O mundo, e a sétima arte em particular, perdem um dos mais talentosos atores e diretores. Morreu hoje Robert Redford.
Charles Robert Redford, Jr., nascido em Santa Mônica, condado de Los Angeles, na Califórnia, aos 18 de agosto de 1936, tornou-se um dos mais belos, famosos e amados artistas do cinema mundial, por seus papéis marcantes e inesquecíveis em filmes como "Butch Cassidy" (1969), "Golpe de Mestre" (1973), "O Grande Gatsby" (1974), "Todos os Homens do Presidente" (1976), "Proposta Indecente" (1993), "O Encantador de Cavalos" (1998) e "Um Lugar para Recomeçar" (2005). E não só como ator, mas, e também, pelas suas atuações atrás das câmeras como diretor em sucessos como "Gente Como a Gente" (1980), em que foi premiado com o Oscar de Melhor Diretor, "Nada É Para Sempre" (1992), "Quiz Show - A Verdade dos Bastidores" (1994), "O Encantador de Cavalos" (1998) e "Leões e Cordeiros" (2007). Em 2002 recebeu um Oscar honorário por sua contribuição ao cinema.
Bonito, elegante e carismático, Robert Redford conquistou a idolatria de milhões de mulheres e homens aficionados por cinema no mundo todo, sempre mantendo-se sensato e insensível à fama, preferindo viver distante da badalação em seu rancho localizado no estado de Utah. Mas, com elevada consciência social e política, sempre esteve na luta pela defesa da Natureza, dos indígenas e da arte cinematográfica. Foi o criador do Instituto Sundance, promotora do Festival de Sundance, que abre espaço para as produções do cinema independente mundial.
Apontado pela imprensa como conquistador de beldades no círculo hollywoodiano, Robert Redford casou-se duas vezes. Com a primeira esposa, Lola Van Wagenen, vieram quatro filhos: Scott, Shauna, James e Amy Redford. Dois deles já faleceram. O Scott Anthony Redford morreu ainda bebê, com apenas 2 meses de idade, e o David James Redford morreu em 2020 aos 58 anos de idade, vítima de um câncer. Com a segunda e atual esposa, a pintora alemã Sibylle Szaggars, não teve filhos.
A derradeira atuação de Redford foi no filme de 2019 "Avengers: Endgame" ("Vingadores: Ultimato"), onde fez o papel de Alexander Pierce.
O tempo é implacável. Até mesmo com os mais lindos artistas de Hollywood. O galã Robert Redford também, como todos nós, envelheceu, ganhou rugas e cabelos brancos e chegou ao fim da vida, aos 89 anos. Assim é a vida, e a morte, esta incomplacente com todos, lindos ou feios, inteligentes ou burros, milionários ou mendigos. Ninguém escapa do destino, é a realidade dura e fria. Que estejamos preparados para a última viagem.
Descanse em paz, Robert, e obrigado por tudo!
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário