Mundiais de Clubes (2013, 2015, 2016, 2021 e 2024), 3 Torneios Internacionais Irvine - EUA (2010, 2011 e 2014), 11 Campeonatos Sul-Americanos (2012, 2014, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2022, 2023, 2024 e 2025), 9 Superligas (2011/12, 2013/14, 2014/15, 2015/16, 2016/17, 2017/18, 2021/22, 2022/23 e 2024/25), 8 Copas Brasil (2014, 2016, 2018, 2019, 2020, 2021, 2023 e 2024), 6 Supercopas Brasileiras (2015, 2016, 2017, 2021, 2022 e 2024) e 16 Campeonatos Mineiros (2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024). 
Um grande abraço espinosense.

domingo, 14 de setembro de 2025

3853 - Pathy e Duda voltam para o seu lugar de direito, no lugar mais alto do pódio

Para modificar um pouco esse sentimento de tristeza com tantas notícias desalentadoras de perdas humanas vindas de todo lado nos recentes dias, nada como uma alvissareira novidade. Hoje mais cedo, a nossa Menina de Ouro Ana Patrícia Silva Ramos, a Pathy, e a sua fiel parceira Eduarda dos Santos Lisboa, a Duda, voltaram ao lugar mais alto do pódio na disputa da 7º Etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Top 16. Esta etapa foi realizada na capital da Paraíba, João Pessoa, entre os dias 10 e 14 de setembro, na Praia de Cabo Branco.
Com a vitória na final sobre a dupla Thâmela Coradello Galil (ES) e Victoria Lopes Pereira Tosta (MS) por 2 sets a 1, parciais de 21/14, 24/26 e 15/12, Pathy e Duda conquistaram a primeira Medalha de Ouro na competição, nesta temporada. Hegê e Vitória ficaram com a medalha de bronze após vencerem Kyce e Verena por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/16.



Pathy retornou às quadras após se recuperar de uma lesão muscular na coxa esquerda. As etapas do Circuito Brasileiro são divididas em Top 16 e Aberto. O Top 16 é disputado pelas 13 principais duplas do ranking nacional, mais os campeões do Aberto na etapa anterior e duas duplas convidadas. Já o torneio Aberto é uma competição de desenvolvimento importante para somar pontos no ranking. A dupla campeã garante vaga no Top 16 da etapa seguinte.

Calendário do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Top 16:
Etapa 1 – Navegantes (SC) – 5 a 9 de fevereiro - Campeãs: Carol Solberg/Rebecca
Etapa 2 – Saquarema (RJ) – 2 a 6 de abril - Campeãs: Thâmela/Vic
Etapa 3 – Brasília (DF) – 23 a 27 de abril - Campeãs: Talita/Taiana
Etapa 4 – Aracaju (SE) – 14 a 18 de maio - Campeãs: Verena/Kyce
Etapa 5 – Cuiabá (MT) – 16 a 20 de julho - Campeãs: Thâmela/Vic
Etapa 6 – Marechal Deodoro (AL) – 6 a 10 de agosto - Campeãs: Thâmela/Vic
Etapa 7 – João Pessoa (PB) – 10 a 14 de setembro - Campeãs: Duda/Ana Patrícia
Etapa 8 – Rio de Janeiro (RJ) – 1 a 4 de outubro
Etapa 9 – Fortaleza (CE) – 10 a 14 de dezembro



CAMPANHA DE PATHY/DUDA EM JOÃO PESSOA - 7º ETAPA:
FASE DE GRUPOS:
Sexta-feira - 12-09-2025 - 2 x 0 Giulia/Natasha 
Sexta-feira - 12-09-2025 - 2 x 0 Fabrine/Aline
QUARTAS DE FINAL:
Sábado - 13-09-2025 - 2 x 0 Talita/Taiana
SEMIFINAL:
Sábado - 13-09-2025 - 2 x 0 Verena/Kyce
FINAL:
Domingo - 14-09-2025 - 2 x 1 Thâmela/Vic - 21 x 14, 24 x 26 e 15 x 13



Como é bom ver Pathy e Duda de volta ao topo após um período difícil de lesões e cansaço provocados por temporadas longas e desgastantes. Mas elas estão firmes e fortes, mesmo tendo que aguentar gente sem noção que lança críticas pesadas, maldosas e desproporcionais nas redes sociais sem o menor conhecimento da situação física e mental das atletas. Que elas sigam se dedicando ao esporte como sempre, pois certamente o esforço será recompensado, pois talento não lhes faltam.
Boa sorte e sucesso, garotas!
Um grande abraço espinosense.